Publicações

As informações apresentadas são de total responsabilidade dos autores.

Carregando...

Pasta Engenharia de Água e Solo (EAS)

Documentos

pdf ATRIBUTOS FÍSICOS E QUÍMICOS E SUA RELAÇÃO COM O CRESCIMENTO RADICULAR EM CULTURA DE CITROS SOB DIFERENTES PREPAROS

Autores: CARNEIRO, M. P., SOUZA, Z. M., BARBOSA, R. S., FARHATE, C. V. V.

Ano da publicação: 2019

ISSN: 2358-582X

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

Palavras-chave: Tríplice Operação, Cobre, laranja (citrus sinenses).

No estado de São Paulo ainda não existe um sistema de preparo e manejo do solo para o setor de citros e por esse motivo empresas têm desenvolvidos alternativas em busca de melhores condições físicas do solo para desenvolvimento radicular das culturas cítricas. O objetivo dessa pesquisa foi identificar quais os atributos físicos e químicos do solo sob diferentes preparos possuem maior influência no crescimento e desenvolvimento das raízes na cultura da laranja utilizando técnicas de indução de árvores de decisão e seleção de atributos. Foram avaliados os atributos físicos e químicos como: densidade do solo, macroporosidade, microporosidade, porosidade total, umidade gravimétrica, diâmetro médio ponderado, resistência do solo a penetração, soma de bases (SB), capacidade de troca catiônica (CTC), saturação por bases (V%), pH, cátions trocáveis (Ca+2, Mg+2, K+), fósforo disponível (P), potencial de acidez ( H+ + Al+3) e análise de micronutrientes sendo o cobre (Cu), ferro (Fe), manganês (Mn) e zinco (Zn) quantificados. O sistema radicular foi quantificado e analisado através de imagens digitais. Foram avaliadas quatro abordagens para seleção de atributos: sem seleção de atributos, seleção de atributos baseado em correlação (CFS), método do Quiquadrado (χ2) e a abordagem Wrapper. Para a classificação dos dados foi utilizada a técnica de indução de árvore de decisão binária disponível no software Weka 3.6. O uso da tríplice operação, equipamento desenvolvido pela empresa Fisher Citrosuco e empresas parceiras mostrou melhores resultados para o crescimento e desenvolvimento radicular. Além disso, a presença de cobre em níveis que não apresentaram toxidez para a planta influenciou positivamente para um alto desenvolvimento das raízes da cultura da laranja.

pdf AVALIAÇÃO DA PRODUÇÃO DO RABANETE SUBMETIDO A DIFERENTES LÂMINAS DE IRRIGAÇÃO E TIPOS DE COBERTURA

Autores: SANTOS, P. A. B., FIGUEIREDO, P. H. F., CARVALHO, L. G., SCHWERZ, F., BATISTA, V. B. S., TEIXEIRA, T. H. B.

Ano da publicação: 2019

ISSN: 2358-582X

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

Palavras-chave: Mulch plastico; Tensiometria; Raphanus sativus.

A produtividade de uma cultura está diretamente relacionada às práticas e manejo adotados durante o ciclo da cultura, entre essas encontra-se o manejo da irrigação e a utilização de cobertura do solo. Destarte, objetivou-se com o presente trabalho analisar a produção do rabanete em função de diferentes lâminas de água e cobertura do solo. O experimento foi conduzido na área experimental da UFLA-MG, em ambiente protegido. A variedade de Rabanete Comet foi cultivada em vasos e a condução da irrigação foi por meio de tensiômetros. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, esquema fatorial de 4x3, sendo quatro níveis de irrigação (-8 kPa, -12 kPa, -20 kPa e -50 kPa) e dois tipos de cobertura (sem cobertura e mulching plástico preto). Ao fim do ciclo foi analisado a produção da cultura por meio da massa das raízes, diâmetro das raízes e comprimento das raízes. Houve diferença significativa entre os tratamentos e foi observado maior produção quando se utilizou mulch plástico preto e manteve a umidade do solo próxima à umidade na capacidade de campo (-5 kPa).

pdf AVALIAÇÃO DE PROCESSOS DE OZONIZAÇÃO COMO ALTERNATIVA NA REMOÇÃO DE COR DE LIXIVIADO DE ATERRO

Autores: FERREIRA, V. S., LOEBENS, L., HOSS, L., SANTOS, N. R., RODRIGUES, G., SILVEIRA, M.

