Publicações

As informações apresentadas são de total responsabilidade dos autores.

Carregando...

Pasta Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

Documentos

pdf AFERIÇÃO DINÂMICA DE DISPOSITIVO COM VISTAS À MENSURAÇÃO DO DESEMPENHO DE LÂMINAS NO CISALHAMENTO DE PLANTAS

Autores: DELALIBERA, H. C., ANTUNES, P. S., MOREIRA, L. R. D.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Segunda Lei de Newton; modelagem; eficiência

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

O objetivo deste trabalho foi realizar um experimento para proceder a aferição dinâmica de um dispositivo desenvolvido para avaliar o desempenho de lâminas com design distintos, aplicadas em barra de corte de plataformas universais de colhedoras de grãos. Esta aferição consistiu em uma fase de verificação estática da precisão do dispositivo, a mensuração de sua deformação elástica e, por fim, a fase no qual se aplicou forças de impacto, através de massas e alturas conhecidas, sobre a região instrumentada do dispositivo. Este procedimento foi escolhido, pois, se assemelha ao fenômeno proporcionado no processo corte das plataformas universal de colheita. Após este se calculou três modelos de regressão, sendo dois modelos de base teórica e um a partir das leituras de força de impacto obtidas experimentalmente (ME). O primeiro modelo teórico (M1) tem como entrada a deformação elástica máxima e no segundo (M2) a largura do pulso da onda do pico de impacto, sendo ambos obtidos experimentalmente. A comparação entre M1 e M2 com ME mostrou que o M2 representa melhor o fenômeno mensurado pelo dispositivo e, portanto, pode ser aplicado como meio para esta aferição.

pdf ANÁLISE MULTIVARIADA NA COMPACTAÇÃO DE UM LATOSSOLO VERMELHO CULTIVADO COM SOJA

Autores: FERREIRA, F. S., ARCOVERDE, S. N. S., SOUZA, C. M. A., SANTOS, J. V. G., MACHADO, T. M., CHAGAS, A.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: análise de clusters, densidade do solo, Glycine max, plantio direto

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

Objetivou-se avaliar a compactação induzida por tráfego de máquinas no crescimento e produtividade da soja, usando análises de agrupamentos e componentes principais (ACP). O estudo foi realizado em um Latossolo Vermelho Distroférrico argiloso, utilizando-se o delineamento em blocos ao acaso, sendo os tratamentos: plantio direto há 10 anos (0 passada de trator) e cinco intensidades de tráfego do mesmo trator (2, 4, 6, 8 e 12 passadas) com cinco repetições. Foram coletadas amostras do solo com estrutura preservada, nas camadas de 0,00-0,10 e 0,10-0,20 m, para determinação da densidade. Foram avaliados componentes de produção de soja. A análise de agrupamento permite identificar três grupos de alta, média e baixa produtividade de plantas de soja, conforme os seus componentes de produção e a densidade do solo ocasionada pelos estados de compactação. A ACP revela que as altas produtividades de grãos se correlacionam com o bom crescimento da parte aérea das plantas de soja, quando estas são cultivadas em maior estado de compactação do solo.

pdf ANÁLISE TÉCNICA E ECONÔMICA DA COLHEITA SEMIMECANIZADA DE FEIJÃO USANDO SIMULAÇÃO DINÂMICA

Autores: PAIVA, E. L., SOUZA, C. M. A., ARCOVERDE, S. N. A., TORRES, T. R. C., SILVA, J. P. R.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: modelagem, perdas, desempenho operacional

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

Objetivou-se simular a colheita de grãos de feijão, avaliando as perdas quantitativas e monetárias ocasionadas durante o processo de colheita semimecanizado. Para tanto, implementou-se um modelo de simulação dinâmica de uma colhedora em função da taxa de alimentação, obtida pela variação da velocidade e do número de linhas colhidas, visando minimizar as perdas monetárias. Foram utilizados como dados de entrada do modelo três velocidades (4, 7 e 10 km h-1), três tamanhos de leiras (4, 7 e 10 linhas de plantio), preço do produto, jornada de trabalho, dias disponíveis para a operação, largura de colheita e produtividade da cultura. Utilizou-se o método de integração de Euler, com passo de uma hora, no estudo temporal. A programação dinâmica permite simular perdas durante a colheita semimecanizada do feijão, bem como obter o ponto de ocorrência da mínima perda monetária.

