Publicações

As informações apresentadas são de total responsabilidade dos autores.

Carregando...

Pasta Agricultura Digital (AD)

Documentos

pdf ANÁLISE DA TEMPERATURA MÉDIA DE CAFEEIROS COM DIFERENTES CÂMERAS TERMOGRÁFICAS

Autores: SANTOS, L. M., FERNANDES, F. A., FERRAZ, G. S., ZANELLA, M. A., BRUM, D., FERRAZ, F. P. F.

Ano da publicação: 2023

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Termografia; cafeicultura de precisão; coffea arabica. mecânicas.

Área: Agricultura Digital (AD)

O Brasil é o maior produtor e consumidor de café no mundo e a cultura possui importância socioeconômica para o país. Entretanto, o país ainda carece de estudos para alavancar o desenvolvimento da cafeicultura de precisão e uso de sensores nas lavouras cafeeiras. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi avaliar os resultados obtidos por duas câmeras termais testadas na coleta de temperatura média em plantas de cafeeiros, obtidas do lado direito e esquerdo das plantas e durante os meses de maio e outubro. O estudo foi realizado em uma lavoura experimental do Setor da cafeicultura do Departamento de Agricultura-DAG, na Universidade Federal de Lavras- UFLA no município de Lavras, MG. Foi encontrada diferença significativa entre as câmeras testadas para os valores de temperatura média nas plantas de cafeeiros, durante o mês de maio. Com os resultados obtidos no mês de outubro não se verificou diferença significativa entre as câmeras testadas. Com base nos resultados obtidos, é recomendado prosseguir com a realização de testes em diversos períodos do ano, a fim de confirmar os achados e fornecer subsídios para as futuras aplicações das câmeras termográficas na cafeicultura de precisão.

pdf ANÁLISE DO ESTADO NUTRICIONAL E FISIOLÓGICO DO FEIJÃO-COMUM SOB NÍVEIS DE IRRIGAÇÃO UTILIZANDO CLOROFILÔMETRO PORTÁTIL

Autores: COELHO, A. P., FARIA. R. T, DALRI, A. B., PALARETTI, L. F., LEMOS, L. B.

Ano da publicação: 2023

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: clorofila total, índice de área foliar, teor de nitrogênio foliar

Área: Agricultura Digital (AD)

Objetivou-se avaliar a capacidade de um clorofilômetro portátil em predizer o estado nutricional e fisiológico do feijão-comum cultivado sob lâminas de irrigação. O experimento foi realizado em 2019, utilizando as cultivares de feijão-comum IAC Imperador e IPR Campos Gerais. As cultivares foram submetidas a cinco níveis de reposição: 132, 100, 77, 70 e 54% da evapotranspiração da cultura. Nos estádios fenológicos R6 (florescimento pleno) e R8 (enchimento de grãos), determinou-se o teor de clorofila total, índice de clorofila foliar, utilizando clorofilômetro portátil, e o teor de N foliar. Posteriormente, realizou-se análises de regressão entre as variáveis. O clorofilômetro demonstrou ser uma ferramenta eficaz na avaliação do estado fisiológico do feijão-comum, apresentando correlação direta com o teor de clorofila total das folhas (R2>0,50). O teor de clorofila total do feijão-comum reduziu em função do aumento das lâminas de irrigação em detrimento do maior índice de área foliar e acúmulo de biomassa nesses manejos. Esses resultados demonstram a possibilidade de uso do clorofilômetro portátil na definição do estado fisiológico do feijãocomum, devendo-se atentar em outras variáveis para um diagnóstico mais acurado.

pdf ANÁLISE ESPACIAL INTEGRADA PARA CARACTERIZAR A VARIABILIDADE EM VINHEDO

Autores: PEREIRA, A. J., JUNIOR, I. O., FARINASSI, L. G., COSTA, B. R. S., JORGE, L. A. C., BASSOI, L. H.

Ano da publicação: 2023

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: agricultura de precisão, viticultura, sensoriamento remoto.

