Autores: PEREIRA, V. A. S., BÜNDSCHEN, G. C., BERTOLLO, G. M., OLIVEIRA, F. C., GIOVANELLA, T. H., RAMOS, A. M.
Ano da publicação: 2021
ISSN: 2358-582X
Palavras-chave: fotoperíodo, astronomia de posição, sol
Área: Geomática, Instrumentação e Agricultura de Precisão (GIAP)
É apresentado o programa científico AHSOL, que permite obter o fotoperíodo acurado para determinado dia e local de interesse a partir do fornecimento das coordenadas geodésicas (latitude – φ, longitude – λ), bem como determinar outras informações: azimute e ângulo zenital do Sol para um dado instante, azimutes e horários do nascer e ocaso do Sol, horário da culminação solar e azimute e comprimento da sombra de um objeto. Para o desenvolvimento do programa foram utilizadas equações da Astronomia de Posição, além das posições aparentes do Sol e o tempo sideral médio fornecidos no Anuário Astronômico do Observatório Nacional. Exemplos de valores dos fotoperíodos e das demais informações são apresentados para Santa Helena/PR (φ = -24° 52’ 17”; λ = -54° 21’ 31”), para os solstícios de verão e inverno e para os equinócios de outono e primavera de 2020. Exemplo da determinação do comprimento e azimute da sombra de uma parede para o equinócio de primavera (22/09/2020) e respectiva verificação in loco também são apresentados.
Autores: PINTO, A. A., SILVA, L. F. V., SOUZA, T. D., PINTO, L. A., SILVA, C. D., ZERBATO, C.
Palavras-chave: Metanálise, Modelagem Agrícola, tendências de pesquisa
O objetivo do presente trabalho foi realizar um levantamento bibliométricos dos principais países, instituições e autores com publicações sobre o uso de redes neurais artificiais, aprendizado profundo e redes neurais convolucionais na agricultura. A busca bibliográfica foi realizada em março de 2021 por meio de artigos publicados sobre agricultura, redes neurais artificiais, aprendizado profundo e redes neurais convolucionais. Para tanto, realizou-se uma análise bibliométrica por meio da base de dados multidisciplinar Web of Science (WOS) durante o período de 2000 – 2020. A busca limitou-se a artigos. Foram analisadas número de publicações por país o número de publicações das 6 principais instituições e pesquisadores e as palavras-chave mais utilizadas. China lidera as publicações envolvendo o uso redes neurais artificiais, aprendizado profundo e redes neurais convolucionais na agricultura, as instituições e autores que mais publicam nessa área também são do mesmo país. O termo aprendizado profundo (deep learning) destacou-se como o termo que mais aparece nos artigos, bem como também o maior número de conexões com os demais termos.
Autores: OLIVEIRA, A. K. S., OLIVEIRA, K. A., SILVA, E. A., MONTELES, M. S., MARRA, T. M., SOUSA, W. S.
Palavras-chave: cobertura vegetal, índice, vigor vegetativo
O objetivo deste trabalho foi mapear e avaliar a distribuição da cobertura vegetal na região da Terra indígena Governador e sua zona de amortecimento (ZA) por meio do Sensoriamento Remoto. Este é um estudo de grande relevância, uma vez que as Terras indígenas (TIs) tem papel de fundamental importância na conservação da biodiversidade e proteção de costumes de populações originais. Para tanto, utilizou-se uma imagem do satélite LANDSAT/OLI 8 datada de 08/08/2020, na qual aplicou-se o Índice de Vegetação na Diferença Normalizada (NDVI). Os resultados obtidos com o NDVI mostram visualmente que a TI possui em sua maior área vegetação densa e com alto vigor vegetativo e que as áreas que sugerem baixo vigor ou solo exposto se localizam nas proximidades da rodovia. Para a ZA, o NDVI mostrou que a vegetação densa foi devastada em sua grande parte, restando apenas alguns poucos fragmentos ao longo da área. Desta maneira, os resultados desta pesquisa podem contribuir para iniciativas de proteção a cobertura vegetal da TI Governador principalmente, das áreas próximas a rodovia, que facilitam a entrada de pessoas maldosas, sobretudo, madeireiros que adentram estas áreas proliferando o desmatamento.
Autores: RIBEIRO, W. M. R., SOUZA, C. M. A., ARCOVERDE, S. N. S., MENDIETA, F. M. P.