pdf APLICAÇÃO DA ANÁLISE MULTIVARIADA DA COLHEITA MECANIZADA DE SOJA EM SAFRAS DIFERENTES

Autores: CALDEIRA, R. V., SEGATTO, C., BERTOSSI, B. A., MUNIZ, M. H., REDONDO, M. F., ANGELO, E. P.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Glycine Max (L.), mecanização, colhedoras de grão

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

A colheita mecanizada de soja é um das principais operações que influencia a perda no campo. Partindo do pressuposto que a colheita mecanizada é influenciada pelos mesmos indicadores safra a safra, objetivou-se com este trabalho apontar os fatores que mais interferem na qualidade operacional da colheita mecanizada de soja em safras diferentes. Os pontos foram amostrados a cada sete minutos de colheita coletando todas as variáveis avaliadas: altura de corte da plataforma, altura da inserção da primeira vagem, rotação do cilindro, rotação do motor, rotação do ventilador, abertura do côncavo, velocidade de deslocamento, perdas na plataforma, perdas no mecanismo interno e perdas totais. Posteriormente os dados foram analisados utilizando a estatística multivariada. Os indicadores que se repetiram na safra 1 e 2 e influenciaram até 70% a qualidade da colheita mecanizada de soja foram: velocidade de deslocamento, perdas na plataforma, rotação do ventilador, rotação do cilindro, abertura do côncavo e altura de corte.

pdf ATRIBUTOS FÍSICOS DO SOLO EM FUNÇÃO DOS MECANISMOS DE PREPARO DO SOLO E MÉTODOS DE PROPAGAÇÃO DO TIFTON 85

Autores: ANDRADE, L. T., LIMA, J. A. N. S., ESCARELA, V. A. C., CONCEIÇÃO, A. P., CHIODEROLI, C. A., SILVA, P. A.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Cynodon spp; densidade do solo; porosidade total

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

A manutenção da qualidade física do solo possibilita o pleno desenvolvimento do sistema radicular da forrageira. Objetivou-se avaliar a porosidade total e a densidade do solo em função de diferentes mecanismos de preparo do solo e métodos de propagação do Tifton 85. O experimento foi realizado na área do Sindicato dos Produtores Rurais situado no município de Iturama – MG. O solo da área é classificado como Latossolo Vermelho distrófico com textura arenosa. O delineamento experimental foi em esquema fatorial 3X3, com quatro repetições, totalizando 36 parcelas experimentais, sendo cada parcela com área de 20 m². As variáveis analisadas foram porosidade total e densidade do solo na profundidade de 0,0 – 0,20 m. Observou-se que a porosidade total não apresentou diferença significativa (p<0,05) entre os tratamentos analisados, enquanto na densidade do solo, houve diferença significativa entre os métodos de preparo do solo, em que o menor valor foi observado para o preparo com grade. Os métodos de propagação não influenciaram nos atributos físicos do solo.

pdf AVALIAÇÃO DA CALIBRAÇÃO DE PULVERIZADORES EM PROPRIEDADES DE AGRICULTURA FAMILIAR

Autores: KUSMA, J. C., MASIERO, F. C., DÜSTERHÖFT, L., CELANTE, D. L. S., ARAÚJO, J. C.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Inspeção periódica, tecnologia de aplicação, manutenção

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

A importância de avaliar as condições dos pulverizadores é aumentar a eficiência das pulverizações com consequente diminuição no custo de produção e da contaminação ambiental. Este trabalho objetivou avaliar o estado de pulverizadores de barras montados em tratores agrícolas na Região do Alto Vale do Itajaí, identificando os problemas nas calibrações, podendo solucionar os casos com a necessidade de cada produtor, de modo que obtenha uma pulverização uniforme, tendo como consequência mais economia, eficiência nas operações. Os resultados deste projeto em anos anteriores evidenciaram que os pulverizadores avaliados, em sua maioria, não estavam adequados para o trabalho, sendo que em virtude dos defeitos detectados podem ocorrer problemas nas aplicações ou acidente com o equipamento. Do total de doze pulverizadores inspecionados, a vazão de 58,3% dos pulverizadores estavam em subaplicação, sendo valores abaixo requeridos pelos produtores e recomendações técnicas; 16,7% dos pulverizadores eram utilizados sem taxa de aplicação definida para o equipamento.

