Publicações

As informações apresentadas são de total responsabilidade dos autores.

Carregando...

Pasta Construções Rurais e Ambiência (CRA)

Documentos

pdf AÇÕES VARIÁVEIS EM ESTUFAS AGRÍCOLAS COM COBERTURA DE FILME PLÁSTICO

Autores: SHIGUEMOTO, A. C. G., VIEIRA NETO, J. G., SORIANO, J.

Ano da publicação: 2021

ISBN: 978-65-87729-03-9

Palavras-chave: ação do vento, carga de cultivo, segurança estrutural

Área: Construções Rurais e Ambiência (CRA)

As estufas agrícolas com cobertura de filme plástico são amplamente utilizadas para a produção de vegetais de qualidade e com altos índices de produtividade. Para o carregamento da estrutura, as ações permanentes e variáveis devem ser combinadas para todos os cenários possíveis. Neste estudo objetivou-se avaliar o panorama acerca das principais ações variáveis em estufas agrícolas com cobertura de filme plástico. Foram destacadas as ações de cultura vegetal e do vento, devido às suas importantes influências nos carregamentos, tendo apresentado como resultados uma grande variabilidade para os valores prescritos para a carga de cultura, bem como para a ação do vento a dependência de fatores como a expectativa de vida útil da estrutura da estufa. Foi concluído haver necessidade de complementação dos dados para ações de cultura e da geração de modelos precisos para o comportamento interativo do filme plástico com a estrutura diante a ação do vento.

pdf ADEQUABILIDADE DE DIFERENTES SISTEMAS FUZZY NA PREDIÇÃO DE RESPOSTAS FISIOLÓGICAS DE GALINHAS POEDEIRAS

Autores: AMARAL, B. C., YANAGI JUNIOR, T., RIBEIRO, B. P. V. B., SILVA, M. A. J. G., BAHUTI, M.

Ano da publicação: 2021

ISBN: 978-65-87729-03-9

Palavras-chave: temperatura superficial, funções de pertinência, lógica fuzzy

Área: Construções Rurais e Ambiência (CRA)

Objetivou-se com o presente trabalho, comparar sistemas fuzzy elaborados com diferentes configurações aplicados a predição da temperatura superficial de galinhas poedeiras. As aves foram alojadas em túneis de vento climatizados, submetidas a combinação fatorial de diferentes temperaturas (20, 24, 28, 32 e 36 °C), umidades relativas do ar (40 e 80%) e velocidades do ar (0,2, 0,7 e 1,4 m s-¹), totalizando trinta tratamentos. Os métodos de inferência Mandani e Sugeno foram avaliados para a predição da variável de saída temperatura superficial. Ao comparar os valores preditos por cada modelo aos obtidos experimentalmente, verificou-se que o método de inferência Mandani trapezoidal obteve os melhores valores de desvio padrão médio, erro percentual médio e erro absoluto médio, porém o melhor valor de R2 se deu pelo método de inferência Sugeno com função triangular. Apesar de todos os sistemas fuzzy desenvolvidos se mostrarem adequados, verificou-se que a escolha das metodologias aplicadas à fuzzificação, inferência e defuzzificação influenciam na precisão das simulações.

pdf AUMENTO DE DURABILIDADE DE ARGAMASSAS PARA POCILGAS COM UTILIZAÇÃO DE SÍLICA ATIVA E NANOSSÍLICA

Autores: SEFFRIN JÚNIOR, C., JACOB, J. S., HENTGES, T. I.

Ano da publicação: 2021

ISBN: 978-65-87729-03-9

Palavras-chave: pocilgas, sílica ativa, nanossílica.

Área: Construções Rurais e Ambiência (CRA)

Os materiais cimentícios são os mais utilizados em construções agrícolas, no entanto, não há uma recomendação estabelecida para concretos e argamassas em ambientes agrícolas no Brasil, e mais estudos ainda são necessários. Contudo, os dejetos suínos podem causar desgaste e danos às estruturas cimentícias de pocilgas, diminuindo sua durabilidade. Neste contexto, este estudo avaliou o comportamento de argamassas com sílica ativa e nanossílica a um ataque ácido, simulando os efeitos dos ácidos presentes nos dejetos suínos. Foi investigada a utilização de 15% de substituição do cimento por sílica ativa em argamassa, bem como a incorporação de nanossílica como aditivo. As amostras foram submetidas a ciclos de imersão em solução ácida e imersão em água com cal. A perda de massa foi medida ao longo dos ciclos e as resistências à compressão aos 28 dias e após os ciclos de ataque ácido também foram determinadas. Os resultados indicaram que o uso combinado de sílica ativa a 15% e nanossílica aumentou a resistência à compressão das argamassas em 20%. Após o ataque ácido, as argamassas com 15% de substituição de cimento por sílica ativa e uso de nanossílica apresentaram menor perda de resistência à compressão e menor perda de massa do que as argamassas de referência.

pdf AVALIAÇÃO DAS PRESSÕES NORMAIS EM SILOS ESBELTOS VARIANDO O ÂNGULO DA TREMONHA E A ESBELTES DO SILO

Autores: GANDIA, R. M., PAULA, W. C., MANCINI, S., OLIVEIRA JÚNIOR, E. A., GOMES, F. C., RODRIGUEZ, P. J. A.

