Publicações

As informações apresentadas são de total responsabilidade dos autores.

Carregando...

Pasta Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

Documentos

pdf DISTRIBUIÇÃO LONGITUDINAL DA SOJA E FATORES OPERACIONAIS DE SEMEADORA-ADUBADORA EQUIPADA COM DOIS DISCOS DE CORTE DE PALHADA

Autores: LOPES, I. C. F., REGINALDO, L. S., MEURER, F. J., SOUZA, C. M. A., ARCOVERDE, S. N. S.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: espaçamento normal, semeadura direta, qualidade de semeadura

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

Objetivou-se avaliar a influência da velocidade de deslocamento de semeadora e da ação de dois discos de corte de palhada sobre a distribuição longitudinal de plantas de soja. O estudo foi realizado em um Latossolo Vermelho Distroférrico, utilizando-se o delineamento em blocos ao acaso, em esquema de parcela subdividida, com quatro repetições. Foram usadas duas velocidades de deslocamento do conjunto trator-semeadora-adubadora (5,3 e 6,4 km h-1) e dois tipos de discos de corte de palhada de cobertura (disco original e disco adaptado). Aos 21 dias após a semeadura, avaliou-se o estande e a distribuição longitudinal de plantas em espaçamentos normal, falho e duplo. A velocidade de deslocamento de 5,3 km h-1 ocasiona menores espaçamentos falhos e duplos entre plântulas de soja, quando usando o disco de corte original da máquina. O mecanismo de corte de palhada adaptado proporciona maior eficácia na distribuição longitudinal das plântulas da soja, quando a velocidade de 6,4 km h-1 é adotada na operação.

pdf DMV NA PULVERIZAÇÃO COSTAL NA CULTURA DO JILOEIRO (Solanum aethiopicum)

Autores: COELHO, L. C., MACHADO, T. A., LISBOA, C. F.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: pontas de pulverização, pressões de pulverização, qualidade de aplicação

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

As pontas pulverizadoras são um dos componentes mais importantes desses equipamentos e são diferenciadas pelas suas práticas de manejo no controle de plantas daninhas, insetos ou doenças. O experimento foi conduzido para avaliar o espectro de gotas em caldas de pulverização em um Delineamento em Blocos Casualizados (DBC) com esquema fatorial 2x2x4, constituído de duas pressões, duas pontas de pulverização e quatro repetições com utilização. Antes da análise do espectro de gotas, as imagens foram modificadas pelo software Image J e binarizadas na banda R. Posteriormente, foram analisadas pelo software Gotas®. Foram extraídos valores de: número de gotas, dispersão, volume aplicado, cobertura e DMV. Em seguida, os valores encontrados foram submetidos ao teste “F” a 5% de probabilidade e, conforme a significância, foram comparados pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Foram avaliados, para cada fator, separadamente, os coeficientes de variação e depois uma análise de correlação entre esses fatores. A pressão de 45 Psi obteve maior DMV, apresentando diferença significativa entre as pressões.

pdf EFEITO DE ADJUVANTES NA DEPOSIÇÃO DA CALDA PULVERIZADA EM SOJA PARA DIFERENTES HORÁRIOS DE APLICAÇÃO

Autores: COLPO, T. L., BOLLER, W., UGALDE, G. A., GUEDES, J. V. C., BRUM, E. M.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: adjuvantes, deposição, horários de aplicação

