Publicações

As informações apresentadas são de total responsabilidade dos autores.

Carregando...

Pasta Geomática e Agricultura de Precisão (GAP)

Documentos

pdf Estimativa do potencial natural de erosão do solo para o Brasil em escala exploratória

Autores: MINGOTI F., SPADOTTO, C. A., BERALDO3, G. N., KAYANO, A. C. K.

Ano da publicação: 2019

ISSN: 2358-582X

Área: Geomática e Agricultura de Precisão (GAP)

Palavras-chave: gestão territorial; sistema de informação geográfica; práticas conservacionistas

A atividade agropecuária se for conduzida sem as práticas de conservação do solo adequadas pode gerar grande perda de solo e de nutrientes de extensas áreas. Para se evitar esses processos pode-se, além da adoção de práticas conservacionistas, realizar a ordenação do uso da terra considerando o potencial natural de erosão. Com isso, objetivou-se estimar, em escala exploratória, a erosão potencial natural do solo para o território continental do Brasil. A estimativa foi realizada pela metodologia da RUSLE, obtendo valores de suscetibilidade do solo à erosão em revisão bibliográfica, calculando a erosividade da chuva utilizando dados espacializados de chuva mensal e estimando o fator LS utilizando o modelo digital de elevação SRTM com resolução espacial de 3 arco-segundos e considerando comprimento de rampa único em função da declividade do terreno. Os estados com maior média de potencial natural de erosão do solo são: Rio de Janeiro, Santa Catarina, Roraima, Espírito Santo e Minas Gerais. Em regiões com grande potencial natural de erosão, as atividades agrícolas, pecuárias e florestais devem adotar as práticas conservacionistas com maior atenção do que nas outras regiões de modo a se evitar a formação de grandes processos erosivos.

pdf ESTIMATIVA DO VALOR DE MERCADO DAS ÁREAS RESERVA LEGAL E DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE NO BIOMA CERRADO

Autores: FERREIRA, R. R. M., SOUZA, D. T., CASTRO, G. S. A., MINGOTI F.

Ano da publicação: 2019

ISSN: 2358-582X

Área: Geomática e Agricultura de Precisão (GAP)

Palavras-chave: área de preservação permanente, reserva legal, valor patrimonial imobilizado.

O objetivo deste estudo foi quantificar o valor patrimonial imobilizado de cada hectare das áreas de reserva legal e preservação permanente do bioma Cerrado se essas áreas fossem vendidas pelo preço vigente do mercado. Os preços da terra publicados pela FNP Consultoria & Negócio no ano de 2017 permitem avaliar por grupo de atividade (grãos, arroz, caatinga, café, cana de açúcar, cerrado, floresta amazônica, floresta transição, florestas plantadas, fruticultura, mata atlântica, olericultura, pastagem, produção diversificada) os valores plenos das terras municipais. Com os dados do CAR de 2018 sobre a dimensão territorial dos 60 milhões de hectares de áreas dedicadas à preservação da vegetação nativa pelos imóveis rurais do Cerrado, elaborados pela Embrapa Territorial, foram calculadas as áreas imobilizadas municipais, microrregionais e estaduais que foram multiplicadas pelos seus respectivos valores plenos das terras. O total do Cerrado evidencia os agricultores e pecuaristas brasileiros como detentores de um patrimônio fundiário imobilizado em prol do meio ambiente superior a 1 trilhão de reais.

 

pdf ESTUDO COMPARATIVO DA UTILIZAÇÃO DE SISTEMAS DE GNSS EM PLANTIO DE BATATA

Autores: SOCZKI, J., KMIECIK, L. L, SILVA, T. X., MACHIOSKI, M. C., OIOLE, Y. A., JASPER, S. P

Ano da publicação: 2019

ISSN: 2358-582X

Área: Geomática e Agricultura de Precisão (GAP)

Palavras-chave: GPS, Piloto Automático, RTK.