Ano da publicação: 2019

ISSN: 2358-582X

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

Palavras-chave: Tratamento de efluentes, Processos Oxidativos Avançados, Ozônio.

A disposição final adequada dos resíduos sólidos é um dos preocupantes problemas ambientais da atualidade, sendo a disposição em aterro sanitário considerada o método mais adequado. Contudo, os aterros sanitários ocasionam na geração de um líquido escuro chamado lixiviado, que apresenta composição complexa, a qual torna o efluente recalcitrante. O tratamento por ozonização é indicado pela alta eficiência no pré-tratamento de lixiviados, sendo o principal interesse de uso o elevado potencial de oxidação do ozônio. Diante disso, o objetivo do trabalho foi analisar o processo de ozonização como alternativa na remoção de cor de lixiviado de aterro. O lixiviado foi tratado através da ozonização em tempos de 30, 60, 120,180, 200 e 250 minutos, e caracterizado antes e após os tratamentos por ozonização nos parâmetros pH e cor. Os resultados obtidos mostram uma alta remoção de cor do lixiviado, sendo que as maiores eficiências de remoção da coloração ocorreram com maiores doses de ozônio, alcançando até 93,4% de remoção de cor. O aumento nas doses de ozônio ocasionou no aumento do pH do efluente. Pode-se considerar a ozonização eficiente, uma vez que altas eficiências de remoção de cor foram obtidas.

pdf AVALIAÇÃO DO COMPORTAMENTO DA VAZÃO DE UM TUBO GOTEJADOR SOB DIFERENTES PRESSÕES DE OPERAÇÃO

Autores: ROCHA, M. O., SOUZA, A. B. C. B., LIMA JUNIOR, J. C., BEZERRA, F. M. S., FERREIRA, M. A., TEIXEIRA, A. S.

Ano da publicação: 2019

ISSN: 2358-582X

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

Palavras-chave: irrigação por gotejamento; avaliação de tubo gotejador; performance hidráulica

O objetivo principal deste estudo foi avaliar o comportamento da vazão de um tubo gotejador sob diferentes pressões de operação. O experimento foi realizado na Universidade Federal do Ceará (Campus do Pici), utilizando um tubo gotejador do fabricante Rivulis, modelo D5000 PC. Foram aferidas as vazões em diferentes pressões (25; 50; 75; 100; 125; 150; 175; 200; 225 e 250 kPa) durante sete minutos. A curva característica da fita gotejadora apresentou equação característica tipo potencial, dada pela equação q =1,5648 x0,0604, e R2 =0,6294, sendo comprovada uma boa relação vazão x pressão. O expoente da equação foi menor que 0,2, classificando-o como autocompensante. O regime de escoamento obtido é caracterizado como turbulento na faixa de pressão utilizada.

pdf AVALIAÇÃO HIDROLÓGICA DAS PRATICAS DE CONSERVAÇÃO DO SOLO NO RIBEIRÃO DAS POSSES, EXTREMA-MG

Autores: RICARDO, H. C., DUARTE, S. N.

Ano da publicação: 2019

ISSN: 2358-582X

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

Palavras-chave: Projeto Conservador das Águas; monitoramento hídrico; BFI.