pdf AVALIAÇÃO DA COMPACTAÇÃO DO SOLO EM FUNÇÃO DE DIFERENTES PASSADAS DE UM TRATOR AGRÍCOLA 4X2

Autores: MARQUES FILHO, A. C., GOMES, M. W. C., GIROTI, J. F.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: mecanização agrícola, preparo de solo, tráfego controlado

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

A compactação do solo é um dos principais problemas da atual agricultura brasileira. Sabe-se que mesmo em preparos conservacionistas de solo, como o plantio direto por exemplo, o trânsito das máquinas agrícolas impacta profundamente as características superficiais do solo, portanto é fundamental compreender melhor os processos de compactação e formas de amenizar o problema. O presente trabalho objetivou avaliar os níveis de compactação em função de diferentes passagens de um trator agrícola, tendo em vista que durante as operações agrícolas, uma máquina transita diversas vezes por um mesmo local. Os resultados do trabalho mostraram que aproximadamente 80% da compactação total do solo ocorre nas primeiras passadas do trator agrícola, sendo que acima de cinco passadas o avanço da compactação é mínimo. Assim conclui-se que um bom planejamento de tráfego das máquinas é fundamental, pois no caso de um conjunto motomecanizado deslocar-se fora de sua rota predestinada a estrutura do solo é afetada de forma permanente.

pdf AVALIAÇÃO DA EXPOSIÇÃO OCUPACIONAL A VIBRAÇÃO NA ETAPA DA COLHEITA DO CAFÉ UTILIZANDO DERRIÇADORA PORTÁTIL

Autores: RANGEL, J. P., MACHADO, T. A., GRUPIONI, C. M. F., TEIXEIRA, C. C., PEREIRA, P. S.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: ergonomia, cafeicultura, vibração

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

Uma das etapas principais na colheita do café é a derriça. Essa etapa, atualmente, vendo sendo auxiliada pelo uso de derriçadoras portáteis. Contudo, as derriçadoras, por utilizarem a vibração como princípio de ação, podem expor os operadores a condições insalubres de trabalho. Nesse sentido, a pesquisa teve como objetivo avaliar os níveis de exposição a vibrações em mãos e braços de operadores de derriçadoras de café, em diferentes situações de manuseio da máquina, comparando-os com os valores presentes nas regulamentações da Secretaria de Trabalho a NHO 10. Para tal, três operadores foram instruídos a manusear a derriçadora portátil em três rotinas predefinidas: derriçadora em ponto neutro; sendo acelerada durante todo o processo, e; sendo acelerada e desacelerada constantemente. Foram realizadas três repetições por indivíduo, com a duração de 1 minuto cada. As vibrações foram coletadas por acelerômetros de alta sensibilidade nos três eixos, auxiliados por um sistema de aquisição de dados. Os valores encontrados, para o uso da máquina nas duas formas aceleradas, mostraram-se acima dos limites de exposição recomendados pela NHO 10, indicado a necessidade de ações de controle, a fim de minimzar os possiveis efeitos nocivos relacionados a vibração sobre os operadores.

pdf AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DE DIFERENTES DOSES DE GRAFITE SOBRE A DISTRIBUIÇÃO DE SEMENTES DE SOJA

Autores: SAVI, D., GARCIA, M. H., BATISTA, V. M., LAGO, L. C. R., FERRAZ, R. S., JASPER, S. P.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Plantabilidade, uniformidade, lubrificante sólido

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

A semeadura apresenta grande importância no ciclo de desenvolvimento da cultura, pois a incorreta distribuição das sementes nessa etapa resulta em prejuízos ao desenvolvimento da lavoura, consequentemente a redução da lucratividade. A utilização do grafite como lubrificante sólido é constantemente utilizado para melhorar a distribuição das sementes na linha de semeadura, devido a maior fluidez em sua dosagem, gerando assim maior homogeneidade na distribuição das sementes. Objetivou-se neste estudo avaliar a influência das dosagens de grafite sobre a distribuição longitudinal das sementes de soja na linha de semeadura, em diferentes velocidades operacionais. O experimento foi conduzido em bancada de simulação, em delineamento inteiramente casualizado, fatorial duplo, sendo o primeiro fator as diferentes dosagens de grafite (0,0; 0,5; 1,0; 2,0; 4,0 e 8,0 g kg-1 de semente) e o segundo a velocidade de trabalho (3,0; 6,0; 9,0; 12,0 km h-1). Os parâmetros mensurados para a avaliação da distribuição foram as frequências de espaçamentos duplos, falhos e aceitáveis. As médias dos resultados constituíram a análise de variância, e sem seguida submetidos a análise de regressão quadrática. Tanto a velocidade simulada como as doses de grafite interferiram significativamente na distribuição das sementes.

