Publicações

As informações apresentadas são de total responsabilidade dos autores.

Carregando...

Pasta Engenharia de Água e Solo (EAS)

Documentos

pdf ALTURA DO DOSSEL DE PLANTAS DE SOJA IRRIGADAS COM EFLUENTE TRATADO DE ABATEDOURO

Autores: JUNIOR, M. R. O., GIZ, A. M., SANTOS, L. C., VIZU, J. F., GOMES, T. M., ROSSI, F.

Ano da publicação: 2023

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: águas residuárias, Glycine max, irrigação

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

São gerados pelos abatedouros no Brasil uma grande quantidade de efluente que podem ser vistos como agentes nocivos ao meio ambiente, devido ao seu elevado teor de matéria orgânica, quantidade de nutrientes como nitrogênio e fósforo, e elevada DBO. Esse efluente pode ser utilizado na irrigação de culturas com interesses econômicos, como fonte de reaproveitamento de água em propriedades agrícolas. Objetivou-se analisar, ao longo do período, o crescimento vegetativo de soja irrigada com efluente tratado de abatedouro (ETA). O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com quatro repetições e cinco tratamentos, sendo a testemunha irrigada com 100% água de abastecimento (0% E), e quatro concentração de ETA (100%, 75%, 50% e 25%). As plantas foram mensuradas semanalmente, por 7 semanas, utilizando uma trena. Aos 60 dias após a semeadura (DAS) as plantas irrigadas com 25% ETA estavam superiores as plantas 0% ETA. O mesmo foi verificado aos 66 e 78 DAS. As plantas de soja no tratamento testemunha foram, as mais baixas, enquanto as irrigadas com 25% ETA, as mais altas. Os resultados demonstram que a irrigação com ETA foi capaz de promover o crescimento vegetativo das plantas de soja.

pdf ANÁLISE DE UNIFORMIDADE EM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR ASPERSÃO CONVENCIONAL

Autores: BONELLI, G. N., GIZ, A. M., JUNIOR, M. R. O., SANTOS, L. C., GOMES, T. M., ROSSI, F.

Ano da publicação: 2023

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Christiansen, eficiência, reúso agrícola.

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

O volume e a uniformidade da água fornecida desempenham um papel vital no potencial produtivo das culturas, tornando a irrigação uma ferramenta essencial na agricultura. A irrigação por aspersão é amplamente utilizada no Brasil, pois pode ser adaptada a diferentes superfícies, declives e tipos de solo. Para avaliar a eficiência desse sistema são necessários testes visando verificar a uniformidade da irrigação. O objetivo deste estudo foi avaliar a uniformidade do sistema de irrigação por aspersão em parcelas experimentais de 64 m2, nas quais são pesquisadas culturas em rotação com irrigação com efluente tratado de abatedouro. Foram utilizados aspersores de impacto setorial regulável e coletores d'água cilíndricos para calcular o coeficiente de uniformidade de Christiansen (CUC). A análise dos resultados indicou que os aspersores apresentaram uma uniformidade de irrigação razoável (CUC > 70%) para 50% das parcelas, sendo que duas parcelas apresentaram CUC<60% (uniformidade inaceitável), ou seja, os aspersores precisam ser verificados e ajustados. Este estudo destaca a importância de avaliar a uniformidade da irrigação por aspersão para melhorar o manejo da água e promover um desempenho mais eficiente do sistema de irrigação.

pdf ANÁLISE DO DESEMPENHO DE EQUAÇÕES EXPLÍCITAS PARA DETERMINAÇÃO DO FATOR DE ATRITO DE DARCY-WEISBACH PARA FLUXO TURBULENTO LISO

Autores: SOUZA, V. F., SOUSA, J. S. C., MORAIS, V. A. M., ROCHA, M. G.

Ano da publicação: 2023

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Sousa e Dantas Neto (2014),  Moody,  Von Kármán

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

A perda de carga um fatores mais importantes para um ótimo dimensionamento de sistema de irrigação, sendo a equação mais indica para a sua determinação é a de DarcyWeisbach, entretanto o fator atrito f uma das suas variáveis é um empecilho para o seu uso, pois dependo do cenário é indicado a utilização de equações implícitas para  a sua estimativa, e como uma forma de contornar isso diversos autores desenvolveram modelos explícitos de diferente grau de complexidade e precisão como alternativa, a cita o de Moody e de Sousa e Dantas Neto. Objetivo do estudo foi avaliar desempenho das equações de Moody e de Sousa e Dantas Neto em relação a Von Kármán para 297 cenários com diferentes valores de rugosidade absoluta, diâmetro interno e velocidade de fluxo mais comum em sistemas de irrigação. Ambas receberam a classificação excelente para Willmott em todos os cenários, entretanto a de Sousa e Dantas Neto se a mostrou mais precisa em todos os critérios.

pdf ANÁLISE DO USO DO SOLO E DE DADOS METEOROLÓGICOS DO MUNICÍPIO DE JABOTICABAL POR FERRAMENTAS DIGITAIS

Autores: COSTA, D. A. M., TURCO, J. E. P., PISSARRA, T. C. T.

