Autores: SILVA, H. P., RICKES, M. G., BARTZ, R. M., SCHMIESCKI, W. S., BERGMANN, H. M., QUADRO, M. S.
Ano da publicação: 2022
ISSN: 2358-582X
Palavras-chave: pulverização, tecnologia, sensores.
Área: Saneamento e Gestão (SG)
Atualmente, o Brasil, Estados Unidos e Argentina figuram no topo dos países que mais produzem soja no mundo. Em busca de atingir estes tetos produtivos e ser eficiente em uma produção de larga escala, faz-se necessário oferecer condições que permitam o desenvolvimento das plantas. Essa relação baseia-se na interação do meio ambiente, genótipo da planta e do manejo implementado na cultura. A presença de plantas daninhas vai contra o sucesso do cultivo, visto que as plantas indesejadas competem por nutrientes, sol e água, além dos danos indiretos que causam, como por exemplo, a dificuldade na colheita. A agricultura de precisão, através do uso de sensores que identificam essas plantas daninhas e possibilitam a aplicação localizada, pode solucionar o problema dos altos custos de herbicidas. Através dos dados obtidos pode-se perceber uma redução superior a 60% dos custos totais de produção quando comparado a aplicação comum. Pode-se concluir que a utilização dos sensores pode viabilizar economicamente o cultivo de soja, mostrando-se como uma alternativa contra os altos preços dos insumos agrícolas.
Autores: ANJOS, M. E. S., BUCK, G., GADOTTI, G. I., CASTRO, A. S., AQUINO, L. S., LEANDRO, D.
Palavras-chave: Artigo científico, Revista, Tecnologia agrícola.
A Revista Brasileira de Engenharia e Sustentabilidade (RBES) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) é um periódico online de divulgação científica, de acesso aberto e sem fins lucrativos. Tem como objetivo, ser um veículo de informação para o Centro de Engenharias (CEng) e a comunidade externa de outras universidades das áreas de Engenharia e Sustentabilidade. A revista tem o intuito de incentivar a realização de pesquisa e produção de conhecimento entre docentes e discentes, assim, oferecendo espaço de publicação para trabalhos e possibilitando a troca de experiências nas várias áreas de Tecnologia Agrícola e Agronômicas (TAA), Engenharia de Materiais (EM), Engenharia Civil (EC), Engenharia do Ambiente e para sustentabilidade (EAS), Saneamento Rural e Urbano (SUR), Engenharia de Produção (EP) e Modelagem Matemática (MM). O objetivo deste estudo é avaliar os parâmetros quantitativos do periódico e as seções com maior número de publicações na Revista Brasileira de Engenharia e Sustentabilidade.
Autores: VALENTINI, M. H. K., SILVA, M. E. S., SILVEIRA, J. P. M., MELLO, C. R., BESKOW, T. L. C., BESKOW, S.
Palavras-chave: hidrologia estatística, vazões máximas anuais, funções densidade de probabilidade
As cheias estão entre os piores desastres naturais em todo o mundo, causando danos financeiros e perdas de vidas humanas. Sendo assim, estimativas apropriadas da magnitude e frequência desses eventos são de grande importância. Esse estudo tem por objetivo propor e avaliar uma estrutura metodológica para análise local de frequência de cheias, permitindo indicar quais são as funções densidade de probabilidade mais adequadas para representar a vazão máxima anual nos rios da bacia hidrográfica estudada. A estrutura metodológica desse trabalho seguiu as seguintes etapas: aquisição dos dados, constituição das séries de vazão máxima anual, triagem das séries, ajuste das funções densidade de probabilidade e análise da qualidade dos ajustes. Com base nos resultados desse estudo, conclui-se que as funções densidade de probabilidade multiparâmetros de fato performaram melhor, sendo que a função Wakeby foi a com maior aderência às séries de vazões máximas anuais para a região de estudo.
Autores: RICKES, M. G., KLUG, C. S., DUARTE, R. T., ROCHA, L. H. S., PIEPER, M. S., QUADRO, M. S.
Palavras-chave: Evasão, público, dúvidas.
