Publicações

As informações apresentadas são de total responsabilidade dos autores.

Carregando...

Pasta Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

Documentos

pdf DETERMINAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE CAMPO DE DOIS TRATORES AGRÍCOLAS EM ENSAIO DE PREPARO DE SOLO COM GRADE

Autores: SILVA, T. V., ALVES, R. B., QEIROZ, R. F.

Ano da publicação: 2023

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: eficiência de campo, tempos e movimentos, gradagem.

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

O avanço da tecnologia no setor agrícola tem impulsionado a busca por equipamentos cada vez mais eficientes e produtivos. Dessa forma, objetivou-se com o presente experimento determinar a eficiência de campo de dois tratores agrícolas, por meio dos tempos e movimentos de operações de preparo de solo com grade. O experimento foi realizado na Fazenda Experimental da Universidade do Estado de Minas Gerais, localizada no município de Ituiutaba - MG, no mês de junho de 2023. Para a condução do ensaio utilizou-se dois tratores agrícolas (MF4410 e MF4307) e uma grade. Para cada trator foram feitas cinco passadas do equipamento. Foram coletados os tempos de acoplamento, tempo de gradagem e tempo de manobra. Os dados coletados foram digitados e organizados em planilhas de Excel. A eficiência média de campo obtida nas determinações realizadas durante a execução das operações de gradagem foi maior para o trator MF4410, bem como a capacidade de campo operacional. A eficiência média de campo do trator MF4410 foi de 42,55% e do MF4307 foi de 32,99%. O trator MF4307 apresentou a menor capacidade de campo operacional e consequentemente a menor eficiência de campo.

pdf DIFERENTES ADJUVANTES NA APLICAÇÃO DE FUNGICIDAS NA CULTURA DO TRIGO

Autores: MACIÉL, G. L., RITTER, A., LUERSEN, J. C., ROSA, D. P.

Ano da publicação: 2023

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: adjuvante, pulverização, gota.

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

 O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência do efeito da adição de 4 tipos de adjuvantes na calda de pulverização empregada na aplicação de fungicidas na cultura do trigo (TriticumaestivumL.). O delineamento experimental foi de blocos casualizados (5), com seis tratamentos baseados na aplicação de adjuvantes, sendo: sem adjuvante (testemunha), apenas fungicidas, fungicidas + Naft, fungicidas + TA35Gold®, fungicidas + Fighter®, fungicidas+ Blend®. Para qualificação da tecnologia de aplicação o foram mensurados o número de gotas, cobertura, volume aplicado, nas posições superior (folha bandeira) e inferior (segundo entrenó) da cultura. O tratamento que teve o melhor resultado foi o sem adjuvante, o que indica que a adição de adjuvantes não influenciou na pulverização de fungicidas.

pdf DISTRIBUIÇÃO LONGITUDINAL DE FERTILIZANTES NPK 5-20-20 DE DIFERENTES MARCAS PELO DOSADOR DE ROSCA HELICOIDAL POR TRANSBORDO LONGITUDINAL

Autores: ALVES, M., MELLO, M., ROSA, D. P., HENDGES, D.

Ano da publicação: 2023

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: semeadura; ângulo longitudinal, adubação química, granulometria física.

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

Objetivo desse trabalho foi avaliar o efeito da granulometria de fertilizantes, 5-2020 na distribuição longitudinal de um dosador de rosca helicoidal por transbordo, trabalhando sob diferentes ângulos longitudinais em condições de bancada. O experimento foi conduzido no laboratório, em bancada de teste equipada com dosador de rosca helicoidal por transbordo configurado com 60 rpm, empregando um delineamento inteiramente casualizado em esquema bifatorial 3 x 3, com 3 fertilizantes da marca Yara®, Cibra® e Piratini®, fator 2 foi ângulos longitudinal de trabalho, (0º, + 11º e - 11º). Foi avaliado a amplitude de distribuição, coeficiente de variação da distribuição, picos de distribuição superior e inferior avaliado pelo método Controle Estatístico de Qualidade. Não houve efeito significativo entre os fatores ângulo e tipo de fertilizante, que aponta que não há alteração dos parâmetros em estudo variando o ângulo. A dosagem média teve diferença, o da Cibra® foi o menor, diferindo do Piratini® e Yara®, que aponta que para regular uma dosagem entre estes não seria a mesma na semeadora. A amplitude da distribuição foi menor no fertilizante da Cibra®, fato relacionado a menor dosagem, contudo, o coeficiente de variação da distribuição foi maior nesse, 40% contra 24% do Yara® e Piratini®, que não diferiram. Os dados demonstram que a granulometria do fertilizante afeta a distribuição pelo dosador de fertilizante.