Ano da publicação: 2023

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: bacia hidrográfica, agricultura digital, manejo sustentável.

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

A interpretação de imagens e dados climatológicos coletados remotamente por meio de ferramentas digitais pode orientar o manejo em áreas rurais e facilitar a gestão do uso e ocupação. O principal objetivo deste trabalho foi analisar o uso do solo e os dados climatológicos em bacias hidrográficas localizadas no município de Jaboticabal-SP. Para tanto, foram usadas técnicas de sensoriamento remoto e sistemas de informações geográficas. Os atributos ambientais: solo, topografia e uso do solo analisados. Os dados meteorológicos da estação do departamento de Ciências Exatas da UNESP/FCAV foram levantados para observar os aspectos do clima para o município. A morfologia da área de estudo foi identificada como relevo suave-ondulado a ondulado, o uso do solo predominante é a cultura de cana-de-açúcar e os solos predominantes são: latossolo e argissolo. Os dados de clima médio foram os seguintes: temperatura: 22,90oC; Umidade relativa do ar: 63,90%; velocidade do vento:0,90m.s-1, radiação solar: 19,49 MJ m-2 dia-1, chuva diária: 3,11mm, sendo o maior valor 53,20mm.

pdf ANÁLISES DE MODELOS MATEMÁTICOS PARA ESTIMATIVA DE EROSIVIDADE DO SOLO

Autores: SILVA, T. R. G., FERREIRA, A. C., MARTINS, F. D. M., MENDONÇA, G. C., SANTOS, C. G., PISSARRA, T. C. T.

Ano da publicação: 2023

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: conservação do solo, precipitação, modelos de estimativa da erosividade

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

A principal causa da degradação do solo em ambientes tropicais e subtropicais úmidos é a erosão hídrica, caracterizada por ser a mais importante no Brasil. Os principais fatores que determinam as perdas de solo por erosão hídrica são a erosividade, erodibilidade, topografia, uso e manejo do solo e as práticas conservacionistas. O planejamento conservacionista adequado requer o conhecimento dos fatores que influenciam a erosão local. A quantificação das perdas de solo por erosão hídrica auxilia na definição das técnicas de manejo e práticas conservacionistas adequadas para cada província. O objetivo deste trabalho foi determinar a erosividade das chuvas para o município de Rio Largo - AL, através de dados pluviométricos no período de 1963 a 2015. Os referidos dados foram tabulados para cálculo de chuva, coeficiente e sua relação com a erosividade utilizando seis equações. A média pluviométrica anual calculada foi de 1712 mm para o período de observação de 52 anos, apresentando uma ampla variação da distribuição das chuvas, com a estação das águas concentrada nos meses de abril a agosto. O índice de erosividade médio anual computado foi de 3761 MJ mm ha-1 h-1 ano-1, variando de 312 a 7211 MJ mm ha-1 h-1 ano-1. Os meses de maio, junho e julho correspondem ao período mais crítico em relação ao potencial erosivo das chuvas, o qual indica que, provavelmente, pode ocorrer uma maior perda de solo por erosão nesse período, e os meses de outubro, novembro e dezembro, compreende o período menos crítico, coincidindo, ambos, com o período de maior e menor precipitação.

pdf APLICAÇÃO DE INOCULANTE MICROBIOLÓGICO NA COMPOSTAGEM DE MATERIAL DE CAMA PROVENIENTE DE INSTALAÇÃO COMPOST BARN

Autores: REZENDE, M. P., DAMASCENO, F. A., ANDRADE, R. R., FERREIRA, C. H. N., GUEDES, R. B. M.

