Publicações

As informações apresentadas são de total responsabilidade dos autores.

Carregando...

Pasta Energia na Agricultura (EAG)

Documentos

pdf POTENCIAL ENERGÉTICO DO BIOGÁS PROVENIENTE DE ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE ESGOTO E BOVINOCULTURA LEITEIRA

Autores: SILVA, V. A., PAES, J. L., PIRES, C. S., MOREIRA, M. M. S., PINTO, C. C., REIS, C. G. B. S.

Ano da publicação: 2024

Nome do livro: Avanços das tecnologias digitais na Engenharia Agrícola

ISBN: 978-65-87729-07-7

Corpo editorial: Prof. Dr. Anderson Prates Coelho, Profa. Dra. Tatiana Fernanda Canata e Prof. Dr. Glauco Eduardo Pereira Cortez.

Palavras-chave: lodo de esgoto, dejeto bovino, digestão anaeróbica.

Área: Energia na Agricultura (EAG)

O avanço da tecnologia no campo, proporciona precisão de produção, acarretando uma agricultura mais sustentável e produtiva. Inúmeros setores agrícolas necessitam de foco quanto ao seu desenvolvimento tecnológico, destacando-se a digestão anaeróbia (DA). Objetivou-se caracterizar físico quimicamente o substrato da monodigestão e codigestão anaeróbia do lodo de esgoto (LE) e dejeto de bovino (DB) para aferir seu potencial de geração de biogás. Para isso foram analisadas as relações de 1:0, e 0:1 LE:DB e 1:1 A(água):DB e LE:DB, com ensaios feitos em triplicata. A caracterização físico-química do substrato LE e DB compreendeu as análises de potencial hidrogeniônico, relação entre Acidez Volátil e Alcalinidade Total, sólido total e biodegradabilidade. O biogás gerado foi analisado quanto a potencial da produção acumulada (PA), em L kg-1. No geral, de acordo com os valores médio dos parâmetros obtidos verifica-se que o LE e DB são recomendados para produção de biogás. Para o PA observou-se que as proporções contendo lodo de esgoto se destacaram nas primeiras semanas de análise e a MoDA de dejeto mantiveram o padrão de produção tardia. Conclui-se que o lodo apresentou resultados satisfatórios como codigestante nas primeiras semanas de DA.

pdf UMA INVESTIGAÇÃO COMPARATIVA ABRANGENTE DA LIFTING LINE THEORY E BLADE ELEMENT MOMENTUM EM PEQUENOS AEROGERADORES

Autores: OKITA, W. M.

Ano da publicação: 2024

Nome do livro: Avanços das tecnologias digitais na Engenharia Agrícola

ISBN: 978-65-87729-07-7

Corpo editorial: Prof. Dr. Anderson Prates Coelho, Profa. Dra. Tatiana Fernanda Canata e Prof. Dr. Glauco Eduardo Pereira Cortez.

Palavras-chave: fontes alternativas de energia, conversão/sistemas de energia, energia renovável.

Área: Energia na Agricultura (EAG)

Os pequenos aerogeradores são adequados para a geração de eletricidade em áreas isoladas para promover a expansão local das atividades comerciais e a inclusão social. O método Blade Element Moment (BEM) é geralmente usado para previsão de desempenho, mas geralmente produz previsões superestimadas, uma vez que os efeitos da esteira não são contabilizados com precisão. Lifting Line Theory (LLT) pode representar os efeitos da pá e da esteira com mais precisão. Na presente investigação, os dois métodos são analisados e suas previsões do desempenho aerodinâmico de pequenos aerogeradores são comparadas. A análise do coeficiente de potência mostrou uma diferença máxima entre as previsões dos dois métodos de cerca de 4,4% no caso do rotor baseado em aerofólio Gottingen GO 398 e de 6,3% para simulações do aerofólio Joukowski J 0021. No caso da produção anual de energia, verifica-se uma diferença de 2,35% entre as previsões dos dois métodos. No geral, os resultados mostraram bom desempenho de ambos os métodos; entretanto, o LLT fornece resultados mais precisos e mais informações do fluxo local sobre as pás do rotor.

logo-sbea-alta-qualidade-verde.png
© Copyright 2022 - Bruno Bragheto - Todos os direitos reservados

Pesquisar