pdf DOSAGEM E DISTRIBUIÇÃO LONGITUDINAL DE FERTILIZANTE POR MECANISMOS HELICOIDAIS E ROTOR DENTADO

Autores: CORREIA, T. P. S., MOREIRA, B. J. A., ALVES, P. H. G., SILVA, F. L. S., SOUZA, K. N., BRAGANÇA, D. S. O.

Ano da publicação: 2023

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: plantabilidade, semeadura, agricultura de precisão.

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

Um dos principais fatores para a correta plantabilidade é a precisão da dosagem e distribuição do fertilizante pela semeadora-adubadora. O objetivo do trabalho foi avaliar a precisão de dosagem e distribuição longitudinal de fertilizante por quatro diferentes mecanismos dosadores do mercado. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado de quatro tratamentos e 34 repetições cada, realizadas em simulador de plantabilidade. Os tratamentos contemplaram os principais dosadores ofertados pelo mercado ao produtor, sendo: JD Prometer®; FS Auto-lub AP NG®; TP Duplo sem-fim®; e JA Jupiter®. Foram avaliadas a constância da dosagem (D) e uniformidade da distribuição longitudinal (DL) do NPK 10-10-10. Devido as variáveis considerarem desempenho quantitativo e ser objetivo distinguir valores absolutos, os dados foram submetidos a estatística descritiva pelo software AgroEstat. Conclui-se que o menor coeficiente de variação (CV) para D foi 2,9%, obtido por TP Duplo sem-fim®, seguido por FS Auto-Lub (4,3%), JD Prometer® (8,3%) e JA Jupiter® (10,8%). Para DL o menor CV foi 3,9%, obtido por JA Jupiter®, seguindo por TP Duplo sem-fim® (6,7%), FS Auto-lub (15,8%) e JD Prometer® (20,4%). 

pdf EFEITO DE DIFERENTES METODOLOGIAS DE COLETA DE DADOS EM DISTRIBUIDORES DE FERTILIZANTES COM MECANISMOS DE DISTRIBUIÇÃO DISTINTOS

Autores: MACHADO, T. M., BURRATO, W., MATOS, F. B., CHAPLA, M. V., NASCIMENTO, L. A., VALE, W. G.

Ano da publicação: 2023

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: aplicação, centrífugo, pendular.

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

A eficiência da produção agrícola está diretamente relacionada com a qualidade de distribuição e aplicação dos fertilizantes. Assim, o Laboratório de Agricultura de Precisão e Mecanização Agrícola (LAPMec) localizado no campus da UFMT em Sinop – MT, desenvolveu um experimento o qual foi realizado em duas partes, uma em DBC com arranjo fatorial 2x2, sendo dois equipamentos (pendular e centrífugo) e duas metodologias (movimento e estático) com cinco repetições. A segunda parte foi em DBC com arranjo 2x2 (pendular e centrífugo) e duas metodologias para coleta (com divisória e sem divisória) dos coletores com cinco repetições. Conclui-se que o equipamento pendular obteve maior largura para aplicação à lanço e não houve diferenças significativas para o distribuidor centrífugo. O uso de divisórias nos coletores mostra necessária para aplicações considerando o CV 20% em ambos os distribuidores. Para uma afirmação mais robusta sobre os mecanismos distribuidores e as metodologias, o trabalho deve ser realizado futuramente com diferentes modelos e fabricantes de distribuidores e também com diferentes formulados de fertilizantes.

pdf EFICIÊNCIA DOS ADJUVATES NA APLICAÇÃO DE FUNGICIDAS PARA O CONTROLE DE DOENÇAS NA CULTURA DO TRIGO

Autores: RITTER, A., LUERSEN, J.C., ROSA, D.P., MACIÉL, G.L.