O fator essencial para que o produtor se mantenha competitivo no mercado é o aperfeiçoamento da atividade agrícola, a partir do uso de sistemas eficientes, como adoção de técnicas da agricultura de precisão e o uso de sistemas de orientação via satélite, os GNSS. Objetivo deste trabalho foi comparar quatros diferentes tipos de sistemas de poscionamento no plantio mecanizado de batata, avaliando seus índices de aproveitamento de área e determinando o mais eficiente. O trator utilizado foi da marca New Holland, modelo T7 260, com sistema de barra de luz integrado no Display IntelliView IV. Piloto automático hidráulico AFS Guide e o receptor RTK Trimble TDL 450h com 14 canais. Os ensaios de plantio foram realizados em quatro grupos experimentais: MM – Manual Marcador; MBL – Manual Barra de Luz; PaSC – Piloto-automático Sem Correção e PaRTK – Piloto-automático RTK. O delineamento experimental utilizado foi de blocos ao acaso, com cinco repetições. Para teste de significância, a análise de variância (ANOVA) foi utilizada para comparar os diferentes grupos avaliados, sendo as médias submetidas ao Teste “t-student”. Não houve diferença significativa entre os grupos (P < 0,05).

pdf GEOTECNOLOGIAS APLICADA NOS CONFLITOS DE USO DO SOLO EM ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE NO MUNICÍPIO DE BARRA BONITA/SP

Autores: CAMPOS, M., CAMPOS, S., CAMPOS, M.

Ano da publicação: 2019

ISSN: 2358-582X

Área: Geomática e Agricultura de Precisão (GAP)

Palavras-chave: Sistema de Informação Geográfica (SIG), Áreas de Preservação Permanente (APP) e Legislação Ambiental.

As áreas de APPs evitam o assoreamento e erosão proporcionando uma proteção natural, principalmente em áreas das nascentes. Os serviços ambientais prestados auxiliam a proteção da flora e fauna, na preservação dos corredores ecológicos, e na continuação das espécies ali presentes. Este estudo teve por objetivo avaliar os conflitos de uso e ocupação da terra em áreas de Preservação Permanente do município de Barra Bonita/SP, utilizando o Sistema de Informação Geográfica (SIG) e imagem de satélite Sentinel 2-A de 2017, em escala 1:10.000. Os resultados mostram que quase ¾ da área é ocupada com cana-de-açúcar (72,72%) e que as áreas de preservação permanente estão sendo usados inadequadamente por cana-de-açúcar (72,75%).

pdf IDENTIFICAÇÃO DE REGIÕES COM POTENCIAL AGRÍCOLA NA BAIXADA FLUMINENSE A PARTIR DE IMAGENS DIGITAIS DO SATÉLITE LANDSAT 8

Autores: OLIVEIRA, V. C. S. S., COSTA, A. G., ALMEIDA, R. A.

Ano da publicação: 2019

ISSN: 2358-582X

Área: Geomática e Agricultura de Precisão (GAP)

Palavras-chave: Classificadores supervisionados, mapas de uso do solo, áreas antrópicas agrícolas.

Ferramentas de sistemas de informações geográficos tem sido uma importante forma de monitorar regiões por meio da avaliação de mapas espaciais e temporais. A baixada fluminense é vista como um polo de desenvolvimento agrícola do estado do Rio de Janeiro, devido ao potencial para agricultura orgânica. Assim, o objetiva-se com este trabalho utilizar classificadores para identificar regiões aptas à atividade agrícola na baixada fluminense a partir de imagens obtidas pelo satélite LANDSAT 8. As imagens utilizadas foram adquiridas a partir do banco de dados da USGS com as devidas correções radiométricas e geométricas pré-processadas pelo sistema, com percentual de cobertura de nuvens menor que 10%. Para a definição das áreas foi utilizado a classificação baseada na máxima verossimilhança classificando 4 regiões na área avaliada. Foram utilizadas 50 amostras de cada região para o treinamento do classificador e outras 50 amostras para teste de validação do classificador. O desempenho do classificador foi mensurado por meio da exatidão global e pelo índice Kappa. O classificador apresentou índice Kappa significativo (0,78) sendo identificada 37,40% da área total da baixada fluminense como apta a atividade agrícola.

pdf ÍNDICE DE VEGETAÇÃO PARA DIFERENCIAR APLICAÇÃO DE DIFERENTES DESSECANTES NA CULTURA DO FEIJÃO

Autores: GANASCINI, D., MERCANTE, E., MAGGI, M. F., COELHO, S. R. M., CAON, I. L., MENDES, I. S.