Área: Agricultura Digital (AD)

A demarcação de zonas análogas no vinhedo necessita de uma avaliação precisa para entender as relações entre as variáveis do solo e das videiras. Em vista disso, este estudo tem como objetivo integrar medidas referentes a atributos do solo e das plantas para delimitar zonas de manejo (ZM) em um vinhedo irrigado em Ribeirão Preto-SP. Mapas de condutividade elétrica aparente do solo (CEa), umidade volumétrica (θ) e índice da diferença normalizada do vermelho limítrofe (NDRE) foram elaborados, e foram integrados mediante o método de padronização para gerar as zonas de manejo. O índice relativo do teor total de clorofila (a e b) na folha foi obtido por meio de sensor portátil. A ZM seguiu o mesmo padrão comportamental dos planos de informação de origem, e a distribuição da classe de menor valor concentrou no nordeste e oeste do vinhedo. A integração de planos de informações possibilitou a definição das ZM, o que comprovou a confiabilidade do método empregado, pois houve diferença significativa (p<0,05) entre o índice de clorofila adotado para validar a delimitação das ZM. Essas ZM são importantes para viabilizar o manejo diferenciado no vinhedo.

pdf APLICAÇÃO DA TÉCNICA DE ESPECTROSCOPIA DE FLUORESCÊNCIA INDUZIDA POR LASER PARA DIAGNOSTICAR ATAQUE DE NEMATOIDE NA CULTURA DO ALGODOEIRO EM CASA DE VEGETAÇÃO

Autores: DAREZZO, H. M., BARRETO, B. B., DANTAS L. P., REIS, M. T. F., GONÇALVES, M. E. C., MILORI, D. M. P.

Ano da publicação: 2023

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Espectroscopia de fluorescência induzida por lazer, nematoide A.besseyi, algodão 

Área: Agricultura Digital (AD)

Em reflexo ao crescimento da cotonicultura brasileira, houve um acréscimo expressivo de doenças incidentes nas lavouras. Entre os principais patógenos da cultura, o nematoide Aphelenchoides besseyi se destaca, por provocar perdas expressivas, podendo atingir valores próximos a 100%. Técnicas de manejo para o controle deste patógeno no início da infestação, tornam-se determinantes a cultura pois não há no mercado defensivos agrícolas realmente eficientes. Portanto, o diagnóstico precoce deste patógeno representa um ganho considerável ao cultivo, reduzindo as perdas de produção e garantindo a qualidade do produto final. O objetivo deste trabalho foi a detecção precoce do ataque deste patógeno no algodoeiro através da aplicação da técnica de espectroscopia de fluorescência induzida por laser. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, por intermédio da avaliação de plantas sadias e inoculadas com o nematoide. A técnica foi capaz de detectar a presença do patógeno anteriormente ao aparecimento dos primeiros sintomas visuais, com um acerto equivalente 81,8% na classificação entre as plantas doentes em relação as plantas sadias.

pdf AVALIAÇÃO DA COBERTURA VEGETAL POR MEIO DOS ÍNDICES DE VEGETAÇÃO NDVI, SAVI E EVI NA SUB-BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO IGUARÁ NO MARANHÃO

Autores: SOUSA, D. L, CORRÊA, W. C., SOUSA, A. M., MAMEDIO, A. L. S., CARVALHO, M. W. L., MARQUES, J. I.

Ano da publicação: 2023

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: geotecnologia, cobertura da terra, imagens de satélite.

Área: Agricultura Digital (AD)

