Autores: MORAES, J. M. B., FERREIRA, M. F., REIS, A. V.
Ano da publicação: 2022
ISSN: 2358-582X
Palavras-chave: segurança, massa, dinâmica
Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)
A agricultura familiar é uma importante atividade na agricultura brasileira e novas tecnologias são incorporadas aos trabalhos dos produtores inclusive na área de mecanização. A seleção e utilização de tratores, máquinas e implementos deve ser realizada de maneira criteriosa, observando as características técnicas dos equipamentos, visando a maior eficiência, segurança e economia. No Brasil existem diversas marcas e modelos de tratores e pulverizadores indicados às pequenas áreas o que pode colocar em dúvida a sua correta seleção, aquisição e utilização. Para verificar a compatibilidade de tratores e pulverizadores montados ao sistema de engate de três pontos foi realizada a análise de 40 tratores e 38 pulverizadores, totalizando 1.520 combinações e o resultado apresentou 1.296 compatíveis. Desta forma, de acordo com as condições avaliadas neste trabalho, tratores até 54,4kW de potência máxima no motor e pulverizadores montados no sistema hidráulico são estáveis em 85,3% das combinações analisadas.
Autores: MACHADO, T. M., REYNALDO, E. F., VALE, W. G., OLIVEIRA, R. P., MENESES, M. D.
Palavras-chave: adubo, largura efetiva, máquinas agrícolas.
A correta distribuição de fertilizantes é uma premissa básica que muitos agricultores não conseguem estabelecer, devido à falta de conhecimento das regulagens do equipamento e também com relação a qualidade do fertilizante e do distribuidor centrifugo. O presente trabalho teve o objetivo em avaliar o perfil de distribuição transversal de diferentes distribuidores de fertilizantes, dois tipos de fertilizantes e cinco alturas de lançamento. Os equipamentos utilizados no ensaio de perfil de distribuição transversal de fertilizante foram o modelo Accura 1600 marca Kuhn e Twister da marca Stara. Sendo acoplados a um pulverizador autopropelido marca Pla, modelo: H 3000 com barras frontais. Os fertilizantes utilizados no ensaio foram: YaraBela e YaraBela cloretada. Os dados obtidos através de coletores padronizados, foram analisados em planilha eletrônica Adulanço, onde se calculou o coeficiente de variação (CV) em função da largura efetiva. Para ambos os distribuidores, observou-se segregação e consequentemente alteração da largura útil de trabalho para o fertilizante formulado. O distribuidor de fertilizantes Accura demonstrou desempenho superior com menor coeficiente de variação para distribuição transversal em todos os trajetos.
Autores: SANTO, K. P., CASTRO, K. S., BARBOSA, I. J., JÚNIOR, C. Z. J., RIBEIRO, N. M., CARVALHO, L. B.
Palavras-chave: Digitaria insularis , Eleusine indica, resistencia.
Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)
O objetivo foi avaliar a eficácia de controle de Digitaria insularis e Eleusine indica com misturas de nicossulfurom acrescido de subdoses de cletodim e haloxifope-pmetílico em casa de vegetação. Foram semeadas três sementes por célula em bandejas com substrato. No estádio de desenvolvimento de três folhas totalmente desenvolvidas foram transplantadas em vasos com capacidade para 3 dm-3 . O delineamento experimental adotado foi o inteiramente casualizado, com cinco repetições. Após 15 dias, com o estabelecimento das plantas nos vasos, foram aplicados os tratamentos herbicida, que consistiram na aplicação de nicossulfurom (60 g i.a. ha-1 ) isolado ou em mistura com três subdoses de cletodim (21,6; 43,2 e 64,8 g i.a. ha-1 ) e haloxifope (6; 12 e 18 g e.a. ha-1 ). Os dados foram submetidos a análise de variância e as médias comparadas pelo teste de Tukey. O melhor controle de ambas as plantas daninhas, foi observado nos tratamentos com a adição dos graminicidas, evidencia a importância e aponta como uma alternativa a mistura destes produtos para elevar o controle de D. insularis e E.indica.
Autores: SILVA, C., OLIVEIRA, L., DIAS, V. O., IRION, A., ALMEIDA, E.
Palavras-chave: Mecanização Agrícola, Ergonomia, Motores Agrícolas.
