Publicações

As informações apresentadas são de total responsabilidade dos autores.

Carregando...

Pasta Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

Documentos

pdf COMPACTAÇÃO DO SOLO NA CAFEICULTURA: COBERTURA VEGETAL OU SUBSOLAGEM NAS ENTRELINHAS?

Autores: MARQUES FILHO, A. C., REGUIM, A. F. P., SANTANA, L. S., FARIA, R. O., FERRAZ, G. A.   

Ano da publicação: 2024

Nome do livro: Avanços das tecnologias digitais na Engenharia Agrícola

ISBN: 978-65-87729-07-7

Corpo editorial: Prof. Dr. Anderson Prates Coelho, Profa. Dra. Tatiana Fernanda Canata e Prof. Dr. Glauco Eduardo Pereira Cortez.

Palavras-chave: cafeicultura de precisão, índice de cone, braquiária.

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

A compactação dos solos pode prejudicar a produção cafeeira. Portanto, este estudo avaliou o efeito da subsolagem e da cobertura vegetal nas entrelinhas do cafeeiro em função da resistência à penetração do solo. O delineamento foi em blocos casualizados com os tratamentos: t1 - solo coberto com braquiária; t2 - solo com braquiária + subsolagem; t3 - solo descoberto (entrelinha com controle químico total); t4 - solo descoberto (controle químico total) + subsolagem. Os resultados foram interpolados para a região de trânsito das máquinas e zona de crescimento radicular. As médias das resistências à penetração do solo foram comparadas pelo teste de Tukey à 5% de probabilidade. A cobertura vegetal e a subsolagem apresentaram efeito positivo na redução da compactação do solo. A redução média na resistência à penetração do solo com o subsolador foi de 28,1%, e da braquiária 29,3%, desta forma, a braquiária apresentou maior eficiência de descompactação do solo nas entrelinhas do café. As maiores resistências à penetração do solo foram encontradas nas áreas de solo descoberto, na zona de tráfego de máquinas, seguidas pelo centro das entrelinhas. A manutenção da braquiária nas entrelinhas mostra-se como alternativa viável para atenuar a compactação dos solos e reduzir custos operacionais, dispensando a operação mecanizada de subsolagem.

pdf EFEITO DE CARGAS APLICADAS E PRESSÃO DE INFLAÇÃO NO DESEMPENHO DE PNEU AGRÍCOLA

Autores: MARQUES FILHO, A. C., MARTINS, M. B., LOPES, A. G. C., SANTANA, L. S., LANÇAS, K. P.

Ano da publicação: 2024

Nome do livro: Avanços das tecnologias digitais na Engenharia Agrícola

ISBN: 978-65-87729-07-7

Corpo editorial: Prof. Dr. Anderson Prates Coelho, Profa. Dra. Tatiana Fernanda Canata e Prof. Dr. Glauco Eduardo Pereira Cortez.

Palavras-chave: footprint, tratores agrícolas, tração.

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

Os ensaios de pneus agrícolas são fundamentais para a determinação das características de interação máquina-solo. Este estudo avaliou o desempenho de pneu agrícola sob diferentes cargas aplicadas e pressões de inflação. Utilizou-se um pneu diagonal de trator agrícola, modelo F2R-1(12.4-24/6lonas). O pneu foi submetido às cargas de 800, 1000, 1200, 1400 e 1600kgf com 110, 165 e 220kPa de inflação. Analisou-se a área total de contato em superfície rígida (cm²), deformação lateral (cm) e deformação vertical (cm) do pneu. Os resultados passaram por análises de correlação linear de Pearson para as variáveis de pressão, área de contato e avaliação de deformações laterais e verticais. Resultados evidenciaram que o incremento de cargas aumentou linearmente a área de contato entre pneu-superfície (r²-0.95). Porém, o incremento de pressão interna de inflação, reduz a superfície de contato. Ao duplicar a carga aplicada, de 800 para 1600kgf, a área de contato cresce em média 50.5% e, ao duplicar a pressão de inflação, de 110 para 220kPa, a área de contato decresce 15.5%. O ajuste correto de pressão interna de inflação e carga sobre os rodados é fundamental para alcançar maior eficiência dos sistemas mecanizados, melhorando a qualidade das operações agrícolas e reduzindo os impactos nos solos.

logo-sbea-alta-qualidade-verde.png
© Copyright 2022 - Bruno Bragheto - Todos os direitos reservados

Pesquisar