A queda de qualidade e escassez de recursos têm impulsionado a aplicação de diferentes metodologias para a conservação hídrica, entre as quais o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA). O Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) é um instrumento econômico que garante o fornecimento e serviços ambientais aos usuários e recompensa os “provedores”, incentivando a proteção e o uso sustentável dos recursos naturais. No Brasil a principal referência das iniciativas de PSA é o Projeto Conservador das Águas (PCA). Acredita-se que as ações conservacionistas promovidas pelo projeto, entre elas a recuperação de áreas degradadas por atividades agrícolas, possam contribuir para promover aumentos significativos no volume de água presente nos mananciais da região. Neste contexto, o objetivo do estudo é analisar o comportamento da série histórica de dados fluviométricos da microbacia de Ribeirão das Posses. Os parâmetros utilizados para a caracterização hidrológica são o Índice de Escoamento de Base (BFI) e Flashiness. A tendência de evolução entre os parâmetros foi determinada por intermédio do teste de Mann Kendall. Assim, após as análises realizadas, o estudo demonstrou uma melhoria em potencial nos indicadores hídricos da microbacia Ribeirão das Posses.

pdf BALANÇO HÍDRICO CLIMATOLÓGICO MENSAL EM QUATRO CIDADES DO ESTADO DE GOIÁS

Autores: SILVA JÚNIOR, J. J., SOUSA, M. B., FURTADO, M. N.

Ano da publicação: 2019

ISSN: 2358-582X

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

Palavras-chave: deficiência hídrica, capacidade de água disponível, umidade.

A deficiência hídrica é uma das responsáveis pela queda de produção na Agricultura. Assim, conhecer a disponibilidade da água no solo para um futuro planejamento é a base para executar o seu uso racional. Diante disso, este trabalho teve como objetivo elaborar o balanço hídrico mensal para quatro municípios do estado de Goiás, Formosa, Goiânia, Jataí e Mineiros. O balanço hídrico foi determinado a partir do método de Thornthwaite e Mather (1955) com dados obtidos diretamente do INMET referente ao período de 1961 a 1990, sendo considerada uma Capacidade de Água Disponível (CAD) de 100 mm. Para os municípios avaliados o balanço hídrico demonstrou que existem duas estações climáticas bem definidas, uma chuvosa de outubro/novembro a abril e outra seca, de maio a setembro/outubro. Goiânia foi o município que apresentou o maior déficit hídrico e o município de Formosa apresentou menor déficit hídrico. O município que possui a maior parte das suas chuvas concentradas no período de excedente hídrico é o município de Jataí, com 65,63% das suas chuvas concentradas de novembro a abril. O município que possui a menor parte das suas chuvas concentradas nesses meses é o município de Mineiros com 59,09% de suas chuvas nos meses assinalados.

pdf CALIBRAÇÃO DE SENSORES CAPACITIVOS DE UMIDADE PARA USO EM SUBSTRATOS

Autores: CRUBELATTI, G. H., PITA, J. A. S., NAZÁRIO, A. A., MUNIZ, G. L., CAMARGO, A. P., MATSURA, E. E.

Ano da publicação: 2019

ISSN: 2358-582X

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

Palavras-chave: subirrigação; substrato; conteúdo de água no solo

Este trabalho teve como objetivo determinar curvas de calibração do sensor capacitivo modelo EC-5 da Decagon Devices para três tipos de substratos de uso comercial. As equações obtidas foram confrontadas com aquelas recomendadas pelo fabricante. Foram avaliadas 20 unidades do sensor EC-5 em 3 tipos de substratos comerciais recomendados para a produção de mudas de cana-de-açúcar, citros e espécies florestais. Para cada tipo de substrato foram condicionados 8 níveis conhecidos de conteúdo de água na amostra de substrato, utilizando-se o método de calibração recomendado pelo fabricante dos sensores. As equações calibradas para cada substrato apresentaram indicadores de acurácia superior à equação informada pelo fabricante, evidenciando a necessidade de calibração dos sensores. A equação calibrada utilizando todos os dados experimentais é bastante similar às equações calibradas individualmente para cada um dos substratos, indicando que uma única equação calibrada seria apropriada para os três tipos de substrato avaliados.

pdf CALIBRAÇÃO E SIMULAÇÃO DO RENDIMENTO DA BATATA INGLESA UTILIZANDO-SE O MODELO SUBSTOR POTATO PARA JABOTICABAL-SP

Autores: VIANA, J. S., BARBOSA, J. A., FARIA, R. T., PALARETTI, L. F., DALRI, A. B.