pdf AVALIAÇÃO DA PRESSÃO DE TURBO EM TRATOR COM TURBINA DE GEOMETRIA VARIÁVEL

Autores: KMIECIK, L. L., GRACIETTI, E., STRAPASSON NETO, L., GRUDTNER, G. H., SAVI, D., JASPER, S. P.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Barra de tração, Velocidade Operacional, Sistema de Aquisição de Dados

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

A busca por reduzir o nível de emissões poluentes sem sacrificar o desempenho dos motores agrícolas tem sido de grande importância, e uma das tecnologias desenvolvidas são as turbinas de geometria variável (VGT) em motores turboalimentados. Desta forma, objetivou-se com o presente trabalho avaliar a relação, e gerar uma equação, entre a pressão de turbo sob diferentes forças na barra de tração e velocidades de deslocamento em trator 4x2 de 250 kW. O experimento foi desenvolvido na Fazenda Experimental Canguiri, em pavimento de concreto, com o trator Magnum 340, que foi instrumentado com sensores para mensurar a pressão de turbo, a força na barra de tração e a velocidade de deslocamento. O delineamento adotado foi em faixas com cinco repetições, utilizando-se o método de comboio com frenagens controladas na barra de tração para se atingir as forças desejadas. Com os dados tabulados, submeteu-se a análise de regressão e a geração de gráfico com a utilização do software SigmaPlot. Gerou uma equação significativa (Turbo= -0,3503 + 0,1508*VO + 0,0001*FBT) determinando (96,4% de acurácia) a pressão de turbo em função da velocidade de deslocamento e da força solicitada na barra de tração.

pdf AVALIAÇÃO DA VIBRAÇÃO OCUPACIONAL EM UMA ROÇADORA MANUAL

Autores: OLIVEIRA, J. L. P., FURLANI, C. E. A., MONTEIRO, L. A., NASCIMENTO, E. M. S., OLIVEIRA, I. L., BORGES, R. C. P.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Ergonomia. Saúde do operador. Vibração

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

O máximo conforto e segurança do operador são os ideais buscados no contexto da ergonomia, sendo, em uma situação ideal, estes conceitos aplicados no projeto de uma máquina, ambiente ou local de trabalho. O objetivo deste trabalho foi quantificar a vibração ocupacional ao qual o operador de uma roçadora manual está exposto, em função do uso de duas rotações do motor e três tipos de lâminas de corte. O trabalho foi realizado na Universidade Federal do Ceará, em área pertencente ao Laboratório de Investigação de Acidentes com Máquinas Agrícolas (LIMA). O experimento foi montado em delineamento de blocos casualizados, em esquema fatorial 2 x 3, com quatro repetições, sendo duas rotações do motor (5.400 e 7.560 rpm) e três mecanismos de corte (mecanismo de duas e três lâminas e fio de nylon). Foi avaliado o nível de vibração de mãos e braços através da aceleração média (RMS) nos eixos X, Y e Z. Foi observada diferença significativa ao nível de (p<0,05) para rotação do motor e mecanismos de corte, tendo-se observado maiores valores de vibração na rotação R2-5,21 m s -² e tendo o eixo transversal Y como maior incidente da aceleração média.

pdf AVALIAÇÃO DE PERDAS NA COLHEITA MECANIZADA DA SOJA MEDIANTE IMAGENS DIGITAIS

Autores: MUNIZ, M. H., SEGATTO, C., REDONDO, M. F., BERTOSSI, B. A., CALDEIRA, R. V., MELONI, L. J.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Glycine max (L.) Merrill, software, análise visual

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

Com o avanço das tecnologias na agricultura, de fato é comum que produtores busquem respostas imediatas para minimizar perdas no campo. A colheita mecanizada da soja tem por objetivo ter a máxima qualidade e baixas perdas. Partindo do pressuposto que o uso de imagens para monitoramento de perdas aumenta o desempenho da amostragem, este trabalho teve como objetivo avaliar a funcionalidade do Software ImageJ na contagem dos grãos perdidos por meio da análise de fotos, comparado com a eficiência da pesagem real. Foram coletados 13 pontos amostrais de perdas da plataforma reais e estimadas, sendo a primeira determinada através de amostragem com aros, e a segunda com uma câmera fotográfica de celular para a captura das imagens de cada armação. Utilizou-se o software ImageJ para análise visual das imagens e contagem estimada de grãos. Foi realizada análise descritiva e erro médio para comparação entre os dois métodos. A interpretação visual das imagens apresentou um comportamento satisfatório a partir do quarto ponto amostral, pela proximidade dos valores de perdas.

