Publicações

As informações apresentadas são de total responsabilidade dos autores.

Carregando...

Pasta Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

Documentos

pdf CARACTERÍSTICAS PRODUTIVAS DA SOJA SOB O EFEITO RESIDUAL DO PREPARO DO SOLO E MANEJOS DAS PLANTAS DE COBERTURA EM ILP

Autores: MARIANO G. G., YANO, E. H., ROSABONI, V. M., TRINDADE, V. D. R., SARAIVA, S. H. R., SILVA, A. L. M.

Ano da publicação: 2019

ISSN: 2358-582X

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

Palavras-chave: Produtividade, rebaixamento, preparo convencional e plantio direto

As modalidades de manejos do solo têm refletido na variação de produtividade das culturas. O objetivo foi avaliar as características produtivas da soja (diâmetro de caule, altura de 1ª vagem e planta, massa de 1000 grãos e produtividade de grãos), no cultivo consorciado de sorgo com ruziziensis, submetido ao rebaixamento da vegetação após à semeadura sob o efeito residual dos sistemas de manejos realizados a duas safras. O experimento foi instalado na FEPE, da FE de Ilha Solteira UNESP, Selvíria-MS. O delineamento estatístico foi de blocos ao acaso do tipo fatorial com sete manejos do solo: cultivo mínimo (CM) perpendicular à direção de semeadura; CM cruzado em duas direções; CM no sentido da semeadura; preparo reduzido (PR) com grade média no sentido da cultura e seguida da intersecção com CM no sentido contrário; CM e PR na mesma orientação da cultura; Plantio direto de três anos (SPD-1) e 17 anos (SPD-2) e duas modalidades de rebaixamento pelo triturador horizontal de palha (Com e Sem), com 4 repetições. O efeito residual dos manejos do solo diferenciou somente na altura da planta. A maior cobertura do solo pelo rebaixamento realizado no sentido contrário à semeadura interferiu na produtividade de grãos de soja.

pdf CARACTERÍSTICAS PRODUTIVAS DA SOJA SOBRE SISTEMAS INTEGRADOS DE PRODUÇÃO DO CONSORCIO DE GRAMÍNEAS E LEGUMINOSAS EM MODO DE COLHEITA DO MILHO

Autores: SHINKAI, A. L. F., YANO, E. H., ROSABONI, CASAGRANDE, R., MARQUES, F. L. C., RIBEIRO, J. A.

Ano da publicação: 2019

ISSN: 2358-582X

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

Palavras-chave: Glycine max (L.), Zea mays (L.), integração- lavoura-pecuária

O objetivo foi avaliar o desempenho da cultura da soja no sistema integrado de consorcio do milho com U. ruziziensis e Estilosantes em diferentes modos de semeadura e colheita. O experimento foi conduzido FEPE, da Faculdade de Engenharia de Ilha Solteira, Selvíria- MS, em Latossolo Vermelho distroférrico de textura argilosa. O delineamento estatístico foi de blocos ao acaso do tipo fatorial 3x2, constituídos pela semeadura da soja sobre os tratamentos de: E+R APÓS MI= Estilosante mais ruziziensis a lanço após o milho; E+R 3°C= Estilosante na 3°Caixa; E+R 3 DAS MI= Estilosante mais ruziziensis a lanço 3 dias após semeadura, que foram colhidos para silagem e grãos. Os modos de semeadura do milho no cultivo simultâneo de gramínea e leguminosa e não interferiram significativamente no estabelecimento populacional, dimensões de diâmetro de caule, altura de inserção de 1° vagem e planta e características produtivas de emissão de vagens/planta, massa de 1000 grãos e produtividade de grãos da soja. Porém, a colheita do milho para silagem pode limitar a produtividade de soja, pela remoção de partes dos restos culturais que contribuíram para ciclagem de nutrientes, necessitando assim de planejamento e estratégica de manejos que não comprometa a sustentabilidade do agronegócio.

pdf COMPORTAMENTO DE DUAS COLHEDORAS DE IDADES DIFERENTES

Autores: BERTOSSI, B. A., VOLTARELLI, C. S. S. P., SILVA, L. A., REDONDO, M. F., MUNIZ, M. H., VOLTARELLI, M. A.

