Publicações

As informações apresentadas são de total responsabilidade dos autores.

Carregando...

Pasta Construções Rurais e Ambiência (CRA)

Documentos

pdf ADEQUABILIDADE DE DIFERENTES ARQUITETURAS DE REDE NEURAL ARTIFICIAL APLICADAS A PREDIÇÃO DA RESISTÊNCIA DO CONCRETO

Autores: BAHUTI, M., AMARAL, B. C., GANDIA, R. M., FREIRE, M. S.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: modelagem do traço concreto; resistência à compressão; redes neurais artificiais

Área: Construções Rurais e Ambiência (CRA)

O concreto é um composto de diferentes materiais que possuem propriedades e funções distintas quando empregados na mistura. Tal fato, torna a tarefa de dosagem e determinação da resistência complexas, a ponto de serem necessárias técnicas para o auxílio a tomada de decisão quanto a otimização do seu uso. As Redes Neurais Artificiais (RNA) são ferramentas que possuem a capacidade de generalização e aprendizado a partir de experiências anteriores. Desse modo, o presente trabalho teve como objetivo a implementação de diferentes arquiteturas de RNA aplicadas a determinação da resistência à compressão do concreto, quando confeccionado com diferentes traços e ensaiados em idades distintas. Os dados de entrada dos modelos foram as quantidades dos materiais, e a saída predita foi a resistência à compressão. Os resultados obtidos demostraram que, para os dados em questão, o uso de neurônios na segunda camada oculta pode não surtir efeito significativo sobre o desempenho dos modelos, enquanto o aumento do número de neurônios na primeira camada promoveu aumento da acurácia. No entanto, é recomendado analisar, além dos indicadores estatísticos de erro (como o erro médio quadrático (MSE)), o tempo de processamento das arquiteturas, a fim de selecionar o modelo com menor demanda computacional.

pdf ANALISE BIOCLIMÁTICA DO ÍNDICE DE TEMPERATURA E UMIDADE NO RIO GRANDE DO SUL EM DIFERENTES MESES E HORÁRIOS

Autores: OLIVEIRA, Z. B., RODRIGUES, L. R., MAFFINI, L. B., MIRITZ, G., RADONS, S. Z.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: bioclimatologia, ambiência animal, conforto térmico

Área: Construções Rurais e Ambiência (CRA)

O presente estudo tem como objetivo realizar a análise bioclimática do ITU no RS para diferentes meses e horários. Para o cálculo do ITU utilizou-se dados de temperatura e umidade relativa horária (período de 2000 a 2020) disponíveis no INMET para quarenta e dois munícios. Os resultados de ITU foram confrontados com valores de referência obtidos na literatura para animais de produção zootécnica. O ITU médio é máximo no mês de janeiro (74,8) e no horário das 15 h (72,6) e mínimo no mês de julho (50,5) e no horário das 6 h (52,6). Os resultados indicam que pode haver desconforto térmico em todos os meses do ano e horários avaliados. Pode ocorrer desconforto a estrese por frio (ITU<58) de abril a novembro e, por calor (ITU>70) de novembro a março. No intervalo entre 18 e 9 h pode ocorrer desconforto a estresse por frio (ITU<56>52) e das 12 às 17 h ocorre o desconforto calórico (ITU>72), prevalecendo conforto térmico entre as 10 e 11 h. Demandando assim, práticas de acondicionamento térmico tanto para frio quanto para calor, sendo o manejo destas ao longo do dia depende da categoria e idade dos animais.

pdf ANÁLISE DO POTENCIAL DE CAPTAÇÃO DE ÁGUA DE CHUVA DE TELHADOS EM RESIDÊNCIAS NO MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DO EGITO-PE

Autores: SILVA, A. M. G. C., ALMEIDA, G. L. P., SILVA, L. M. C., ANDRADE, L. G. L., SILVA, T. V. B., SILVA, M. V.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: aproveitamento, recurso hídrico, meio ambiente

Área: Construções Rurais e Ambiência (CRA)