Índices de vegetação tem sido um parâmetro essencial para a análise de uso e cobertura da terra. Dessa forma, o objetivo do estudo foi analisar as variações na cobertura vegetal da Sub-bacia Hidrográfica do Rio Iguará, localizada na região leste do Maranhão. Para a realização deste estudo foram usados os índices de vegetação NDVI (Índice de Vegetação por Diferença Normalizada), SAVI (Índice de Vegetação Ajustado ao Solo) e EVI (Índice de vegetação Melhorado) utilizando duas imagens do Landsat 8, sensor OLI, o qual conta com 9 bandas espectrais, em que destas foram usadas as bandas 2, 4 e 5. A primeira imagem foi obtida pelo sensor no dia 25 de julho de 2020 e a segunda no dia 14 de novembro do mesmo ano. Os produtos cartográficos foram processados no software QGIS 3.24.3 Observou-se tanto o NDVI como o SAVI e o EVI obtiveram índices de maior quantidade de vegetação referente à data 25/07/2020, logo após o período chuvoso. Já na data 14/11/2020 foram detectados menores índices de clorofila, devido queda de folhas na época seca (IBGE, 2011). O índice de vegetação que se mostrou mais condizente em função do tipo de vegetação da área estudada foi o SAVI, por este esboçar os efeitos relativos ao solo e aos corpos d’água.

pdf AVALIAÇÃO DA DISPONIBILIDADE DE NITROGÊNIO NA CULTURA DA ALFACE VIA DADOS ESPECTRAIS E ÍNDICE SPAD

Autores: PUTTI, F. F., GUERRERO. P. L., ARRUDA, B., SOUZA, A. V.

Ano da publicação: 2023

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Clorofila. Fotossíntese. Lactuta Sativa L. Macronutriente. Sensor.

Área: Agricultura Digital (AD)

A necessidade do melhor aproveitamento dos recursos naturais associados ao aumento de produtividade com auxílio da agricultura 4.0, trás à tona novos meios tecnológicos para atingir este objetivo. O nitrogênio é um macronutriente considerado essencial para o bom desenvolvimento dos vegetais devido a sua participação na composição das principais estruturas das plantas, além de participar de diversas reações bioquímicas. As cultivares de alface são as hortaliças que apresentam os maiores teores de nitrogênio, sofrendo alterações fisiológicas e morfológicas quando submetidas a diferentes concentrações deste macronutriente. Há uma estreita relação entre a disponibilidade de nitrogênio e o teor de clorofila total do vegetal, o que afeta diretamente a capacidade do sistema fotossintético de absorver energia luminosa. O espectrofotômetro é um sensor que tem a capacidade de mensurar a quantidade de luz absorvida por uma superfície de forma pontual, gerando uma curva espectral, e o clorofilômetro utiliza o mesmo princípio para a determinação da quantidade total de clorofila na planta. Diante do exposto, o presente trabalho tem como objetivo verificar a viabilidade da utilização de dados espectrais nos comprimentos de onda 430 nm e 660 nm, e o índice SPAD das folhas da alface para monitorar a disponibilidade de nitrogênio para a cultura de forma instantânea e pontual através da criação de um modelo estatístico.

pdf AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DA CARCAÇA DE BOVINOS DE CORTE UTILIZANDO MODELAGEM FUZZY

Autores: SILVA, A. L. C., PUTTI, F. F., CHACUR, M. G. M., CREMASCO, C. P., FILHO, L. R. A. G.

Ano da publicação: 2023

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: inteligência artificial, desempenho animal, pecuária.

Área: Agricultura Digital (AD)

Tão importante quanto à produção eficiente de um animal de qualidade é a avaliação da carcaça pelos frigoríficos. Essa avaliação mesmo que baseada em critérios delimitados é realizada de maneira subjetiva pelos indivíduos. Isso demonstra a necessidade da criação de um sistema especialista que permita tanto a redução da subjetividade na análise, quanto à valoração com variáveis mais complexas e não contínuas. Este capítulo objetivou o desenvolvimento de um sistema de apoio à tomada de decisão, para avaliação da carcaça de bovinos de corte nos frigoríficos utilizando-se da modelagem com lógica fuzzy. Para construção das funções de pertinência foram utilizados os conhecimentos subjetivos dos especialistas sobre a avaliação qualitativa das carcaças de bovinos de corte. Foram utilizadas como características indicativas de qualidade: maturidade do animal, peso e acabamento de gordura, sendo que a variável de saída foi a qualidade. O modelo fuzzy proposto apresentou compatibilidade de 89,5% com a pontuação dos especialistas. 

pdf CARACTERIZAÇÃO DA RUGOSIDADE DO COMPOST BARN POR EQUIPAMENTO ÓPTICO

Autores: BARRETO, B. B., PUJAICO, F. R., RIBEIRO, E., LAURINDO, G. M., JUNIOR, R. A. B.