Ano da publicação: 2019

ISSN: 2358-582X

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

Palavras-chave: Saccharum spp, Controle estatístico de processo, Perdas visíveis.

Existem diversos fatores relacionados às perdas na colheita mecanizada de cana-de-açúcar, dentre eles estão os relacionados à máquina. Diante disso, este trabalho teve por objetivo monitorar as perdas visíveis na colheita mecanizada de cana-de-açúcar de duas colhedoras diferentes por meio do controle estatístico de processo. O experimento foi realizado em área agrícola da Usina Cerradão, localizada no município de Frutal – SP. Foram monitoradas duas colhedoras de anos de fabricação 2012 e 2015 de mesma marca e modelo. Para cada máquina foram coletados 12 pontos a cada 40 minutos de colheita. As perdas foram classificadas de acordo com cada tipo, sendo os indicadores de qualidade: pedaço fixo, lascas, toco e estilhaço. Os dados foram analisados por meio das cartas de controle de valores individuais. As perdas na colheita apresentaram elevada variabilidade para as máquinas do ano de fabricação 2015 e 2012. As perdas do tipo pedaço fixo e toco apresentaram instabilidade do processo para a máquina 2015.

pdf CONTROLE DE QUALIDADE NA OPERAÇÃO DE ARRANQUIO DE AMENDOIM EM FUNÇÃO DAS PERDAS

Autores: ALVES, R. S., SILVA NETO, J. A., ESCARELA, V. A. C., NASCIMENTO, G. P., NASCIMENTO, E. M. S., CHIODEROLI, C. A.

Ano da publicação: 2019

ISSN: 2358-582X

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

Palavras-chave: Arachis hypogaea L., avaliação de perdas, controle estatístico de processo.

A cultura do amendoim usualmente é produzida em áreas de reforma de canaviais na região do Triângulo Mineiro, isso se deve a boa logística do amendoim na região, além do clima propício ao cultivo. O objetivo deste trabalho foi quantificar as perdas em um dos processos inerentes a colheita do amendoim, o arranquio. O trabalho foi realizado em área agrícola localizada no município de Iturama - MG, no início do mês de março, em solo de textura arenosa, cultivar OL3, semeada mecanicamente. Avaliou-se as perdas visíveis no arranquio (PVA), que compreendem as vagens na superfície da unidade experimental, perdas invisíveis no arranquio (PIA), sendo as vagens enterradas ao solo, e perdas totais no arranquio (PTA), correspondente ao somatório das perdas visíveis e invisíveis. Diferentes parâmetros de quantificação de perdas foram demonstrados pelo controle estatístico de processo (CEP). Observou-se o seguinte parâmetro, Kg ha-1. Com isso foi possível visualizar que, o maior indicador de perdas na cultura do amendoim na área foram perdas invisíveis, notando-se nos valores dos gráficos do parâmetro adotado, o alto valor médio e alto nível de amplitude móvel.

pdf CONTROLE DE QUALIDADE NA OPERAÇÃO DE RECOLHIMENTO DO AMENDOIM E TEOR DE ÁGUA NAS VAGENS

Autores: ALVES, R. S., SILVA NETO, J. A., ESCARELA, V. A. C., NASCIMENTO, G. P., BARBOSA, T. O. C., CHIODEROLI, C. A.

Ano da publicação: 2019

ISSN: 2358-582X

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

Palavras-chave: Cartas de controle, teor de água, perdas

A cultura do amendoim é muito empregada em processos de rotação de culturas, principalmente em áreas cultivadas com cana-de-açúcar. Quando se trata da cultura do amendoim na segunda fase da colheita se dá o recolhimento, nesta etapa pode ser realizada a avaliação de perdas a fim de que sejam tomadas as decisões para imediata solução de problemas encontrados. O objetivo deste trabalho foi avaliar as perdas em função do teor de água nas vagens e perdas relacionadas ao recolhimento do amendoim. A coleta de dados foi realizada no município de Iturama, em solo arenoso, cultivar IAC OL3. As amostras foram coletadas em 20 pontos amostrais utilizando uma armação de 2 m2 logo após operação de recolhimento, determinando o teor de água nas vagens. As variáveis avaliadas foram perdas no recolhimento e teor de água utilizando a estatística descritiva e o controle estatístico do processo. As cartas de controle demonstraram que as perdas no recolhimento e no teor de água, não foram adequadas ao processo produtivo do amendoim, levando à instabilidade do processo.