Ano da publicação: 2023

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: bovinos de leite, compostagem; microorganismos eficientes 

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

O composto orgânico produzido pela cama do sistema Compost Barn (CB) pode ser empregado como biofertilizante na agricultura, após a maturação do composto. O objetivo deste estudo foi avaliar as alterações na matéria orgânica de material de cama proveniente de instalação CB sob a influência da aplicação de inoculante microbiológico. O experimento foi conduzido na Fazenda Angola, Ingaí, MG. Foram utilizados quatro tratamentos (formação de leiras em pátio de compostagem) para cada fonte de nitrogênio: Testemunha com água potável (sem aplicação de inoculante), água potável e inoculante, água residuária, e água residuária e o inoculante. As variáveis analisadas foram Nitrogênio (N), Carbono Orgânico (C) e temperatura das leiras. Os tratamentos foram analisados pelo Teste Tukey (P<0,5), através do software R. O tratamento constituído pelo material 1 volume de material de cama do CB, um volume de restos de silagem de milho, um volume de casca de café e um volume de capim Napier picado e água potável, alcançou as maiores temperaturas e maior relação C:N, indicando que a aplicação de inoculante não proporcionou aceleração e maior liberação de nutrientes.

pdf ATRIBUTOS DO SOLO EM SISTEMA AGROFLORESTAL SOB DIFERENTES NÍVEIS DE SOMBREAMENTO

Autores: GONÇALVES, R. P., SOUZA, Z. M., BEZERRA, L. P., JÚNIOR, O. V. S.

Ano da publicação: 2023

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: saúde do solo, estoque de carbono no solo, cultivo de laranja.

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

A degradação ambiental causada pela agricultura convencional, que utiliza comumente a monocultura e o cultivo a pleno sol, está cada vez mais nítida. Um modelo mais sustentável para o setor agrícola é estritamente necessário e pode estar pautado nos Sistemas Agroflorestais (SAF). Portanto, esse trabalho teve como objetivo avaliar a resistência do solo à penetração e estoque de carbono no solo sob cultivo de Laranja Rubi em Sistemas Agroflorestais (SAF), sob diferentes níveis de sombreamento natural. O estudo foi realizado na Fazenda da Toca, localizada no município de Itirapina, estado de São Paulo, e o delineamento experimental da área foi o de blocos casualizados, com quatro tratamentos e três repetições, totalizando doze parcelas. Os tratamentos definidos foram: T0% – citros sem sombreamento; T60% – SAF citros com 60% de sombreamento; T80% – SAF citros com 80% de sombreamento; T100% – SAF citros com 100% de sombreamento. Os atributos do solo analisados foram a resistência do solo à penetração e estoque de carbono, nas profundidades de 0,00-0,10, 0,10-0,20 e 0,20-0,40 m na linha de plantio e entrelinha. Na média, as linhas de plantio obtiveram melhores resultados do que as entrelinhas, apresentando menor resistência do solo à penetração e maior estoque de carbono, demonstrando o efeito da cobertura do solo e menor impacto da mecanização. Os Sistemas Agroflorestais com sombreamento moderado (60% e 80%), estocaram mais carbono no solo, na camada 0,100,20 m, no terceiro ano da pesquisa, quando comparados aos tratamentos com 0% e 100% de sombreamento.

pdf ATRIBUTOS FÍSICOS DO SOLO EM DIFERENTES SISTEMAS SILVIPASTORIS REGENERATIVOS

Autores: SILVA, J. N., ÁVILA, J. C., GUIMARÃES, E. M., SOUZA, Z. M., JUNIOR, O. V. S.

Ano da publicação: 2023

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: qualidade do solo, compactação do solo, pastagem

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

O Brasil é na atualidade o maior produtor de carne bovina do mundo, no entanto, a qualidade do solo nessas pastagens é um desafio. Os sistemas silvipastoris intensivos surgem nesse cenário como uma ótima alternativa para contornar os problemas relacionados à estrutura do solo. Portanto, o objetivo dessa pesquisa foi avaliar os atributos físicos do solo em diferentes Sistemas Silvipastoris em Latossolo Amarelo distrófico. O trabalho foi desenvolvido na Fazenda Takaoka no município de Iaras, São Paulo, Brasil. O delineamento experimental é o inteiramente casualizado, com os seguintes tratamentos: T1 - Sistema Silvipastoril Intensivo com Leucena (SSI+L); T2 - Sistema Silvipastoril Intensivo com Tithonia (SSI+T); T3 - Sistema Silvipastoril (SSP); T4 - Sistema de Pastejo Irrigado (PI). Foram avaliados os atributos do solo, como a densidade do solo, porosidade do solo, resistência do solo à penetração e condutividade hidráulica do solo saturado. Os Sistemas Silvipastoris (SSI+T) e (SSI+L) apresentaram menores valores de densidade de solo e resistência do solo à penetração e maior valor de macroporosidade.

pdf AVALIAÇÃO DA DENSIDADE DO SOLO APÓS COLHEITA MECANIZADA DA CANA-DE-AÇÚCAR SOB DIFERENTES CICLOS DE PRODUÇÃO

Autores: OLIVEIRA, L. H. L. M., VALENTE, I. Q. M., PARRA, J. A. S., CASSAMA, G. S., SOUZA, Z. M.