Ano da publicação: 2019

ISSN: 2358-582X

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

Palavras-chave: DSSAT, Modelagem, Produtividade.

Modelos de crescimento de cultivos são ferramentas eficientes para avaliar o efeito de práticas de manejo agrícola. O objetivo deste trabalho foi calibrar e avaliar o desempenho do modelo SUBSTOR para a cultura da batateira nas condições edafoclimáticas de Jaboticabal, SP. O modelo foi calibrado e avaliado com dados coletados de experimento conduzidos em 2018. Na calibração foi utilizado o experimento e validação de 2018. Com os coeficientes genéticos calibrados para a cultivar de batata Orchestra ciclo curto/mediano. O modelo simulou corretamente a fenologia, o crescimento da área foliar, porém para lâmina de 50% da ETc juntamente com as fertilizações utilizadas a produtividade foi subestimado.

pdf CAPACIDADE DE RETENÇÃO DO SOLO COM DIFERENTES TEORES DE HIDRORETENTOR

Autores: ARÊDES, J. C. A., DEUS, F. P., CAMILO, L. W.

Ano da publicação: 2019

ISSN: 2358-582X

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

Palavras-chave: agricultura de sequeiro, hidrogel, retenção de água no solo.

A distribuição irregular de água afeta diretamente na produção e qualidade dos alimentos, instigando a necessidade de técnicas alternativas para reposição ou controle do déficit hídrico dos cultivos. Nesse sentido, o polímero de hidroretentor (hidrogel) é visto como uma alternativa interessante para cultivos em sequeiro. Esse produto acrescentado ao solo determina um aumento na capacidade de retenção de água no solo. Portanto, o presente trabalho teve como objetivo avaliar em vaso a variação temporal da capacidade de retenção de determinado solo no uso de diferentes dosagens do polímero hidroretentor. O estudo foi conduzido na Universidade Federal de Lavras (UFLA). As dosagens utilizadas foram de 0,46875g de hidrogel para 500 ml de solução (D1), 0,9375g/500ml (D2), 1,875g/500ml (D3), 3,75g/500ml (D4), 7,5g/500ml (D5) e um tratamento como testemunha (Sem adição de hidrogel). No período avaliado (90 dias) as dosagens maiores (D4 e D5) apresentaram uma capacidade de retenção superior às outras dosagens, demandando uma quantidade menor de água para fazer o umedecimento do solo. Portanto, foi possível concluir que essa prática possa ser viável em cultivos em sequeiro onde há uma má distribuição temporal das chuvas.

pdf CARACTERISTICAS FITOMÉTRICAS DA CULTURA DO CÁRTAMO SOB DISPONIBILIDADES HÍDRICAS E DOSES DE POTÁSSIO EM LATOSSOLO VERMELHO

Autores: SILVA, M. D. C., DOURADO, L. G. A., BONFIM-SILVA, E. M., SILVA, T. J. A., JOSE, J. V.

Ano da publicação: 2019

ISSN: 2358-582X

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

Palavras-chave: Carthamus tinctorius L.; Cerrado; Tensão

O Cártamo pode ser uma promissora alternativa para a produção de biocombustível. O cultivo no Cerrado sofre por fatores limitantes necessitando de correção por fertilizantes. Este estudo tem por objetivo avaliar a altura de plantas, número de folhas e diâmetro do caule aos 60 dias após a emergência em plantas de cártamo submetidas a disponibilidades hídricas e doses de potássio em Latossolo Vermelho. O experimento foi conduzido em casa de vegetação na Universidade Federal de Mato Grosso, Campus de Rondonópolis - MT. O solo utilizado no cultivo foi o Latossolo Vermelho sob vegetação do Cerrado. O delineamento em esquema fatorial fracionado 52, com cinco disponibilidades hídricas (4, 14, 24, 34 e 44 kPa) e cinco doses de potássio (0, 90, 180, 270 e 360 mg dm-3), com quatro repetições, resultando em 13 tratamentos. Para o manejo de irrigação foi utilizado a Divinir 2000® e as reposições hídricas por gotejamento. Os resultados foram submetidos a teste de regressão a 5% de erro pelo SISVAR. Os maiores resultados obtidos foram encontrados na tensão de 4 kPa apresentando maior diâmetro do caule de 3,53 mm, maior numero de folhas de 59,95 e maior altura de planta de 50,148 cm.