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

O objetivo deste estudo foi avaliar a interferência de adjuvantes na deposição de calda de pulverização de um fungicida em soja para diferentes horários de aplicação. O experimento foi conduzido no município de Santa Maria, RS, Brasil, na safra 2020/2021. Os tratamentos foram T1: Fox Xpro + Aureo; T2: Fox Xpro + Antidrift; T3: Fox Xpro + Aureo + Antidrift e T4: Fox Xpro + Aureo, para seis horários de aplicação (07, 10, 13, 16, 19 e 22 horas). O volume de calda utilizado para T1, T2 e T3 foi de 60 L/ha e para T4 120 L/ha. A deposição foi avaliada por meio do método proposto por Mota (2015), com modificações, que envolveu a adição de 2,0 g/L do corante alimentício azul brilhante na calda de pulverização. Após a pulverização foram retirados dez folíolos de dois extratos das plantas, superior e inferior, de cada parcela. Os folíolos foram medidos para estimar a área foliar total de cada amostra. As amostras foram acondicionadas em frascos PET (500 mL) contendo 100 mL de água destilada, agitadas e o líquido resultante analisado através de espectrofotometria. Desta forma, o resultado foi expresso em μg de corante depositado por cm2 de área foliar.

pdf ESTANDE PLÂNTULAS E DISTRIBUIÇÃO NA OPERAÇÃO DE SEMEADURA MECÂNICA EM MANEJOS DE SOLO

Autores: CORTEZ, J. W., LOPEZ, N. M. L., RIBEIRO, A. O., FLORA, D. P. D., SOUZA, J. S.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: disco horizontal, análise de agrupamento, semeadura direta

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

O objetivo foi avaliar a qualidade da semeadura da soja em sistemas de manejo avaliando o estande de plantas e a distribuição longitudinal de sementes na operação de semeadura utilizando como ferramenta a análise de variância e análise de agrupamento. O experimento foi realizado no delineamento em blocos casualizados com seis manejos e quatro repetições. Os manejos foram: CM – escarificador; SM – semeadura direta; EC – escarificação cruzada + grade; EG – escarificação + grade; GR – grade; PC – preparo convencional. Foram avaliados o estande e a distribuição longitudinal após a semeadura. Os dados foram analisados pela análise de variância, correlação e análise de agrupamento. Os sistemas de manejo do solo não afetam o estande e distribuição de sementes, no entanto, o processo foi considerado regular. O aumento de falhos diminui a distribuição normal e o estande de plantas. Os sistemas de manejo com escarificador e semeadura direta e escarificação cruzada e escarificação e grade foram considerados similares pela análise multivariada com agrupamento.

pdf FERRAMENTAS DA QUALIDADE APLICADAS NO PROCESSO DE COLHEITA MECANIZADA DE SOJA

Autores: CARNACINI, F., VOLTARELLI, M. A.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: padronização, ferramentas de qualidade, desperdício

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

O agronegócio brasileiro é um pilar da economia. Possíveis perdas durante o processo prpdutivo podem ser diminuídas e sanadas, com a identificação das possíveis causas raízes. Algumas ferramentas de qualidade nos auxiliam como Brainstorming, PDCA (to Plan, to Do, to Check, to Act), 5W2H, Diagrama de Ishikawa, Diagrama de Pareto, GUT (Gravidade, Urgência e Tendência) e Programa 8S. Por meio do Manual de Boas Práticas Agrícolas foi possível identificar deficiências no parâmetro de qualidade. Houve a identificação de três possíveis causas de diminuição da perda de produtividade na lavoura de soja. Foi utilizado o GUT para priorizar o fator mais crítico e desta forma criar um plano de ação. Era necessário um plano de manutenção (manutenção preventiva) para suas máquinas e, se possível for realizar o próprio tratamento de suas sementes, para diminuir os custos por conta das variações do preço da semente e irrigação artificial.

pdf FUNCIONAMENTO DE UM TRATOR AGRÍCOLA ALIMENTADO COM BIODIESEIS DE SOJA E ÓLEO RESIDUAL DE FRITURAS

Autores: TAVARES, M. S., CARDOSO, E. L., PINTO, L. A., CAMARA, F. T., LOPES, A.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Biomassa, desempenho, oleaginosa