Ano da publicação: 2019

ISSN: 2358-582X

Área: Geomática e Agricultura de Precisão (GAP)

Palavras-chave: Sensoriamento remoto, amônio-glufosinato, diquat.

Para uniformizar e reduzir rapidamente o teor de água na planta e no grão, os agricultores fazem o uso de herbicidas dessecantes. Nesse sentido o uso sensoriamento remoto, com auxílio dos índices de vegetação (IVs), possibilita a detecção das condições da planta com o uso dos diferentes dessecantes. O objetivo deste trabalho foi a diferenciação por meio de IVs da cultura do feijão dessecados com diquat (D) e amônio-glufosinato (A-G). Para a leitura dos fatores de refletância foi utilizado o espectroradiômetro FieldSpec 4, e após foram calculados os índices de vegetação. Os índices NDWI, que responde pela água liquida contida na vegetação, e mNDVI, pelo conteúdo de clorofila, apresentam diferença estatística com relação a testemunha e o dessecante Diquat. Todos os índices estudados apresentaram diferenças significativas ao segundo dia após a aplicação, e a diferença apresentada pelos índices condiz com o modo de ação dos dessecantes, pois o dessecante diquat apresenta, em poucas horas, sinais de injuria. Conclui-se que os índices foram capazes de diferenciar a aplicação dos dessecantes e que o segundo dia após a aplicação é o melhor período de identificação da injuria.

pdf ÍNDICE DE VEGETAÇÃO POR DIFERENÇA NORMALIZADA NA ESTIMATIVA DE FITOMASSA DE ADUBOS VERDES

Autores: MORAES, S. T. P., BENASSI, V. C., SANCHEZ, G. C., MARCIANO, E. J., GOMES, T. M., ROSSI, F.

Ano da publicação: 2019

ISSN: 2358-582X

Área: Geomática e Agricultura de Precisão (GAP)

Palavras-chave: adubação verde, índice de reflectância, biomassa.

O presente experimento teve como objetivo correlacionar o índice de vegetação por diferença normalizada (NDVI) com a produção de fitomassa de adubos verdes. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, com seis tratamentos (adubos verdes): Crotalaria juncea, Crotalaria spectabilis, Crotalaria ochroleuca, Panicum maximum (capim tobiatã), Cajanus cajan (guandu fava-larga) e Canavalia ensiformes (feijão-de-porco), com quatro repetições, sendo avaliados aos 60 dias após a emergência (DAE). O maior valor de NDVI foi obtido no feijão-de-porco, que apresentou a maior produção de fitomassa fresca. O coeficiente de correlação de Pearson entre as variáveis analisadas aos 60 DAE foi baixo (0,248), evidenciando uma fraca relação. O modo de desenvolvimento das plantas e sua arquitetura, características de cada espécie de adubo verde, influenciaram na reflectância das plantas.

pdf INFLUÊNCIA DA SEGMENTAÇÃO NO MAPEAMENTO DO USO E OCUPAÇÃO DO SOLO COM IMAGENS RAPIDEYE

Autores: PASCHOAL, M. C. G., SOUZA, C. H. W., SILVA, M. J.

Ano da publicação: 2019

ISSN: 2358-582X

Área: Geomática e Agricultura de Precisão (GAP)

Palavras-chave: Random Forest, Classificação Digital, Sensoriamento Remoto.

O mapeamento do uso e ocupação do solo é um importante instrumento para o planejamento e administração do meio ambiente. O objetivo geral deste estudo foi testar um sistema automático de mapeamento da cobertura da terra, por meio de classificação digital do tipo random forest, utilizando dados do satélite RapidEye para a região do município de Cidade Gaúcha - PR. Analisou-se o tempo de duração do processo de classificação entre imagens segmentadas e não segmentadas, bem como as acurácias dos mapas gerados. Os resultados demonstraram que a segmentação das imagens é uma ferramenta que agiliza muito o processo de classificação sem perda efetiva de acurácia em imagens Rapideye.

pdf LEITURA NDVI E PRODUTIVIDADE DE DIFERENTES MIXES DE PLANTAS DE COBERTURA DE SOLO EM SISTEMA DE PLANTIO DIRETO

Autores: LIMA, D. R., LAJÚS, C. R., BUSNELLO, F. J., LUZ, G. L., ONOFRE, S. B., DALCANTON, F.