Palavras-chave: Glycine max, agricultura de precisão, qualidade da semeadura
A adequada implantação da cultura é importante para se alcançar uma boa produtividade, portanto, objetivou-se com o presente trabalho avaliar a concordância de zonas de manejo de indicadores da qualidade da semeadura e da produtividade da soja, utilizando o coeficiente Kappa. Para a avaliação da qualidade da semeadura, a distribuição dos pontos amostrais foi realizada utilizando uma grade amostral de 83 pontos representando 0,5 ha cada. Os indicadores foram o estande e a distribuição longitudinal de plantas, medida pela porcentagem dos espaçamentos normais, falhos e duplos. A aquisição de dados da produtividade da soja foi realizada por uma colhedora dotada de monitor de colheita. Foram geradas zonas de manejo dos dados de qualidade de semeadura e da produtividade. O coeficiente Kappa foi obtido a partir da comparação dos mapas de zonas de manejo dos indicadores de qualidade e da produtividade da soja. A zona de manejo da produtividade da soja não apresentou concordância significativa com as zonas de manejo dos indicadores de qualidade.
Autores: CAMPOS, S., GARCIA, M. V. S., CAMPOS, M.
Palavras-chave: GIS, geoprocessamento, bacia hidrográfica
Estudos específicos de bacias são necessárias, pois cada bacia possui sua individualidade com características regionais. A bacia do Córrego São Gerônimo, situada no município de Paulistânia/SP recebe contribuição de uma grande área rural e urbana, sendo necessária uma perspectiva de crescimento. Esse diagnóstico individual é necessário para auxiliar as diferentes ferramentas de gestão hídrica. Esse trabalho teve como objetivo analisar morfologicamente e morfometricamente a bacia; a qual apresentou boa eficiência de drenagem e altamente indicada para atividades de agricultura, uma vez que possui tendência baixa ou mediana á ocorrências de enchentes e alta velocidade de escoamento; condições que favorecem atividades de irrigação sem prejudicar a agricultura.
Autores: SOUZA, M. J. F., PISSARRA, T. C. T., MENDONÇA, G. C., PARRAS, R.
Palavras-chave: citrus, greening, sensoriamento remoto
O greening ou huanglongbing (HLB) é uma doença-chave na citricultura causada por bactérias do gênero Candidatus. No final de 2008, instaurou-se a Instrução Normativa n° 53, pelo Ministério da Agricultura, que confere ao produtor a responsabilidade de inspecionar e erradicar as plantas infectadas pelo HLB, sujeitando-se a sanções. Avaliou-se o impacto causado pelo greening na paisagem de Matão/SP e verificou por meio da obtenção das áreas destinadas aos citros nos anos 2004, 2009 e 2019 e as áreas em substituição a esta cultura, com o auxílio do Google Earth Pro que disponibilizou as imagens orbitais Landsat, as imagens históricas dos anos citados anteriormente, a ferramenta adicionar polígonos e os dados foram tabulados na planilha eletrônica Excel. Os dados coletados neste estudo demonstraram que houve redução de cerca de 70%, em área de citros. Em contrapartida, houve um custo oportunidade de grande parte dos produtores quanto a mudança das áreas dos laranjais que foram erradicados, por causa das implicações legislativas. Em 2019, ao verificar a cultura que substituiu as áreas de citros de 2004, foi observado a entrada de cana-de-açúcar. O aumento da cana ocorreu em razão da influência das usinas de açúcar e etanol nas proximidades.
Autores: TRABACHINI, A., DIAS, C. S., MATHIAS, M. R. M., WEN, T. C., MIRANDA, K. O. S., CANAPPELE, F. L.
Palavras-chave: construções rurais; automação; zootecnia de precisão
Este artigo desenvolve a aplicação da lógica Fuzzy, na área de bem-estar animal. O projeto desenvolvido para o controle de três variáveis de entrada (Temperatura, Umidade Relativa do ar e Nível de Amônia) e uma saída de ativação, chaveamento por período, semelhante a saída PWM, definindo o tempo ligado\desligado, para acionar um sistema de ventilação auxiliar e um sistema de abertura para circulação do fluxo de ar, onde os resultados da simulação em lógica Fuzzy permitem após a Desfuzzyficação apresentar valores para as variáveis de controle (rotação em rpm e % da abertura de cortina) indo de encontro com as práticas de zootecnia de precisão, estabelecendo um método de computacional para interpretar as condições adequadas para a garantia do bem-estar animal em um sistema de produção extensiva.
Autores: FRANZ, F. H., BAZZI, C. L., SCHENATTO, K., SOBJAK, R., SOUZA, E. G.