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

O uso de combustíveis derivados de petróleo resulta na emissão de grandes quantidades de gases nocivos à camada de ozônio e eleva o aquecimento global, incentivando a busca por biocombustíveis renováveis. Nesse sentido, o biodiesel é amplamente estudado com o propósito de substituir gradualmente o diesel. Objetivou-se avaliar desempenho de um trator alimentado com biodiesel de soja e óleo residual de frituras. Foi utilizado o delineamento inteiramente casualizado em esquema fatorial 2x5, sendo o primeiro fator formado por dois tipos de biodieseis (soja e óleo residual de frituras) e o segundo constituído por 5 proporções de biodiesel misturadas ao diesel comum (B0, B5, B15, B25 e B50) com três repetições. Utilizou-se um trator BM 100 da Valtra. Avaliou-se a velocidade de deslocamento, consumo volumétrico, consumo ponderal (CP) e consumo específico de combustível (CE). Os dados foram submetidos ao teste de normalidade e teste de médias de Tukey (p<0,05) no software estatístico SISVAR. A análise de regressão foi feita no programa estatístico Agroestat. As variáveis consumo volumétrico, consumo ponderal e consumo especifico foram influenciadas (p<0,01) pelo fator proporção, não sendo observada nenhuma influência do fator tipo de biodiesel sob as mesmas variáveis. O uso de B50 elevou em 7% e 8% e 9% o CV, CP e CE em relação a B0 respectivamente. O funcionamento do motor do trator de testes não foi alterado pelo uso de biodiesel.

pdf INDICADORES DE QUALIDADE DO SOLO EM SISTEMAS DE MANEJO E NÍVEIS DE COMPACTAÇÃO

Autores: ARCOVERDE, S. N. S., MACHADO, T. M., SOUZA, C. M. A, CHAGAS, A.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: análise fatorial, índice de qualidade do solo, mecanização agrícola

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

O uso de indicadores de qualidade de solo é essencial para o reconhecimento das práticas de manejo visando a sustentabilidade agrícola. Por esta razão, objetivou-se identificar indicadores de qualidade do solo sob diferentes sistemas de manejo e níveis de compactação, por meio do método estatístico multivariado do tipo fatorial (AF). O estudo foi desenvolvido em áreas produtoras de grãos com sistema plantio direto e preparo convencional submetidas a quatros níveis de compactação do solo por passadas de trator (0, 3, 6 e 9). Nas áreas agrícolas, cujo solo é classificado como Latossolo Vermelho Distroférrico, foram retiradas amostras indeformadas e deformadas, nas camadas de 0-0,10 e 0,10-0,20 m, em 3 pequenas trincheiras por área, totalizando 64 amostras para determinação de cinco atributos físicos e nove atributos químicos. A partir da AF, identificou-se que o modelo de melhor ajuste para expressar a qualidade do solo nas duas camadas avaliadas foi aquele composto por três fatores, explicando cerca de 85% da variância total. Adicionalmente, a AF permitiu identificar, em ordem de importância, a disponibilidade de nutrientes e a compactação do solo, respectivamente, como as componentes dos fatores para explicar a qualidade do solo.

pdf INOVAÇÃO E ROBOTIZAÇÃO EM ESTUFAS AGRÍCOLAS

Autores: MACHADO, L. B., VALIDERO, A. C., CAMILO, J. G. D., SIMAS, H., MARTINS, D.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: agricultura de precisão, estufas agrícolas, robótica agrícola

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

Com a recente adesão de novas técnicas na agricultura de precisão, a robótica tornou-se uma das ferramentas essenciais quando se trata de eficiência e produtividade nas mais diversas culturas agrícolas, alcançando assim, proporções relevantes no cenário em questão. O objetivo deste trabalho foi analisar a variabilidade e as necessidades de robotização em estufas agrícolas, propondo uma inovação viável e de baixo custo que leva em consideração todos os processos, desde o manejo do solo, plantio até a colheita no cultivo protegido. Assim, após um levantamento do Estado da Arte sobre a utilização de robôs em estufas, desenvolveu-se um mecanismo do tipo Gantry autoalinhante para realizar as operações necessárias, onde o efetuador final proporciona uma multifuncionalidade, realizando ações de remoção de daninhas, irrigação, aplicação localizada de pesticidas e fertilizantes, acessível para a agricultura familiar. Portanto, a utilização da robótica na agricultura se faz necessária, pois proporciona aos produtores uma maior eficiência, produtividade, segurança e qualidade nas tarefas que se tornam desgastantes e perigosas ao manejo humano.