pdf CARACTERIZAÇÃO HIDRÁULICA DE DOIS MODELOS DE EMISSORES NÃO COMPENSADOS SOB DIFERENTES PRESSÕES

Autores: IBARS, R. F., BONNIN, J. J., OJEDA, P. A. V., CHAMORRO, S. M., MANCUELLO, A.

Ano da publicação: 2019

ISSN: 2358-582X

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

Palavras-chave: Avaliação, gotejamento, irrigacao

A irrigação por gotejamento tem sido adotada por grande parte dos produtores da área hortícola no Paraguai, porem não existem normativas referentes produtos de irrigação e podem ser introduzidos produtos de baixa qualidade ou rejeitados em outros mercados. Com o objetivo de analisar o desempenho hidráulico de dois modelos de emissores não compensados, foram avaliados os emissores das linhas de gotejamento Eolos Compact de Eurodrip e FLD de Sunstream, em uma bancada de ensaios. Utilizaram-se 25 emissores de cada modelo que foram submetidos a pressões de 60, 80, 100, e 120 kPa, para determinação das características: equação característica vazão x pressão e coeficiente de variação de fabricação (CVf) em %. Os emissores apresentaram expoente x da equação próximo a 0,5 característico do fluxo perfeitamente turbulento. Os emissores apresentaram CVf inferiores a 4 e 6% Eolos e FLD, respectivamente. Conclui-se que os emissores avaliados possuem características construtivas adequadas para ser comercializados no mercado.

pdf CLASSIFICAÇÃO DA COMPACTAÇÃO DO SOLO EM ÁREA CULTIVADA COM CANA-DE-AÇÚCAR

Autores: PARRA, J. S., SILVA, I. D. C., SOUZA, Z. M., FARHATE, C. V. V., LOVERA, L. H., OLIVEIRA, I.

Ano da publicação: 2019

ISSN: 2358-582X

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

Palavras-chave: Seleção de variáveis, técnicas de mineração de dados, árvores de decisão.

A produção de cana-de-açúcar no Brasil geralmente está associada a processos de degradação do solo relacionados a compactação no solo. Logo, o objetivo deste estudo foi identificar um subconjunto de atributos que afetam a compactação do solo em área de cana-de-açúcar mediante uso de ferramentas para seleção de variáveis e modelagem preditiva. O experimento foi realizado no município de Ibitinga-SP. O delineamento experimental foi por meio de faixas com esquema de parcelas subdivididas, contendo quatro plantas de cobertura (crotalária, milheto, amendoim e sorgo) e três sistemas de preparo do solo (cultivo mínimo, cultivo mínimo com subsolagem profunda e plantio direto), para tal fim foi utilizada uma técnica de classificação por árvores de decisão. O modelo gerado apresentou uma elevada taxa de acerto e reconheceu a resistência do solo à penetração como o atributo com maior relevância na predição da compactação do solo.

pdf COEFICIENTE DE ESCOAMENTO SUPERFICIAL EM BACIA HIDROGRÁFICA COM CARACTERÍSTICAS RURAIS

Autores: VALENTINO, C. H., GONÇALVES, F. A., FERREIRA, A. M., SILVA, A. M., PASSOS, C. A.

Ano da publicação: 2019

ISSN: 2358-582X

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

Palavras-chave: Bacia hidrográfica rural; Método Racional; Coeficiente runoff.