Ano da publicação: 2023

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: índice de infecção de doenças, tecnologia de aplicação, peso hectolitro.

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência do efeito da adição de 4 tipos de adjuvantes na calda de pulverização de fungicidas na cultura do trigo (Triticum aestivum L.). O delineamento experimental foi de blocos casualizados (5), com seis tratamentos baseados na aplicação de adjuvantes, sendo: sem adjuvante (testemunha), apenas fungicidas, fungicidas + Naft, fungicidas + TA35 Gold®, fungicidas + Fighter®, fungicidas + Blend®. Para qualificação da tecnologia de aplicação foram mensurados nas posições superior (folha bandeira) e inferior (segundo entrenó) da cultura, o índice de infecção da doença Mancha Amarela (Pyrenophora tritici-repentis) e comprimento da folha bandeira, além dos componentes de rendimento, peso hectolitro (PH), massa de mil grãos e produtividade. Em relação ao índice de infeção da doença, o adjuvante TA35 Gold® apresentou o maior índice comparado a testemunha, fato que resultou no menor PH, porém estatisticamente esse e os demais valores avaliados na planta não diferiram. Concluindo que mesmo nas condições do presente estudo, a adição dos adjuvantes não influenciou na pulverização de fungicidas e nem mesmo no controle de manchas foliares no trigo.

pdf ESTUDO DAS PROPRIEDADES MECÂNICAS DO ENDOCARPO DE MACAÚBA VISANDO PROJETO DE MÁQUINAS PARA EXTRAÇÃO DE SEMENTES

Autores: PEREIRA, R. V., GRUPIONI, C. M. F., PEREIRA, J. S., DOMINGUES, I F. M., SCINOCCA, F., SANTOS, F. L.

Ano da publicação: 2023

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: biocombustíveis, macaúba, resistência mecânica.

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

O uso de biocombustíveis se mostra como alternativa ao uso de fontes de energia renováveis e com baixos níveis de emissão de poluentes, a exemplo da macaúba. Para o plantio, deve-se germinar a amêndoa que possui endocarpo com elevada resistência mecânica, no entanto, essa característica do endocarpo torna a extração das sementes para o processo de germinação e produção de mudas torna-se uma tarefa árdua e não produtiva. Neste contexto, o presente trabalho determinou a taxa de deformação e o tempo de imersão do fruto em água ou não, que promoveria a redução da resistência mecânica do endocarpo da macaúba. Para isso foi utilizada uma máquina de compressão Instron Emic 23-20 para a captação dos dados referentes à força máxima de ruptura. Foram utilizadas diferentes taxas de deformação em associação com tratamentos do endocarpo. Neste contexto, verificou-se que a secagem do endocarpo, via exposição solar, por 10 dias em associação com a taxa de deformação de 500 mm min-1 apresentou os valores mais promissores em termos da redução da força de ruptura dessa estrutura.

pdf ESTUDO DE CASO: AVALIAÇÃO DOS IMPACTOS DE ALTERAÇÃO DE UMA TRITURADORA FORRAGEIRA QUANTO ÀS PROPRIEDADES MECÂNICAS DO EIXO

Autores: OLIVEIRA, R.S.S., ENES, A.M., PEREIRA, D.A., VALE, W.G., ANDRADE, V.J.S., SANTOS, M.F.M.

Ano da publicação: 2023

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: mecanização agrícola, silagem, projeto conceitual.