pdf MANEJO DO SOLO CONTINUO NO ACÚMULO DE BIOMASSA PARA ADOÇÃO DO SISTEMA DE PLANTIO DIRETO NA REGIÃO DE CERRADO

Autores: MOREIRA, A. A., YANO, E. H., PEREIRA, H. E. Y., ALVES, A. A. O., KOBAYASHI, R. L., MADEIRA, R. S.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: cobertura do solo, massa residual e decomposição da palhada

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

O experimento foi realizado na FEPE-FE/UNESP, em Selvíria- MS, com o objetivo foi a quantificar o acúmulo de biomassa (MS) pelos sistemas de manejos do solo no decorrer do tempo de condução com plantio direto (SPD). O delineamento estatístico de blocos ao acaso composto por: SPDC-26 – SPD contínuo de 26 anos; CM/SPD-12° –cultivo mínimo; SPD; GP/SPD-12° – preparo convencional por grade pesada; AA/SPD-12° preparo do solo com arado de aiveca de primeira safra seguido de 12° safras em SPD; e CMC/PD 3°S, GPC/PD 3°S, e AAC/PD 3°S, conduzidos por 10° safra consecutivas com preparo do solo e três safras seguidas com SPD; PR/PD 3°S- Preparo reduzido de três safras seguidas com grade média de meia passada + CM e duas com SPD e CM/PD 4°S 4° safras com SPD, e 4 repetições. A MS diferenciou entre os manejos do solo nos respectivos tempos de SPD, para biomassa produzida pela cultura, quantidade massa residual, decomposta e total presente na superfície do solo. A quantidade de MS acumulada até à estabilização ocorre de modo gradativo, por estar condicionada ao tipo de manejo do solo adotado e ao tempo de SPD, e na definição das espécies utilizadas na sucessão/rotação de culturas, com e/ou sem consorciação.

pdf MEDIÇÃO DE UMIDADE DO SOLO POR MEIO DE BIOSPECKLE LASER ADAPTADO EM UM DISPOSITIVO PORTÁTIL

Autores: SANTOS, J. I. R., JORGE, N. L., MACHADO, A. E., SANTOS, L. D. V., ANDRADE, V. J. S., VALE, W. G.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Raspberry Pi, Arduino, Speckle dinâmico

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

O Biospeckle laser é um fenômeno óptico de interferência. Esta atividade pode ser decorrente de processos biológicos ou de fatores puramente físicos, como a evaporação e a vibração ambiental, o estudo de suas aplicações tem ganhado força na Engenharia Agrícola. Outro fator que contribui para que ocorram alterações nos padrões de speckle dinâmico é a atividade de água. Desde 2015 diversos estudos foram realizados no LAPROT (Laboratório de Prototipagem da UFS) a fim de dominar o método, passando por técnicas de quantificação, mapeamento e tratamento de frequências. Atualmente, os esforços têm se concentrado na criação de um dispositivo portátil de análise, que com poucas adaptações, possa realizar os mesmos procedimentos experimentais que são realizados em um PC do tipo desktop comum. Diante do exposto, este trabalho tem por objetivo avaliar um método, portátil e de baixo custo, para capturar e processar dados do Biospeckle laser. Para tanto, os algoritmos de processamento foram adaptados para uma plataforma de processamento ARM, tomando por base um Raspberry Pi 3 Modelo B+. No desenvolvimento do projeto, é utilizado o microcontrolador Arduino para controlar o sensor de umidade do solo em tempo real.