Palavras-chave: Internet das coisas; Agricultura digital; Comunicação M2M
Devido à extensão territorial e falta de cobertura de redes de telefonia em áreas rurais do Brasil, a adoção de tecnologias previstas na chamada agricultura digital, tem sido restritas, em especial, pela dificuldade de comunicação entre dispositivos (sensores, atuadores). Para que possa-se usufruir destes recursos tecnológicos, se faz necessária uma rede de comunicação que permita que dispositivos IoT, por exemplo, possam realizar a transmissão de dados em diferentes partes do talhão e da fazenda, mesmo sendo em locais remotos. O presente trabalho, visa apresentar uma solução de software que permite realizar o planejamento para instalação de dispositivos de transmissão de dados, que darão suporte para comunicação entre dispositivos IoT instalados em regiões de interesse.
Autores: MUNIZ, L. P., SESSO, F. R., VIOLANTE, M. H. S. R., DUFT, D. G.
Palavras-chave: plantio, reforma, RPA
O Brasil é o maior produtor de cana-de-açúcar do mundo e essa cultura representa uma importante alternativa para o setor de biocombustíveis. Após cortes consecutivos, a produtividade da cana-de-açúcar reduz. Assim, a reforma do canavial é realizada para elevar a produtividade média da cultura. Um dos sistemas adotados para a realização da formação de canaviais é conhecido como MEIOSI. O objetivo principal deste sistema é produzir mudas que posteriormente serão utilizadas para o plantio do canavial na mesma área de reforma ou expansão. Nesse contexto, os resultados deste trabalho mostraram que é possível quantificar o aproveitamento das linhas-mães para o plantio final planejado no sistema MEIOSI em cana-de-açúcar por meio de imageamento aéreo.
Autores: GOMES, J. E. S., CASTRO, D. B., BRAGA JR, R. A., SILVEIRA, H. L.
Palavras-chave: Speckle laser dinâmico, material biológico, portabilidade
O biospeckle laser (BSL) é um fenômeno de interferometria óptica que foi adaptado como uma ferramenta sensível para detecção de mudanças em superfícies biológicas. Por ser uma técnica não destrutiva, não invasiva e de baixo custo, tornou-se muito relevante para estudos em diversas áreas do conhecimento, como na biologia, agronomia e biomedicina. Entretanto, esta é uma técnica muito sensível a interferências externas como vibrações e outras formas de iluminação. Estas características fazem com que as análises BSL estejam limitadas aos laboratórios ópticos e têm dificultado o seu uso de forma intensiva. Sendo assim, o objetivo deste trabalho é avaliar a interferência da vibração mecânica na técnica biospeckle laser por meio de análise modal, visando o desenvolvimento de um sistema portátil.
Autores: PINTO, A. A., PISSARRA, T. C. T., SILVA, L. J. S., FERREIRA E SILVA, J. D., OLIVEIRA, R. P., ZERBATO, C.
Palavras-chave: Mapeamento, Relevo, SWAT
A caracterização ambiental descreve quantitativamente uma área geográfica específica considerando o solo e a água, dados que auxiliam a condução de uma lavoura para a produção mais sustentável. O objetivo do presente estudo foi realizar a caracterização da bacia do rio Matrinxã quanto a cobertura e uso da terra, solo e relevo. A área de estudo está localizada na região sudeste do estado de Mato Grosso. O processamento dos dados de uso da terra, solo e declividade da bacia foi realizado por meio do software livre Quantum GIS, no programa do modelo hidrológico Soil and Water Assessment Tool (SWAT), em arquivos recortados de cobertura e uso da terra, solo e modelo digital de elevação da bacia do Rio Matrinxã no formato projetado (EPSG:31981 – SIRGAS 2000/ UTM zone 21S). Na análise dos dados, considera-se que a bacia requer a condução do manejo, tendo em vista que 71,6% da área é destinada a agricultura. O Latossolo Vermelho Distrófico ocupa mais 50% da bacia e 86,52% apresenta relevo plano ou suave ondulado, o que propicia o sistema de produção vegetal e animal em suas vertentes, reforçando a necessidade de implenetar práticas de manejo e conservação do solo e da água nos sistemas de produção.
Autores: CAMPOS, M., NEGRETI, A. S., CAMPOS, S.
Palavras-chave: sensoriamento remoto, recursos hídricos, QGIS
A gestão dos recursos hídricos de uma microbacia é de extrema importância e o seu estudo permite o correto planejamento de conservação, preservação e recuperação hídrica, o que garante esses recurso para gerações futuras. Esse trabalho estudou, com o auxílio do Sistema de Informação Geográfico QGIS, a morfometria da microbacia do Córrego Independência, localizada na região da Alta Paulista, no município de Tupã. Os resultados mostraram que a microbacia é classificada, conforme o número de Strahler, de terceira ordem, com relevo suave ondulado, formato ovalado, com mediana para suscetibilidade à enchentes e drenagem. Foi classificada com vocação para agricultura (amendoim e mandioca) e pastagem, porém como é propícia a erosões, é preciso a realização de práticas de conservação do solo.