pdf CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSO EM TESTE DE DEMANDA DE TRAÇÃO POR DISCOS DE CORTE ASSOCIADOS A DIFERENTES SULCADORES

Autores: FRANCETTO, T. R., ALONÇO, A. S., SILVA, R. P., VOLTARELLI, M. A., BECKER, R. S.

Ano da publicação: 2019

ISSN: 2358-582X

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

Palavras-chave: Semeadora-adubadora, Plantio direto, Relação máquina solo

O objetivo visado foi avaliar efeitos aleatórios do ambiente e do solo na resposta da força de tração exigida por diferentes associações de discos de corte e de sulcadores de fertilizante utilizados em semeadoras-adubadoras, sob o enfoque do Controle Estatístico de Processo, em teste a campo. Este foi realizado em propriedade agrícola situada no município de Santa Maria (RS), utilizando um porta ferramentas móvel. Os tratamentos foram constituídos por dois sulcadores (haste e disco duplo) com três arranjos em relação aos discos de corte (sem disco, liso e ondulado), com 23 repetições. Os dados de demanda de tração (kN) foram adquiridos com a utilização de instrumentação eletrônica. As cartas evidenciaram que na maioria das leituras, os pontos ocorreram dentro dos limites de controle, com exceção da combinação disco de corte liso e disco duplo. Apesar dessa verificação, as interferências de fatores alheios aos tratamentos experimentais foram baixas, assegurando a qualidade da execução do experimento, uma vez que foi observado apenas um ponto fora dos limites de controle e uma variabilidade baixa. O uso do controle estatístico apresentou-se como uma ferramenta complementar adequada para a conferencia da qualidade da execução experimental de teste de mecanismos sulcadores no campo.

pdf CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSO NA OPERAÇÃO DE SEMEADURA DO MILHO NO SISTEMA DE CAMALHÃO

Autores: NASCIMENTO, E. M. S., CHIODEROLI, C. A., MAIA, R. N., OLIVEIRA, J. L. P., SANTOS, P. R. A., PEREIRA, N. O.

Ano da publicação: 2019

ISSN: 2358-582X

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

Palavras-chave: Controle. Protótipo. Camalhão

O uso do controle estatístico nas operações agrícolas é de fundamental importância para monitorar o processo, corrigi-lo, e atestar a qualidade. Objetivou-se com este trabalho monitorar a qualidade do processo de semeadura na cultura do milho no sistema de camalhão. O estudo foi conduzido na Fazenda Experimental Vale do Curu, Pentecoste, Ceará utilizando um conjunto trator-semeadora-adubadora. Avaliou-se o espaçamento entre sementes, profundidade de deposição de semente e adubo, profundidade do sulco por meio do controle estatístico do processo. O processo de semeadura mostrou-se estável para a profundidade de sementes, no entanto, a profundidade de adubo apresentou comportamento instável em quase todos os tratamentos avaliados. O controle estatístico do processo foi eficiente na avaliação do processo de semeadura, sendo esta ferramenta adequada para avaliar o processo.

pdf CORRELAÇÃO ENTRE PARÂMETROS LINEARES E FÍSICOS DE SEMENTES DE AMENDOIM

Autores: ANGELO, E. P., VOLTARELLI, M. A., PAIXÃO, C. S. S., GAZZOLA, J., FRANCETTO, T. R.