Em várias regiões há grande disponibilidade de água doce, mas em muitos outros locais, há escassez, principalmente nas regiões semiáridas do Brasil. Há uma preocupação com o abastecimento do recurso hídrico para utilização em diversos fins de necessidade humana, então alternativas para capitação e armazenamento de água se mostram necessárias. Com o intuito de suprir essas demandas, um sistema de captação de água de chuva em telhados de residências é uma alternativa com viabilidade econômica e operacional que deve passar por planejamento. O estudo tem como objetivo apresentar o potencial de captação pluviais pelo telhado para aproveitamento não potável domiciliar, em região semiárida do Estado de Pernambuco. Foram utilizadas ferramenta Google Earth e adotados cálculos matemáticos para determinação do volume potencial de captação de água de chuva em 52 residências presentes na região. Observou-se que essa possibilidade de captação de água é proveitosa e o armazenamento é viável para utilização nos meses em que há escassez de chuvas.

pdf ANÁLISE ESPACIAL DA TEMPERATURA SUPERFICIAL DO ÚBERE DE VACAS EM PERÍODO DE LACTAÇÃO ATRAVÉS DE MAPAS DE KRIGAGEM

Autores: SILVA, R. A. B., PANDORFI, H., ALMEIDA, G. L. P., SILVA, N. V., SIMÕES, G. M. R.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: imagem térmica, mastite, produção animal

Área: Construções Rurais e Ambiência (CRA)

Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi analisar através de imagens térmicas possíveis alterações na temperatura de superfície do úbere provenientes de mastite bovina através de mapas de krigagem. O trabalho foi realizado em uma propriedade comercial de produção de leite, Fazenda Roçadinho, A quantidade de amostras foi determinada de acordo com os critérios de seleção e totalizaram 18 imagens, sendo 3 para cada animal, totalizando 6 animais. Para a construção dos mapas de temperaturas foi retirada uma matriz de 102 pontos das imagens térmicas. Esses pontos referem-se aos pixels na imagem. Foi realizada inicialmente uma análise descritiva e após a análise foi confirmada a dependência espacial através de semivariogramas. Após confirmada a dependência foi realizada a construção dos mapas por meio do software Surfer, versão 13.6. O intervalo de temperatura para saudáveis os animais eram 28,29-33,38 ° C. Para animais com mastite subclínica, o intervalo foi de 33,2 a 34,64 ° C. Para animais com mastite clínica, os valores permaneceram entre 37,11 e 37,58 ° C. Através da análise espacial através dos mapas de krigagem foi possível verificar distinguir através da matriz retirada dos quartos mamários de vacas em período de lactação diferentes quadros clínicos de animais saudáveis, com mastite subclínica e clínica.

pdf AVALIAÇÃO DAS PRESSÕES DE ATRITO EM SILOS ESBELTOS VARIANDO O ÂNGULO DA TREMONHA E A ESBELTEZ DO SILO

Autores: GANDIA, R. M., PAULA, W. C., MANCINI, S., BAHUTI, M., GOMES, F. C., RODRIGUEZ, P. J. A.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: pressões de silo, produto de fluxo livre, tremonha concêntrica

Área: Construções Rurais e Ambiência (CRA)

É notável a importância do armazenamento em silos tanto no âmbito nacional quanto internacional. Falhas devido as pressões na parede do cilindro devido a esbeltes e ângulo da tremonha são relatadas. Além de não ser encontrado muitos relatos a respeito da influência das pressões devido a esbeltes. O trabalho teve o objetivo de avaliar as pressões de atrito na parede do silo variando a esbeltes a inclinação da tremonha. Neste trabalho, foi relatado os resultados para as pressões verticais na parede de silos em escala piloto obtidos a partir de ensaios realizados em uma estação de teste usando um produto de fluxo livre. Seis tipos diferentes de geometria de silo (esbeltez e ângulo da tremonha) foram testados enchendo o silo até a altura de interesse e observando a fase estática (10 minutos) seguida de descarga completa. Os resultados mostram que as pressões de atrito no cilindro durante a fase estática apresentaram picos de acomodação simétricos à altura do silo.