As caracterizações fisiográficas e hidrológicas em bacia hidrográfica (BH) são importantes para tomadas de decisões relativas ao bom manejo dos recursos e para a busca concreta de desenvolvimento sustentável. Nesta pesquisa, foi analisado o coeficiente de escoamento superficial, coeficiente runoff (C), da Bacia Hidrográfica do Córrego do Chapadão (BHCC), uma BH rural. A análise foi feita considerando a aplicação do Método Racional e também do Hidrograma para eventos erosivos. Verificou-se que o comportamento de C tem relação direta com as condições de umidade antecedente e com a precipitação total, ignorando a intensidade do evento. A caracterização da área indicou que a BHCC é de grande porte, mas tem baixa tendência a enchentes, o que foi corroborado pelos valores de C encontrados e confirmado pela alta infiltração potencial da região devido a suas características morfológicas. A comparação dos resultados encontrados indica que o Hidrograma é o método mais indicado para a estimativa do escoamento superficial direto na BHCC.

pdf COMPACTAÇÃO DO SOLO EM ÁREAS DE CANA-DE-AÇÚCAR SOB DIFERENTES SISTEMAS DE MANEJO

Autores: SOUZA, Z. M., FARHATE, C. V. V., LOVERA, L. H., OLIVEIRA, I. N.

Ano da publicação: 2019

ISSN: 2358-582X

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

Palavras-chave: Plantas de cobertura, sistema de preparo do solo, degradação do solo.

A degradação do solo expressa por meio da compactação gera condições restritivas ao pleno desenvolvimento das plantas. Assim, o objetivo deste estudo foi avaliar o grau de compactação de uma área cultivada com cana-de-açúcar com diferentes plantas de cobertura e sistemas de preparo do solo e, adicionalmente, realizar uma comparação com o sistema de preparo convencional, o qual é amplamente utilizado em área de cana-de-açúcar no estado de São Paulo, Brasil. O estudo foi realizado na usina Santa Fé, no município de Ibitinga-SP. Os resultados desse estudo sugerem que uso de plantas de cobertura sustentam maior qualidade física do solo em comparação ao preparo convencional do solo. Entretanto, algumas espécies devem ser evitadas, tais como o amendoim, pois além de exportar nutrientes no momento da colheita, induz elevado grau de compactação do solo.

pdf COMPARAÇÃO DO PENETRÔMETRO DE IMPACTO COM O ELETRÔNICO E AUTOMÁTICO, EM FAIXAS DE UMIDADES E SISTEMAS DE MANEJO DO SOLO DIFERENTES

Autores: BAESSO, M. M., ANDRADE, A. M. C., REGAZZO, J. R., MONTEIRO, L. S.

Ano da publicação: 2019

ISSN: 2358-582X

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

Palavras-chave: Compactação, penotrômetria, resistência do solo

A compactação é uma consequência da ação do homem sobre o solo ocorrendo, principalmente, pelo tráfego de máquinas agrícolas em condições de solo insaturado. O que ocasiona desta forma um rearranjo na estrutura do solo, fazendo com que o crescimento do sistema radicular da planta não se desenvolva completamente e isso reflete na produtividade final. Várias técnicas foram desenvolvidas para detectar a presença de camadas compactas no solo. A penetrômetria é uma das mais utilizadas, porém no mercado há uma variedade de penetromêtros com diferentes modos de atuação. O principal objetivo deste trabalho é de comparar os resultados da resistência do solo à penetração do penetromêtro de impacto (PI), com os resultados dos penetrômetros digital portátil (PenetroLOG) e o automático (Solo Track) em três áreas com mesma textura e com sistemas de preparo do solo diferentes. O penetrômetro de impacto apresentou maior divergência dos valores de RSP nas primeiras camadas em comparação com os penetrômetros eletrônico e automático, visto que para as outras camadas a divergência foi menor, e conforme aumentou a umidade os valores de RSP para os três penetrômetros tornaram-se mais uniforme.

pdf CONSUMO DE ÁGUA E RENDIMENTO DO TRIGO: UMA APROXIMAÇÃO AO MODELO SIMDUALKC

Autores: LONDERO, D. D., PETRY, M. T., CHECHI, L., ANTONELLO, M. C., GONÇALVES, A. F., ROSÁRIO, C. R.

Ano da publicação: 2019

ISSN: 2358-582X

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

Palavras-chave: evapotranspiração, modelo de balanço hídrico, trigo irrigado.

