Publicações

As informações apresentadas são de total responsabilidade dos autores.

Carregando...

Pasta Geomática na Agricultura (GEO)

Documentos

pdf AVALIAÇÃO DA SUSTENTABILIDADE HÍDRICA EM UMA ÁREA DE ALTO CONSUMO DE ÁGUA PARA IRRIGAÇÃO POR PIVÔ CENTRAL

Autores: FERREIRA, M. L., ANDRADE, A. M.

Ano da publicação: 2024

Nome do livro: Avanços das tecnologias digitais na Engenharia Agrícola

ISBN: 978-65-87729-07-7

Corpo editorial: Prof. Dr. Anderson Prates Coelho, Profa. Dra. Tatiana Fernanda Canata e Prof. Dr. Glauco Eduardo Pereira Cortez.

Palavras-chave: recursos hídricos, sensoriamento remoto, gestão hídrica.

Área: Geomática na Agricultura (GEO)

O conhecimento da disponibilidade hídrica é crucial para promover o uso sustentável dos recursos e impulsionar o crescimento da agricultura irrigada. Este estudo realiza uma análise hidroclimática da disponibilidade de água em uma região com alta demanda por irrigação via pivô central, com o objetivo de avaliar a relação entre disponibilidade e demanda hídrica para a irrigação. Utilizando produtos de sensoriamento remoto, como séries temporais de evapotranspiração, precipitação e dados de campo, incluindo séries temporais de vazão dos rios, foi possível calcular o balanço hídrico para cada pivô central, tanto individualmente quanto de forma regional integrada. Levando em conta a demanda dos pivôs em paralelo com a cultura do milho segunda safra, observou-se que a utilização da vazão mínima de referência adotada resulta em déficit de irrigação, com 55,4% dos pivôs apresentando um percentual de atendimento da necessidade hídrica abaixo de 90%. Considerando critérios mais restritos, 45,5% dos pivôs estão abaixo de 50%. Os métodos empregados revelaram-se eficazes, fornecendo insights valiosos para a tomada de decisões e sendo essenciais para o planejamento e gestão dos recursos hídricos.

pdf USO DO ÍNDICE SAVI PARA ESTIMATIVA DE PRODUTIVIDADE E TEOR DE NITROGÊNIO NA CULTURA DO MILHO NO ESTADO DE SERGIPE

Autores: MACEDO, J. A. A., LOUREIRO, D. C., ALMEIDA, A. Q., CRUZ, J. M. S., VALE, W. G., SILVA, J. A. A.

Ano da publicação: 2024

Nome do livro: Avanços das tecnologias digitais na Engenharia Agrícola

ISBN: 978-65-87729-07-7

Corpo editorial: Prof. Dr. Anderson Prates Coelho, Profa. Dra. Tatiana Fernanda Canata e Prof. Dr. Glauco Eduardo Pereira Cortez.

Palavras-chave: adubação, agricultura de precisão, drone.

Área: Geomática na Agricultura (GEO)

O nitrogênio (N) é crucial na alta produtividade do milho, potencializada por modelos matemáticos regionais. Este estudo avalia o impacto da adubação nitrogenada no Índice de Vegetação Ajustado ao Solo (SAVI) e estimativas de produtividade e nitrogênio foliar. Na fase R4 do milho em Sergipe, Brasil, o SAVI, coletado por drone, oferece os melhores resultados de R² para estimar produtividade e nitrogênio foliar. O tratamento com 200 kg ha-1 de N alcança a maior produtividade média (5.341 kg ha-1). Para o teor de N foliar, 400 kg ha-1 de N atinge o valor máximo médio (23,2 kg ha-1). As equações polinomiais de 1º grau permitem estimar a produtividade (R²=0,6674) e o teor de N foliar (R²=0,6137): Produtividade a 13% de umidade = 110.947 * (SAVI) - 11.993; e Teor de N foliar = 314.053 * (SAVI) -25.441. Os erros médios são de -0,095 kg ha-1 para produtividade e 0,03 g ha-1 para o N foliar, conforme as equações estabelecidas.

logo-sbea-alta-qualidade-verde.png
© Copyright 2022 - Bruno Bragheto - Todos os direitos reservados

Pesquisar