pdf AVALIAÇÃO DAS PRESSÕES NORMAIS EM TREMONHA COM INCLINAÇÃO DE 30° INSTALADA EM UM SILO ESBELTO

Autores: PAULA, W. C., GANDIA, R. M., MANCINI, S., OLIVEIRA JÚNIOR, E. A., CHERFÊN, L. G. C., GOMES, F. C.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Silo piloto, cargas estáticas e dinâmicas, normas estrangeiras de cálculo

Área: Construções Rurais e Ambiência (CRA)

Silos verticais esbeltos são estruturas de armazenamento que ainda necessitam de estudos para o completo conhecimento dos esforços atuantes nas tremonhas, uma vez que existe grande variabilidade nas pressões causadas pelo produto armazenado e pela geometria da boca de descarga. O objetivo deste trabalho foi avaliar as pressões normais exercidas pelo armazenamento de milho em grãos nas paredes de tremonhas com 30° de inclinação com a vertical, em silos esbeltos (relação entre o diâmetro e a altura igual a 7,8 e 8,5). Para tal, propôs-se a análise do comportamento estrutural da tremonha citada, instalada em um silo piloto, cujo projeto baseia-se no princípio teórico do modelo de Pieper e Schütz (1980). Os estudos nessa tremonha foram concebidos quando submetida a cargas estáticas e dinâmicas (carregamento, armazenamento e descarregamento), em um silo com o corpo revestido por chapas metálicas lisas e onduladas. Os resultados de pressões foram comparados com algumas normas estrangeiras de cálculo para silos esbeltos (EN 1991-4:2006 e AS 3774:1996). Observam-se valores máximos das pressões experimentais normais superiores aos calculados pelas normas para o descarregamento e inferiores para o carregamento. A conformação das paredes do silo também influenciou os valores máximos de pressão normal na tremonha.

pdf AVALIAÇÃO DAS PRESSÕES NORMAIS EM TREMONHAS DE DIFERENTES GEOMETRIAS INSTALADAS EM UM SILO ESBELTO

Autores: PAULA, W. C., GANDIA, R. M., GOMES, F. C., OLIVEIRA JÚNIOR, E. A., SOUZA, L. F., MANCINI, S.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: silo piloto, cargas estáticas e dinâmicas, esforços em tremonhas

Área: Construções Rurais e Ambiência (CRA)

Silos verticais esbeltos são estruturas de armazenamento que ainda necessitam de estudos para o completo conhecimento dos esforços atuantes nas tremonhas, uma vez que existe grande variabilidade nas pressões causadas pelo produto armazenado e pela geometria da boca de descarga. O objetivo deste trabalho foi avaliar as pressões normais exercidas pelo armazenamento de milho em grãos nas paredes de tremonhas com 15º, 30º, 45º e 60º de inclinação com a vertical, em silos esbeltos (relação entre o diâmetro e a altura igual a 7,8 e 8,5). Para tal fim, propôs-se a análise do comportamento estrutural das tremonhas citadas, instalada em um silo piloto, cujo projeto baseia-se no princípio teórico do modelo de Pieper e Schütz (1980). Os estudos nessas tremonhas foram concebidos quando submetidas a cargas estáticas e dinâmicas (carregamento, armazenamento e descarregamento), em um silo com o corpo revestido por chapas metálicas lisas e onduladas. Os resultados dos esforços obtidos nos ensaios com o uso de células de pressão foram apresentados por meio de suas curvas de tendência, demonstrando o comportamento estrutural da tremonha de acordo com sua geometria. Observam-se valores máximos das pressões experimentais normais próximas à boca de descarga na situação de carregamento e a inversão dessa condição no descarregamento, ou seja, pressões máximas na região de transição. A conformação das paredes do silo também influenciou os valores máximos de pressão normal na tremonha.

pdf AVALIAÇÃO DAS PRESSÕES NORMAIS MÁXIMAS EM SILOS ESBELTOS VARIANDO O ÂNGULO DA TREMONHA E A ESBELTEZ DO SILO

Autores: GANDIA, R. M., PAULA, W. C., MANCINI, S., BAHUTI, M., GOMES, F. C., RODRIGUEZ, P. J. A.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: pressões de silo, produto de fluxo livre, tremonha concêntrica