Ano da publicação: 2023

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Qualidade do solo, degradação do solo, compactação do solo.

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

O Brasil é um dos maiores produtores de cana-de-açúcar do mundo, tendo seu cultivo concentrado no centro-sul do país com sistema de produção predominantemente mecanizado. Por serem máquinas exigentes (pesadas e grandes) e devido a sua trafegabilidade contínua ao longo dos ciclos da cultura da cana-de-açúcar, favorecem de forma sucessiva a degradação da estrutura do solo devido as tensões induzidas. Diante disso, o objetivo do trabalho foi avaliar se a trafegabilidade em áreas de cana-de-açúcar em diferentes ciclos de colheita afeta a densidade do solo (Ds). O estudo foi realizado em área comercial de cana-deaçúcar na Usina Cerradão, Município de Frutal, estado de Minas Gerais. Os tratamentos avaliados foram: T1 = colheita da cana-de-açúcar correspondendo ao primeiro ciclo de cana planta; T2 = colheita da cana-de-açúcar correspondendo ao primeiro ciclo de cana soca; T3 = colheita da cana-de-açúcar correspondendo ao segundo ciclo de cana soca; T4 = colheita da cana-de-açúcar correspondendo ao terceiro ciclo de cana soca. Após a colheita mecanizada, foi avaliada a Ds nas profundidades de 0,00-0,05 m, 0,05-0,10 m, 0,10-0,20 m e 0,20-0,40 m nos locais correspondentes à linha de plantio (LP) e linha do rodado (LR). O efeito da trafegabilidade no cultivo da cana-de-açúcar em diferentes ciclos de colheita promoveu alteração na densidade do solo com menores valores localizados na linha de plantio (LP). Além disso, conforme aumentou o número de colheitas, a Ds aumentou devido a intensa trafegabilidade de máquinas e consequentemente com aumento da compactação do solo.

pdf AVALIAÇÃO DA MATÉRIA ORGÂNICA DO SOLO IRRIGADO COM LODO DE ESGOTO DOMÉSTICO EM ÁREA CULTIVADA COM LARANJA UTILIZANDO MODELAGEM FUZZY

Autores: FILHO, L. R. A. G., MARQUES, M. S., CREMASCO, C. P., FILHO, H. G., SILVA, A. A. F., GÓES, B. C.

Ano da publicação: 2023

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: inteligência artificial, água residuária, irrigação.

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

Considerando a crescente busca por alimentos e a crise hídrica dos últimos tempos, a utilização de águas residuárias tem sido apontada como boa alternativa para suprir esta demanda. Nesse sentido, o objetivo do trabalho foi desenvolver um modelo matemático fuzzy para avaliar a concentração de matéria orgânica em área cultivada com laranja, sob irrigação subsuperficial e superficial. Para tal, o modelo matemático teve como entrada, as variáveis profundidade do solo (0, 20 e 40) e período de coletas (0, 3, 6, 9 e 12 meses), obtendo como variável de saída, a concentração de matéria orgânica. O experimento foi realizado na Fazenda Experimental Lageado, da Unesp de Botucatu-SP. Pode se observar por meio da análise dos parâmetros químicos do solo que as maiores concentrações de matéria orgânica foram obtidas em camadas inferiores a 20 cm do solo, em ambos os tipos de irrigação. Por sua vez, em irrigação superficial, os maiores números foram obtidos nos períodos acima de 6 meses do experimento. O uso da modelagem Fuzzy permitiu analisar de forma mais abrangente que o tipo de irrigação superficial com esgoto doméstico tratado apresentou maiores concentrações com o decorrer dos meses de experimento em relação a irrigação subsuperficial.

pdf AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO E TAMANHO DE GRÃOS DE CAFEEIRO FERTIRRIGADO APÓS PODA E DIFERENTES NÍVEIS DE NITROGÊNIO

Autores: SILVEIRA, JANE M. C.; LIMA JÚNIOR2, SEBASTIÃO; BARBOSA, PAULO. J. R.