A exposição ao ruído de tratores e máquinas agrícolas pode causar danos irreversíveis aos operadores. Esse trabalho foi realizado com a finalidade de avaliar os níveis de ruído causados pela operação e funcionamento do motor e demais componentes os quais são presentes na operação de um trator agrícola, foram ainda monitorados a velocidade e intensidade do vento no local da avaliação para que fosse levado em consideração nos parâmetros avaliados. Nas avaliações foi utilizado um trator New Holland TL75 4X2 TDA de 57,42 kW de potência nominal, sem cabine. Para compor os tratamentos, foram combinados dois locais de aferição e quatro rotações do motor, sendo 1400, 1600, 1800 e 2000 rpm em fatorial 2x4 em delineamento inteiramente casualizados com três repetições. Foi possível observar efeito do local de aferição e da rotação do motor no nível de ruído emitido pelo trator agrícola, sendo que, para este último fator, ajustou-se uma equação linear positiva do nível de ruído em função da rotação do motor.
Autores: IRION, A. P., SILVA, C. N., MACIEL, E. A. C., OLIVEIRA, L., DIAS, V. O.
Palavras-chave: Mecanização agrícola, lastragem, eficiência de tração
A determinação do índice de patinamento em um trator agrícola é de fundamental importância para a realização da operação e está diretamente relacionado a uma melhora na eficiência energética e de tração. Este trabalho teve por objetivo avaliar o desempenho de um trator agrícola em operação com um arado de discos em três diferentes tratamentos e analisar assim o consumo de combustível nas condições de ensaio em que o trator foi submetido. Utilizou-se o delineamento inteiramente casualizado, com três repetições. Os tratamentos foram compostos por aração com tração dianteira auxiliar (TDA) acionada, aração com TDA não acionada e deslocamento com o arado suspenso. A tração dianteira auxiliar reduziu significativamente o índice de patinamento do trator avaliado na operação de aração com arado de discos. O acionamento da TDA não influenciou significativamente as variáveis consumo horário e consumo operacional de combustível.
Autores: ZIMMERMANN, G. G., JASPER, S. P., SAVI, D., FERRAZ, R. S., FILHO, R. A. P. S., INGLES, F. A.
Palavras-chave: rugosidade do solo, empolamento, perfilômetro
A qualidade da operação de preparo do solo pode ser mensurada por análises perfilométricas, as quais relatam o empolamento do solo, a área transversal mobilizada e a rugosidade superficial. Entretanto, a determinação destes parâmetros por meio de métodos tradicionais, é onerosa em mão-de-obra e tempo. O objetivo do experimento foi comparar um sistema desenvolvido de aquisição de dados automático para processos de perfilometria com o método tradicional em preparo do solo, analisando a mobilização do solo em diferentes velocidades. O experimento em faixas foi conduzido no delineamento de blocos casualizados, fatorial duplo, resultando em dois perfilômetros, eletrônico e convencional, e quatro velocidades estudadas da operação de preparo do solo, com sete repetições. Os dados coletados foram submetidos a análise de variância, quando significativo, ao teste de Tukey para fatores qualitativos, e teste de regressão para o fator quantitativo. Através dos dados obtidos com ambos os perfilômetros, constata-se a validação de fase do equipamento desenvolvido e a possibilidade da realização de leituras eletrônicas visando auxiliar a tomada de decisão de forma mais assertiva e rápida, além de minimizar as interferências do ambiente durante as avaliações. As maiores velocidades resultaram em menor área elevada e empolamento do solo.
Autores: FRANCETTO, T. R., MEDEIROS, A. L., AONO E. Y., MALMANN, R. B., BALANSIN, A.
