Autores: COSTA, M. S., ESTEBAN, D. A. A., SOUZA, Z. M., GOMES, M. G. S., PARRA, J. A. S.
Ano da publicação: 2023
ISSN: 2358-582X
Palavras-chave: tráfego agrícola, compactação do solo, disponibilidade hídrica.
Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)
Esta pesquisa teve como objetivo avaliar os efeitos do tráfego de distintos sistemas de transbordo utilizados na colheita da cana-de-açúcar na capacidade de água disponível (CAD) em um Latossolo Vermelho. O estudo foi conduzido na Usina Cerradão no município de Frutal, Minas Gerais, Brasil. O experimento foi implantado em delineamento de blocos casualizados, com quatro tratamentos referentes a sistemas de transbordo com três repetições, sendo: i) Transbordo 1T/21 - composto por conjunto de trator 134 kW + uma unidade de transbordo com capacidade de 21 Mg; ii) Transbordo 2T/10 - conjunto trator 134 kW + duas unidades de transbordos com capacidade de 10 Mg cada; iii) Transbordo 1T/30 - conjunto trator 172 kW + uma unidade de transbordo com capacidade de 30 Mg; iv) Transbordo 1C/20 - composto por um caminhão 228 kW + uma unidade de transbordo com capacidade de 20 Mg. As avaliações ocorreram na linha de plantio (LP), entrelinha (EL) e ponto médio (PM) entre LP e EL, nas camadas de 0,0-0,10, 0,10-0,20, 0,20-0,30, 0,30-0,50 e 0,50-0,70 m. Na camada de 0,20-0,30 m o tratamento 1T/21 apresentou maior capacidade de água disponível. Nas camadas de 0,30-0,50 e 0,50-0,70 m os sistemas de transbordo não alteraram a qualidade física do solo.