Ano da publicação: 2023

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Equipamento óptico, rugosidade superficial, rugosímetro de varetas.

Área: Agricultura Digital (AD)

Adotado recentemente, o Compost Barn é um sistema de confinamento alternativo com cama sobreposta para vacas leiteiras, em que os animais ficam soltos e podem caminhar livremente dentro do galpão, que visa a melhoria, o conforto e bem-estar animal e, consequentemente, os índices de produtividade do rebanho. Esta cama sobreposta pode sofrer fermentação, e para manter sua função, é necessário o monitoramento e revolvimento de maneira adequada. O conhecimento da condição da rugosidade superficial constitui em uma importante informação para o manejo racional da atividade de revolvimento. A determinação desta condição pode ser feita por métodos de contato e métodos sem contato. Assim, o objetivo deste foi utilizar um equipamento óptico de baixo custo, robusto e portátil para caracterizar a rugosidade da superfície do composto e comparar os resultados com a técnica já existente do rugosímetro de varetas. A rugosidade média foi calculada pela diferença da altura entre um ponto e seus vizinhos e a presença de crosta pelo semivariograma. Os resultados mostraram que o equipamento óptico mostrou-se válido e com resultados confiáveis e obteve uma sensibilidade maior que o rugosímetro de varetas.

pdf CARACTERIZAÇÃO DA TENDÊNCIA ESPAÇO-TEMPORAL DO VIGOR VEGETATIVO DE VIDEIRAS (Vitis vinifera L.) A PARTIR DA ESTIMATIVA DE ÍNDICES DE VEGETAÇÃO

Autores: COSTA, B. R. S., OLDONI, H., SILVA, T. M. M., FARINASSI, L. G., BASSOI, L. H.

Ano da publicação: 2023

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: vitivinicultura, sensoriamento proximal, variabilidade espacial.

Área: Agricultura Digital (AD)

O vigor das videiras exerce influência sobre a composição de bagas e, portanto, deve ser monitorado regularmente para avaliação do balanço entre o crescimento reprodutivo e vegetativo ao longo dos vinhedos, no decorrer dos ciclos de produção. O presente trabalho objetivou caracterizar a tendência espaço-temporal do vigor vegetativo de videiras por meio de índices de vegetação (IV) distintos. Medidas da reflectância do dossel foram feitas em três vinhedos comerciais via sensoriamento proximal em três ocasiões de monitoramento, antes e após o início da maturação de bagas, em dois ciclos de produção consecutivos. Os IV NDRE e NDVI foram estimados a partir dessas medidas, e mapeados via análise geoestatística e interpolação por krigagem. O teste de Mann-Kendall, em conjunto com o método de TheilSen, foi aplicado para identificação de tendências monotônicas nas séries temporais das estimativas dos IV, conforme a significância da inclinação de funções de regressão linear ajustadas a relação da variação do vigor em função do tempo. Demonstramos que a variabilidade espaço-espaço temporal do vigor vegetativo de videiras pode ser descrita pelo método adotado e que diferentes IV promovem divergências na sua caracterização.

pdf COMPARAÇÃO ENTRE DUAS REDES NEURAIS ARTIFICIAIS NA CLASSIFICAÇÃO DO TEOR DE FÓSFORO FOLIAR EM TOMATES

Autores: MAGALHÃES, L. P., GARDE I. A. A., DOMINGOS, R. C., ROSSI, F.