Ano da publicação: 2019

ISSN: 2358-582X

Área: Geomática e Agricultura de Precisão (GAP)

Palavras-chave: agricultura de precisão, propriedades agronômicas, manejo de daninhas.

Associado ao manejo de controle de plantas daninhas, a cobertura do solo resulta na prevenção da erosão hídrica, na conservação e melhoria das propriedades físicas, químicas, e biológicas do solo, além do aumento da sua capacidade de armazenamento de água. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a leitura NDVI e a produtividade de diferentes tipos de cobertura de solo em área de Sistema de Plantio Direto (SPD). O Delineamento experimental utilizado foi de Blocos Completos Casualizados em esquema fatorial (4x3), sendo que no fator A foram alocados os mixes de coberturas e no fator B foram alocados os cortes, com 6 repetições. As variáveis respostas analisadas foram: leitura NDVI, matéria seca e ocorrência e identificação de plantas daninhas. Os dados coletados foram submetidos à Análise de Variância pelo teste F (P≤0,05) e as diferenças entre as médias foram comparadas pelo Teste de Tukey (P≤0,05), com auxílio do software Sisvar. Os Mixes de plantas de cobertura RX210® e RX430® apresentam os melhores resultados em relação à leitura NDVI, matéria seca e potencial de supressão de plantas daninhas em SPD.

pdf LEVANTAMENTO ESPAÇO TEMPORAL DE SISTEMAS DE IRRIGAÇÃO DE PIVÔ CENTRAL

Autores: COSTA, G. O., SILVA, M. A., DUARTE, L. C., SANTOS, J. M. R., OLIVEIRA, O. J., FORTES, R. S. R.

Ano da publicação: 2019

ISSN: 2358-582X

Área: Geomática e Agricultura de Precisão (GAP)

Palavras-chave: Irrigação, Pivô Central, Geoprocessamento.

A utilização de técnicas de geoprocessamento vem se mostrando eficiente no monitoramento de equipamentos usados na área de irrigação, principalmente na identificação de pivô central. Considerando que o seu uso na agricultura está em crescente nos últimos anos, e que seu principal foco é suprir a deficiência de água nas culturas agrícolas, aumentando assim, a produtividade, é fundamental compreender a dinâmica espaço-temporal dos mesmos, sendo essencial para estudar o potencial do crescimento da área irrigada e a sua disponibilidade hídrica, possibilitando avaliar os impactos do seu uso nas diversas regiões. O objetivo deste estudo é avaliar a dinâmica espaço-temporal de pivôs centrais no município de Campo Verde-MT. Utilizou-se como metodologia técnicas de processamento digital de imagens de satélites, análise temporal, estatística descritiva e mapeamento temático do alvo. Os resultados demonstraram fácil reconhecimento dos pivôs, principalmente pela sua forma circular. Constatou-se que a implantação dos primeiros pivôs ocorreram no ano de 1987 (2 pivôs) com área irrigada de 246,5 ha, sendo identificados dois períodos com crescente significância, os anos de 2001 e 2014 (12 e 19 pivôs). Em 2015 21 pivôs com área de 2.641,7 ha, tendo uma redução em 2017 para 19 pivôs e área irrigada de 2.472,17 ha.

pdf MAPEAMENTO DA CONDUTIVIDADE ELÉTRICA APARENTE DO SOLO E SUA RELAÇÃO COM MATÉRIA ORGÂNICA E GRANULOMETRIA

Autores: GODOY, F. O., BERNARDI, A. C. C., ROSSI, F., BUENO, J. O. A.

Ano da publicação: 2019

ISSN: 2358-582X

Área: Geomática e Agricultura de Precisão (GAP)

Palavras-chave: condutividade elétrica, geoestatística, Vesper.