pdf AVALIAÇÃO ESPACIAL DA QUALIDADE DA SEMEADURA DE MILHO POR MEIO DE ANÁLISES GEOESTATÍSTICAS

Autores: REIS, A. D. P., TEIXEIRA, D. D. B.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: espaçamento, Zea mays, variograma

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

A presença de espaçamento longitudinal adequado entre as plantas de milho afeta diretamente a produtividade da cultura. Alguns fatores que afetam este espaçamento apresentam variação espacial, e portanto, podem influenciar a qualidade espacial desta semeadura. Com este estudo objetivou-se se avaliar a presença de estrutura de dependência espacial na frequência de espaçamentos aceitáveis, múltiplos e falhos na cultura do milho. Foram avaliados os espaçamentos entre 10 plantas de milho, em 120 pontos georreferenciados separados a distâncias mínimas de 15 m. Os espaçamentos obtidos foram classificados em falhas, normal e duplos. Posteriormente, os dados foram modelados por meio da estatística descritiva e geoestatística. Em média foram verificados a presença de 7,43% de espaçamentos duplos, 8,6% de falhas e 83,97% de espaçamentos normais. A classes de espaçamentos apresentaram estrutura de dependência espacial, com valores de alcance de 82,2 m (falha), 80,2 m (normal) e 62,9 m (duplo). Desta forma, conclui-se que a qualidade da semeadura, apresenta estrutura de dependência espacial, possibilitando o mapeamento e identificação de regiões com distintas características.

pdf CAPACIDADE DE SUPORTE DE CARGA DE UM LATOSSOLO SUBMETIDO AO PREPARO REDUZIDO PARA CULTIVO DA CANA-DE-AÇÚCAR

Autores: ARAUJO, A. L. F., SOUZA, C. M. A., ARCOVERDE, S. N. S., MACIAK, P. A. G., SUÁREZ, A. H. T.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: compactação, pressão de preconsolidação, manejo

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

Objetivou-se avaliar a capacidade de suporte de carga (CSC) de um Latossolo Vermelho distroférrico sob a influência do sistema de preparo reduzido para cultivo de cana-de-açúcar. Em 2016, realizou-se, previamente ao plantio manual da cana-de-açúcar, o preparo do solo utilizando-se grade pesada, na profundidade de 0,15 m. Nesta operação, utilizou-se trator 4x2 TDA, pneus dianteiros 14.9-28’’ e traseiros 23.1-30’’ e massa de 4,51 Mg. Para a cobertura dos sulcos e tratos culturais, em cana-planta, utilizou-se o trator 4x2 TDA, pneus dianteiros 7.50-18’’ e traseiros 18.4-34’’, e massa de 3,40 Mg, além de pulverizador KO Cross-s 2000, pneus 9.5-24’’ e massa de 1,40 Mg. Coletaram-se amostras indeformadas de solo nas profundidades de 0,00-0,10 e 0,10-0,20 m, para determinar a pressão de preconsolidação utilizando-se ensaio de compressão uniaxial. O preparo reduzido proporcionou as menores CSC em todo o intervalo de umidade para a profundidade de 0,00-0,10 m, enquanto verificaram-se as maiores CSC na profundidade máxima de preparo do solo (0,10-0,20 m). A CSC mostrou-se um indicador de degradação estrutural ao evidenciar as diferenças quanto à compressibilidade nas camadas de solo, em função do preparo reduzido e dos efeitos do tráfego de máquinas em cana-planta e primeira soca.

pdf CARACTERÍSTICAS PRODUTIVAS DA SOJA SOB O EFEITO RESIDUAL DO MANEJO DO SOLO E MECANISMOS SULCADORES

Autores: YANO, E. H., ROSABONI, V. M., TRINDADE, V. D. R., LIMA, T. C., MAGALHAES, A. R., GALLETTI, L. A.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: haste, sentido operacional, fator de compensação