A água interfere no potencial produtivo das culturas, de forma que determinar a demanda hídrica destas é fundamental para evitar perdas por déficit hídrico. O objetivo do trabalho foi calibrar e validar o modelo de balanço hídrico SIMDualKc para estimar a evapotranspiração na cultura (ETc) do trigo no Cerrado, visando identificar a ocorrência de stress hídrico em estádios onde o rendimento é afetado. O estudo foi realizado em Goiás, em trigo irrigado por aspersão, nos anos agrícolas de 2017 e 2018. O modelo de balanço hídrico SIMDualKc foi calibrado e validado comparando dados observados e simulados da água disponível no solo (ASW) durante o ciclo da cultura. Os indicadores estatísticos apresentaram boa concordância entre os valores observados e simulados do ASW, com um coeficiente de regressão forçado à origem (b0) próximo a 1,0, para todas as áreas. O coeficiente de determinação (R2) foi próximo a 1,0, indicando que maior parte das observações da água no solo podem ser explicadas pelo modelo. Os erros de estimativas foram baixos, com raiz quadrada do erro médio (RMSE) de 4,22 mm (2017) e 5,33 mm (2018). A maior ETc foi observada na área 4 (447 mm) para um rendimento de grãos de 8.1 Mg ha-1.

pdf CONSUMO DE N E K PELO MORANGUEIRO EM SISTEMA HIDROPÔNICO VISANDO O REAPROVEITAMENTO DA SOLUÇÃO NUTRITIVA

Autores: FIGUEIREDO, C. G., MACEDO, P. H. S., SALA, F. C., SOUZA, C. F.

Ano da publicação: 2019

ISSN: 2358-582X

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

Palavras-chave: Reposição de nutrientes; cultivo de hortaliças; hidroponia

A sustentabilidade em sistemas de produção agrícola hidropônico (NFT) envolve diversos fatores, entre eles a minimização do descarte de soluções nutritivas. O presente trabalho visou o reaproveitamento da solução nutritiva utilizada na cultura do morangueiro. O experimento foi conduzido em casa de vegetação, em sistema hidropônico NFT, no período de 17/10 á 12/12/2018. A cultivar de morango utilizada foi a San Andreas. Foram utilizadas duas soluções nutritivas, uma para a fase vegetativa outra para a fase de frutificação. Os resultados mostraram que, com base na literatura, baixos incrementos nas soluções de descarte do morango atenderia as necessidades de N e K de culturas menos exigentes como a alface.

 

pdf CONTROLE DE PLANTAS DANINHAS COM HERBICIDA PRÉ-EMERGENTE APLICADO POR IRRIGAÇÃO

Autores: IBARS, R. F., OJEDA, P. A. V., BONNIN, J. J., CHAMORRO, S. M.

Ano da publicação: 2019

ISSN: 2358-582X

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

Palavras-chave: Herbigação, quimigação, tanque de derivação

Este estudo teve como objetivo avaliar a efetividade de um herbicida pré-emergente aplicado através da irrigação por gotejamento. O experimento foi conduzido no campus da Facultad de Ciencias Agrarias-Universidad Nacional de Asunción, San Lorenzo (Paraguai),em Novembro de 2018. O herbicida utilizado foi o S-metolachlor 96% EC. Os tratamentos foram constituídos por cinco doses do herbicida, mais uma testemunha sem aplicação de herbicida. O delineamento experimental utilizado foi blocos ao acaso, com seis tratamentos, as avaliações foram feitas no início, no centro e no final da parcela, com três repetições (arranjo fatorial de 6x3), o fator A corresponde à dose do herbicida e o B à localização das áreas de amostragem, houve três momento de avaliação 10, 20 e 30 dias após aplicação (DAA) do herbicida. A aplicação do produto foi realizada utilizando um tanque de derivação. A efetividade foi medida pela porcentagem de controle e pelo nível de controle. Nas duas primeiras avaliações existe uma predominância do nível de controle muito bom e excelente, aos 30 DAA o nível de controle foi apenas regular para as quatro maiores doses e nenhum dano foi observado por efeito da dose mais baixa. A efetividade do controle foi maior no centro da parcela nos três momentos de avaliação.

pdf CRESCIMENTO DE AGRIÃO NA HIDROPONIA SOB DIFERENTES NÍVEIS DE SALINIDADE E DOIS TEMPOS DE CIRCULAÇÃO DA SOLUÇÃO NUTRITIVA

Autores: SOUZA, C. A., SILVA, A. O., SANTOS, J. S. G., RODRIGUES, J. Q., TORRES, M. B., XAVIER, F. I. E.