Autores: LIMA, R. F., APARECIDO, L. E. O., SOUZA, G. H. O.
Palavras-chave: agrometeorologia, fruticultura, tipos climáticos
A agricultura é uma atividade fortemente influenciada pelas condições climáticas, uma forma de captar a variabilidade dos elementos climáticos é através do uso de sistemas de classificação climática. O cultivo da pitaya é uma excelente alternativa devido a sua facilidade de cultivo e boa adesão no mercado nacional e internacional. Portanto, o objetivo desse trabalho foi realizar a classificação climática de Köppen-Geiger (1936) e um zoneamento agroclimático para o cultivo da pitaya na região Sul do Brasil. Foram coletados dados climáticos de temperatura média do ar e precipitação no período de 1990-2020 para 1037 municípios, obtidos através da plataforma National Aeronautics and Space Administration / Prediction of Worldwide Energy Resources – NASA / POWER no período de 1989 – 2020. Com a espacialização dos dados climáticos, foi realizado a classificação climática de Köppen-Geiger (1936) e o zoneamento agroclimático para o cultivo da pitaya na região sul do Brasil. A casse climática Cfa apresenta maior predomínio na região com 70,41%. O zoneamento agroclimático para a pitaya obteve maior predomínio da aptidão média em 54,59% da região sul, com maior ocorrência nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
Autores: LIMA, R. F., APARECIDO, L. E. O., CABRAL, C. D.
Palavras-chave: Modelagem, Doenças do cafeeiro, Cercospora coffeicola
A cultura do café representa uma importante comodity para o setor agropecuário brasileiro, tendo sua produtividade severamente reduzida pela incidência de doenças. Dessa forma, o objetivo desse trabalho é verificar a influência do clima com a incidência da cercosporiose do cafeeiro para a região Sul de Minas Gerais em café de carga alta. Foram utilizados dados climáticos de temperatura do ar, precipitação, umidade relativa, radiação solar e velocidade do vento obtidos através da plataforma National Aeronautics and Space Administration/Prediction of WorldWide Energy Resources - NASA/POWER no período de 1989 – 2020 para quatro municípios no Sul de Minas Gerais. De posse desses dados foram calculados a evapotranspiração potencial, balanço hídrico climatológico e duração do período de molhamento foliar. Os dados de incidência de cercosporiose foram obtidos através de boletins de aviso fitossanitários disponibilizados pela Pocafé. Os atributos climáticos apresentaram grande variabilidade quanto a incidência de cercosporiose, com correlações positivas para as variáveis de duração do período de molhamento foliar, e umidade relativa. A temperatura máxima apresentou maior correlação negativa.
Autores: CARRIJO, W. R., BORGES, M. T., SOUZA, F. G.
Palavras-chave: agricultura de precisão, faixa espectral, índices de vegetação
O presente trabalho aborda uma comparação entre os índices de vegetação NDVI - Normalized Difference Vegetation Indexe NDRE - Normalized Difference Red Edge, a fim de identificar as principais diferenças e usabilidades para cada um desses índices. Foi utilizado uma área experimental no qual foi gerado o índice NDVI, e o índice NDRE, para datas diferentes, e então identificarmos qual dos índices pode apresentar um melhor resultado na identificação de algum problema na plantação antes que tenha o vigor vegetativo afetado. Nas análises feitas no trabalho podemos observar uma possibilidade de usar o índice NDRE para identificação de potenciais problemas no plantio.
Autores: PEREIRA, R. J., COSTA, W. C. A., BARBOSA JÚNIOR, M. R., ZERBATO, C., GODINHO JUNIOR, J. D., ALMEIDA, S. L. H.
Palavras-chave: Agricultura de precisão, Coffea arabica, Sensoriamento remoto
A cafeicultura vem trazendo inovações constantes para avanços de produtividade. Com a chegada de sensores, assim como novas ferramentas de gestão que podem ser contributivas ao processo, têm-se verificado mudanças significativas na nova geração de produtores. Deste modo, com o presente trabalho objetivou-se correlacionar os componentes agronômicos da cultura do café com o índice de vegetação NDRE. Foram levantados parâmetros produtivos da cultura do café e verificadas as possíveis relações com os resultados obtidos via sensor. Os resultados de sensoriamento apresentaram pequenas mudanças nas datas avaliadas, em ambas as áreas, dificultando a utilização da ferramenta em áreas na cultura do café.