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

O objetivo foi avaliar características produtivas da soja sobre o efeito residual do tempo de realização dos manejos do solo para implantação do sistema plantio direto (SPD). O experimento foi instalado na FEPE, da FE/UNESP, Selvíria- MS. O delineamento estatístico foi de blocos ao acaso do tipo fatorial com sete sistemas de manejos do solo: SPD de 19 anos (SPD-1); SPD de 7 anos (SPD-2) e cultivo mínimo (CM) e preparo reduzido (PR) na mesma direção da semeadura; CM cruzado nos dois sentidos (declive/nível); e PR +CM, sendo que somente o CM foi realizado nas duas direções, de 2°ano com SPD, semeado por haste e disco, com 4 repetições. Os sistemas de manejo do solo e mecanismos sulcadores interferiram significativamente nas características biométrica da cultura, em que o CM cruzado (2° ano) apresentou efeito residual pelo aumento na emissão de vagens/planta e acréscimo da produtividade de grãos. O revolvimento do sulco de semeadura pela haste favoreceu a maior estabilidade e desenvolvimento da planta em altura e acumulo da massa 1000 grãos. Os sentidos operacionais de manejos do solo e mecanismos sulcadores continua refletindo no desenvolvimento e potencial produtivo da cultura.

pdf CARACTERIZAÇÃO DAS PERDAS NA COLHEITA MECANIZADA DE SOJA

Autores: ORMOND, A. T. S., SANTOS, A. F., FRANCO, A. A. N., CHAVES, L. H., SILVA, N. L.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Distribuição de palha, Técnicas de Amostragens, Velocidade de Deslocamento

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

A colheita mecanizada, é uma prática bastante importante na cultura, pois implica no rendimento operacional, produtividade e qualidade do grão. Porém, são poucos os métodos de amostragens para coleta dos dados, e os métodos usuais, podem não representar claramente o desempenho da máquina, por isso o seguinte trabalho coletou as perdas no decorrer da colheita mecânica, com auxílio de armação circular. Objetivou-se quantificar perdas ao longo da colheita através de 5 velocidades testadas (2,5; 4; 5,5; 7; 8; Km h-1) respectivamente, e com isso caracterizar também a distribuição de palha nessas operações. As perdas apresentaram comportamento linear crescente, evidenciando a velocidade V5 (8 km h-1) como a mais expressiva, perdas na plataforma, perdas nos mecanismos internos e perdas totais. As perdas ocasionadas pela plataforma caracterizaram 79% das perdas totais. A distribuição de palha apresentou comportamento de regressão quadrática. Destacando como ponto máximo de distribuição a velocidade V3 (5,5 km h-1) com 61,3%. A armação circular demonstrou caracterização especifica das causas de perdas e maior agilidade no processo de amostragem.

pdf CARACTERIZAÇÃO DO USO DE TRATORES DE PNEUS E MICRO TRATORES DE RABIÇA NA AGRICULTURA FAMILIAR DO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO

Autores: LACERDA, E. G., SEIBERT, O. G., LACERDA, L. L.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Mecanização, Implementos Agrícolas, Potência

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

O trator vem cada vez mais ganhando espaço na agricultura brasileira. O objetivo deste trabalho foi caracterizar o uso de tratores de pneus e micro tratores no Estado do Espírito Santo, no município de Santa Maria de Jetibá, considerando ser um dos municípios de maior expressão agrícola de hortifrutigranjeiro do estado, no biênio 2019/2020. O levantamento de dados foi realizado por meio de aplicação de questionários e visitas em 106 propriedades rurais da agricultura familiar. Os resultados demonstraram que 82,1% das propriedades utilizam tratores, sendo que 66,25% são utilizados micros tratores de rabiças com potência média de 12 cv e 33,75% são tratores de pneus com potência média de 70 cv. Em 88,4% das propriedades as máquinas eram utilizadas para tração das carretas agrícolas, 47,7% no preparo do solo com enxada rotativa, 27,9% com pulverização e 8,1% na distribuição de adubo orgânico e trilha de cereais. Diante dos resultados pode-se afirmar que a mecanização agrícola nas propriedades familiares do estado do Espírito Santo se tornou indispensável para a realização das atividades agropecuárias e o trator de rabiças é a máquina de maior utilização.

pdf COLETORES ALTERNATIVOS MONTADOS EM MÓDULO PARA COLETA DE FERTILIZANTE APLICADO A LANÇO

Autores: CAMARGO, G. Z., FIORESE, D. A., MACHADO, T. M., SILVA, A. C. A., MICHELON, G. L., BRIZOLLA, L. E.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Distribuidor de sólidos, aplicação, bandejas