Palavras-chave: Cilindrada, Sistema de aspiração de ar, Classificação
Potência é uma grandeza física que expressa a capacidade de realização de trabalho por unidade de tempo. Logo, quando analisamos uma máquina, compreender sua competência neste processo é essencial para uma adequada seleção e manejo do equipamento. No caso dos tratores agrícolas, que empregam motores de combustão interna, esta está inteiramente relacionada com o tamanho deste e do sistema de aspiração de ar empregado. Assim, ao relacionarmos a potência com a cilindrada total, conhecemos a potência específica da máquina. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo avaliar a potência especifica dos tratores agrícolas comercializados no mercado brasileiro segundo as suas respectivas classes de potência. Para o estudo, foi desenvolvido um banco de dados com as informações disponibilizadas pelos fabricantes de 12 marcas, totalizando 233 modelos analisados. Avaliaram-se os itens cilindrada total e potência máxima. O valor médio obtido para a potência foi de 126,44 kW, enquanto que para a cilindrada foi de 5,52 L. Já para a potência específica, foi encontrado um valor médio de 20,48 kW L -1 . Conclui-se que a capacidade de geração de trabalho por unidade de volume aumenta conforme as classes de potência em função do incremento de tecnologias adotadas no sistema de aspiração de ar
Autores: TAVEIRA, W. M. C. F., LOPES, A. G. C., SOUZA, A. A. R., MOSCA, P. H. C., CORREIA, T. P. S., SILVA, P. R. A.
Palavras-chave: controle químico, sentido de operação, tecnologia de aplicação
O objetivo do trabalho foi quantificar o amassamento de plantas de milho e a produtividade de grãos em função de diferentes trajetórias de deslocamento do pulverizador tratorizado na lavoura. O trabalho foi realizado durante a safra 2020/2021 em campo experimental do Laboratório de mecanização agrícola da Fazenda Água Limpa (LAMAGRI/FAL- UnB), situada em Brasília-DF. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, com cinco tratamentos e três repetições cada. Os tratamentos foram diferentes sentidos de deslocamento do pulverizador em relação as linhas de semeadura, sendo: 0º (T1), 15º (T2), 30º (T3), 45º (T4), e 90º (T5). Foram realizadas pulverizações em pós-emergência das plântulas de milho, aos 15, 30 e 45 dias após a semeadura. As variáveis avaliadas foram número de plantas amassadas e produtividade de grãos. Os dados foram submetidos a análise de variância e as médias comparadas pelo teste de F (P ≤ 0,05). O tratamento (T1) obteve o maior número de plantas amassadas e menor produtividade se comparada aos outros tratamentos.
Autores: MACHADO, L. B., SANTOS, C. G., SIMAS, H., MARTINS, D., ROMANO, L. N. VALDIERO, A. C.
Palavras-chave: agricultura de precisão, robótica agrícola, robô cartesiano
É indiscutível o fato de que as pessoas estão mais conscientes quanto à produção de alimentos e sua forma de consumo, fato que está diretamente ligado com um aumento significativo por produtos saudáveis, refletindo assim em inúmeros desafios no cenário da alimentação envolvendo o setor agrícola, nesse caso, o cultivo protegido em estufas agrícolas. O objetivo deste trabalho foi o desenvolvimento de um mecanismo robótico do tipo Gantry para a pulverização dentro das casas de vegetação, possibilitando aplicações localizadas. O alto custo de implantação de um sistema de irrigação nas estufas agrícolas sensores modernos inviabiliza sua implementação ao grupo dos agricultores familiares. Portanto após um levantamento do Estado da Arte sobre a utilização de robôs para pulverização, desenvolveu-se um mecanismo acessível e de baixo custo, uma vez que utiliza de técnicas autoalinhantes para seus deslocamentos e de apenas uma ponta de pulverização para realizar a varredura dos locais de aplicação dentro da estufa, caracterizando-se como um processo da agricultura de precisão.
Autores: MALMANN, R. B., FRANCETTO, T. R., AONO, E. Y., MASSIRER, A. R., ALONÇO, A. S.
Palavras-chave: Agricultura, Desenvolvimento de produto, Inovação.
As propriedades industrias são fundamentais para garantir que as inovações sejam de propriedade exclusiva do autor e para que não ocorra uma concorrência desigual entre fabricantes de produtos. Tendo em vista o aumento contínuo das tecnologias nas indústrias e no campo, principalmente relacionadas a agricultura de precisão, espera-se um aumento significativo nas propriedades intelectuais depositadas no país. Dessa forma, este artigo visa fazer um estudo bibliográfico das patentes depositadas no Brasil, em um período indeterminado, relacionadas especificadamente a esta temática. Através do site online gratuito do Instituto Nacional de Propriedade Intelectual (INPI), no segmento de patentes, com filtros segregando o caractere “Agricultura de precisão”, foi possível elencar as propriedades industriais depositadas no país. O primeiro depósito encontrado foi realizado em 1998 e, até 2016, poucas patentes foram registradas (19). Posteriormente a esta data, houve um aumento que corresponde a mais de 60% do total (31). Além disso, a maioria dos resultados se encaixaram pela classificação internacional de patentes na seção de necessidades humanas (54%). Ademais, aproximadamente 60% dos depositantes são da região sudeste e sul. Por fim, foi evidenciado um significativo aumento do número de depósitos de novas tecnologias voltadas a agricultura de precisão no país nos últimos anos.