O Programa de Educação Tutorial de Engenharia Agrícola (PET-EA) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel) desenvolve o projeto intitulado “PetEAjuda”, com o objetivo de fazer a manutenção de um o canal no YouTube, para auxiliar os alunos principalmente com o ciclo básico de disciplinas das engenharias, onde são postados vídeos desenvolvidos pelos próprios petianos com a resolução de exercícios das disciplinas que apresentam os maiores índices de reprovação. Para a elaboração dos vídeos o grupo PET-EA está separado em equipes responsáveis por diferentes disciplinas, as quais foram escolhidas com base em um formulário respondido por estudantes para identificar suas maiores dificuldades. Atualmente o canal conta com 173 vídeos, estes com postagens semanais. No início de 2021 o projeto tinha 349 inscritos e ao término do mesmo ano este número subiu para 567, neste mesmo período, o canal teve 6,1 mil visualizações. O projeto PetEAjuda é essencial para ajudar a diminuir o elevado índice de alunos que evadem dos cursos de Engenharia, devido à grande dificuldade encontrada nos primeiros semestres.
Autores: PINHEIRO, C. M., MORSELLI, L. B. G. A., SANTOS, J. T., GOMES, A. M., ANDREAZZA, R., QUADRO, M. S.
Palavras-chave: qualidade da água; monitoramento ambiental; legislação
O estudo teve como objetivo avaliar a qualidade do afluente conhecido como Canal da Sanga da Barbuda, localizado no município de Pelotas, Rio Grande do Sul. A coleta foi realizada em quatro pontos distintos com influência antrópica. Os parâmetros analisados foram: pH, temperatura, oxigênio dissolvido, turbidez, sólidos totais e nitrato. Com os dados obtidos foi possível comparar os valores das análises práticas com os valores estabelecidos pela legislação. Os resultados para análise de nitrato apresentaram preocupação por serem valores acima do permitido pela Resolução CONAMA nº 357/2005 e por apresentarem risco à saúde. Por fim, conclui-se que são necessárias ações para diminuir o impacto antrópico na qualidade do manancial.
Autores: JUNIOR, B. S. B., SILVA, J. B. L., PIRES, L. C., JESUS, U. M. A., LIMA, E. O., LACERD, H. F.
Palavras-chave: NEMA; CONAMA; qualidade da água.
O objetivo deste trabalho foi analisar os dados dos parâmetros da qualidade da água de um ponto do rio Itanhém (PIJ-ALB 900) em Alcobaça – BA, entre os anos de 2013 e 2019. Os dados de qualidade de água foram obtidos no sítio eletrônico do Inema, com os valores dos parâmetros comparados aos valores estabelecidos pela Resolução do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA) n.º 357/2005. O oxigênio dissolvido em três amostras apresentou valores que não se enquadram nas diretrizes de controle da qualidade da água, isso ocorreu nas análises de amostragem nos anos de 2012, 2013 e 2016. As análises das amostragens nos anos 2013, 2015, 2017 e 2018, indicou que o fósforo total ultrapassou os limites definidos pela Resolução, que assegura a quantidade máxima que este parâmetro deva possuir seja menor ou igual a 0,05 mg/L. Os coliformes termotolerantes foi o parâmetro que registou os índices mais críticos, pois segundo o CONAMA este parâmetro não deveria estar acima de 1000 UFC/m, todavia, em umas das amostras o valor mais alto chegou a 11.466, 67 UFC/mL, ou seja, 10.466,67% acima do ideal.
Autores: VENDRAMINI, B. F., PIRES, L. C., SILVA J. B. L., MARTINS, G. C.
Palavras-chave: monitoramento; recursos hídricos; poluição.
Diagnosticar a qualidade da água é indispensável no que concerne às ações de gestão ambiental necessárias à preservação dos recursos hídricos. Objetivou-se analisar a evolução espaço-temporal da qualidade da água dos rios Itanhém e Jucuruçu, localizados, respectivamente, em Teixeira de Freitas e Prado, Bahia. As águas dos rios Itanhém e Jucuruçu em Teixeira de Freitas e Prado foram classificadas como de “média” qualidade da água e mesotrófico. Chama-se a atenção para os valores elevados de coliformes fecais (termotolerantes), que podem estar associados a destinação inadequada de resíduos nos corpos hídricos. Observou-se que os parâmetros fósforo total e oxigênio dissolvido foram significativos (p<0,05) e tiveram valores maiores no ponto referente ao rio Itanhém, o que indica a necessidade de estudos para entender o motivo desse aumento em relação ao rio Jucuruçu. Identificou-se maiores valores de OD no inverno (p<0,05). O contínuo monitoramento e análise dos dados de qualidade da água na região pode contribuir para a conservação desse recurso fundamental com qualidade desejada.