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

O método atual para definir a largura efetiva de aplicação dos distribuidores centrífugos de sólidos, utiliza bandejas padronizadas e a tomada de decisão é baseada no coeficiente de variação do perfil sobreposto. Muitos agricultores deixam de realizar esses procedimentos devido à complexidade e demanda de tempo para tal. Propõem-se nesse trabalho construir e avaliar um conjunto de coletores tubulares com diâmetro de 200 mm montados em módulo de até 5 metros cada, como forma de facilitar a coleta e a tomada de decisões. Realizou-se testes de campo utilizando de dois distribuidores distintos e três adubos granulados que eram diferenciados pela marca ou pela formulação. A utilização de tubos montados modularmente, facilitou as coletas de adubo, mas com maior variação de dados em comparação às bandejas, pois observou-se diferenças de até 131 kg ha-1 entre os menores e maiores valores. Recomenda-se a utilização do formato alternativo proposto, apenas em situações onde não há coletores padronizados, sendo que este formato necessita de melhorias e novos estudos para evolução da proposta.

pdf COMPARATIVO DA VAZÃO DE FERTILIZANTE GRANULADO SOB DIFERENTES DISTRIBUIDORES

Autores: JASPER, S. P., ZIMMERMANN, G. G., OIOLE, Y. A., STRAPASSON NETO, L., KMIECIK, L. L., SILVA, T. X.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Sistema de aquisição de dados, helicoidal simples, helicoidal duplo

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

A eficiência na operação de distribuição de fertilizantes granulados na linha de semeadura depende da uniformidade e do desempenho dos mecanismos dosadores, podendo sofrer interferência de fatores externos, como a da velocidade operacional do mecanismo durante a deposição, entre outros. O objetivo do trabalho foi realizar o comparativo da vazão de fertilizante granulado sob diferentes distribuidores. Na realização do experimento foi utilizado uma bancada experimental desenvolvida e validada em laboratório, empregando os dosadores helicoidais simples e duplo, na velocidade de 7,0 km h-1, com sete repetições, para duas diferentes formulações de fertilizantes granulados sendo elas 04-14-08 e 04-30-10. O sistema de aquisição de dados (SAD) coletou um total de 3.780 valores coletados de taxa mássica, por fertilizante granulado. Os resultados foram submetidos à análise descritiva, composta dos cálculos de medidas de tendência central, dispersão, assimetria e curtose. O mecanismo dosador helicoidal simples apresentou melhor distribuição em relação ao helicoidal duplo na velocidade de 7,0 km h-1, e o SAD foi preciso para as duas formulações de fertilizantes granulados.

pdf COMPORTAMENTO FÍSICO DO SOLO CAMADA SUBSUPERFICIAL EM FUNÇÃO DE SISTEMAS PREPARO E ESPAÇAMENTOS TIFTON -85

Autores: CARDOSO, J. H. F., ANDRADE, L. T., CORRÊA, G. G., LIMA, J. A. N. S., SILVA, P. A., CHIODEROLI, C. A.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Cynodon spp.; impedimento; raízes

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

Os atributos físicos do solo devem ser avaliados em camadas subsuperficiais (20-40 cm) para evitar impedimento do crescimento de raízes da forrageira, baixa oferta de recursos hídricos e nutrientes. O trabalho objetivou-se avaliar as características físicas do solo na profundidade de 20-40 cm em diferentes tipos de preparo do solo e espaçamentos entre mudas de tifton 85 (Cynodon spp.). O experimento foi realizado em área experimental do Sindicato dos Produtores Rurais situado no município de Iturama – MG. O solo da área é classificado como Latossolo Vermelho distrófico com textura arenosa. O delineamento experimental foi em blocos casualizados esquema fatorial 3x3, com quatro repetições, totalizando 36 parcelas experimentais com 20m². As avaliações analisadas foram macroporosidade e microporosidade, na profundidade de 20-40 cm, através do método de mesa de tensão. Observou-se que tanto os tratamentos relacionados ao tipo de preparo de solo quanto aos espaçamentos entre mudas, não influenciaram em nenhuma das variáveis avaliadas.

logo-sbea-alta-qualidade-verde.png
© Copyright 2022 - Bruno Bragheto - Todos os direitos reservados

Pesquisar