Ano da publicação: 2023

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Solanum lycopersicum, índices vegetativos, visão computacional

Área: Agricultura Digital (AD)

No Brasil, em função da característica natural dos principais solos, a quantidade de aplicação de fertilizantes fosfatados é alta. Por isso, diagnosticar a quantidade de fósforo (P) absorvida pelas plantas permite um manejo mais eficiente deste nutriente. Dentro deste contexto, a proposta deste trabalho foi aplicar conceitos teóricos e numéricos de Redes Neurais Artificiais com o principal objetivo de classificar o teor de P. As análises realizadas indicaram que os índices mais relacionados com os teores de P (via Análise de Componentes Principais) foram o excesso de verde (ExG), o verde normalizado (Gn) e o excesso de verde-vermelho (ExGR) calculados tanto com a parte abaxial da folha quanto com a adaxial. Um teste foi feito com uma rede neural com os índices anteriores adicionando outros índices, como o MPRI (Modified Photochemical Reflectance Index), o Bn (Azul Normalizado) e o o VEG (Vegetative Index). A rede neural com a utilização de seis entradas apresentou maior acurácia do que a com 12. 

pdf COMPONENTES DE PRODUÇÃO DE SOJA EM SISTEMA PLANTIO DIRETO POR 15 ANOS EM CAPÃO BONITO,SP,COMO BASE PARA ADOÇÃO DE AGRICULTURA DE PRECISÃO

Autores: POLINÁRIO, E. S., SOUZA. W. J. O.

Ano da publicação: 2023

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Agricultura de precisão, cobertura do solo, produtividade

Área: Agricultura Digital (AD)

Conhecer a variabilidade do solo nos seus aspectos físicos e químicos, relevo e histórico de produtividade são indispensáveis para o manejo localizado do solo e emprego de máquinas com aplicações em taxa variável, incluindo drones para aplicações emsítios específicos. O trabalho teve como objetivo avaliar preliminarmente estande final e componentes de produtividade da soja emplantio direto, usando pontos georreferenciados de formaa iniciar histórico e fornecer subsídios para adoção de técnicas de A Pemumaárea comercial. O trabalho foi desenvolvido no município de Capão Bonito,SP, nas coordenadas geográficas-24.023598052633503,-48.08443430697025,em solo classificado como LVA35 (LATOSSOLOVERMELHO-AMARELO), numa área de 30,3ha. Determinou-se Estande Final (EF), Produção de biomassa de plantasegrãos (Pp+g) verdeesecadesoja,biomassade cobertura do solo (Pbi), Produção de Grãos de soja epesodemil sementes (PMS).As variáveis apresentaram médio coeficiente de variação, exceto Pbi que mostroumaior variabilidade (CV=34,94%). Houve correlação positiva entre biomassa verde (MV) e biomassa seca (MS), estande final (EF) comprodução de grãos de soja (seco) (PG) e produção de biomassa de plantas e grãos (Pp+g), que pode mauxiliar na estimativa da produção de grãos de soja.

pdf CRIAÇÃODEUMMODELOCOMPUTACIONALDEUMEXEMPLARDE ÁRVOREURBANADAESPÉCIECAESALPINIAPLUVIOSA

Autores: ARAÚJO, L. F., VICENTE, W. M.

Ano da publicação: 2023

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Arborização urbana, Risco de queda de árvores, Propriedades mecânicas.

Área: Agricultura Digital (AD)

A arborização urbana desempenha um papel importante na melhoria da qualidade de vida nas cidades, e a escolha adequada das espécies é fundamental para garantir o sucesso de um bom planejamento, afim de evitar possíveis acidentes e danos a os elementos urbanos causados por adversidades climáticas. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo desenvolver um modelo computacional visando a análise do risco de queda de um exemplar de árvore urbana considerando os parâmetros da espécie Caesalpinia pluviosa, conhecida como sibipiruna, para a sua confecção. Utiliza-se o software AnsysWorkbench para a construção do modelo computacional. O modelo computacional considera a propriedade ortotrópica da madeira para cada parte da árvore (raiz, fuste e galhos). Para isso, foram considerados os três módulos de elasticidade, cisalhamentoe coeficientes de Poisson, com relação às cargas atuantes no modelo, além das cargas gravitacionais referentes a o peso da própria árvore, o modelo foi submetido a cargas de vento regulares. O resultado visa fornecer informações sobre a interação desta espécie como ambiente urbano, o que facilita uma melhor compreensão das limitações que a cercam, além de permitir a comparação dos resultados com outros modelos para copa simpodial.

pdf DESENVOLVIMENTO DE UM SISTEMA PARA CONTAGEM PRECISA DE MANGAS EM ESTEIRAS INDUSTRIAIS UTILIZANDO REDES NEURAIS CONVOLUCIONAL

Autores: MARQUES. L. S., PEREIRA, J. S., MAGALHÃES, R. R., LIMA, D. A., MARQUES, J. S., TSUCHIDA, J. E.