Ano da publicação: 2019

ISSN: 2358-582X

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

Palavras-chave: Arachis hypogaea L., Estatística descritiva, Mecanismos dosadores/distribuidores

A cultura do amendoim possui um alto teor de óleo de qualidade, podendo servir como fonte de combustível alternativo. Portanto, o desenvolvimento de mecanismos dosadores/distribuidores específicos para as cultivares mais semeadas no país, é de fundamental importância para minimizar injúrias mecânicas durante esta operação agrícola. Dessa forma, objetivou-se neste trabalho analisar as correlações entre as características de comprimento, largura espessura e área projetada das sementes da cultivar Granoleico. O trabalho foi conduzido na Universidade Federal de São Carlos, campus Lagoa do Sino/Buri-SP. Foram realizadas a aferição de 1000 sementes da cultivar. Para análise estatística, utilizaram-se parâmetros descritivos como medidas de tendência central e de dispersão, bem como o teste de Ryan-Joiner e de correlação de Pearson. Os parâmetros lineares apresentaram distribuições não normais e baixas valores do coeficiente de correlação. Em contrapartida, a área projetada da semente seguiu uma distribuição normal de dados, e também, apontou uma correlação forte com o comprimento e a largura. Dessa forma, o teste de correlação destaca a importância destas variáveis para o dimensionamento final dos alvéolos.

pdf DEMANDA ENERGÉTICA DAS OPERAÇÕES MECANIZADAS PARA O CULTIVO DE CEBOLA

Autores: FEITOSA, J. R., FERNANDES, H. C., CECON, P. R., SILVA, E. C., NERY, F. M. T., FURTADO JÚNIOR, M. R.

Ano da publicação: 2019

ISSN: 2358-582X

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

Palavras-chave: Consumo de combustível, preparo do solo, preparo convencional

Estimativas da demanda energética das operações de preparo do solo e semeadura podem contribuir para a escolha do método a ser adotado na produção de cebola. Objetivou-se com este trabalho avaliar a demanda energética das operações mecanizadas necessárias à implantação da cultura da cebola em função de teores de água e sistemas de preparo do solo. Foram avaliados três sistemas de preparo: P1 (aração + duas gradagens + duas operações de encanteiramento + semeadura), P2 (duas gradagens + encanteiramento + semeadura), P3 (uma gradagem + encanteiramento + semeadura); e quatro teores de água: 12, 15, 23 e 26%. O experimento foi instalado em esquema de parcelas subdivididas, no delineamento em blocos casualizados, com quatro repetições. A demanda energética foi avaliada por meio dos parâmetros consumo de combustível por área trabalhada, demanda total de energia, demanda específica de energia e eficiência de utilização do combustível. O sistema P1 apresentou os maiores valores para todos os parâmetros. Os teores de água apresentaram efeito linear na demanda específica de energia. O sistema P3 foi o mais adequado à implantação da cultura.

pdf DESEMPENHO DE TRATOR 4X2 TDA EM FUNÇÃO DOS MODELOS DE PNEUS DIANTEIROS

Autores: KMIECIK, L. L., SILVA, T. X., MACHIOSKI, M. C., PARIZE, G. L., STRAPASSON NETO, L., JASPER, S. P.

Ano da publicação: 2019

ISSN: 2358-582X

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

Palavras-chave: Capacidade de Tração; Instrumentação; Consumo de combustível

Com a crescente utilização da mecanização na agricultura, cada vez mais busca-se melhorias na eficiência das operações. Com esse objetivo, avaliou-se a velocidade operacional, potência e rendimento na barra de tração e consumo horário de combustível de trator agrícola 4x2 TDA de 161 kW com dois modelos de pneus dianteiros, sob três distintas forças na barra de tração e velocidade de 2,47 m.s-1. Este estudo ocorreu na Fazenda Experimental Canguiri em Pinhais (PR) e foi conduzido em faixas, em arranjo fatorial duplo, sendo 2 diferentes pneus na dianteira (Firestone 420/90R30 e Trelleborg 600/65R28) e 3 cargas na barra de tração (20, 45 e 60kN), em pista de concreto (OECD, 2012) com frenagens controladas na barra de tração, sendo 4 repetições totalizando 24 unidades experimentais. A análise de variância e o teste de médias comprovaram que o pneu de maior banda de rodagem na dianteira proporcionou maior velocidade, potência e rendimento na barra de tração na maior carga, e em contrapartida apresentou maior consumo horário de combustível O outro pneu, teve melhor desempenho na carga de 45 kN, com maior velocidade e menor consumo horário.

pdf DESEMPENHO DE TRATOR COM TRÊS NÍVEIS E DOIS TIPOS DE LASTRAGEM

Autores: SANTOS, R. F., OIOLE, Y. A., LASKOSKI, M., KMIECIK, L. L., STRAPASSON, L., JASPER, S. P.