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

As máquinas de silagem e colheita de milho desempenham um papel fundamental na produção de silagem, utilizada na alimentação animal e composição de rações. Para otimizar esse processo, é necessário realizar adaptações cuidadosamente planejadas e avaliadas, visando melhorar a eficiência e qualidade da silagem. No entanto, é importante ressaltar que as alterações realizadas muitas vezes não levam em conta critérios técnicos essenciais, o que pode comprometer a segurança e qualidade da produção. Adaptações inadequadas podem resultar em problemas operacionais, desperdício de recursos e até mesmo acidentes. Por outro lado, quando as adaptações são planejadas levando em conta critérios de engenharia, é possível obter melhorias significativas. Uma solução é o uso de softwares especializados para avaliar componentes mecânicos das máquinas, identificar falhas e propor alterações que aprimorem o processo de produção. O uso de plataformas como a ONSHAPE permite realizar avaliações detalhadas, resultando em um modelo que servirá para simulações e dimensionamentos das características operacionais das máquinas. O objetivo desse trabalho é analisar detalhadamente o funcionamento das máquinas de silagem, identificar problemas e propor soluções por meio de adaptações, utilizando desenhos técnicos mecânicos. Com isso, espera-se aumentar a eficiência e qualidade da produção de silagem de milho.

pdf ESTUDO OPERACIONAL DE GRADE ARADORA EM ARGISSOLO VERMELHO-AMARELO NO PONTAL DO PARANAPANEMA

Autores: AMAD, C. H. G., GALVÃO, C. B., ARAUJO, W. L., MORAES, G. D. A. C., ALBIERO, D.

Ano da publicação: 2023

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: avanço, patinagem, trator agrícola.

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

O estudo do avanço e da patinagem de um trator agrícola são de importância para maximizar a eficiência e o desempenho de operações agrícolas. Logo, a compreensão e o estudo destes aspectos se tornam fundamental para maximização da produtividade no campo, redução de custos e minimização de impactos ambientais. Este trabalho apresenta um estudo feito em campo provando a importância do conhecimento sobre o avanço e a patinagem de um trator. Para a realização do experimento foi utilizado um trator da marca Valtra, modelo BH224 HiTech, os testes foram feitos nas propriedades de um fornecedor de cana de açúcar na região do Pontal do Paranapanema, tendo como operação principal o uso de grade aradora. Com os resultados obtidos foi possível constatar que muitos métodos de trabalho podem ser melhorados por meio do conhecimento desta técnica para melhorar e otimizar a utilização do trator.

pdf FORÇA DE TRAÇÃO E CONSUMO HORÁRIO DE COMBUSTÍVEL DE HASTE SULCADORA OPERANDO EM DIFERENTES DISTÂNCIAS DO DISCO DE CORTE

Autores: LOMBARDI, B.P., FRANCETTO, T.R., ALONÇO, A.S., BELLÉ, M.P., ALONÇO, P.A.

Ano da publicação: 2023

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: semeadora, velocidade de semeadura, plantio direto.

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

A agricultura é uma atividade que requer o uso de tração e de combustível para diversas tarefas, entre elas a semeadura. Devido ao valor empregado a determinadas máquinas e implementos busca-se estudar cada vez mais a fabricação, posição e eficiência de seus elementos, visando alcançar o objetivo de cada atividade com maestria. O objetivo deste trabalho foi verificar a influência da velocidade e da distância para o disco de corte sobre a força de tração e consumo horário de combustível de uma haste sulcadora operando em um sistema de semeadura direta. Os valores de força de tração foram obtidos por uma célula de carga e os valores de consumo horário de combustível foram obtidos por um fluxômetro. Foi possível observar que a distância do disco de corte e a velocidade de operação foram significativas para a força de tração, sendo que o aumento destas causou um aumento na força de tração. No consumo horário de combustível somente a velocidade foi significativa, sendo que o acréscimo de velocidade resultou num consumo maior de combustível.

pdf IMPACTO DA IMPLANTAÇÃO DO TRÁFEGO CONTROLADO NA RESISTÊNCIA DO SOLO A PENETRAÇÃO EM DIFERENTES COBERTURAS VEGETAIS

Autores: MARTINS, M. B., GUIMARÃES JÚNNYOR, W. S., MATOS FILHO, E. J., GOMIDES, J. F. F. B., SILVA, F. R., OLIVEIRA, D. C. S. B.