Ano da publicação: 2023

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Yolov8, reconhecimento, visão computacional

Área: Agricultura Digital (AD)

A contagem manual de frutas para determinar a produção agrícola é trabalhosa, propensa a erros e aumenta os custos. Automatizar esse processo economizaria tempo, mas as soluções experimentais são caras para produtores de pequena escala. Este estudo automatizou a contagem de mangas em esteiras usando visão computacional e inteligência artificial. O modelo YOLOv8 foi treinado com imagens de mangas, alcançando 82% de acurácia e contando com precisão 624 das 712 mangas no vídeo. A matriz de confusão mostrou alto desempenho, com 84% de acertos para mangas e quase 100% de verdadeiros negativos. Esses resultados comprovam a eficácia do YOLOv8 na detecção e contagem de mangas, melhorando o controle da produção e reduzindo erros humanos. Essa automação economiza tempo e recursos, impulsionando a indústria brasileira e tornando-a mais competitiva e eficiente. A capacidade de contar e classificar frutas automatizadamente traz benefícios significativos para a produção de mangas, aumentando a eficiência e a precisão do processo.

pdf DIRECIONAMENTO AMOSTRAL COM BASE EM ZONAS PARA MAPEAMENTO DA FERTILIDADE DO SOLO: MELHOR OPÇÃO DO QUE A GRADE REGULAR?

Autores: MELO, D. D., CUNHA, I. A., OLDONI, H., AMARAL L. R.

Ano da publicação: 2023

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Agricultura de precisão, fertilidade do solo, sensoriamento remoto.

Área: Agricultura Digital (AD)

Neste estudo, tivemos como objetivo realizar uma comparação entre interpolações de baixa densidade amostral utilizando grade regular e grade direcionada. Uma grade regular com baixa densidade tende a não caracterizar de forma fiel variabilidade espacial do solo, por isso com a grade direcionada espera-se que cubra as áreas que possuam maior variabilidade espacial dos atributos do solo. Esta última foi criada com zonas baseadas na suscetibilidade magnética do solo e no índice de vegetação (EVI). Os resultados não indicaram uma melhoria consistente nos mapas de fertilidade do solo ao utilizar o direcionamento amostral em comparação com a grade regular. Ambas as abordagens possuem vantagens e desvantagens, sendo a escolha dependente dos objetivos e características específicas da área em análise. Entretanto, para aprimorar o direcionamento por zonas, recomenda-se a inclusão de outras variáveis que possam contribuir para melhorar a qualidade das interpolações em situações de baixa densidade amostral.

pdf EFEITOS DE PLANTAS DUPLAS NOS COMPONENTES DE PRODUTIVIDADE DE MILHO

Autores: SOUZA, K. N., BOAVENTURA, T. S., CORREIA, T. P., MOREIRA, B. J. A., ALVES, P. H. G., BRAGANÇA, D. S. O.

Ano da publicação: 2023

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: distribuição longitudinal, produtividade, plantabilidade

Área: Agricultura Digital (AD)

A distribuição longitudinal de sementes durante a semeadura é fator determinante para obtenção de boa produtividade da cultura do milho, sendo assim, o objetivo do trabalho foi avaliar os efeitos da ocorrência de plantas duplas de milho nos componentes de produtividade da cultura. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado, sendo considerados tratamentos as plantas principais (PP) e plantas dominadas (PD) de duplas da distribuição longitudinal de quatro parcelas de 100m de comprimento cada. As variáveis avaliadas foram comprimento de espiga(CE), diâmetro de espiga (DE) e  produtividade de grãos por espiga, sendo os dados coletados em 20 ocorrências de duplas por parcela. Os dados foram submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste Tukey (P≤0,05). Conclui-se que o CE, DE e produtividade de grãos por espiga é respectivamente11,7%,7,4%e23,1%menornaplantadominadaemrelaçãoàprincipal.