Área: Construções Rurais e Ambiência (CRA)

É notável a importância do armazenamento em silos tanto no âmbito nacional quanto internacional. Falhas devido as pressões na parede do cilindro devido a esbeltes e ângulo da tremonha são relatadas. Além de não ser encontrado muitos relatos a respeito da influência das pressões devido a esbeltes. O trabalho teve o objetivo de avaliar as pressões normais máximas do silo variando a esbeltes e a inclinação da tremonha. Neste trabalho, foi relatado os resultados para as pressões máximas normais na parede de silos em escala piloto obtidos a partir de ensaios realizados em uma estação de teste usando um produto de fluxo livre e comparados com as obtidas pela Euro código 1, parte 4. Seis tipos diferentes de geometria de silo (esbeltez e ângulo da tremonha) foram testados enchendo o silo até a altura de interesse e observando a fase estática (10 minutos) seguida de descarga completa. Os resultados mostram que para a configuração C15 durante a descarga foi superior que o Euro código 1, parte 4. Para silos muito delgados, a pressão máxima na parede do silo durante o enchimento ocorreu perto da transição, independentemente da esbeltes do silo ou do ângulo da tremonha.

pdf AVALIAÇÃO DO TEOR DE UMIDADE E INCHAMENTO EM ESPESSURA DE PAINÉIS DE PARTÍCULAS DE MÉDIA DENSIDADE DE PINUS E EUCALIPTO AGLUTINADAS COM ADESIVO PU-MAMONA

Autores: BISPO, R. A., RODRIGUES, F. R., TREVISAN, M. F., CAZELLA, P., SILVA, S. A. M.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: painel de partículas, propriedades físicas, óleo de mamona

Área: Construções Rurais e Ambiência (CRA)

A alta demanda da construção civil e indústria moveleira por painéis de madeira reconstituída apontam para um vasto campo a ser explorado. A preocupação com as propriedades físicas dos painéis se faz presente frente às classificações normativas quanto a utilização deste compósito. O objetivo deste trabalho foi produzir e avaliar painéis de partículas de média densidade com teores iguais de partículas de madeira de pínus e eucalipto, aglutinadas com resina poliuretana derivada de oleo de mamona (PU-Mamona). Foram propostos dois tratamentos: (T1) e (T2) com teores de umidade das partículas respectivamente entre (0 - 2%) e (4% - 6%) e 10% em massa de PU-Mamona. Foram extraídos 16 corpos de prova para os ensaios de Teor de Umidade (U) e de Inchamento em Espessura após 24 horas (I). Os resultados apontaram para um teor de umidade 16,5% maior do tratamento T2 em relação à T1.

pdf COMPORTAMENTO MECÂNICO DE SOLOS UTILIZADOS EM ESTRADAS DE TERRA

Autores: SILVA, M. M. P., TAPAHUASCO, W. F. C.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: estradas de terra, rodovias não pavimentadas, solos

Área: Construções Rurais e Ambiência (CRA)

O trabalho tem por objetivo estudar as características e desempenhos geotécnicos de vários solos que podem ser utilizados na manutenção e confecção de estradas rurais de terra. Para isso, foram compiladas informações de diversos estudos de casos e de orientações técnicas de órgãos rodoviários. Seguidamente, utilizando uma planilha eletrônica, foi criada uma base de dados, sendo inseridos as informações dos diversos solos, tais como granulometria, limites de Atterberg, massa específica dos grãos, parâmetros de compactação, capacidade de suporte e expansibilidade. Após a inserção e organização dos dados em planilha eletrônica, foi possível avaliar e agrupar os diversos solos em função das suas similitudes geotécnicas, além disso, utilizando as normas DER/PR ES-T 07/18 e ET-DE P00/013, foi realizado um parecer técnico. Pela avaliação com base nas normas, somente quatro dos nove solos estudados estariam aptos a serem utilizados como material para revestimento primário.