Autores: MANFREDO NETO, L., VOLTARELLI, M. A.
Palavras-chave: agricultura digital, agricultura de precisão, instrumentação
A agricultura 4.0 representa benefícios para sociedade, negócios, gestão e governança corporativa. O tema apresentava uma lacuna em termos conceituais sobre sua implementação e novos paradigmas de conformação. Neste contexto, o artigo objetivou verificar como encontrava-se a situação da agricultura 4.0 dentro da literatura acadêmica e produção científica (nacional e internacional), em termos de tecnologias incorporadas e estratégias de gestão. O estudo contemplou uma revisão sistemática da literatura, identificou publicações em bases confiáveis, sintetizou e integrou pesquisas prévias sobre agronegócio 4.0. Por fim, contribuiu para uma análise dos desafios da quarta revolução na agricultura e sinalizou direcionamentos para futuras pesquisas.
Autores: MANFRIM, A. C., FRANÇA, M. B. M.
Palavras-chave: pecuária, SSD-Inception-V2, visão computacional
O monitoramento da quantidade de gado presente em um rebanho é de suma importância para a agropecuária, sendo atualmente realizado de forma invasiva e estressante para os animais, com técnicas como a de brinco RFID. Utilizando imagens aéreas provenientes de um drone e um sistema de processamento de imagens, é possível contar os bovinos à distância, sem necessitar movê-los do local aberto em que estão e causando menos estresse aos animais. O objetivo deste trabalho é o desenvolvimento de um framework para mapear e quantificar o rebanho de gado, aplicando técnicas de aprendizado de máquina com algumas das diversas redes neurais disponíveis. Foram treinadas as redes Resnet-50, Resnet-101 e SSD-Inception-V2, utilizando a plataforma Google Colab, e calculadas suas métricas, possibilitando comparações. O framework funcionou como esperado, realizando a contagem do gado, porém ainda possui algumas falhas de detecção. A utilização de um dataset com um maior número de imagens poderia ampliar a capacidade de detecção das redes e a contagem do gado.
Autores: MONTELES, M. S., SILVA, L. B., FORTES, E. M., SOUSA, A. M., OLIVEIRA, M. S., OLIVEIRA, K. A.
Palavras-chave: Índice de vegetação, preservação, sensoriamento remoto
Atualmente à produção de energia eólica trata-se de uma energia limpa, barata, renovável e abundante no Brasil, que não produz resíduos em seu processo de geração, porém há diversos fatores a serem analisados antes da implantação, pois não bastando apenas a disponibilidade do recurso “vento”, há também uma disponibilidade de reestruturação do território que deve se adaptar para ocorrer o processo. Desta forma objetivou-se através do sensoriamento remoto analisar as mudanças no comportamento espectral dos índices de vegetação NDVI, EVI e SAVI e a influência da instalação do complexo eólico na área de preservação do Rio Preguiça através da plataforma do Google Earth Engine, para análises de dados ambientais em escala planetária. Analisando as interações dos gráficos pode-se afirmar que houve mudanças significativas na vegetação da área de preservação do Rio Preguiça, impactando assim a fauna e flora do local, prejudicando o habitat de animais que ali vivem afetando também de forma direta o Rio Preguiça.
Autores: MONTELES, M. S., SILVA, L. B., CABRAL, I. S., CASTRO, J. Q., SOUSA, L. A. M., SOUSA, W. S.
Palavras-chave: automação, hortaliças, luminosidade
A criação de ambiente controlados através da automação agrícola pode ser uma importante alternativa para o aumento da produtividade das hortaliças, tendo em vista o crescente aumento da demanda de alimentos devido ao rápido aumento da população mundial. Nesse contexto, o presente trabalho consiste na construção de uma estufa automatizada de baixo custo, onde é monitorado a luminosidade, temperatura e umidade do solo em todo o desenvolvimento da cultura em estudo. O experimento foi conduzido no Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCAA) da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), localizado no município de Chapadinha – MA. No período de agosto de 2019 a setembro de 2020. O desenvolvimento do coentro foi monitorado pela medição das variáveis agronômicas através das medidas da altura de planta (mensuração com régua graduada), diâmetro do caule (através de um paquímetro digital). Para compreender a relação da luminosidade no desenvolvimento do coentro, foi utilizado um sistema automático de coleta da luminosidade realizado através do sensor de leitura de luminosidade LDR resistivo, modelo GL5528 interligado a um Arduino UNO.