pdf PRODUTIVIDADE DA CULTURA DA SOJA EM DIFERENTES SENTIDOS DE PULVERIZAÇÃO

Autores: RAMOS, A. M., BERTOLLO, G. M., HAMADA, B. H., SANTOS, E. S., SOETHE, D. M., TESSARO, A. G.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: linhas de tráfego. amassamento. sustentabilidade

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

O contato dos rodados dos pulverizadores agrícolas sobre as plantas é inevitável. Cada vez que trafegam, ocasionam problemas de amassamento de plantas provocando redução da produtividade devido a perda de potencial produtivo daquelas que sofreram injúrias provocadas pela passagem do pulverizador. O trabalho teve como objetivo determinar qual o sentido de pulverização que menos prejudica a produtividade da cultura da soja. Foram comparados diferentes sentidos de pulverização em delineamento experimental de blocos casualizados, em um esquema fatorial com seis sentidos de tráfego (testemunha, amassamento longitudinal, amassamento transversal, amassamento diagonal, aumento da densidade nas linhas adjacentes e sem cultivo de plantas nas linhas de tráfego do pulverizador), com três repetições. A coleta das plantas para estimativa da produtividade foi realizada nas quatro linhas paralelas ao tráfego, em 5 metros de comprimento totalizando uma área de 10 m². Os resultados demonstram que trafegar com o pulverizador no sentido longitudinal ou não cultivar nas linhas onde o pulverizador trafega proporciona maior produtividade. Pulverizar no sentido transversal às linhas das culturas ocasiona a maior perda de produtividade.

pdf PRODUTIVIDADE DA CULTURA DO MILHO SUBMETIDA A DIFERENTES SENTIDOS DE PULVERIZAÇÃO

Autores: HAMADA, B. H., BERTOLLO, G. M., RAMOS, A. M., SANTOS, E. S., SOETHE, D. M., TESSARO, A. G.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Linhas de tráfego. Milho. Amassamento

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

O tráfego dos pulverizadores terrestres na lavoura no momento da aplicação de defensivos agrícolas ocasiona, além da compactação do solo, o amassamento de plantas da cultura de interesse. Este amassamento pode acarretar em prejuízos futuros já que a planta que sofreu amassamento imposto pelos rodados da máquina sofrerá perdas de produtividade. O trabalho teve como objetivo determinar qual o melhor sentido de pulverização que menos afeta a produtividade da cultura do milho. Foram comparados diferentes sentidos de pulverização em delineamento experimental de blocos casualizados, em um esquema fatorial com seis sentidos de tráfego (testemunha, amassamento longitudinal, amassamento transversal, amassamento diagonal, aumento da densidade nas linhas adjacentes e sem cultivo de plantas nas linhas de tráfego do pulverizador), com três repetições. A coleta das plantas para estimativa da produtividade foi realizada nas quatro linhas paralelas ao tráfego, em 5 metros de comprimento. Os resultados obtidos demonstram que onde não há tráfego do pulverizador (testemunha) a produtividade da cultura do milho é maior. Nos tratamentos que receberam o tráfego de máquinas, o sentido transversal é o que obteve a maior produtividade na cultura do milho. O sentido que mais prejudica a produtividade é o tráfego diagonal.

pdf PRODUTIVIDADE DE HÍBRIDOS DE CANOLA SUBMETIDOS A DIFERENTES ÉPOCAS DE SEMEADURA E MÉTODOS DE COLHEITA PARA A REGIÃO DE CACHOEIRA DO SUL, RS

Autores: OLIVEIRA, M. B., POGORZELSKI, E. S., SOUZA, V. L., VIEIRA, J., PFEIFENBERG, R., TRES, M. V.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Brassica napus L. var oleífera, colheita direta, corte-enleiramento