Autores: RODRIGUES, M. G. S., VENDRAMINI, B. F., SILVA, J. B. L., JUNIOR, A. L. R., LEMOS, L. S. L., PIRES, L. C.
Palavras-chave: farinha; mandiocultura; resíduos agropecuários
A produção de farinha de mandioca gera como efluente, a manipueira que apresenta elevada concentração de matéria orgânica e nutrientes e, com isso, potencial como fonte de bioenergia ou fertilizante. Porém, para seu uso é necessário caracterizar por meio de análises físicas e químicas, para avaliar este potencial, e garantir a viabilidade e segurança na sua aplicação. Portanto, o objetivo desse estudo foi realizar a caracterização físico-química da manipueira de farinheiras localizadas em Alcobaça, Bahia. Analisou-se amostras de manipueira 0, 5, 6, 10 e 15 dias após coleta, com a finalidade de avaliar os parâmetros da manipueira no decorrer de 15 dias. Os parâmetros pH, potencial de redução da oxidação e temperatura sofrem ação de acordo com o decorrer da fermentação anaeróbica. Verifica-se que os tempos de estabilização do pH da manipueira são superiores aos 15 dias de repouso em condições ambiente. Mais estudos da manipueira da variedade Caravelas são preconizados para que se possa propor seu uso para alimentação animal. Principalmente estudos voltados para a avaliação dos teores das substâncias cianogênicas da coleta da manipueira até 15º dia de conservação.
Autores: SAATH, R., WENNECK, G. S., GHUIDOTTI, G. C., ARAÚJO, L. L., SÁ, N. O., REZENDE, R.
Palavras-chave: Composto orgânico. Aproveitamento de Resíduos. Substrato alternativo.
Área: Saneamento e Gestão (SG)
O estudo teve como objetivo avaliar a influência do composto orgânico fermentado no desempenho das mudas de repolho em substrato com diferentes características. O experimento, em delineamento inteiramente casualizado, foi conduzido em esquema fatorial 2x7, sendo duas condições de adição de adubo orgânico (com (5%) e sem) e seis tipos de substrato formulado com resíduos (controle, erva-mate, café, casca de ovo, sabugo de milho, fibra de coco e mix resíduos). A semeadura das sementes de repolho foi realizada em bandejas de polietileno, sendo mantidas em casa de vegetação durante 30 dias. Foram avaliados o número de folhas, o acúmulo de massa fresca e seca da parte aérea. Os dados foram submetidos à análise de variância, e comparação de médias pelo teste Tukey. O desempenho das mudas pela utilização de resíduos foi variável com o produto na proporção adotada. A presença do composto fermentado bokashi possibilitou incremento no desenvolvimento de mudas de repolho. Nas proporções de 20%, o uso da casca de ovo, fibra de coco e um mix com resíduos na proporção 20% (erva-mate, café, casca de ovo, sabugo de milho e fibra de coco) na formulação é uma alternativa de substrato para produção de mudas de repolho, permitindo um adequado destino a esses resíduos agrícolas.
Autores: MENEGHEL, B. L., SILVA, A. J.
Palavras-chave: Eletrocoagulação, Eletrodos, Aquicultura
A tecnologia de eletrocoagulação é uma alternativa para o tratamento de efluentes de aquicultura, no entanto, alguns parâmetros interferem na eficiência do tratamento eletrolítico. Tais como: o material constituinte dos eletrodos, a existência ou não de orifícios nas placas, corrente elétrica, distância entre os eletrodos e tempo do tratamento. Portanto, o objetivo geral do projeto é confeccionar e aplicar eletrodos com orifícios visando melhorar a eficiência da técnica de eletrocoagulação realizada para o tratamento de água residuária de Aquicultura em sistema de recirculação. O equipamento utilizado para a realização da eletrocoagulação será um reator simples de batelada em escala laboratorial, constituído de um recipiente retangular de vidro transparente, tendo um par de eletrodos (ânodo e cátodo) de alumínio que serão arranjados de forma monopolar em paralelo. Serão feitos orifícios de 2,5 cm no ânodo e no cátodo, distribuídos na vertical, com espaçamento de 2 mm entre os orifícios, o desempenho desses eletrodos será avaliado em comparação com eletrodos isentos de orifícios. Para a alimentação elétrica se utilizará uma fonte chaveada estabilizada (30V 5A 120W) de corrente contínua.