Ano da publicação: 2019

ISSN: 2358-582X

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

Palavras-chave: Nasturtium officinalis; cultivo sem solo; agricultura

A utilização de água salobra torna-se uma alternativa para a agricultura, sendo necessárias práticas de cultivo como uso de sistemas hidropônicos. O trabalho teve como objetivo avaliar o crescimento de plantas de agrião em sistema hidropônico NFT utilizando diferentes níveis de salinidade e dois tempos de circulação da solução nutritiva. O experimento foi conduzido na estação agrometeorológica do Departamento de Engenharia Agrícola (DENA), na Universidade Federal do Ceará, Campus do Pici, em casa de vegetação. O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados em esquema fatorial (5 x 2), referentes a cinco níveis crescentes de salinidade da água (CEa), S1=0,6 dS m-1, S2 =1,6 dS m-1, S3 = 2,6 dS m-1, S4 = 3,6 dS m-1, S5 = 4,6 dSm-1 e dois tempos de irrigação, T1 = 10 min, T2 = 15 min, com quatro repetições, totalizando 40 unidades experimentais. As variáveis analisadas foram: altura da planta (AP) e número de folhas (NF). A variável AP, apresentou um ajuste linear com reduções de 2,3 cm (T1) e 2,10 cm (T2) para cada incremento unitário da CEa. A redução da frequência de irrigação em conjunto com aumento da salinidade proporcionou menor desenvolvimento das plantas, não sendo portando aconselhada.

pdf CRESCIMENTO DO ALGODOEIRO HERBÁCEO CULTIVADO SOB MANEJO DA IRRIGAÇÃO E ADUBAÇÃO NITROGENADA VIA FERTIRRIGAÇÃO

Autores: SÁ, R. F., SILVA, T. J. A., DUARTE, T. F., BONFIM-SILVA, E. M., SILVA, P. C. L.

Ano da publicação: 2019

ISSN: 2358-582X

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

Palavras-chave: Gossypium hirsutum L., gotejamento, altura de planta

O algodoeiro é uma planta resistente ao estresse hídrico, porém o manejo adequado da água e nutrientes proporciona maior produtividade da cultura. Objetivou-se avaliar o desenvolvimento vegetativo do algodoeiro herbáceo (Gossypium hirsutum L.) sob adubação nitrogenada e irrigação em Latossolo Vermelho. O delineamento experimental foi em blocos casualizado em esquema fatorial 3 x 3 com base no composto central, com três níveis de adubação nitrogenada (20, 110 e 200 % da recomendação de 155 kg ha-1) via fertirrigação e três níveis de irrigação (50, 100 e 150 % da ETc) via gotejamento, perfazendo nove tratamentos. A variável altura de planta foi analisada com auxílio de uma régua graduada medindo-se da superfície do solo ao ápice da planta. Os dados obtidos foram submetidos a análise em superfície de resposta através do software estatístico R, ao nível de até 5% de probabilidade de erro. Os pontos estacionários da altura de planta foram encontrados no maior nível de adubação nitrogenada de 200% N recomendado (310 kg ha-1) e irrigação de 150% ETc proporcionando 41,38 cm aos 55 dias após a emergência (DAE) e 50,60 cm aos 70 DAE. A adução nitrogenada e manejo da irrigação proporcionam aumento na altura das plantas de algodão.

logo-sbea-alta-qualidade-verde.png
© Copyright 2022 - Bruno Bragheto - Todos os direitos reservados

Pesquisar