A condutividade elétrica aparente (CEa) do solo é uma medida da capacidade do solo de conduzir uma corrente elétrica. A CEa é uma função da textura e estrutura do solo, sendo particularmente sensível ao seu teor em água, matéria orgânica e solutos. O objetivo deste trabalho foi mapear a variabilidade espacial da CEa e correlacioná-los com a matéria orgânica e granulometria do solo. O estudo foi conduzido em área experimental de 3 ha do Laboratório Nacional de Referência em Agricultura de Precisão (LANAPRE) em São CarlosSP. A condutividade elétrica aparente do solo (CEa) foi medida na profundidade de 0-30cm com um protótipo de sensor de contato desenvolvido pela Embrapa Instrumentação. A variabilidade espacial das propriedades do solo medidas pelas diferentes técnicas foi modelada utilizando semivariogramas. Os mapas foram obtidos por krigagem com o software Vesper. Em ambiente SIG (sistema de informações geográficas), foi estabelecido um grid virtual com 323 pontos e os dados de CEa foram correlacionados com os teores de matéria orgânica (M.O.), argila e areia. Os resultados indicaram que houve correlação significativa entre as medidas de CEa do protótipo na profundidade de 0-30 cm com os teores de areia (0,35) e matéria orgânica (0,31), porém e não houve correlação significativa com teor de argila.

pdf MAPEAMENTO DIGITAL DE ATRIBUTOS FISICO-QUIMICOS DE SOLOS DO PLANALTO CUNDIBOYACENSE NA COLÔMBIA

Autores: RAMÍREZ, V. M. V., CARRILLO, G. A. A., BARRIOS, C. I. J., LATORRE, D. A. G., CASALLAS, J. M. E., MALDONADO, F. E. M.

Ano da publicação: 2019

ISSN: 2358-582X

Área: Geomática e Agricultura de Precisão (GAP)

Palavras-chave: Mapeamento digital de solos, aprendizagem de máquina, variáveis preditoras

A modelagem dos padrões do comportamento espacial dos atributos do solo permite o entendimento das relações complexas que existem entre elas. O objetivo deste trabalho foi realizar o mapeamento digital de atributos físico-químicos dos solos do planalto Cundiboyacense na Colômbia. Foram mapeados 16102 km2 a partir das análises de 1728 amostras de solo e da construção de variáveis preditoras (geologia, geomorfologia, clima, cobertura e uso do solo) e modelos de aprendizagem de máquina. Foram obtidas superfícies de distribuição espacial de atributos físicos e químicos com resolução de 125 m, seus modelos apresentaram coeficientes de determinação (R2 ) entre 0,2 e 0,6, e um erro quadrático médio (RMSE) entre 0,2 e 25,3, sendo que os atributos matéria orgânica, densidade do solo e cálcio intercambiável apresentaram os maiores índices de bondade de ajuste. Em relação as covariáveis preditoras, aquelas derivadas do modelo de elevação digital e as temperaturas ambientais foram as que apresentaram maior correlação com os atributos do estudo.

pdf MONITORAMENTO DA ADUBAÇÃO NITROGENADA DE COBERTURA EM LAVOURAS DE TRIGO VIA AERONAVE REMOTAMENTE PILOTADA

Autores: BOLFE, F. L. P., LAJÚS, C. R., CERICATO, A., KLEIN, C., SORDI, A., VERDI, N. L.

Ano da publicação: 2019

ISSN: 2358-582X

Área: Geomática e Agricultura de Precisão (GAP)

Palavras-chave: agricultura de precisão, inovações tecnológicas, manejo nutricional.

Um dos fatores que possibilita essa condição variável dentro de uma mesma cultura é conhecido como georreferenciamento agrícola para a criação de mapas e, mais recentemente, o uso de aeronave remotamente pilotada para aquisição de imagens com maior qualidade e de forma mais dinâmica e barata frente aos satélites, porém por ser uma tecnologia nova, carece de informações técnico-cientificas regionais. O presente trabalho teve como objetivo monitorar a adubação nitrogenada de cobertura em lavouras de trigo via aeronave remotamente pilotada. As lavouras de trigo em relação à adubação nitrogenada foram manejadas da seguinte forma: manejo convencional e manejo via RPA. As variáveis respostas analisadas foram: rendimento (kg/ha) e análise econômica. Os dados coletados foram submetidos a Análise de Variância pelo Teste de F e as diferenças entre as médias foram comparadas pelo Teste de Tukey (P≤0,05). A análise de variância revelou efeito significativo do manejo da adubação nitrogenada e não significativo dos locais em relação às variáveis respostas rendimento, receita, despesa e lucro, evidenciando a superioridade do manejo via RPA em relação ao convencional.