Autores: MENDES, J., BATISTA, J. A. F., ANJOS, L. A., PINHEIRO, C. M., ESCOBAR, C. C.
Palavras-chave: fotocatálise heterogênea, tratamento de efluentes, fármacos
O presente estudo analisou a eficiência da degradação fotocatalítica na presença do fármaco Paracetamol comercial, visto que é comumente encontrado em efluentes de amostras reais por sua ampla utilização. O trabalho verificou a decomposição por três variações de processos oxidativos ativos: fotocatálise, fotólise e fotocatálise juntamente com a utilização de ozônio (O3). Sendo assim, os dados obtidos por meio de análises laboratoriais foram comparados, assim como seus parâmetros físico-químicos, deste jeito o tratamento com o ozônio oferece os melhores resultados com 75% de degradação. Concluindo, a importância desta pesquisa para o saneamento ambiental propõe a melhoria da qualidade da água e a retirada de fármacos nos efluentes.
Autores: GARCEZ, T. L., DIAS, L. H., MENEZES, G. R.
Palavras-chave: agroindústrias, políticas públicas, legitimidade social
O estudo discute as perspectivas da política municipal de agroindústrias (PMA) em Pelotas/RS. Nesse sentido, aborda a importância das políticas públicas como instrumento de resgate da capacidade produtiva interna e, consequentemente, do próprio desenvolvimento de base local. A partir da classificação dos estabelecimentos de produtos de origem animal registrados junto ao município, e da leitura crítica da Lei 6.488/2017, discute os impactos da respectiva lei na cadeia produtiva analisada. A conclusão central aponta que a elaboração de políticas públicas, em função de interesses e particularidades locais, é fator fundamental para a indução e o reconhecimento de formas mais autônomas e sustentáveis de desenvolvimento, pois referendadas pela legitimidade social do território.
Autores: DOURADO, G. V., FERREIRA, F. S., SCHOENINGER, V., ALENCAR, L. L. F.,
Palavras-chave: acidentes em silos, espaços confinados, engolfamento
Em Dourados-MS, uma criança de 6 anos foi vítima fatal do soterramento, após cair de uma carreta em processo de descarregamento de feijão em uma unidade armazenadora de produtos agrícolas. Em decorrência disso, objetivou-se promover ações de sensibilização direcionadas ao público infantil da região abordando sobre a prevenção de acidentes em estruturas de armazenamento, tendo em vista o descaso às recomendações de segurança. As atividades extensionistas foram desenvolvidas de Janeiro a Dezembro de 2021 por membros do Projeto Armazenamento Seguro (PAS) que é formado por graduandos e professores do curso de Engenharia Agrícola da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). O município de Dourados-MS possui a segunda maior capacidade estática de armazenamento (1.133.173 toneladas) do estado, mesmo com esse cenário, o questionário aplicado aos estudantes apontou desconhecimento por parte de 55% dos alunos da escola rural sobre os armazéns agrícolas. Desta forma o projeto demonstrou ser importante na formação acadêmica dos discentes de Engenharia Agrícola, tendo a sensibilização do público infantil como uma ferramenta de propagação indireta para aqueles que trabalham no setor de armazenagem.
Autores: BACK, A. J.
Palavras-chave: Chuvas intensas; erosão; conservação do solo
A avaliação da variação anual e sazonal dos índices de agressividade e da erosividade das chuvas é importante para o planejamento do uso do solo e das práticas de manejo adequadas para a agricultura sustentável. Este trabalho teve como objetivo avaliar e comparar os índices de agressividade e erosividade de chuvas de Abelardo Luz, Santa Catarina. Foram usados dados mensais de chuva do período de 1958 a 2020 da estação Pluviometria localizada no município de Aberlado Luz (SC). Foram calculados os índices de agressividade e erosividade da chuva definidos pelo Índice de Fournier, Índice de Fournier Modificado, índice de Agressividade Total e o índice de erosividade EI30. Os resultados mostraram que o Índice de Fournier Modificado foi de 162,3, classificado com Muito alta. O Índice de Erosividade Total é de 1373 mm classificado com Baixa. O índice de erosividade EI30 é de 8096,4 MJ mm ha−1h −1 ano -1 , classificado como Alta. No entanto, a variação anual da chuva determina valores de erosividade da chuva variando de 5000 MJ mm ha−1h −1 ano -1 a 17435 MJ mm ha−1h −1 ano -1
Autores: RAMOS, G. H., HOLZ, C. P., AREJANO, L. M., PIEPER, M. S., TOCHTENHAGEN, T. N., QUADRO, M. S.