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

Embora a ampla aplicabilidade da cultura da canola alguns fatores limitam sua produtividade, como é o caso da época de semeadura e o método de colheita, acarretando na redução do seu cultivo. Com base nisto, o trabalho teve como objetivo avaliar a produção de grãos e biomassa de dois híbridos de canola cultivados em três épocas de semeadura submetidos a diferentes métodos de colheita. O trabalho foi realizado em Cachoeira do Sul, região central do Rio Grande do Sul onde foi cultivado os híbridos de canola Hyola 575 CL e Hyola 433 em três épocas de semeadura, submetidos a colheita direta, corte-enleiramento, colheita direta com adjuvante e corte-enleiramento com adjuvante. O experimento foi realizado em blocos casualizados com quatro repetições. Foi avaliado a produção de grãos, a produção de biomassa da cultura e perdas na colheita. O cultivo de canola em época tardia apresentou menor produtividade de grãos e biomassa. O método de colheita por corte-enleiramento com adjuvante acarreta em menores perdas na colheita.

pdf PROPOSTA DE SISTEMA DE RODADOS VOLTADO PARA TRATOR ELÉTRICO PARA AGRICULTURA FAMILIAR

Autores: WOLOCHE, G. S., PENTEADO, G. V. B., PIRES, R. N., SANTOS, J. S. G., SGUAREZ, A. J. F., ALBIERO, D.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: conjunto pneumático, tração, potência

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

Entre os componentes de um trator, o conjunto pneumático é um dos mais importantes para proporcionar a qualidade do seu desempenho no que se refere ao equilíbrio, deslocamento, direcionamento e esforço tratório. Outras características importantes podem ser destacadas como a capacidade de tração e o fornecimento de potência que sofrem interferência de determinados fatores, inclusive de forma negativa. Desta maneira, o objetivo deste trabalho é dimensionar um sistema de rodados que atenda todas essas características e consiga obter um desempenho adequado em suas atividades. Com a utilização da metodologia da matriz morfológica foi realizada a descrição conceitual dos componentes. Para propor o conceito de um sistema de rodados que suporte atividades destinadas à agricultura familiar, a metodologia da matriz morfológica se mostrou adequada.

pdf PROPOSTA DE UM SISTEMA DE TRANSMISSÃO PARA TRATOR ELÉTRICO

Autores: MAGALHÃES, J. V. F., FERREIRA, V. S., ÁVILA, J. C., ALMEIDA, F. C., SANTOS, J. S. G., ALBIERO, D.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Transmissão, Tratores agrícolas

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

O sistema de transmissão é elemento fundamental para o funcionamento de tratores agrícolas, sendo ele responsável por transmitir o torque produzido pelo motor para os demais elementos constituintes do veículo, tais como o sistema de rodado e a tomada de potência (TDP). Assim, o sistema de transmissão se subdivide em caixa de câmbio, embreagem, diferencial e redutor final, de forma que cada elemento possui uma função específica, a fim de proporcionar ao trator um funcionamento eficiente do ponto de vista mecânico. Portanto, faz- se necessário compreender como todos os componentes operam simultaneamente para que seja possível projetar de maneira adequada um sistema de transmissão que corresponda às necessidades específicas do trator e suas finalidades. A metodologia utilizada para o projeto foi a mesma proposta por Dandy e Warner, a qual propõe que um problema pode ser melhor analisado quando dividido em uma série de problemas diferentes, seguidos em ordem. Compreende-se que o sistema de transmissão aqui divulgado contribuirá para uma maior economia durante a prática das atividades agrícolas. Dessa forma, o objetivo deste projeto é identificar quais são os componentes que melhor se adequam para o dimensionamento de um trator de pequeno porte, que opera com potência em torno de 30 HP.

pdf PROPOSTA DE UMA TOMADA DE POTÊNCIA ELÉTRICA PARA ACIONAMENTO DE IMPLEMENTOS AGRÍCOLAS

Autores: SANTOS, J. S. G., ALBIERO, D.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: matriz morfológica, tratores elétricos, combustíveis fósseis