pdf MUNICÍPIOS DO BIOMA CERRADO PRIORITÁRIOS PARA MONITORAMENTO DE HELICOVERPA ARMIGERA CONSIDERANDO ÁREAS PLANTADAS COM HOSPEDEIROS

Autores: MINGOTI, R., PESSOA, M. C. P. Y., MARINHO-PRADO, J. S., SÁ, L. A. N., VALLE, L. B., FARIAS, A. R.

Ano da publicação: 2019

ISSN: 2358-582X

Área: Geomática e Agricultura de Precisão (GAP)

Palavras-chave: defesa agropecuária; sistema de informação geográfica; entomologia

Este trabalho disponibiliza informações em base territorial para auxiliar as atividades de monitoramento e controle de Helicoverpa armigera (Lepidoptera: Noctuidae). Diante do pouco tempo de ingresso e face às peculiaridades biológicas e comportamentais do inseto e da extensão territorial brasileira, H. armigera demanda monitoramento e conhecimento de avanço de fronteiras de seus hospedeiros para readequar ações estratégicas de controle. Este trabalho, a partir de técnicas de geoprocessamento em ambiente de Sistema de Informação Geográfica (SIG), disponibiliza informações sobre localizações prioritárias para monitoramento de H. armigera no Cerrado brasileiro, considerando áreas plantadas com cultivos hospedeiros, preferenciais (algodão, soja, milho, feijão e tomate), perenes (laranja e café) e florestais (eucalipto/pinus) no ano de 2014. O resultado da priorização indica a necessidade de ações de vigilância em 213 municípios, localizados em 90 microrregiões de 11 estados brasileiros, a saber, Minas Gerais, São Paulo, Paraná, Rondônia, Tocantins, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Bahia, Maranhão e Piauí, além do Distrito Federal. Desse modo, o método proposto orienta locais mais propícios à intensificação de controle.

pdf NOVAS TECNOLOGIAS: UM PANORAMA DOS APLICATIVOS PARA AGRICULTURA DE PRECISÃO NO BRASIL

Autores: CORREA, M. H. F., NEVES, L. O., NASCIMENTO JÚNIOR, A. L. A., SOUZA, C. H. W., SILVA, M. J.

Ano da publicação: 2019

ISSN: 2358-582X

Área: Geomática e Agricultura de Precisão (GAP)

Palavras-chave: agricultura digital, agricultura 4.0; smartphones.

As tecnologias associadas com a agricultura digital são uma realidade no mercado agrícola. Contudo, existem poucos estudos sobre a efetividade e significância de tais tecnologias na produção agrícola. O objetivo do trabalho foi realizar um levantamento e análise sobre as opções de aplicativos na área de agricultura de precisão disponíveis no mercado brasileiro. Para tanto, uma busca utilizando “palavras-chave” foi realizada na “Google Play”. A pesquisa retornou trinta aplicativos analisados por meio de parâmetros, como: as funções principais, o número de downloads, o espaço ocupado na memória do dispositivo, o nível das avaliações e os comentários dos usuários. Entre as funções principais foram observadas: a orientação por GNSS, a amostragem georreferenciada e as imagens da câmera do dispositivo. Os comentários dos usuários, revelaram: elogios, recomendações e preocupações do consumidor. Além disso, o levantamento demonstrou uma quantidade significativa de usuários (média de 45,4 mil downloads), os quais, normalmente realizam uma boa avaliação dos aplicativos (4 ou 5 estrelas). Desse modo, a variedade em funções e avaliações positivas confirmam a relevância destes aplicativos para a agricultura.

pdf PROCESSO DE SEGMENTAÇÃO DE IMAGENS PARA IDENTIFICAÇÃO DE FALHAS NA CULTURA DA SOJA CULTIVADAS EM ÁREAS DE VÁRZEA

Autores: SOUZA, D. C., BASTIANI, N. C., KOGA, L., MARTINS, L. D. N., VARGAS, R. R., RUSSINI, A.