pdf DESEMPENHO DE CODORNAS EUROPEIAS CRIADAS EM DIFERENTES AMBIENTES E DENSIDADE DE ALOJAMENTO

Autores: ALMEIDA, B. G., FURTADO, D. A., MELO, D. F., SILVA, T. T. S., SANTOS, J. S., RIBEIRO, N. L.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Coturnix coturnix coturnix, ambiência, rendimento de carcaça

Área: Construções Rurais e Ambiência (CRA)

Objetivou-se com este trabalho avaliar o desempenho produtivo de codornas europeias mantidas em estresse ciclico de calor em câmara climática (temperatura diurna de 33°C e noturna de 25oC) e, em um galpão aberto na temperatura ambiente, com as aves criadas em três densidades, 60, 66 e 73 aves m-2, dos 21 aos 42 dias de idade. As aves foram distribuídas em delineamento inteiramente casualizado e esquema fatorial 2 x 3, com 10 repetições, sendo os dados submetidos à análise de variância e as médias comparadas pelo teste Tukey a 5% de probabilidade. O peso vivo e a conversão alimentar modificaram-se de acordo com o ambiente de criação P<0,05), sendo mais elevadas nas aves mantidas no galpão. O ganho de peso e o consumo de ração apresentaram diferença significativa (P<0,05) em função da densidade de alojamento. Houve maior consumo de água na densidade de 73 aves m-2, ocorrendo redução na conversão alimentar com o aumento da densidade. As aves podem ser mantidas em estresse ciclico de calor e na densidade de até 73 aves m-2, sem que isto afete seu desempenho, peso e a qualidade da carcaça.

pdf DESEMPENHO DE SISTEMAS DE INFERÊNCIA FUZZY PARA AVALIAÇÃO DA CONVERSÃO ALIMENTAR DE FRANGOS DE CORTE

Autores: BAHUTI, M., AMARAL, B. C., GANDIA, R. M., FREIRE, M. S.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: conversão alimentar, defuzzificação, inferência Mamdani e Sugeno

Área: Construções Rurais e Ambiência (CRA)

Objetivou-se com o presente trabalho, comparar diferentes métodos de inferência e defuzzificação de sistemas fuzzy, quando aplicados para predição da conversão alimentar de frangos de corte. As aves foram submetidas as distintas condições de temperatura (Tar), umidade relativa (UR) e velocidade do ar (Var), no período de 22 a 42 dias de vida. Essas variáveis foram utilizadas como parâmetros de entrada dos sistemas fuzzy, que foram elaborados tanto com a inferência Mamdani quanto Sugeno. Além do mais, foram testadas todas as possibilidades de defuzzificação para cada inferência. A partir dos resultados simulados, observa-se que o modelo desenvolvido possui alta capacidade preditiva, independentemente da configuração. No entanto, a consideração por outros métodos de defuzzificação e inferência, podem melhorar o desempenho dos modelos.

pdf DIAGNÓSTICO AMBIENTAL PARA CRIAÇÃO DE SUÍNOS NO MUNICÍPIO DE CAMPINA GRANDE (PB)

Autores: MORAES, A. C. C., FURTADO, D. A., ANDRADE, J. M., FURTADO, F. L., LIMA, V. L. A., MORAES, J. S.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: suinocultura, conforto térmico, diagnóstico

Área: Construções Rurais e Ambiência (CRA)

Esta pesquisa teve como objetivo elaborar um diagnóstico ambiental para a criação de suínos (matrizes e fases de cria), no município de Campina Grande, PB, Brasil. Foram avaliadas as condições climáticas de janeiro de 1980 a dezembro de 2019, em intervalos mensais. Verificou-se que o município apresenta temperaturas desfavoráveis ao bem-estar dos suínos em alguns meses, e umidade relativa do ar e índice de temperatura e umidade acima dos recomendados durante todos os meses do ano, indicando que é possível a implementação da suinocultura no município, desde que haja instalações adequadas às diferentes fases dos animais, minimizando o efeito adversos das condições climáticas para propiciar o bem estar aos animais e que estes possam expressar seu máximo potencial produtivo.