Ano da publicação: 2023

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: adubação nitrogenada, Coffea arabica L., fertirrigação

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

Objetivou-se neste estudo avaliar o efeito de diferentes níveis de nitrogênio aplicados via fertirrigação na produtividade e tamanho de grãos do cafeeiro após poda do tipo decote. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, com seis tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos consistiram de cinco níveis de nitrogênio aplicados via fertirrigação e um tratamento com 100% de N aplicado na forma convencional. Os níveis de N para fertirrigação foram equivalentes a 25, 50, 75, 100 e 125% da dose recomendada para adubação convencional. Foram aplicados para os tratamentos 100%N via adubação convencional e 100%N via fertirrigação as quantidades de 192, 302, 400, 495 e 540 kg por ha de N, nos ciclos de produção 14/15, 15/16, 16/17,017/18 e 21/22, respetivamente. Adotou-se como base a recomendação de 100%N na adubação convencional para comparar com as produções do cafeeiro fertirrigado. Constatou-se que no primeiro ciclo de produção todos tratamentos fertirrigados, independentemente do nível de N, apresentam produção maior do que o tratamento com adubação convencional. Nas safras seguintes, os níveis 75, 100 e 125% de nitrogênio via fertirrigação superaram a produção do tratamento com adubação convencional. Fertirrigação com níveis de 25 e 50% de nitrogênio acarreta redução acentuada na produção do cafeeiro ao longo dos anos, principalmente após a poda. Em relação ao tamanho de grãos observa-se que o nível de nitrogênio não interfere no tamanho dos grãos.

pdf AVALIAÇÃO DA QUALIDADE ESTRUTURAL DO SOLO EM SISTEMAS AGROFLORESTAIS

Autores: GOMES, J. H., SOUZA, Z. M., CAMPOS, M. C. C., CUNHA, J. M.

Ano da publicação: 2023

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: saúde do solo, avaliação visual do solo, sistema silvipastoril

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

Avaliar a qualidade estrutural do solo em diferentes sistemas conservacionistas é fundamental na região sul do Amazonas que vem sofrendo forte processo de degradação do solo. Portanto, o objetivo deste estudo foi avaliar estrutura do solo por meio do método visual sob diferentes sistemas agroflorestais, pastagem convencional e floresta natural em um Argissolo Vermelho-Amarelo na região Sul do Amazonas. O estudo foi realizado em áreas localizadas nos municípios de Canutama e Humaitá, Amazonas, com cinco tratamentos: SAF1 - sistema agrossilvicultural com guaraná; SAF2 - sistema silvipastoril com pastagem + teca + andiroba; SAF3 - sistema agrossilvicultural com cupuaçu e açaí; PA - pastagem convencional; e FN - floresta natural. A estrutura foi avaliada por meio visual, em quinze pontos equidistantes em cada um dos tratamentos, nas camadas de 0,00-0,05, 0,05-0,10, 0,10-0,20 e 0,20-0,40 m. Os sistemas agrossilvicultural com guaraná e cupuaçu + açaí apresentaram qualidade estrutural (Qe) com valores próximos a área de floresta natural, mostrando que esses sistemas conservam ou melhoram a qualidade física do solo na região sul do Amazonas. Enquanto o sistema silvipastoril com pastagem + teca + andiroba não foi capaz de reduzir o processo de degradação do solo na região sul do Amazonas.

pdf AVALIAÇÃO DE COEFICIENTES DE UNIFORMIDADE PARA SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO EM CULTIVO DE TRIGO

Autores: GUIMARÃES, F. G. S., ALVES, G. M. V., JÚNIOR, J. C. F. B., CAMILO, J. A.

Ano da publicação: 2023

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: irrigação por gotejamento, coeficientes de uniformidade, eficiência de aplicação