Ano da publicação: 2021

ISBN: 978-65-87729-03-9

Palavras-chave: Pressões de silo, produto de fluxo livre, tremonha concêntrica

Área: Construções Rurais e Ambiência (CRA)

É notável a importância do armazenamento em silos tanto no âmbito nacional quanto internacional. Falhas devido as pressões na parede do silo devido a esbeltes e ângulo da tremonha são relatadas. O trabalho teve o objetivo de avaliar as pressões normais na parede do silo variando a esbeltes a inclinação da tremonha. Neste trabalho, foi relatado os resultados para as pressões horizontais na parede de silos em escala piloto obtidos a partir de ensaios realizados em uma estação de teste usando um produto de fluxo livre. Seis tipos diferentes de geometria de silo (esbeltes e ângulo da tremonha) foram testados enchendo o silo até a altura de interesse e observando a fase estática (10 minutos) seguida de descarga completa. Os resultados mostram que a pressão máxima na parede do silo durante o enchimento ocorreu perto da transição, independentemente da esbeltes do silo ou do ângulo da tremonha. Na descarga, os momentos de ocorrência das pressões foram completamente diferentes de acordo com tipo de fluxo (massa e funil), seguindo um padrão para fluxo funil. Além disso, a pressão normal máxima no cilindro com esbeltes máxima (8hd) e vazão mássica (tremonha β = 15 °) apresentaram picos que ultrapassaram o padrão.

pdf CARACTERIZAÇÃO DA VARIABILIDADE ESPACIAL DOS ÍNDICES DE CONFORTO PARA VACAS LEITEIRAS CRIADAS EM SISTEMA DE CONFINAMENTO COMPOST BARN NO MINICÍPIO DE CARIRA-SE

Autores: SIQUEIRA, I. H. S., VALE, P. A. C. B., VALE, W. G., BARRETO, L. M. G., MENESES, M. D.

Ano da publicação: 2021

ISBN: 978-65-87729-03-9

Palavras-chave: ambiente térmico, bem-estar, produção de leite

Área: Construções Rurais e Ambiência (CRA)

O presente trabalho teve por objetivo caracterizar o ambiente térmico de criação de vacas leiteiras confinadas em instalação Compost Barn (CB), com base em índices de conforto térmico. O experimento foi conduzido no final do período seco e início do período chuvoso, entre os meses de abril e maio de 2021. Para a análise térmica do ambiente de criação, foram utilizados os Índices de Conforto Térmico, sendo Índice de Temperatura e Umidade (ITU) e Índice de Temperatura de Globo e Umidade (ITGU). Durante as cinco semanas de coleta de dados, o ITU para o Compost Barn em momento algum apresentou-se ideal para o conforto térmico das vacas. Para o ITGU, constatou-se que durante o período da madrugada e da noite, os valores caracterizam como situação de conforto térmico aos animais na área interna do CB. Já nos períodos da manhã e da tarde, as situações de conforto térmico para bovinos foram classificadas em condições de estresse térmico (leve). De acordo com o apresentado, o ambiente térmico no interior do galpão de CB apresentou-se insatisfatório em metade dos períodos avaliados, sugerindo condição desafiadora para as vacas mantidas na instalação, no que tange seu conforto térmico.

pdf DESEMPENHO DE SISTEMAS DE INFERÊNCIA FUZZY PARA PREDIÇÃO DO CONSUMO DE RAÇÃO DE COELHOS NOVA ZELÂNDIA BRANCO APÓS O DESMAME

Autores: AMARAL, B. C., SILVA, M. A. J. G., YANAGI JUNIOR, T.

Ano da publicação: 2021

ISBN: 978-65-87729-03-9

Palavras-chave: Cunicultura, resposta produtiva, lógica fuzzy

Área: Construções Rurais e Ambiência (CRA)

Objetivou-se com o presente estudo, comparar sistemas fuzzy com diferentes configurações para predizer o consumo de ração de coelhos da raça Nova Zelândia Branco (NZB) submetidos a desafios térmicos após o desmame. O experimento teve duração de 14 dias e foram utilizados doze coelhos com idades entre 30 e 43 dias. Os coelhos foram alojados em túneis de vento climatizados submetidos a diferentes temperaturas de bulbo seco do ar (tbs: 20, 24, 28 e 32 °C). Foram avaliados os métodos de inferência de Mamdani envolvendo cinco métodos de defuzzificação [centro de gravidade (centróide), bissetriz da área (bissetriz), maior do máximo (lom), meio do máximo (mom) e menor do máximo (som)] e de Sugeno com dois métodos de defuzzificação [média ponderada (wtaver) e soma ponderada (wtsum)]. Para o método de inferência Mamdani foram testadas funções de pertinência triangulares, gaussianas e trapezoidais para variáveis de entrada e de saída. Por sua vez, para o método de inferência Sugeno foram utilizadas funções de pertinência triangulares, gaussianas e trapezoidais para as variáveis de entrada, e as variáveis de saída foram representadas por funções singletons.

logo-sbea-alta-qualidade-verde.png
© Copyright 2022 - Bruno Bragheto - Todos os direitos reservados

Pesquisar