Ano da publicação: 2023

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: agricultura de precisão, compactação, conservação do solo.

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

O estudo de novas metodologias que visam diminuir a compactação no solo é fundamental e a utilização de coberturas vegetais aliadas ao tráfego controlado de máquinas auxiliam neste processo. Este trabalho teve por objetivo verificar o impacto da implantação do tráfego controlado na resistência do solo a penetração em diferentes coberturas vegetais. O experimento foi conduzido na Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul – Unidade Universitária de Cassilândia. O experimento foi instalado em faixas com parcelas subdivididas com 4 repetições. Os tratamentos foram constituídos pelo tráfego controlado de máquinas com diferentes espécies de cobertura vegetal, sendo eles: tráfego controlado + espécies espontâneas (TC + EE); tráfego controlado + braquiária (TC + B); tráfego controlado + milheto (TC + M); tráfego controlado + mix de milheto e braquiária (TC + MIX). Foi avaliado a resistência do solo a penetração após a semeadura de soja com a utilização de um penetrômetro de impacto em forma de transepto nas faixas de rodagem. A associação de palhadas (milheto+braquiária), juntamente com o tráfego controlado de máquinas amenizaram o efeito da compactação do solo.

pdf ÍNDICE DE CONE DO SOLO EM FUNÇÃO DE DIFERENTES PASSADAS DE UM TRATOR AGRÍCOLA

Autores: MARQUES FILHO, A. C., BENETE FILHO, M., LOPES, A. C., FARIA, R. O.

Ano da publicação: 2023

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: compactação, mecanização, tráfego controlado.

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

A compactação de forma geral reduz a produtividade das culturas, pois afeta a absorção de água e nutrientes das culturas agronômicas. O objetivo desta pesquisa foi avaliar a compactação de solo causada por diversas passadas de um trator agrícola sobre o mesmo local da lavoura. O trabalho foi realizado na Fazenda Experimental Lageado, pertencente à Faculdade de Ciências Agronômicas da UNESP de Botucatu-SP, sob as coordenadas 22° 51’ 4.786’’S e 48° 26’ 2.251”, com aproximadamente 800 metros de altitude em um Latossolo Vermelho – Amarelo com teor de água de 20,6%, sendo a área preparada de forma convencional e transitada por um trator agrícola com a massa total de 11.500kg Os tratamentos foram compostos por diferentes passagens da máquina sobre o mesmo local do solo preparado, sendo 1; 3; 5; 7 e 10 passagens. A variável resposta analisada foi a Resistência à Penetração do Solo (RSP). Os resultados demonstraram que é preciso controlar o tráfego de máquinas sobre a lavoura, pois nas primeiras passadas da máquina a estrutura do solo é severamente afetada, verificando-se que, desde a primeira passagem do trator sobre o solo, ocorre o aumento da RSP, sendo que na primeira passagem do trator o solo alcançou 52% da compactação máxima na profundidade de 7,5cm. As camadas superficiais, até 30cm, foram as que apresentaram as maiores resistências à penetração.

pdf ÍNDICE DE DERIVA E ESPECTRO DE GOTAS POR UM MICROPULVERIZADOR ATOMIZADOR NA CULTURA DO CAFÉ

Autores: LOPES, A.G.C., DAMOS, M.J., CORREIA, T.P.S., SILVA, P.R.A., MARQUES FILHO, A.C.

Ano da publicação: 2023

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: cafeicultura, tecnologia de aplicação, cobertura.