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

A irrigação envolve a aplicação de água de forma a atender às necessidades de uma cultura, por meio de diferentes alternativas, como a irrigação localizada por gotejamento. Esse método caracteriza-se pelas maiores uniformidade e eficiência, dado que aplicação de água é feita diretamente sobre a região radicular. Apesar disso, a eficiência pode ser comprometida pela ocorrência de entupimento dos emissores, sendo necessário avaliar periodicamente a funcionalidade e uniformidade de distribuição desse sistema, o que pode ser feito por meio da determinação dos coeficientes de uniformidade de distribuição (CUD) e de Christiasen (CUC). Assim, esse trabalho teve o objetivo avaliar os coeficientes de uniformidade de um sistema de irrigação por gotejamento em uma área de cultivo de trigo na Universidade Federal de São João del-Rei, campus Sete Lagoas, bem como compará-los aos resultados obtidos no ano anterior. Verificou-se que, apesar dos índices terem se mantido excelentes, houve redução dos coeficientes e da vazão média em relação ao ano anterior, possivelmente pela presença de calcário na água aplicada. Diante disso, faz-se necessário fazer ajustes a fim de que as reduções não comprometam a eficiência do sistema.

pdf AVALIAÇÃO DO INTERVALO HÍDRICO ÓTIMO SOB CULTIVO DE CANA-DEAÇÚCAR E REMANESCENTE FLORESTAL

Autores: FERREIRA, E. P., SOUZA, Z. M., PARRA, J. A. S., GOMES, M. G. S., ESTEBAN D. A. A.

Ano da publicação: 2023

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: tráfego agrícola, atributos do solo, compactação do solo.

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

No Brasil, existe um aumento da mecanização e uso de diferentes tipos de maquinários nos processos de produção da cana-de-açúcar, sendo o caso dos transbordos na fase da colheita. No entanto, os estudos que relacionam o uso desses transbordos com os atributos físicos do solo, bem como a sua influência sobre o Intervalo Hídrico Ótimo (IHO), são poucos. Logo, o objetivo deste trabalho foi avaliar o IHO em uma área de cana-de-açúcar comparada com um remanescente florestal. O estudo foi conduzido em condições de campo na Usina Cerradão, no município de Frutal (MG), em um Latossolo Vermelho distrófico típico, sendo implementado em 2019. O delineamento experimental é o de blocos ao acaso, com quatro repetições, dois tratamentos (área com cana-de-açúcar e remanescente florestal) e 3 locais de amostragem (linha de plantio, canteiro e entrelinha). O solo foi amostrado na camada de 0,000,20 m para determinação do IHO do solo. A variação do modelo relacionou os limites de resistência do solo à penetração (RP) e a porosidade de aeração crítica de 10%. Por fim, a RP representou 94% dos fatores limitantes inferiores do IHO, sendo útil na avaliação dos efeitos do tráfego de máquinas.

pdf AVALIAÇÃO DO USO DE HIDROGEL PARA RETENÇÃO DE UMIDADE EM SOLO COM DIFERENTES DENSIDADES

Autores: MAGALHÃES, J. W. O., VAZ, C. M. P., BASSOI, L. H.

Ano da publicação: 2023

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: água no solo, armazenamento, polímero.

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

Polímeros podem ter a capacidade absorver água e liberá-la gradualmente, tornando útil sua aplicação na agricultura. Assim, esta pesquisa teve como objetivo analisar as respostas de umidade e retenção da água do solo à densidade de solo e dose de polímeros hidrorretentores (hidrogel). O estudo foi conduzido no período de 30 de agosto a 13 de setembro de 2022 no Laboratório de Física e Química Ambiental da Embrapa Instrumentação, em São Carlos-SP. Anéis cilíndricos de PVC, com a face superior tampadas com filme transparente para evitar a perda de solo pela expansão do solo, e com a face inferior tampada com filtro de papel e tecido, foram colocados por 24 horas em contato com a água para ascensão por capilaridade e umedecimento da amostra. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, em esquema fatorial, com tratamentos primários constituídos por quatro doses de hidrogel (0, 1, 3 e 5 g L-1 de solo) e tratamentos secundários por três densidades de solo (1,1, 1,2 e 1,3 kg dm-³), em 4 repetições. As amostras com doses de 1g L-1 e 3g L-1 apresentaram aumento da umidade do solo e retenção da água. As amostras com dosagem 5g L-1 tiveram a maior expansão do solo e a maior taxa diária de redução de umidade do solo.

pdf AVALIAÇÃO VISUAL DA ESTRUTURA DO SOLO COMO FERRAMENTA PARA MONITORAR A QUALIDADE DO SOLO EM CULTIVOS DE CANA-DE-AÇÚCAR

Autores: BITTER, V. S., SOUZA, Z. M., CASSAMA, G. S., DALPIAN, A. S. M.