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

Com a crescente utilização de combustíveis fósseis por meio dos motores combustíveis, se fazem necessárias alternativas que visem uma maior eficiência de energia e uma diminuição significativa na pegada energética. Além disso, com os avanços tecnológicos e a intensificação do uso da mecanização agrícola exigem novos investimentos em máquinas e equipamentos com maior potência e tecnologia incorporada capazes de atender às variadas demandas das atividades agrícolas. Desta maneira a possibilidade de utilizar uma tomada de potência elétrica (TDPE) nas máquinas agrícolas surge como potencial mitigador destes problemas, a fim de otimizar o sistema gerando ainda maior economia nestas atividades. O objetivo deste trabalho é propor o conceito de uma TDPE, capaz de trabalhar em tratores elétricos, proporcionando assim o acionamento dos implementos através da energia elétrica. Como resultado foi construído um conceito teórico, sendo concluída a viabilidade técnica de tal projeto, pretende-se ainda em estudos futuros desenvolver estudo para analisar a viabilidade técnica detalhada, bem como de viabilidade econômica.

pdf PROTÓTIPO DE AEROMODELO PRODUZIDO COM MATERIAL BIODEGRADÁVEL EM IMPRESSORA 3D UTILIZANDO CONTROLADOR MATEMÁTICO

Autores: GABRIEL FILHO, L. R. A., GONÇALVES, E. S. S., SANTOS, P. S. B., CREMASCO, C. P.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: aeromodelo, material biodegradável, desenvolvimento tecnológico

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

Atualmente, com o avanço do desenvolvimento tecnológico, tem-se falado muito sobre como desenvolver sem impactar diretamente no meio ambiente. Nesse sentido, este trabalho teve como objetivo construir um protótipo de aeromodelo utilizando material biodegradável afim de promover praticas sustentáveis e inovação tecnológica. Para tanto, realizou-se uma revisão bibliográfica e documental, além de teste e comparativos com outros modelos de drone industrial e constatou, resultados promissores. Para a construção desse protótipo utilizou-se uma impressora 3D da Sethi3D, o Software Autocad 2017 onde foi-se utilizado para ser feito o design assim como foi utilizado o software Symplify 3D, para realizar os ajustes e impressão de cada componente do protótipo. Além de utilizar um drone para fazer o comparativo, da marca Eachine, onde todos os componentes funcionais do drone foram iguais aos do comparativo. Após a impressão realizou-se a montagem do drone. Os resultados obtidos apresentaram serem promissores, pois o protótipo expôs um bom desempenho, sendo assim, ainda estão sendo realizados análises e testes visando a atuação do protótipo.

pdf QUALIDADE NA DISTRIBUIÇÃO DE PLANTAS DE MILHO POR DUAS SEMEADORAS

Autores: MADEIRA, E. D. S., ORMOND, A. T. S., NOVAIS, J. P. M., FRANCO, A. A. N.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: controle estatístico, espaçamentos, milho

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

O desenvolvimento da cultura do milho no país sempre foi caracterizado pela dualidade tecnológica e baixa produtividade, isso por ser uma cadeia considerada desorganizada e sem relações com o mercado externo. Com o intuito de aprimorar a operação pode se analisar com o auxílio do controle estatístico no processo de semeadura para verificar a distribuição longitudinal das plântulas por meio de levantamento de dados, gerando dados estatísticos. Dessa forma objetivou-se com este trabalho avaliar o desempenho de duas semeadoras com sistemas de dosagens de sementes distintos, verificando qual apresenta melhor qualidade e eficiência. Através da análise do processo por cartas de controle de valores individuais pode-se notar que o conjunto trator-semeador pneumática apresentou menor variabilidade para a porcentagem de espaçamentos normais, falhos e duplos. O controle estatístico de processos pode auxiliar bastante na verificação e correção da operação de semeadura. A semeadora pneumática apresentou melhor distribuição longitudinal de plantas o que se espera que reflita em melhores números na produtividade.