Ano da publicação: 2019

ISSN: 2358-582X

Área: Geomática e Agricultura de Precisão (GAP)

Palavras-chave: ckMeans, processamento, Glycine Max.

O desenvolvimento de tecnologias destinadas a agricultura, possibilitou melhor controle e gerenciamento dos sistemas de produção. Através do monitoramento torna-se possível analisar as condições fitossanitárias, potencial produtivo, e principalmente, falhas decorrentes do processo de implantação e de manejo das culturas. Neste sentido o presente trabalho tem por objetivo identificar falhas em uma lavoura comercial de soja cultivada em áreas de várzea, por meio do processo de segmentação de imagens. As imagens foram capturadas com auxílio de um veículo aéreo não tripulado, sendo o processamento realizado por meio do algoritmo ckMeans, visando a redução no número de classes de cores. A partir do processamento foi possível identificar falhas nas linhas de cultivo, decorrentes de erros no manejo, semeadura, problemas de germinação e zonas com deficiência de drenagem, comuns em áreas de várzea. Portanto, a utilização de imagens processadas constitui importante ferramenta visando a tomada de decisão no manejo, bem como planejamento e sistematização das áreas de várzeas visando a implantação da cultura.

pdf QUALIDADE NA DESSECAÇÃO DE PLANTAS EM PRÉ-SEMEADURA DO MILHO EM SISTEMA PLANTIO DIRETO

Autores: IANHEZ, L. P., ALVES, N. P., SILVA, A. N., ALVES, C. D. D., SOUZA, W. J. O., CORREA, E. A., LOPES, M. D. C.

Ano da publicação: 2019

ISSN: 2358-582X

Área: Geomática e Agricultura de Precisão (GAP)

Palavras-chave: Controle Estatístico de Processo, Qualidade, Pulverização

A pulverização de ingredientes ativos dessecantes em sistemas plantio direto podem representar importante desafio ao produtor quando se trabalha sem sistemas de auxílio ao direcionamento do conjunto mecanizado, reduzindo a eficiência com sobreposição ou não aplicação de faixas na área trabalhada, comprometendo a qualidade da operação. O trabalho teve como como objetivo, avaliar a qualidade da operação de pulverização para dessecação em pré-semeadura do milho, utilizando Controle Estatísitico de Processos (CEP). Os dados foram coletados em 25 pontos georreferenciados em área de Sistema Plantio Direto com 4 anos (0,9374 ha) utilizando-se tiras de papel hidrossensivel que foram digitalizadas e analisadas com Software Gotas quanto a (a) Número de gotas, (b) Índice de dispersão (SPAN), (c) Volume detectado e (d) Porcentagem de cobertura. Os parâmetros avaliados mantiveram-se nas faixas esperadas, estabelecidos nas Cartas Controle; o volume de calda detectado pelo papel hidrossensível e porcentagem de cobertura foram menores que os esperados, ainda que dentro dos limites de controle do CEP.

pdf QUANTIFICAÇÃO DA COBERTURA DO SOLO NA PRÉ-SEMEADURA DO MILHO EM SISTEMA PLANTIO DIRETO

Autores: SILVA, A. N., IANHEZ, L. P., ALVES, N. P., SOUZA, W. J. O., CORREA, E. A.

Ano da publicação: 2019

ISSN: 2358-582X

Área: Geomática e Agricultura de Precisão (GAP)

Palavras-chave: Proteção do solo, Distribuição espacial, Cobertura do solo

A prática de adição e avaliação da decomposição da cobertura vegetal (verde e seca) é importante em sistemas plantio direto (SPD), pois afeta diretamente a biologia, química, física do solo. O trabalho teve como objetivo avaliar a distribuição de massa seca e percentual de cobertura do solo no pós-dessecação em área sob sistema plantio Direto por 4 anos. Deteminou-se a quantidade de massa seca da cobertura morta (MS, t ha-1) sobre o solo, bem como o percentual de cobertura (COB, %) em 45 pontos georreferenciados, numa área de 0,9374 ha. Os parâmetros avaliados apresentaram distribuição normal na área estudada, demonstrando existir homogeneidade na cobertura do solo, bem como em quantidades adequadas.

pdf QUANTIFICAÇÃO DE ARGILA UTILIZANDO SENSOR AEROTRANSPORTADO

Autores: RESENDE, M. E. B., QUEIROZ, L. G., AMORIM, M. T. A., VIEIRA, J., DOTTO, A. C., DEMATTÊ, J. A. M.