Ano da publicação: 2023     

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: qualidade do solo, plantas de cobertura, cana orgânica

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

A cultura da cana-de-açúcar possui uma relevância global, sendo o Brasil o maior produtor. O manejo intensivo desde o preparo até a colheita da cultura altera a qualidade estrutural do solo, diminuindo o crescimento radicular e produtividade da cultura. O objetivo deste trabalho foi avaliar diferentes sistemas de preparo do solo e sua influência na qualidade estrutural do solo por meio da análise visual em área de produção de cana-de-açúcar orgânica. O estudo foi conduzido em condições do campo em uma área experimental localizada no município de Goiatuba, Goiás, Brasil e, o delineamento experimental empregado foi o de blocos ao acaso, com três repetições, em esquema de parcelas subdivididas. As parcelas representaram três sistemas de preparo do solo: 1- Plantio direto com gradagem a 0,20 m; 2- Cultivo mínimo com subsolagem a 0,45 m; e 3- Preparo convencional com aração e gradagem a 0,20 m. As subparcelas foram alocadas para três tipos de cobertura: I- Milheto (Pennisetum glaucum); II- Sorgo (Sorghum bicolor L.); e III- Mix (50% Crotalaria spectabilis e 50% Milheto - Pennisetum glaucum). A estrutura foi avaliada por meio visual, em cada um dos tratamentos na camada de 0,00-0,30 m. Os resultados indicam que, em geral, o solo é adequado para a agricultura, com a LP (linha de plantio) apresentando os melhores escores. No entanto, áreas específicas, como o sistema de plantio convencional e a utilização do "Mix" como cobertura, exigem maior atenção para melhorias na qualidade do solo a longo prazo.

pdf AVALIAÇÃO VISUAL DA ESTRUTURA DO SOLO COMO FERRAMENTA PARA MONITORAR A QUALIDADE DO SOLO EM CULTIVOS DE CANA-DE-AÇÚCAR

Autores: BITTER, V. S., SOUZA, Z. M., CASSAMA, G. S., DALPIAN, A. S. M.

Ano da publicação: 2023

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: qualidade do solo, plantas de cobertura, cana orgânica

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

A cultura da cana-de-açúcar possui uma relevância global, sendo o Brasil o maior produtor. O manejo intensivo desde o preparo até a colheita da cultura altera a qualidade estrutural do solo, diminuindo o crescimento radicular e produtividade da cultura. O objetivo deste trabalho foi avaliar diferentes sistemas de preparo do solo e sua influência na qualidade estrutural do solo por meio da análise visual em área de produção de cana-de-açúcar orgânica. O estudo foi conduzido em condições do campo em uma área experimental localizada no município de Goiatuba, Goiás, Brasil e, o delineamento experimental empregado foi o de blocos ao acaso, com três repetições, em esquema de parcelas subdivididas. As parcelas representaram três sistemas de preparo do solo: 1- Plantio direto com gradagem a 0,20 m; 2- Cultivo mínimo com subsolagem a 0,45 m; e 3- Preparo convencional com aração e gradagem a 0,20 m. As subparcelas foram alocadas para três tipos de cobertura: I- Milheto (Pennisetum glaucum); II- Sorgo (Sorghum bicolor L.); e III- Mix (50% Crotalaria spectabilis e 50% Milheto - Pennisetum glaucum). A estrutura foi avaliada por meio visual, em cada um dos tratamentos na camada de 0,00-0,30 m. Os resultados indicam que, em geral, o solo é adequado para a agricultura, com a LP (linha de plantio) apresentando os melhores escores. No entanto, áreas específicas, como o sistema de plantio convencional e a utilização do "Mix" como cobertura, exigem maior atenção para melhorias na qualidade do solo a longo prazo.

pdf CALIBRAÇÃO DE ADUBAÇÃO POTÁSSICA PARA HORTELÃ MIUDA (Mentha x villosa Huds) PELO MÉTODO DE MEHLICH-1

Autores: SILVA, J. M., LIMA, G. A. B., OLIVEIRA, F. F., GOMES, B. S. R., SOUZA, E. E. M.

Ano da publicação: 2023

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: análise de solo, hortelã rasteiro, recomendação de adubação.