pdf ESPACIALIZAÇÃO DO POSICIONAMENTO DE VACAS DE LEITE NO PASTO ASSOCIADO À DISTRIBUIÇÃO DE MATÉRIA ORGÂNICA DO SOLO

Autores: MELO, M. V. N., ALMEIDA, G. L. P., BATISTA, P. H. D., MEDEIROS, V. W. C., PANDORFI, H., SILVA, R. A. B.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Agropecuária, qualidade do solo, sistema de posicionamento global

Área: Construções Rurais e Ambiência (CRA)

Objetivou-se avaliar a interação do posicionamento de vacas de leite em pastejo contínuo, associado a variabilidade espacial da matéria orgânica do solo. O estudo foi desenvolvido no município de Garanhuns-PE em uma área de 50 x 50 m. O piquete contou com quatro vacas da raça Girolando, com peso médio de 450 kg e sete dias consecutivos de período de pastejo. A matéria orgânica (g kg-1) foi determinada a partir de coleta indeformada de solo na camada de 0,00 - 0,05 m e analisados por meio da estatística descritiva e métodos geoestatísticos. Para espacialização do posicionamento dos animais o registro de dados foi realizado por meio de receptores global positioning system (GPS) acoplado a colares fixados no pescoço dos animais. Observou-se que após o período de pastejo, o percentual de matéria orgânica do solo foi elevado principalmente em regiões próximas ao bebedouro, devido a maior permanência dos animais nesse local. Os mapas temáticos de posicionamento dos animais permitiram identificar as prováveis áreas de preferência de pastejo dos animais, coincidente com a menor concentração de matéria orgânica no solo.

pdf GEOESPACIALIZAÇÃO DO ÍNDICE DE TEMPERATURA E UMIDADE NO RIO GRANDE DO SUL PARA O INVERNO E PARA O VERÃO

Autores: OLIVEIRA, Z. B., KNIES, A. E., KURY, A. G., SCHIMIDT, D. A.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: bioclimatologia, ambiência de precisão, geoestatística

Área: Construções Rurais e Ambiência (CRA)

O presente estudo tem como objetivo analisar a variabilidade espacial do índice de temperatura e umidade (ITU) no Rio Grande do Sul, para o inverno e verão. Para o cálculo do ITU utilizou-se dados de temperatura e umidade relativa horária (período de 2000 a 2020) disponíveis no INMET para quarenta e dois munícios. Uma vez detectada a dependência espacial, produziu-se o mapa temático da distribuição espacial do ITU por meio de krigagem ordinária para as duas estações. No inverno, a maior parte do território enquadra-se em uma faixa de ITU (>56 <58), em seguida há abrangência de uma zona de ITU entre 58 e 60 e uma pequena faixa enquadrou-se em uma zona de ITU<54. No verão as faixas de ITU estão dentro do intervalo de 68 a 70, de 70 a 72 e maior que 72, prevalecendo em maior parte do território (ITU>70<72). Os resultados são indicativos de desconforto a estresse por frio (inverno) e por calor (verão), demonstrando a necessidade de práticas de acondicionamento térmico, que devem ser avaliadas em função da categoria e idade dos animais de produção.

pdf INFLUÊNCIA DA GEOMETRIA DE TREMONHAS EXCÊNTRICAS NAS PRESSÕES NORMAIS EXPERIMENTAIS

Autores: PAULA, W. C., GANDIA, R. M., GOMES, F. C., OLIVEIRA JÚNIOR, E. A., SOUZA, L. F., MANCINI, S.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: cargas estáticas e dinâmicas, esforços em tremonhas, silo esbelto

Área: Construções Rurais e Ambiência (CRA)