Ano da publicação: 2019

ISSN: 2358-582X

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

Palavras-chave: Eficiência trativa, máquinas agrícolas, ensaio de tratores

O emprego de 75% no lastro hidráulico em pneus diagonais não é mais novidades nos meios acadêmicos e técnicos, como mais indicado para operações agrícolas de alto rendimento tratório. A ciência deve buscar alternativas de viabilizar a capacidade de tração mais racional em recursos, principalmente combustível. Neste contexto objetivou em determinar rendimento tratório e energético em cinco níveis de lastragem, sendo: 0% de lastro hidráulico; 40% de lastro hidráulico nos quatros pneus; 40% de lastro hidráulico substituído por equivalente metálico; 75% de lastro hidráulico nos quatros pneus, 75% de lastro hidráulico substituído por equivalente metálico, em experimento em faixas, com cinco repetições. O trator agrícola instrumentado foi conduzido a 7,5 km h-1, tracionando 45kN, em comboio. Os parâmetros: patinagem, força, potência e rendimento na barra de tração, velocidade, rotação do motor, consumo horário e específico de combustível. Os dados foram submetidos ao teste de Friedman e as médias a comparações múltiplas. Com 75% de lastro hidráulico substituído por equivalente metálico o trator apresentou o menor rendimento tratório e menor consumo de combustível em relação ao 75% de lastro hidráulico.

pdf DESEMPENHO DO TRATOR AGRÍCOLA EQUIPADO COM PNEUS RADIAIS E DIAGONAIS EM OPERAÇÃO DE GRADAGEM INTERMEDIÁRIA

Autores: SAVI, D., KMIECIK, L. L., SILVA, T. X., MACHIOSKI, M. C., PARIZE, G. L., JASPER, S. P.

Ano da publicação: 2019

ISSN: 2358-582X

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

Palavras-chave: Eficiência; configuração pneumática; trator agrícola

O desempenho tratório está relacionado a diversas variáveis, podendo citar neste, a configuração pneumática, que apresenta divergências entre os modelos comercializados. Este artigo tem como objetivo a avaliação da eficiência tratória a partir do desempenho na barra de tração de um trator agrícola em operação de gradagem, onde utilizou-se dois tipos de métodos construtivos de pneus, primeiramente adotaram-se todos os pneus diagonais (duplado no eixo traseiro) e posteriormente todos radiais em duas marchas, Empregando o delineamento em faixas, com arranjo fatorial duplo (duas marchas e duas configurações pneumática) e cinco repetições, totalizando vinte unidades experimentais. Como parâmetro avaliativo, utilizou-se os critérios de patinagem, rotação do motor, consumo horário de combustível, força na barra de tração, velocidade de operação, potências exercidas pelo trator na barra de tração, consumo específico de combustível e rendimento na barra de tração, submetendo os dados para análise de variância, e em casos significativos ao teste Tukey. Os resultados apresentaram que o rendimento energético com a configuração radial single no eixo traseiro não difere da utilização de pneus diagonais duplados neste mesmo eixo, alterando sua eficiência energética apenas em função da velocidade de operação adotada.

pdf DESEMPENHO OPERACIONAL DA SEMEADURA E PRODUTIVIDADE DE MILHO COM E SEM MECANISMOS SULCADOR DE ADUBO DO TIPO HASTE

Autores: CORREIA, T. P. S., BRITO, G. R., LOPES, A. G. C., SOUZA, I. D., FAGGION, F., SILVA, P. R. A.