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

Um dos principais desafios da operação de pulverização em cafezais é a penetração de gotas no dossel da cultura e controle de deriva. O objetivo do trabalho foi avaliar o espectro de gotas e índice de deriva produzidos por um pulverizador atomizador de pequeno porte em diferentes pressões de trabalho na cultura do café. O delineamento experimental adotado foi o inteiramente casualizado com três tratamentos e quatro repetições cada, os tratamentos foram três pressões de pulverização, 250 kPa (T1), 500 kPa (T2) e 700 kPa (T3). Foi utilizado um pulverizador modelo K.O Caçulão 500 turbo, equipado com pontas de pulverização do tipo cone vazio e calibrado para vazões de 6, 11 e 12 L min-1 a 4,2 km h-1, para T1, T2 e T3 respectivamente. As variáveis avaliadas foram volume aplicado (L ha -1), densidade de gotas cm-2 e deriva sobre o operador. A maior pressão de pulverização proporcionou maiores valores de volume depositado e cobertura do alvo.

pdf INFLUÊNCIA DA ALTURA DA APLICAÇÃO NA QUANTIDADE DE AR INDUZIDO POR PONTA DE PULVERIZAÇÃO COM INDUÇÃO DE AR

Autores: LINHARES, V., FAGGION, F., CORREIA, T. P. S., CRUZ, H. C. G.

Ano da publicação: 2023

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: controle, defesa fitossanitária, tecnologia.

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

Existem no mercado pontas de pulverização que induzem ar gerando gotas do spray com ar em seu interior e quando em operação geram gotas que sofrem menos deriva que as geradas por pontas convencionais. Contudo, o efeito da altura de aplicação sobre a quantidade de ar induzido ainda é pouco conhecido. Este trabalho tem por objetivo avaliar a quantidade de ar inserido às gotas por pontas de pulverização com indução de ar trabalhando em diferentes alturas. Os tratamentos foram cinco alturas de coleta 0,60; 0,70; 0,80; 0,90 e 1,00m, na pressão de trabalho de 400 kPa, utilizando a ponta com indução de ar AI11003. O delineamento estatístico utilizado foi o inteiramente casualisado com quinze repetições. Os valores obtidos foram analisados através da análise de variância (ANOVA) pelo teste “F” a 5% de significância, com posterior análise das médias através do teste de Tukey a 5%. Os resultados mostram que a altura tem influência na quantidade de ar induzido e houve interferência estatística para os fatores analisados. A altura de 0,90m foi a que mais induziu ar e a de 0,60m a que menos induziu. Na média geral das alturas a quantidade de ar induzido foi de 20,02%.

pdf INFLUÊNCIA DA VELOCIDADE DE SEMEADURA NA DISTRIBUIÇÃO LONGITUDINAL DE SEMENTES DO DOSADOR DE DISCO ALVEOLAR

Autores: COSTA, M. S., FRANCETTO, T. R., CARVALHO, R. O., ALONÇO, A. S., LOMBARDI, B. P.

Ano da publicação: 2023

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: soja, engenharia agrícola, semeadora.

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

A distribuição uniforme de sementes em semeadoras de precisão requer a análise do desempenho em termos de regularidade nos espaçamentos entre as sementes, além de variáveis quantitativas e percentuais. Utiliza-se a classificação ISO 7256/1 (1982) e a norma ABNT (1994) para definir percentuais aceitáveis de espaçamentos. O objetivo deste trabalho foi analisar o desempenho de um dosador de disco alveolar horizontal na distribuição longitudinal de sementes de soja verificando a porcentagem de espaçamentos aceitáveis, múltiplos, falhos e a precisão, em diferentes velocidades de semeadura, mantendo a mesma densidade de semeadura. Dessa maneira, o aumento da velocidade resultou em 11,76% mais espaçamentos múltiplos, sem um padrão observável para espaçamentos falhos. Além disso, a velocidade mais alta reduziu os espaçamentos entre as sementes e aumentou a dispersão, indicado pelo coeficiente de variação. Portanto, a menor velocidade apresentou um percentual maior de espaçamentos aceitáveis, com desempenho adequado.

pdf INFLUÊNCIA DA VELOCIDADE E DIFERENTES TIPOS DE PONTAS NA QUALIDADE DE APLICAÇÃO DE FUNGICIDA NA CULTURA DO ALGODÃO

Autores: MACHADO, T. M., REZENDE, A V. S., CARMO, E. G., BUENO, R. S., VALE, W. G., NASCIMENTO, L. A.