Silos verticais esbeltos são estruturas de armazenamento que ainda necessitam de estudos para o completo conhecimento dos esforços atuantes nas tremonhas, uma vez que existe grande variabilidade nas pressões causadas pelo produto armazenado e pela geometria da boca de descarga. O objetivo deste trabalho foi avaliar as pressões normais exercidas pelo armazenamento de milho em grãos nas paredes de tremonhas excêntricas com 15º, 30º e 45º de inclinação com a vertical, em silos esbeltos (relação entre o diâmetro e a altura igual a 7,8 e 8,5). Para tal fim, propôs-se a análise do comportamento estrutural das tremonhas citadas, instalada em um silo piloto, cujo projeto baseia-se no princípio teórico do modelo de Pieper e Schütz (1980). Os estudos nessas tremonhas foram concebidos quando submetidas a cargas estáticas e dinâmicas (carregamento, armazenamento e descarregamento), em um silo com o corpo revestido por chapas metálicas lisas e onduladas. Os resultados dos esforços obtidos nos ensaios com o uso de células de pressão foram apresentados por meio de suas curvas de tendência, demonstrando o comportamento estrutural da tremonha de acordo com sua geometria. Observam-se valores máximos das pressões normais próximos à região de transição, tanto na situação estática quanto dinâmica, notadamente no lado oposto à excentricidade. Próximo à boca de descarga, as pressões se reduziram consideravelmente. A conformação das paredes do silo também influenciou os valores máximos de pressão normal na tremonha.

pdf OTIMIZAÇÃO DO LUCRO DE UMA EMPRESA AGRÍCOLA POR MEIO DA APLICAÇÃO DE ALGORITMOS GENÉTICOS

Autores: SILVA, R. A. B., PANDORFI, H., ALMEIDA, G. L. P., SILVA, N. V., SILVA, W. A.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: produção animal, otimização, inteligência artificial

Área: Construções Rurais e Ambiência (CRA)

Objetivou-se com esse estudo desenvolver um protótipo para otimização do lucro de uma empresa agrícola por meio da aplicação de algoritmos genéticos. O estudo foi realizado em empresa de laticínios especializada na fabricação de derivados do leite, localizada no município de Caruaru, estado de Pernambuco. Visou-se estabelecer uma programação semanal para a empresa com relação ao mix de produtos que a mesma deverá produzir para obter um lucro máximo. Para o desenvolvimento do protótipo utilizou-se linguagem python e a biblioteca Tkinter. Foi realizada visita in loco, entrevista com o proprietário da empresa e coleta de dados úteis ao desenvolvimento como produtos, margem de lucro de cada produto, capacidade de produção, tempo de produção, número de funcionários e horas trabalhadas. Realizaram-se 3 repetições sucessivas de 3, 6 e 10 execuções para verificação do funcionamento do algoritmo e dos valores máximos dos lucros obtidos por ele. Os parâmetros genéticos foram assim configurados: número de indivíduos da população inicial = 30, taxa de mutação = 0,15%, número máximo de gerações estáticas = 1.000. O melhor valor de lucro para a simulação com 3 execucões foi de R$ 659,00, para a simulação com 6 execucões R$ 666,00 e para a simulação com 10 execucões o melhor lucro foi de R$ 667,00. O lucro ótimo foi obtido para um número maior de execuções. Os Algoritmos Genéticos se mostraram uma ferramenta eficiente na otimização de problemas complexos, como no caso de problemas relacionados à otimização, além de não necessitar nenhuma propriedade especial sobre a função objetiva, como derivabilidade, por exemplo.

pdf PREDIÇÃO DAS PRESSÕES NORMAIS EM SILOS ESBELTOS COM RELAÇÃO ALTURA/DIÂMETRO 4 POR MEIO DE REDES NEURAIS ARTIFICIAIS

Autores: MANCINI, S., GANDIA, R. M., PAULA, W. C., OLIVEIRA JUNIOR, E. A., GOMES, F. C., YANAGI JUNIOR, T.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: silo esbelto, pressões no silo, redes neurais

Área: Construções Rurais e Ambiência (CRA)

Os silos são estruturas destinadas a armazenar e conservar produtos a granel. Existem diversos tipos, com materiais e dimensões distintas. E pode-se considerar que as estruturas de armazenamento de produtos agrícolas, os silos, necessitam de grande atenção, pois o grau de incerteza nos cálculos e pelo número de falhas e ocorrências de colapso que vêm ocorrendo no Brasil e no mundo é significativo, diante do aumento no setor do agronegócio. O objetivo do trabalho é avaliar as pressões no corpo do silo nas etapas de carregamento e descarregamento no modelo experimental denominado, silo-piloto proposto por Pieper e Schutz padronizado pela norma Europeia DIN 1055 (DIN, 1987) utilizando no corpo do silo parede lisa, com fundo plano, no processo e carregamento e descarga do silo, utilizando a relação altura/diâmetro de no máximo quatro (h/d = 4). O resultado das pressões obtidas, através do silo-piloto foram inseridas e treinadas através do método computacional, utilizando Redes Neurais Artificiais e posteriormente comparadas com a Teoria de Janssen e com as normais internacionais DIN e AS.