Ano da publicação: 2019

ISSN: 2358-582X

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

Palavras-chave: Disco duplo, haste sulcadora, consumo de combustível

Como alternativas para superar problemas de compactação do solo em sistema plantio direto, produtores adotam, semeadura pós semeadura, o uso de mecanismo sulcador para adubo do tipo haste ou facão. O objetivo do trabalho foi avaliar o desempenho operacional da semeadura e produtividade de grãos de milho com e sem mecanismo sulcador para adubo do tipo haste. O experimento foi realizado a campo durante a safra 2017/2018 na Fazenda Experimental Água Limpa, situada em Brasília-DF e pertencente a Universidade de Brasília. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, constituído pelos tratamentos semeadura com mecanismo sulcador de adubo do tipo haste (T1) e semeadura com mecanismo sulcador de adubo do tipo disco duplo desencontrado (T2). As avalições realizadas foram: consumo horário de combustível, patinagem, velocidade operacional, capacidade de campo operacional e produtividade de grãos de milho. Os dados obtidos foram submetidos à análise estatística para comparação de médias pelo teste de Tukey ao nível de 5 % de probabilidade de erro. Para as condições de realização do experimento o tratamento T2 obteve maior patinagem e consumo horário de combustível, menor velocidade operacional e capacidade de campo, não diferindo a produtividade de grãos em relação ao T1.

pdf DESEMPENHO OPERACIONAL DO TERRACEAMENTO DE PEQUENAS PROPRIEDADES COM ARADOS DE TRÊS DISCOS

Autores: LOPES, A. G. C., CORREIA, T. P. S., TAVEIRA, W. M. C. F., SILVA, P. R. A., BRITO, G. R., SOUZA, I. D.

Ano da publicação: 2019

ISSN: 2358-582X

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

Palavras-chave: Eficiência operacional, Capacidade de campo, Terraços

O terraceamento com arados de discos ainda é prática comum em pequenas propriedades rurais, munidas de implementos e tratores de menor porte. O objetivo do trabalho foi avaliar o desempenho operacional de dois modelos de arados de discos comumente usados na construção de terraços em pequenas propriedades rurais. O experimento foi realizado com arados de discos e dois tratores em três pequenas propriedades rurais nos municípios de Botucatu-SP e Avaré-SP. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado (DIC) com quatro repetições, sendo os tratamentos: arado fixo de três discos (AF3D) e arado reversível de três discos (AR3D). Os terraços foram construídos com base estreita em áreas com declive entre 13 e 16% e utilizadas como pastagem. As variáveis avaliadas foram: eficiência operacional (Ef) e capacidade de campo efetiva (Cce). Os resultados indicaram que o arado reversível apresenta maior Ef e Cce, tornando a construção dos terraços mais rápida.

pdf DESEMPENHO OPERACIONAL NO PLANTIO DA CANA-DE-AÇÚCAR EM FUNÇÃO DA VELOCIDADE E LASTRAGEM

Autores: NASCIMENTO, G. P., LIMA, J. A. N. S., ALVES, R. S., ESCARELA, V. A. C., SANTOS, P. R. A., CHIODEROLI, C. A.

Ano da publicação: 2019

ISSN: 2358-582X

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

Palavras-chave: Preparo do solo, rendimento, Saccharum officinarum

Em decorrência do uso da mecanização nos processos de manejo na agricultura, se faz necessário em dias atuais, estudos que preconizem o melhor rendimento operacional e econômico do conjunto máquinas - implemento nas operações agrícolas desenvolvidas. Portanto, o objetivo deste trabalho foi avaliar o desempenho operacional do conjunto trator-plantadora de cana picada em função de 3 velocidade de deslocamento e 2 cargas de lastragem. O trabalho foi desenvolvido na área experimental da Fazenda Três Irmãos, Iturama-MG. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, em arranjo fatorial 2x3, sendo duas cargas de lastragens (C1 - 14.025 kg e C2 - 16.575 kg) e três velocidades (V1 - 3 km h-1; V2 - 4,5 km h-1 e V3 – 6 km h-1), com quatro repetições. Avaliou velocidade de deslocamento, capacidade de campo operacional e capacidade de campo efetiva. Os dados foram analisados no programa sisvar realizando a análise de variância, e ao observar significância estatística a pelo menos 5%, foi utilizado o teste de Tukey para comparação das médias. A velocidade teórica de 6 km h-1 foi responsável pelo melhor desempenho operacional do conjunto trator-plantadora, aumentando a velocidade de deslocamento, capacidade de campo efetiva e capacidade de campo operacional.

pdf DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO PARA DISPOSITIVOS MÓVEIS NA ÁREA DE MÁQUINAS E MECANIZAÇÃO

Autores: NASCIMENTO JÚNIOR, A. L. A., OLIVEIRA, V. C., SILVA, M. J.