Ano da publicação: 2023

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: pulverização, qualidade de gotas, uniformidade de aplicação.

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

O algodão exerce grande importância no cenário agrícola nacional, porém, seu alto custo de produção exige otimização de insumos. Este trabalho objetivou analisar a influência da velocidade e tipo de ponta na qualidade de aplicação de defensivos, avaliando-se cinco diferentes pontas em quatro velocidades, sendo observados parâmetros de qualidade de aplicação como: DMV (diâmetro médio volumétrico), cobertura, densidade, volume de aplicação e amplitude relativa. A velocidade não interferiu nos fatores tipos de pontas e altura das plantas. Houve diferença significativa na densidade de gotas, que nas duas maiores velocidades apresentou maior cobertura, e o DMV com a menor velocidade foi responsável pelo maior diâmetro médio volumétrico. A ponta com jato tipo cone apresentou melhor valor de dispersão e o tamanho de gotas adequado à aplicação que era realizada. A velocidade em que se obtiveram os melhores desempenhos quanto à densidade e ao menor valor de DMV foi a de 20 km h-1.

pdf INFLUÊNCIA DE ADJUVANTE EMULSIONÁVEL E ASSISTÊNCIA DE AR NA BARRA PARA APLICAÇÃO DE FUNGICIDA EM SOJA

Autores: ALVES, P. H. G., MOREIRA, B. J. A., SILVA, F. L. S., SOUZA, K. N., BRAGANÇA, D. S. O., CORREIA, T. P. S.

Ano da publicação: 2023

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: pulverização, tecnologia de aplicação, espectro de gotas.

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

Adjuvantes e assistência de ar na barra de pulverizadores são ferramentas visam contribuir para a qualidade e segurança das pulverizações agrícolas. O objetivo do trabalho foi avaliar a influência de adjuvante concentrado emulsionável e assistência de ar na barra de pulverização na aplicação de fungicida na cultura da soja. O delineamento experimental adotou um fatorial 2 x 2 (calda de fungicida sem e com adjuvante; aplicação sem e com assistência de ar na barra de pulverização), com seis repetições cada. O adjuvante foi do tipo concentrado emulsionável e o pulverizador utilizado foi o modelo AM14 Vortex. As variáveis avaliadas foram: diâmetro mediano volumétrico de gotas (DMV), amplitude relativa (AR), índice de cobertura e volume depositado de gotas sobre o alvo. Os dados foram submetidos a análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Turkey (P≤0,05). Concluiu-se que o adjuvante aumenta o DMV e a assistência de ar na barra não difere a variável. A interação entre o adjuvante e assistência de ar na barra reduz a AR, aumenta a cobertura do alvo por gotas e o volume de calda aplicado sobre o alvo.

pdf INFLUÊNCIA DO DESGASTE DOS ANÉIS SOBRE O DESEMPENHO DE MOTORES DIESEL AGRÍCOLAS

Autores: NUNES, P. G. K., GALLO, W. L. R., SANTOS, J. S. G., ALBIERO, D.

Ano da publicação: 2023

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: motores diesel, simulação, desempenho, desgaste de anéis.

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

Motores de combustão interna possuem desgaste dos componentes internos, sendo os anéis um dos componentes que diretamente afeta o consumo de óleo lubrificante e a vedação dos gases da câmara de combustão. Este trabalho busca verificar, por meio de simulações computacionais, a variação de parâmetros de desempenho como potência, temperatura / pressão máximas, consumo específico de combustível e vazamento de gases através dos pistões (blow-by) em função da variação da abertura dos anéis. Foi utilizado para simulação um motor diesel do tipo agrícola, 4 tempos, naturalmente aspirado, 4 cilindros, 3,92 litros de deslocamento e injeção direta operando a 1800 rpm em regime de carga total. Resultados obtidos por simulação mostram que a abertura dos anéis da condição mínima de 0,4 mm para a condição máxima aceitável pelo fabricante de 2,0 mm aumenta o vazamento de gás através dos pistões em 407,90 %, reduz a potência de eixo e aumenta consumo específico de combustível em 3,12 %.