pdf PREDIÇÃO DAS PRESSÕES NORMAIS EM SILOS ESBELTOS COM RELAÇÃO ALTURA/DIÂMETRO 8 POR MEIO DE REDES NEURAIS ARTIFICIAIS UTILIZANDO FUNDO PLANO E TREMONHA DE 45°

Autores: MANCINI, S., GANDIA, R. M., PAULA, W. C., OLIVEIRA JUNIOR, E. A., GOMES, F. C., YANAGI JUNIOR, T.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: silo esbelto, pressões no silo, redes neurais

Área: Construções Rurais e Ambiência (CRA)

Os silos são estruturas destinadas a armazenar e conservar produtos a granel. Existem diversos tipos, com materiais e dimensões distintas. E pode-se considerar que as estruturas de armazenamento de produtos agrícolas, os silos, necessitam de grande atenção, pois o grau de incerteza nos cálculos e pelo número de falhas e ocorrências de colapso que vêm ocorrendo no Brasil e no mundo é significativo, diante do aumento no setor do agronegócio. O objetivo do trabalho é avaliar as pressões no corpo do silo nas etapas de carregamento e descarregamento no modelo experimental denominado, silo-piloto proposto por Pieper e Schutz padronizado pela norma Europeia DIN 1055 (DIN, 1987) utilizando no corpo do silo parede lisa, com fundo plano e tremonha de 45°, no processo e carregamento e descarga do silo, utilizando a relação altura/diâmetro de no máximo quatro (h/d = 8). O resultado das pressões obtidas, através do silo-piloto foram inseridas e treinadas através do método computacional, utilizando Redes Neurais Artificiais e posteriormente comparadas com as normais internacionais DIN e AS.

pdf PREDIÇÃO DO ÍNDICE DE ÁREA FOLIAR DE MUDAS PRÉ-BROTADAS DE CANA-DE-AÇÚCAR EM AMBIENTE PROTEGIDO

Autores: SILVA, M. V., CORDEIRO JUNIOR, J. J. F., ALMEIDA NETO, L. A., SANTOS, R. B., PANDORFI, H., GUISELINI, C.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: biometria, malhas fotosseletivas, modelagem matemática

Área: Construções Rurais e Ambiência (CRA)

Objetivou-se estimar o índice de área foliar (IAF) a partir da radiação fotossinteticamente ativa e variáveis fisiológicos de mudas pré-brotadas de cana-de-açúcar produzidas em ambiente protegido. Foram utilizadas 5 bandejas por parcela, com 20 parcelas experimentais, que totalizaram 1500 mudas. A pesquisa foi conduzida em ambiente protegido divido em 4 módulos: malha branca, vermelha, freshnet e controle. Foram registrados nos módulos de produção a radiação fotossinteticamente ativa (RFA, MJ m-2. dia-1), a altura da planta (Alt, cm), a área foliar (AF), o índice de área foliar (IAF, m2 m-2), a taxa de crescimento absoluto em altura (TCA, cm dia-1) e a taxa de crescimento absoluto em massa fresca (TMF, cm3 dia-1). Buscou-se estabelecer modelos para determinação do IAF na fase inicial (12 dias após o plantio) e final do experimento (aos 40 dias). O modelo apresentou um R2 satisfatório, com ajuste de 76,41% na fase inicial e 89,36% na fase final. Os modelos para o IAF são fundamentais, pois, simplificam a necessidade de duas equações, para apenas uma, em cada fase da produção de mudas.

logo-sbea-alta-qualidade-verde.png
© Copyright 2022 - Bruno Bragheto - Todos os direitos reservados

Pesquisar