Palavras-chave: Profissão, educação, acompanhamento.
Ter uma relação com os egressos do Curso de Engenharia Agrícola e ex-bolsistas do Programa de Educação Tutorial (PET-EA) é de suma importância para o desenvolvimento do programa, dos alunos e o desenvolvimento social, pois os mesmos representam parte da sociedade. Este projeto visa encontrar todos ex-integrantes do PET-EA e assim levantar dados de sua linha profissional, cargos e áreas de atuação. Para isso foi realizado um levantamento de todos os alunos egressos e analisado quais destes haviam participado deste programa. Posteriormente foi elaborado um questionário, contendo questões relacionadas à trajetória acadêmica e profissional dos ex-petianos. Com a obtenção destas respostas, foi possível confeccionar gráficos e analisar as informações. Isso mostrou que os bolsistas do PET-EA possuem capacidade de atuação em qualquer linha, já que estão responsáveis por cargos de liderança, seja na formação de novos profissionais e na pesquisa ou na atuação profissional em instituições privadas como líderes. As áreas de atuação mais procuradas pelos ex-petianos foram as áreas de máquinas e água e solos. Com os dados obtidos foi possível perceber a influência positiva que o programa representou na vida dos egressos ex-petianos.
Autores: BULIGON, E. L., MAROSTICA, R., PEREIRA, E. S., LIMA, J. C., HINTERHOLZ, B., COSTA, M. S. S. M.,
Palavras-chave: Resíduo agroindustrial; fertilizante líquido; reaproveitamento nutricional.
O alto custo com fertilizantes usados ao longo do ciclo de produção do milho afeta sua lucratividade final. Logo, a utilização de fertilizantes alternativos pode aumentar o lucro da produção. Como fertilizante alternativo, pode ser usado o biofertilizante proveniente da digestão anaeróbia dos resíduos da suinocultura, que são prejudiciais para o meio ambiente, se manejados de maneira incorreta. A digestão anaeróbia é uma tecnologia que pode aliar a estabilização de tal resíduo à geração de uma fonte de energia limpa e renovável e um insumo agrícola rico em nutrientes. Dessa forma, o objetivo do trabalho foi avaliar os efeitos do uso do biofertilizante sobre os parâmetros fotométricos da cultura do milho de segunda safra. O ensaio foi conduzido em uma área de 13x40m dividida em 20 parcelas. Os tratamentos consistiram em duas dosagens de biofertilizante (100 e 50%), baseadas na necessidade nutricional do milho em nitrogênio (N), e duas formas de aplicação, sobre a planta (P) e na base (B), além de um tratamento controle, que usou, exclusivamente, adubação mineral. Foi realizada a análise de crescimento (cinco coletas a cada 20 dias). Os tratamentos que tiveram a substituição de 100% do N via biofertilizante não apresentaram diferença no desenvolvimento de crescimento (p<0,05) comparados com tratamento controle. Por fim, conclui-se que o uso de biofertilizante, para substituir total ou parcialmente a necessidade de nitrogênio ao milho de segunda safra, é viável, não afetando o desenvolvimento da cultura.
Autores: FERREIRA, L. F. G., RODIO, E., ASSIS, T. M., SILVA, E. L., TOMOTO, A. L., GOMES, S. D.
Palavras-chave: nitrificação parcial, desamonificação, micro aeração
A remoção biológica de nitrogênio pela via ANAMMOX é uma alternativa promissora para o tratamento de efluentes com cargas ricas em nitrogênio, por apresentar baixos custos operacionais e alta eficiência. Este trabalho teve como objetivo dar partida e manter estabilidade no processo de remoção de nitrogênio pela via ANAMMOX, em um reator com biofilme em membrana aerada, alimentado com efluente sintético com concentração de 100 mg. L-1 de nitrogênio amoniacal, com tempos de detenção hidráulica de 3 e 1 dia. Após 40 dias de operação os resultados demonstraram que a remoção de nitrogênio está ocorrendo pela via ANAMMOX. Após esse período, á eficiência média de remoção de Nitrogênio Total foi de aproximadamente 60,7% e a máxima foi de 70,3%. Esses resultados indicam que os controles operacionais adotados garantiram uma rápida partida do reator, alcançando alta eficiência na remoção de nitrogênio, sendo-se uma alternativa para tratamento de efluentes com altas cargas de nitrogênio, como aquelas geradas em abatedouro de aves.