pdf INTERFERÊNCIA DA DENSIDADE E DA VELOCIDADE DE SEMEADURA NO DESEMPENHO DE UM DOSADOR DE DISCO ALVEOLAR HORIZONTAL

Autores: FRANCETTO, T.R., ALONÇO, A.S., SOARES, A.H., CARVALHO, R.O., LOMBARDI, B.P.

Ano da publicação: 2023

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: semeadora de precisão, engenharia agrícola, máquinas agrícolas, soja.

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

As máquinas foram criadas para facilitar serviços em quaisquer áreas de atuação feitas pela troca da mão de obra do homem por mecanismos e equipamentos que contribuíam para otimizar o tempo e obter melhores resultados. No ramo da agricultura não foi diferente, onde atualmente facilmente encontramos máquinas e implementos. Dentre diversas operações, a de semeadura foi uma que recebeu o desenvolvimento, sendo esta uma fase extremamente importante visto o seu impacto na produtividade das culturas. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho foi analisar o efeito da densidade e da velocidade de semeadura no desempenho operacional de um dosador de disco alveolar horizontal na distribuição de sementes de soja. O experimento foi realizado na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mais precisamente no Laboratório de Pesquisa e Desenvolvimento de Máquinas Agrícolas (LASERG). Foi utilizado uma bancada de ensaio de dosadores (BEDOSA), sendo os espaçamentos entre sementes qualificados conforme a ABNT (1994), avaliando 250 espaçamentos, com três repetições. Os resultados demostraram efeito significativo e interativo de ambos os fatores sobre o desempenho do dosador, sendo verificado um valor médio de 48,42% de aceitáveis, 26,93% de múltiplos e 24,65% de falhos. A condição ótima de desempenho foi verificada na configuração de velocidade 2 (1,39 m s-1 /5 km h -1 ) com a densidade de semeadura 4 (18 sem m-1 ).

pdf LEVANTAMENTO DA POTÊNCIA REQUERIDA NO EIXO DA ESTEIRA DE UMA DISTRIBUIDORA DE ADUBOS E CORRETIVOS SÓLIDOS

Autores: GALVÃO, C.B., PAULA, M.V., COSTA, P.R.M., LUNARDI, A.S., ALBIERO, D., GARCIA, A.P.

Ano da publicação: 2023

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: sistemas elétricos, eficiência de transmissão, motores elétricos.

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

Sistema hidráulico está presente na maioria das máquinas agrícolas para realizar os mais diversos serviços, a substituição deste sistema por sistema elétrico vem colaborar com a necessidade de termos máquinas que agridem menos o meio ambiente, no sentido de evitar o derramamento de fluido hidráulico e também do ponto de vista de economia de energia, devido ao fato do sistema elétrico ser mais eficiente em sua transmissão. O projeto “Distribuidor de Fertilizantes e Corretivos Master Elétrico” tem por objetivo idealizar, projetar e desenvolver uma nova versão para esta máquina onde seu sistema hidráulico será substituído por um sistema elétrico, para isso o levantamento da potência requerida em cada parte da máquina precisa estar bem caracterizado. Este trabalho mostra o levantamento da potência requerida no eixo da esteira de alimentação dos discos distribuidores em três casos de abertura da comporta de descarga. Os dados demonstraram que para este caso houve diferença significativa na potência em função da abertura da comporta e que as necessidades de potência no eixo ficaram caracterizadas para um dimensionamento dos motores elétricos que substituirão os hidráulicos.

logo-sbea-alta-qualidade-verde.png
© Copyright 2022 - Bruno Bragheto - Todos os direitos reservados

Pesquisar