Ano da publicação: 2019

ISSN: 2358-582X

Área: Geomática e Agricultura de Precisão (GAP)

Palavras-chave: Espectroscopia; sensor hiperespectral; sensoriamento remoto.

O solo é um recurso natural que deve ser constantemente monitorado visando diminuir seu depauperamento. Dentre os principais componentes do solo, a argila é um dos mais importantes visto que tem relação direta com uma série de fatores tais como a capacidade de troca de cátions, retenção de água, entre outros. Assim, técnicas que visem o monitoramento e predição de atributos do solo, a exemplo do sensoriamento remoto, principalmente para áreas maiores são necessárias. O presente trabalho teve por objetivo quantificar os teores de argila da superfície do solo utilizando um sensor hiperespectral (AisaFENIX) transportado em uma aeronave. O estudo foi realizado no município de Piracicaba, onde foram coletadas 54 amostras de solo que posteriormente foram submetidas a análise física para obtenção dos valores de argila. Sobre a area de estudo foi realizado um único sobrevoo e obtida uma imagem hiperespectral com 357 bandas, compreendendo a faixa de 400-2500 nm. A imagem foi corregida para refletância de superfície e extraídos os valores para cada ponto amostral. O modelo utilizando os dados espectrais para quantificação do teor de argila alcançaram uma alta performance (R2 de 0,91). Com os resultados obtidos foi possível estimar o teor de argila em larga escala e com boa acurácia mesmo ao nível de avião. Tais dados podem gerar mapas de argila e correlacionados com vários aspectos como umidade do solo, zonas de manejo e produtividade agrícola.

pdf QUANTIFICAÇÃO DE ATRIBUTOS DO SOLO VIA DIFERENTES SENSORES

Autores: QUEIROZ, L. G., AMORIM, M. T. A, RESENDE, M. E. B., VIEIRA, J. S., DOTTO, A. C., DEMATTÊ, J. A. M.  

Ano da publicação: 2019

ISSN: 2358-582X

Área: Geomática e Agricultura de Precisão (GAP)

Palavras-chave: Sensoriamento remoto; sensor hiperespectral; sensor multiespectral.

Atributos do solo são importantes no desenvolvimento de plantas, os quais se destacam matéria orgânica (MO) e teor de argila. A quantificação e a determinação são importantes, existindo ferramentas para tais. Dentre elas, o sensoriamento remoto, que permite obtenção da informação de maneiras mais rápida. Vários são os tipos de sensores tendo diferentes resoluções espectrais. O trabalho teve por objetivo comparar o potencial de quantificação de atributos do solo via sensores locados de modo terrestre-laboratorial, em avião e em satélites, com diferentes resoluções. A área de estudo foi em Piracicaba – SP. Foram coletadas amostras em campo (0-20 cm) e analisadas. As amostras foram lidas com sensor hiperespectral em laboratório. Imagens da mesma área e época com solo exposto foram adquiridas dos satélites. Dados de um sensor hiperespectral de avião foi obtido. E assim correlacionados os dados espectrais de cada sensor com análises de solo de matéria orgânica, argila e areia. Os sensores hiperespectrais obtiveram as melhores correlações atingindo R² semelhantes para MO, argila e areia, respectivamente. Por outro lado, em sensores multiespectrais os valores foram mais baixos. Comparando os multiespectrais, o com maior densidade de bandas mostrou R² mais adequados. O Planet, com menos bandas apresentou os resultados menos promissores. Logo, os resultados estão diretamente relacionados as faixas espectrais.

logo-sbea-alta-qualidade-verde.png
© Copyright 2022 - Bruno Bragheto - Todos os direitos reservados

Pesquisar