pdf ESTIMATIVA DE PRODUTIVIDADE DO AMENDOIM EM DIFERENTES ÁREAS COM USO DE SENSORIAMENTO REMOTO

Autores: SOUZA, J. B. C., SILVA, R. A., ALMEIDA, S. L. H., OLIVEIRA, T. C. M., FILHO, A. L. B., SILVA, R. P.

Ano da publicação: 2023

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: solo; aprendizado profundo; agricultura.

Área: Agricultura Digital (AD)

A estimativa de produtividade ajuda no planejamento, para melhor decisão e o gerenciamento de recursos da cultura. Com isso, objetivou-se desenvolver uma nova metodologia para predição de produtividade da cultura do amendoim, que utilizem ferramentas de sensores remotos e técnicas de aprendizado de máquina e determinar o melhor índice de vegetação para estimativa e predição da produtividade. Os experimentos foram conduzidos em áreas comerciais na região da Alta Mogiana, no estado de São Paulo, durante a safra 2020/2021. Com a cultivar de amendoim IAC-OL3, grupo runner. Os modelos que apresentaram acurácia de até 1% são considerados excelentes. Já os modelos com acurácia entre 1% e 5% foram considerados como de bom potencial de estimativa de predição da produtividade. Os dois modelos de redes neurais (MLP e RBF) mostraram-se capazes de predizer a produtividade com boa acurácia e precisão, mas é necessário mais estudo para que o método se torne robusto, a fim de validar os melhores modelos levando em consideração características de outras regiões.

pdf ESTIMATIVA DO COEFICIENTE DE CULTURA DO FEIJÃO-COMUM UTILIZANDO ÍNDICES ESPECTRAIS

Autores: COELHO, A. P., FARIA, R. T., DALRI, A. B., PALARETTI L. F., LEMOS L. B., ROSALEN D. L.

Ano da publicação: 2023

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: fração de cobertura, irrigação de precisão, NDVI

Área: Agricultura Digital (AD)

Objetivou-se estimar o coeficiente de cultura (Kc) do feijão-comum a partir do índice de vegetação NDVI e da fração de cobertura do solo (FC), obtida por aplicativo mobile, e verificar o índice que promoveu a maior acurácia de estimativa. O experimento foi realizado nos anos de 2019 e 2020, utilizando as cultivares de feijão-comum IAC Imperador e IPR Campos Gerais. As cultivares foram irrigadas para suprir 100% da necessidade hídrica das plantas. A determinação do NDVI e FC foi realizada nos estádios fenológicos V4-7, R5, R6, R7, R8 e R9. Com base nas datas de avaliação e nos respectivos valores de Kc, foram estabelecidas regressões para estimar o Kc do feijão-comum a partir do NDVI e FC. Posteriormente, o ciclo das cultivares, em dias, foi adicionado como variável independente para melhorar a acurácia de estimativa. Foi possível estimar o Kc do feijão-comum a partir do NDVI. A inclusão do ciclo das cultivares, como variável independente, associado ao NDVI e FC permitiu estimar com elevada precisão (R2>0,80) o Kc do feijão-comum. Esses resultados demonstram o potencial de uso de técnicas de agricultura digital na estimativa do Kc das culturas para auxiliar manejos de irrigação em taxa variável.

pdf HORÁRIO DA COLHEITA AUMENTA A VARIABILIDADE DA FORÇA DE DESPRENDIMENTO DOS FRUTOS DE CAFÉ

Autores: JÚNIOR. J. D. G., OLIVEIRA, T. C. M., SOUZA, J. B. C., ALMEIDA, S. L. H., SILVA, R. A., SILVA, R. P.

Ano da publicação: 2023

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: maturação, produtividade, luminosidade.