Ano da publicação: 2019

ISSN: 2358-582X

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

Palavras-chave: Planejamento, gestão, máquinas

Uma especificação adequada de um conjunto trator-implemento pode contribuir na qualidade da operação e na otimização do consumo de combustível. Atualmente, celulares e tablets são importantes veículos para a difusão de informações. O sistema móvel integrado possibilita acessar informações e aplicações diversificadas. Neste trabalho, o objetivo foi desenvolver um aplicativo computacional para a simulação de cálculos para conjuntos mecanizados (máquinas e implementos), compatível com sistema operacional Android dedicado para smartphones e tablets. O software desenvolvido em Android Studio (ferramenta disponibilizada pela Google) abrangeu diferentes tipos de máquinas e implementos agrícolas. Além disso, o aplicativo em desenvolvimento agregará outras funções associadas com a mecanização. Tais aplicações disponíveis na “palma da mão” contribuem no planejamento e gestão dos conjuntos mecanizados.

pdf DESENVOLVIMENTO DE UMA PLATAFORMA DINAMOMÉTRICA PARA ENSAIOS DE TRAÇÃO EM IMPLEMENTOS MONTADOS

Autores: FURTADO JÚNIOR, M. R., FERNANDES, H. C., SILVA, A. C., FORASTIERE, P. R., VILLAR, F. M. M.

Ano da publicação: 2019

ISSN: 2358-582X

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

Palavras-chave: Sistema de levante hidráulico, força de tração, ensaio de máquinas agrícolas

Objetivou-se com este trabalho desenvolver uma plataforma dinamométrica que permita facilitar a determinação da força exigida para a tração de implementos agrícolas montados. Foi utilizada metodologia conceituada para projeto de máquinas agrícolas, constituído das seguintes etapas: 1ª) esclarecimento da tarefa, 2ª) projeto conceitual e 3ª) projeto detalhado. As dimensões e geometrias do protótipo virtual, provenientes da fase de desenvolvimento, foram utilizadas para orientar os processos construtivos. Foram obedecidas as dimensões, limites e tolerâncias estabelecidas no projeto de modo a otimizar a ajustagem mecânica dos componentes do protótipo e garantir seu correto funcionamento. A plataforma dinamométrica constitui-se de um sistema convencional de levante hidráulico de três pontos, montado em um chassi com rodas de sustentação e que apresenta engate para conexão com o trator, por meio da barra de tração. O sistema de controle remoto do trator coordena o levante de três pontos da plataforma dinamométrica, onde é acoplado o implemento a ser ensaiado. Os testes de validação mostraram que a plataforma dinamométrica desenvolvida é uma ferramenta válida para execução de ensaios com implementos montados, sendo uma forma precisa, segura e rápida para essas avaliações.

pdf DESENVOLVIMENTO DO PROTÓTIPO DE UMA SEMEADORA CONSERVACIONISTA PARA AGRICULTURA FAMILIAR

Autores: MELO, R. P., ALBIERO, D., ARAÚJO, M. C., LIMA, I. A. M., SILVA, L. G. C.