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

A Mentha x vilosa Huds (Lamiaceae), é uma espécie medicinal de grande importância na indústria farmacêutica e na produção de fitoterápicos. Apesar de ser bastante conhecido e utilizado a hortelã ainda não possui recomendações de nutrição para a cultura. Um dos elementos essenciais para os vegetais é o potássio (K), atuando em fases vitais nas plantas, como na fotossíntese e ativação enzimática. Desta forma, o trabalho objetivou utilizar o método de extração Mehlich-1 para determinar os níveis de fertilidade e eficiência do potássio na cultura da hortelã conduzida em vasos, preenchidos com solo Latossolo Amarelo. O experimento foi realizado em hidroponia, os tratamentos foram constituídos por uma testemunha, e quatro doses diferentes de K2O, com cinco repetições. Foram analisadas a produtividade de massa seca, teor de K na folha e no solo. As doses aplicadas de K no solo afetaram positivamente a produção da cultura, o nível crítico em Latossolo Amarelo é 0,03 cmolc dm-3, e na área foliar foi 16,7g/kg. As classes de fertilidade para a disponibilidade de K são (<0,03 cmolc dm-3 ), (0,03-0,08 cmolc dm-3 ) e (>0,08 cmolc dm-3 ). E as dosagens de K recomendadas foram baixa (188-117), média (114-0,6), alta (0,6) kg ha-1 de K2O.

pdf CAPACIDADE DE ÁGUA DISPONÍVEL DO SOLO PARA DELIMITAÇÃO DE ZONAS HOMOGÊNEAS DE MANEJO DE IRRIGAÇÂO

Autores: HAUSHILD, M. C., LIMA, M. C., SILVA, T. R. G., FREITAS, E. P., FARIA, R. T.

Ano da publicação: 2023

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: irrigação de precisão; retenção de água no solo; zonas de manejo

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

A agricultura de precisão inclui uma vertente intitulada irrigação de precisão, que se baseia na premissa de aplicação de água no momento, na quantidade e no local requeridos, de acordo com a capacidade de armazenamento do solo e a necessidade da cultura. Com objetivo de delimitar zonas homogêneas de manejo de irrigação em uma área irrigada por um pivô central VRI-is de 3,667 ha, foram coletadas 40 amostras na camada 0- 10 cm, em uma grade 30 m x 30 m. As amostras foram submetidas às pressões de 6, 10, 30, 100, 300 e 1500 kPa, em uma câmara de Richards, para se obter curvas de retenção de água do solo. As umidades de saturação, de capacidade de campo e de ponto murcha permanente obtidas dessas curvas foram representadas em gráficos de zona de disponibilidade (DTA). Não há variação pronunciada nos atributos do solo na área do pivô, porém, ao norte da área a DTA é menor. Portanto o pivô VRI deve irrigar mais frequentemente nessa região.

pdf CAPACIDADE DE ÁGUA DISPONÍVEL SOB DIFERENTES SISTEMAS DE TRANSBORDO DE CANA-DE-AÇÚCAR

Autores: COSTA, M. S., ESTEBAN, D. A. A., SOUZA, Z. M., GOMES, M. G. S., PARRA, J. A. S.

Ano da publicação: 2023

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: tráfego agrícola, compactação do solo, disponibilidade hídrica.

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

Esta pesquisa teve como objetivo avaliar os efeitos do tráfego de distintos sistemas de transbordo utilizados na colheita da cana-de-açúcar na capacidade de água disponível (CAD) em um Latossolo Vermelho. O estudo foi conduzido na Usina Cerradão no município de Frutal, Minas Gerais, Brasil. O experimento foi implantado em delineamento de blocos casualizados, com quatro tratamentos referentes a sistemas de transbordo com três repetições, sendo: i) Transbordo 1T/21 - composto por conjunto de trator 134 kW + uma unidade de transbordo com capacidade de 21 Mg; ii) Transbordo 2T/10 - conjunto trator 134 kW + duas unidades de transbordos com capacidade de 10 Mg cada; iii) Transbordo 1T/30 - conjunto trator 172 kW + uma unidade de transbordo com capacidade de 30 Mg; iv) Transbordo 1C/20 - composto por um caminhão 228 kW + uma unidade de transbordo com capacidade de 20 Mg. As avaliações ocorreram na linha de plantio (LP), entrelinha (EL) e ponto médio (PM) entre LP e EL, nas camadas de 0,0-0,10, 0,10-0,20, 0,20-0,30, 0,30-0,50 e 0,50-0,70 m. Na camada de 0,20-0,30 m o tratamento 1T/21 apresentou maior capacidade de água disponível. Nas camadas de 0,30-0,50 e 0,50-0,70 m os sistemas de transbordo não alteraram a qualidade física do solo.

logo-sbea-alta-qualidade-verde.png
© Copyright 2022 - Bruno Bragheto - Todos os direitos reservados

Pesquisar