Área: Agricultura Digital (AD)

O consumo mundial de café aumenta conforme a necessidade global, ou seja, a população aumenta seu consumo a demanda na produção também aumenta. No Brasil a produção de café chegou a ocupar 1,82 milhão de hectares em 2022, a estimativa é que seja 7,9% superior em 2023. Dessa forma o objetivo deste trabalho é avaliar a variabilidade da força de desprendimento dos frutos de café, conforme o estádio de maturação e a face de exposição, bem como quantificar a diferença da força necessária para o desprendimento dos frutos nos estádios verde e cereja. O experimento foi realizado durante o período de colheita das safras 2018/2019 no dia 29/05/2019 em lavoura comercial de café arábica irrigada por pivô central, localizada no município de Presidente Olegário, Minas Gerais, Brasil. Na safra 2018/2019, para os frutos verdes, houve normalidade dos dados para a maioria das variáveis (70%), enquanto nos demais estádios avaliados esse percentual foi menor: verde cana (50%); cereja (40%); seco (30%). Porém, analisando-se todas as variáveis, observa-se que 55% delas apresentaram não normal. O período do dia e a face de exposição solar influenciam o comportamento da força de desprendimento dos frutos de café.

pdf IMPLEMENTAÇÃO E APLICAÇÃO DE UMA REDE NEURAL EM UM FPGA PARA AGRICULTURA

Autores: JUNIOR., N. A. U. C., MEDEIROS, A. M. M., OLIVEIRA, B. Q.

Ano da publicação: 2023

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: inteligência artificial, irrigação, portas lógicas programáveis.

Área: Agricultura Digital (AD)

A produção agropecuária deixou o mundo rústico para um novo e tecnológico, na qual cada vez mais a agricultura vem utilizando tecnologias de precisão com a ideologia de melhorar a competitividade. São inúmeras as possibilidades de aplicação de inteligência artificial na agricultura. O estudo realizado na pesquisa constata que é possível a implementação de portas logicas programáveis (FPGA) em conjunto com a inteligência artificial dentro de hardware dedicado, reduzindo os custos dos produtores e melhor produtividade. O objetivo do trabalho é apresentar uma análise da aplicação do FPGA e de inteligências artificiais na agricultura, a fim de construir e implementar uma inteligência artificial com FPGA para o controle de sistemas de irrigação e pulverização.

pdf INTERPRETABILIDADE NA IDENTIFICAÇÃO DE DOENÇAS EM PLANTAS DE CAFÉ POR MEIO DE IMAGENS E APRENDIZADO PROFUNDO

Autores: MARTINS. M. E. M. M., FRACAROLLI, J. A.

Ano da publicação: 2023

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Doenças em plantas, LIME, SHAP

Área: Agricultura Digital (AD)

Importante para garantir a segurança alimentar e a sustentabilidade das culturas agrícolas, a detecção precoce de doenças em plantas tem sido tópico de pesquisas com aplicação de aprendizado profundo. A intenção do aprendizado de máquina é de auxiliar e até mesmo substituir a tarefa de detecção feita de forma visual, que demanda muito esforço e em muitos casos pode apresentar dificuldades na detecção das doenças e identificação da sua causa. Contudo, a busca por altas acurácias gera modelos cada vez mais complexos que nem sempre promovem o entendimento humano de suas tomadas de decisão. Para isso, técnicas de interpretabilidade são adicionadas com o objetivo de trazer informações que viabilizem a explicação dos resultados. O projeto visa aplicar duas técnicas em uma rede neural convolucional (CNN) para a identificação e classificação de imagens de doenças em plantas. Ao utilizar o SHAP (SHapley Additive exPlanations) e LIME (Local Interpretable ModelAgnostic Explanations) na modelagem de doenças na cultura do café espera-se proporcionar a visualização dos principais aspectos, características e variáveis que contribuem para a classificação de doenças da cultura.

logo-sbea-alta-qualidade-verde.png
© Copyright 2022 - Bruno Bragheto - Todos os direitos reservados

Pesquisar