Ano da publicação: 2019

ISSN: 2358-582X

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

Palavras-chave: Distribuição de Semente, Punção, Projeto de Máquinas

Os agricultores familiares do semiárido cearense convivem com uma situação peculiar no que se refere aos níveis de tecnologias adotadas no sistema de produção. Portanto, é necessário realizar a inclusão de tecnologias que contribuam com a elevação da qualidade do trabalho agrícola familiar. O objetivo do trabalho foi desenvolver um protótipo de uma semeadora puncionadora para a agricultura familiar e avaliar a distribuição de sementes do mesmo. Utilizou-se a análise de sistemas técnicos conhecidos e a função síntese para desenvolver a concepção do protótipo. Os desenhos detalhados do protótipo foram feitos por meio do software Solid Edge ST6® e o Autodesk Fusion 360®. Os espaçamentos da distribuição longitudinal de sementes foram classificados como duplos, aceitáveis ou falhos. O ensaio de simulação de tensão permitiu a percepção dos pontos críticos do projeto e a análise de tensão do protótipo auxiliou de forma significativa, pois forneceu informações relevantes que foram levadas em consideração para realizar melhorias na estrutura do protótipo. O protótipo da semeadora puncionadora obteve ótimo índice de distribuição de sementes, pois na distribuição longitudinal de sementes obteve 94,28 % de espaçamentos aceitáveis.

pdf DESENVOLVIMENTO E CONSTRUÇÃO DE AMOSTRADOR DE SOLO AUTOMÁTICO PARA AMOSTRAS INDEFORMADAS

Autores: KMIECIK, L. L., OIOLE, Y. A., SILVA, T. X., PARIZE, G. L., SAVI, D., JASPER, S. P.

Ano da publicação: 2019

ISSN: 2358-582X

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

Palavras-chave: Desenvolvimento de equipamento, anel volumétrico, análise física

Anéis volumétricos são comumente utilizados na retirada de amostras indeformadas de solo, para avaliações de diferentes atributos físicos, contudo a retirada destas é trabalhosa e feita de maneira totalmente manual. O objetivo deste trabalho foi desenvolver e construir um amostrador de solos automático para amostras indeformadas acoplado ao trator agrícola e assim usufruir da mobilidade e da força hidráulica para coleta das amostras, sem a necessidade de abrir trincheiras. O chassi para dar sustentação aos componentes, foi modelado em Software CAD e então construído utilizando tubos quadrados de aço de parede 40 mm e espessura de 1,5 mm. Para promover a coleta de anéis volumétricos em profundidade de até 600 mm, utilizou-se atuador hidráulico com válvula reguladora de vazão para manter a velocidade de entrada no solo de 3 cm/s. Foi desenvolvido uma estrutura de diâmetro externo 67 mm e interno 64 mm para ser acoplado a haste do pistão hidráulico, para acomodar os anéis volumétricos durante a coleta de solo, sendo estes feitos a partir de aço inox e volume de 175 cm³. O conjunto foi montado e testado, comprovando a funcionalidade dos componentes e a rapidez nas coletas a nível de campo.

pdf DIAGNÓSTICO DE PERDA ENERGÉTICA DE MOTOR A DIESEL DE UM TRATOR ATRAVÉS DE DINAMÔMETRO DE FREIO HIDRÁULICO

Autores: SANTOS, V. S., TIRAPELLE, A. M. P., GALVÃO, C. B., ALBIERO, D., GARCIA, A. P., MORAES, G. D. A. C.

Ano da publicação: 2019

ISSN: 2358-582X

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

Palavras-chave: Máquinas agrícolas, potência, desempenho

O consumo de combustível na produção agrícola representa parcela de grande significância sobre os custos totais de produção em todo o mundo, dado que os sistemas produtivos tendem a se mecanizar cada vez mais e, deste modo, faz-se necessário o estudo da perda de energia dos motores agrícolas a fim de minimizar custos. As curvas de torque e potência de um motor são informações que auxiliam na visualização do desempenho operacional do motor, possibilitando a comparação das características atuais de um motor antigo em relação às disponibilizadas pelo fabricante. Neste sentido, este artigo teve por objetivo construir as curvas de torque e potência de um trator de mais de 30 anos pertencente à faculdade de Engenharia Agrícola da Universidade Estadual de Campinas e obter um valor porcentual para a redução de desempenho frente às curvas fornecidas pelo fabricante do motor novo.

logo-sbea-alta-qualidade-verde.png
© Copyright 2022 - Bruno Bragheto - Todos os direitos reservados

Pesquisar