Autores: MENDIETA, F. M. P., SOUZA, C. M. A., CORTEZ, J. W., ARCOVERDE, S. N. S.
Palavras-chave: agricultura de precisão; segunda safra de milho; geoestatistica.
A segunda safra de milho possui uma importância no agronegócio de Mato Grosso do Sul, e melhorar sua produtividade, de forma homogênea, auxilia os produtores a aumentarem a margem de lucro. Objetivou-se avaliar a variabilidade dos componentes de semeadura do milho e a correlação com a produtividade O trabalho foi realizado em fazenda comercial em um talhão de 39,08 ha seguindo os conceitos da agricultura de precisão. Os pontos foram georreferenciados a cada 0,5 ha, totalizando uma malha de 80 pontos. Foram mensurados: estande de plantas, distribuição longitudinal e produtividade de grãos. Os valores foram submetidos às análises estatística descritiva, espacial e correlação com a produtividade do milho. O estande de plantas demonstrou correlação aceitável com produtividade de grãos de milho, o erro de distribuição (normal, falho e duplo) ficou abaixo daquele que prejudica a produção.
Autores: LOPES, A. G. C., CORREIA, T. P. S., TAVEIRA, W. M. C. F., PEREIRA, G. G., SOUZA, A. A. R.
Palavras-chave: Arranjo especial, Produtividade, Dosador pneumático
O objetivo do trabalho foi avaliar a produtividade da semeadura de soja com mecanismo dosador de sementes agrupado e convencional pneumático sob diferentes velocidades operacionais. O experimento foi realizado utilizando uma semeadora-adubadora da marca John Deere, modelo 2122 CCS, com linhas espaçadas a 0,5 m, equipadas com mecanismo dosador de sementes pneumático, tracionada por um trator da mesma marca, modelo 7225J, 4 x 2 TDA de 165,5 kW de potência. O delineamento experimental adotado foi o inteiramente casualizado em esquema fatorial 2 x 3, sendo dois arranjos de semeadura (agrupado e convencional) e três velocidades de semeadura (4,5; 5,2 e 6 km h-1 ), com quatro repetições por tratamento, totalizando 24 parcelas experimentais. Os dados foram submetidos à análise estatísticas e as médias comparadas pelo teste de Tukey (P≤0,05). Os resultados indicaram aumento de 20,7 e 39,9% na produtividade para as velocidades 5,2 e 4,5 km h-1 , respectivamente, na semeadura agrupada.
Autores: SILLOS, S. M. D. L., ORMOND, A. T. S, BRITO, L. V., SILVA, M. E. B., SANTOS, H. S. S., LEMOS, D. F.
Palavras-chave: Mão de obra, milho, perdas.
A colheita mecanizada, é uma prática bastante importante na cultura, pois implica no rendimento operacional, produtividade e qualidade do grão. Com base no exposto objetivou-se com o trabalho avaliar as condições da colheita mecanizada realizada na Fazenda Experimental da UEMG, com auxílio de cartas de controle. O delineamento estatístico utilizado foi baseado nas premissas do Controle estatístico de qualidade, sendo as amostras coletadas ao longo do tempo. Primeiramente foi medido a altura das plantas, altura da espiga e diâmetro do colmo, antes da colheita. As perdas foram coletadas com armação retangular de 2 m². Os indicadores de qualidade analisados apresentaram processo estável, o que permite se atribuir qualidade e confiabilidade à operação. Através da análise do processo pode-se notar que ocorreu uma alta variabilidade das características agronômicas de altura de plantas, alturas de espiga e diâmetro de espiga, que pode ser explicado pelo fator meio ambiente, outro fator que pode ocasionar essa variabilidade desses parâmetros é a matéria prima. A busca por alta produtividade nas lavouras, requerem diferentes formas de gerenciamento, entre elas o controle estatístico se destaca como uma boa ferramenta para avaliar as perdas e ganhos.