Autores: HINTERHOLZ, B., MAROSTICA, R., LIMA, J. C., BULIGON, E. L., PEREIRA, E. S., COSTA, M. S. S. M.
Palavras-chave: resíduos de frutas e verduras, codigestão anaeróbia, biogás
As centrais de abastecimentos (CEASA) descartam diariamente uma expressiva quantidade de resíduos de frutas e verduras (RFV), os quais podem ser aproveitados para produção de energia e fertilizante por meio do processo de digestão anaeróbia (DA). Entretanto, dadas as características dos RFV, a codigestão é uma das estratégias que viabilizam o processo. Desta forma, objetivou-se avaliar a monodigestão (MonoDA) e a codigestão anaeróbia (CoDA) de RFV com água residuária bovinocultura de leite (ARBL). Foram utilizados reatores anaeróbios de regime semicontínuo (60 L) para avaliar o efeito da codigestão nos potenciais de produção de biogás. Os resultados revelaram que a CoDA promoveu aumento de 11,3% e 30,1% com relação a MonoDA dos RFV e da ARBL, respectivamente, apresentando potencial de produção de 720 L biogás kg SV-1. Conclui-se que a estratégia de CoDA entre RFV e ARBL favorece o processo e possibilita incremento na produção de biogás.
Autores: ROSSI, L. C. C. L., ANDREANI, C. L., GOMES, S. D., RODIO, E., FERREIRA, L. F. G., TOMOTO, A. L. S.
Palavras-chave: glicerol, reator acidogênico, co-digestão.
Estudo com efluente real de fecularia de mandioca enriquecida com glicerol do biodiesel foram conduzidos em alguns tipos de reatores e demonstraram que a co-digestão desses resíduos melhorou a performance da produção de hidrogênio. No estudo em questão, o reator contínuo de tubos múltiplos (RCTM), possui 12 tubos em paralelo por onde escoa o líquido, volume útil de 1,13 L e área de paredes de 2.511 cm2 , sendo constituído por 3 câmaras, sendo elas: câmara de entrada, região intermediária e câmara de saída. O reator foi inoculado com lodo de reator anaeróbio de estação de tratamento de esgoto sanitário, termicamente tratado (a 95˚C por 15 minutos). O reator foi operado com TRH de 4 horas e COV de 74,6 g/L.d. O substrato foi água residuária da indústria de fécula de mandioca enriquecida com glicerol na dosagem de 3%. O ensaio foi conduzido por 30 dias
Autores: FERREIRA, L. F. G., A RODIO, E., ROSSI, L. C. C. L., SILVA, E. L., TOMOTO, A. L., GOMES, S. D.
Palavras-chave: nitrificação parcial, Anammox, MABR
O processo de desamonificação é uma tecnologia inovadora que possibilita a remoção de nitrogênio de águas residuárias com menores custos operacionais. Essa tecnologia tem sido empregada no tratamento de diversas águas residuárias, como lixiviado de aterro sanitário e esgoto doméstico. Entretanto, há poucos estudos na literatura sobre o processo de desamonificação no tratamento de águas residuárias de abatedouro de aves. Este trabalho teve como objetivo avaliar a aplicação do processo de desamonificação no tratamento de águas residuárias de abatedouro de aves em um reator com biofilme em membrana aerada (MABR), operado em fluxo contínuo, com tempo de detenção hidraulica (TDH) de 24 horas, correspondente a uma carga de nitrogênio aplicada de 87,4 g N.m-3 .d-1 . Após 52 dias de operação o reator demonstrou elevada eficiência, com valor médio de remoção de N-NH4 + de 88,1%. A eficiência máxima de remoção de nitrogênio total (NT) foi de 76,1%, e o valor médio de carga de nitrogênio removida de 65,1 g N.m-3 . d-1 . Após o período de adaptação da biomassa, os coeficientes estequiométricos calculados coincidiram com coeficientes teóricos, indicando estabilidade no processo de desamonificação.