Autores: SOUZA, A. A. S., CASTRO, C. B. S., LIMA, K. S., TONIN, J.
Ano da publicação: 2024
ISSN: 2358-582X
Palavras-chave: agricultura familiar, estado do amazonas, censo agropecuário.
Área: Gestão e Educação (GE)
A agricultura familiar no estado do Amazonas possui uma ampla diversidade, abrange uma área de 1.559.167,878km2 e possui uma população rural de 650.877 mil habitantes. Sabe-se que a agricultura familiar nesta região engloba uma ampla variedade de cultivos como mandioca, banana, cupuaçu, malva e milho, todavia, há uma série de informações que podem mobilizadas no intuito de melhor caracterizá-la. Portanto, o objetivo do presente trabalho é apresentar uma análise da agricultura familiar no estado do Amazonas a partir dos dados do Censo Agropecuário de 2017. A pesquisa realizada teve uma abordagem exploratória e descritiva, especialmente a partir de métodos quantitativos e dados secundários. Os resultados mostram que a maioria dos agricultores familiares do Amazonas obtém informações principalmente através da televisão, mas muitos ainda enfrentam dificuldades de acesso à informação e orientação técnica. Em termos de produção, as lavouras temporárias são a principal atividade econômica dos produtores rurais familiares no Amazonas. Ademais, cabe destacar a grande presença de estabelecimentos agropecuários com menos de 5 hectares. Conclui-se que sejam construídas políticas públicas com foco específico na região para alavancar o desenvolvimento rural sustentável.
Autores: NAGAOKA, M. P. T., NAGAOKA, A. K., PEREIRA, A. A. A., LOURENZI, C. R., OLIVEIRA, J. L. B., MEDEIROS, S. R. R.
Palavras-chave: gestão, analise SWOT, ensino.
O planejamento estratégico é um processo gerencial que permite estabelecer o rumo a ser seguido pela organização, com vistas a obter um nível de otimização na relação da organização com o seu ambiente. Este trabalho teve como objetivo elaborarem conjunto com professores, alunos e técnicos administrativos o Planejamento Estratégico do Departamento de Engenharia Rural da UFSC. A presente pesquisa tem natureza aplicada e abordagem qualitativa. Como instrumento de coleta de dados realizou reuniões com os componentes da comissão. A análise SWOT permitiu conhecer as potencialidades e deficiências, assim como as ameaças e oportunidades que deverão ser levadas em consideração no processo de gestão.
Autores: TINTI, B. M., LOPES, A. C., REGAZZO, J. R., BAESSO, M. M.
Palavras-chave: agricultura, extensão, universidade.
A agricultura no Brasil desempenha um papel relevante na economia do país, sendo responsável pela geração de empregos para a população, portanto, é de suma importância a divulgação dos cursos de graduação nesta área. O projeto de extensão “USP na Escola” tem como objetivo estimular o acesso, principalmente, de estudantes do ensino médio de escolas públicas, a Universidade de São Paulo (USP) e especificamente aos cursos oferecidos pela Faculdade de Zootecnia e Engenharia de Alimentos (FZEA/USP), que são todos relacionados ao ramo de ciências agrárias. Para isso, foram realizadas palestras em escolas de Pirassununga e região, abordando as principais informações sobre o campus da USP. Para a coleta de dados, foi produzido um formulário, em que os alunos responderam antes e após as apresentações. A análise revelou que grande parte dos alunos conheciam a USP, porém não conheciam a FZEA/USP e dos cursos oferecidos pela mesma, com a medicina veterinária despertando o maior interesse. Conclui-se que projetos de extensão como esse, são essenciais para a disseminação de informações sobre oportunidades educacionais na área agrícola, visando ampliar o acesso dos estudantes a estes cursos de ensino superior.
Autores: SILVA, J. A. A., SOUZA, B. O. C., VALE, W. G., VALE, P. A. C. B., ANDRADE, V. J. S., ENES, A. M.
Palavras-chave: educação, bacharel, agrárias.
A iniciativa tem dois objetivos principais: promover a integração dos alunos, especialmente os de escolas públicas, com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) e o curso de Engenharia Agrícola, destacando oportunidades de carreira; e aumentar a participação dos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para melhorar a competitividade, especialmente em cursos menos procurados, como Engenharia Agrícola. Foram realizadas visitas a duas escolas no interior de Sergipe, onde profissionais e estudantes ministraram palestras sobre o curso. Questionários foram aplicados para avaliar o conhecimento prévio dos alunos e o impacto do projeto. Ficou evidente que os alunos tinham pouco conhecimento sobre Engenharia Agrícola, mas houve um aumento significativo de interesse após as palestras. Os estudantes universitários também se beneficiaram com integração, participação em atividades de extensão e colaboração em equipe.
Autores: RODRIGUES JUNIOR, L. A. R., SILVA, L. S., BARROS, J. R. S., RODRIGUES, A. S., SOUSA FILHO, A. C., SANTOS, G. G.
Palavras-chave: meliponicultura, flora, diversidade.
O estado do Maranhão, é o segundo maior estado da região Nordeste e possui grandes diferenças quando se trata de vegetação, tendo grande importância em fauna e flora. A variedade de plantas presentes na baixada é de extrema importância para as relações ecológicas desse ambiente, e possui espécies que têm impactos relevantes em atividades econômicas como por exemplo, a meliponicultura. Nesse sentido, as abelhas são os principais agentes polinizadores dos vegetais que em troca, produzem substâncias adocicadas que atraem as abelhas as quais levam em seus pelos pólens dessa planta florífera. O presente trabalho visou realizar a produção e plantio de plantas meliponícolas no município de Arari, Microrregião da Baixada Maranhense. O projeto foi executado na região de Arari – MA, com apresentação do projeto nas comunidades de Bubasa, Pimental, Bonfim e Trizidela. Após a apresentação foram aplicados questionários com os moradores. As mudas foram produzidas no viveiro em parceria com o NDHE/Vale de Arari. O resultado do questionário foi exibido por meio de um gráfico, as mudas foram produzidas com substrato orgânico e organizadas em blocos e distribuídas para os moradores das comunidades.