pdf SELEÇÃO DE INDICADORES FÍSICOS DE QUALIDADE DO SOLO SOB ROTAÇÃO E SUCESSÃO DE CULTURAS EM SISTEMA PLANTIO DIRETO

Autores: ARCOVERDE, S. N. S., SOUZA, C. M. A., SOUZA, L. C. F., CARDOSO, C. R. G.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: análise fatorial, propriedades físicas, solos argilosos

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

Objetivou-se avaliar a qualidade física do solo manejado com rotação e sucessão de culturas em sistema plantio direto, tendo como ferramenta técnicas estatísticas de análise multivariada. Realizou-se a análise fatorial e estimativa dos escores fatoriais, em seguida, realizou-se a análise discriminante para conhecimento dos atributos físicos do solo que influenciam e estão associados à qualidade física do solo manejado sob sistemas de plantio direto. O estudo foi realizado em Dourados, MS, em Latossolo Vermelho distroférrico em 15 áreas (20 m2), sendo 12 com sistemas de rotação de culturas há 8 anos e três com sucessão de culturas (1, 5 e 10 anos), nas quais foram abertas três pequenas trincheiras (20 x 20 x 20 cm) para coleta de amostras de solos com estrutura preservada nas camadas de 0,00-0,10 e de 0,10-0,20 m, com as quais foram determinados os atributos: densidade do solo (Ds), porosidade total (Pt), macroporosidade (Ma), microporosidade (Mi) e resistência do solo à penetração (RP). Identificou-se que o modelo de melhor ajuste para expressar a qualidade física do solo nas duas camadas avaliadas foi aquele composto por três fatores, explicando cerca de 84,80% e 73,81% da variância total, respectivamente. Em ordem de importância, as componentes dos fatores para explicar a qualidade do solo das áreas estudadas foram a porosidade e a compactação do solo, respectivamente. A Ma foi o atributo que melhor se destacou como indicador de qualidade do solo, nas camadas de 0,00-0,10 e 0,10-0,20 m.

pdf SEMEADORA- ADUBADORA DE PRECISÃO PNEUMÁTICA NO CULTIVO SIMULTÂNEO DE SORGO E UROCLOA BRIZANTHA NO SISTEMA “ILP”

Autores: YANO, E. H., ALVES, A. A. O., MOREIRA, A. A., PEREIRA, H. E. Y., LOPES, G. S., KOBAYASHI, R. L.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: plantabilidade, profundidade de deposição e distribuição entre plantas

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

O experimento foi conduzido na FEPE-FE/UNESP, em Selvíria-MS, com a finalidade de avaliar a qualidade de semeadura simultânea de sorgo com Urocloa brizantha cv. Marandu depositada no mesmo sulco pela semeadora-adubadora de precisão combinadas por diferentes mecanismos rompedores de solo e aterradores no fechamento do sulco de semeadura. O delineamento estatístico foi em blocos ao acaso, constituídos por dois mecanismos sulcadores (haste e disco duplo), e com e sem o acessório de rodas duplas para fechamento do leito entre o adubo e a semente. A profundidade de deposição das sementes, população inicial de ambas plantas e distribuição longitudinal com presença de plântulas dupla e falha diferenciaram estatisticamente entre as espécies e combinações de mecanismos sulcadores e aterradores, em que semeadura com disco duplo sem este dispositivo resultou na deposição de sementes em maior profundidade ter reduzido a população na geração de falha. O cultivo simultâneo de sorgo e Marandu pela semeadora-adubadora de precisão combinadas com ambos os mecanismos rompedores e utilização de aterrador proporcionou maior distribuição normal entre plântulas, como alternativa para sistemas integrados de produção.

logo-sbea-alta-qualidade-verde.png
© Copyright 2022 - Bruno Bragheto - Todos os direitos reservados

Pesquisar