Publicações

As informações apresentadas são de total responsabilidade dos autores.

Carregando...

Pasta Engenharia de Água e Solo (EAS)

Documentos

pdf TROCAS GASOSAS DE CAJUEIRO ANÃO PRECOCE CULTIVADO SOB ESTRESSE SALINO E ÁCIDO SALICÍLICO

Autores: SILVA, A. A. R, ARRUDA, T. F. L., AZEVEDO, C. A. V., LIMA, G. S., SANTOS, L. F. S., CARVALHO, G. S.

Ano da publicação: 2024

ISSN: 2358-582X      

Palavras-chave: Anacardium occidentale L., estresse abiótico, elicitor

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

 Objetivou-se com este estudo investigar a aplicação foliar de ácido salicílico aplicadas como atenuante dos impactos causados pela salinidade da água de irrigação nas trocas gasosas de cajueiro anão precoce. O experimento foi conduzido em casa de vegetação em Campina Grande - PB, utilizando-se o delineamento em blocos casualizados, em esquema fatorial 5 × 4, sendo cinco níveis de condutividade elétrica da água de irrigação - CEa (0,4; 1,2; 2,0; 2,8 e 3,6 dS m-1) e quatro concentrações de ácido salicílico (0; 1; 2 e 3 mM) com três repetições. As trocas gasosas do cajueiro anão precoce foram afetadas negativamente pelo aumento da condutividade elétrica da água de irrigação acima de 0,4 dS m-1. No entanto, a aplicação foliar de ácido salicílico em concentrações de 0,8 a 1,2 mM atenuou os efeitos da salinidade da água de irrigação até 3,6 dS m-1.

pdf UNIFORMIDADE DO SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO SUPERFICIAL

Autores: TEODORO, I. P. O., BARROS, T. H. S., CHIMARRO, C. A. Q., NASCIMENTO, L. F. S., OLIVEIRA, J. P., MENDONÇA, F. C.

Ano da publicação: 2024

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: água, desempenho, sustentabilidade.

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

 A agricultura irrigada promove um maior crescimento e produtividade das culturas. Avaliar periodicamente a uniformidade da irrigação possibilita identificar a necessidade de manutenção e substituição de componentes do sistema. Nesse sentido, o objetivo desse estudo foi avaliar um sistema de gotejamento superficial implementado na cultura da cana-de-açúcar. O estudo foi realizado na área experimental da Escola Superior de Agricultura "Luiz de Queiroz", no sistema de gotejamento da estufa agrícola do departamento de biossistemas. Os dados coletados (288 amostras) foram submetidos aos indicadores de uniformidade de Christiansen (CUC), distribuição (CUD) e estatística (CUE). O coeficiente de variação (5,77%) caracteriza a precisão experimental como excelente, menor que 10%. Os resultados do teste de uniformidade revelaram coeficientes de 95.56, 95.78 e 94.23% para CUC, CUD, e CUE, respectivamente. O sistema de irrigação avaliado tem alto desempenho (excelente uniformidade), com baixa variação na intensidade de aplicação dos emissores, e os indicadores de uniformidade superiores a 94%.

pdf USO DE MATÉRIA ORGÂNICA AFETA NO INCREMENTO DE CARBONO EM Gliricídia sepium SOB ESTRESSE SALINO

Autores: CAVALCANTE, I. O., VIEIRA, A. C., LIMA, M. O., SILVA, M. L., LIMA, P. F. S., LIMA, R. E. M.

Ano da publicação: 2024

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: tolerância, salinidade, adubo.

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

Buscou-se apresentar os impactos no incremento de carbono em gliricídia irrigada com diferentes teores de sais e aplicação ou não de matéria orgânica no solo. O experimento foi conduzido sob delineamento estatístico inteiramente casualizado em delineamento de tratamento fatorial 5 x 2, com cinco níveis de salinidade da água de irrigação (0,5; 1,0; 2,0; 3,0 e 4,0 dS m-1) e dois níveis de fertilização orgânica (sem e com suplementação de matéria orgânica), utilizando cinco repetições. As variáveis de massa fresca e seca de caule e folhas foram analisadas. Os resultados demonstram que os fatores salinidade e matéria orgânica isoladamente influenciaram significativamente as massas fresca e seca na 3ª semana de avaliação, porém na 6ª semana houve interação entre os fatores. O incremento de carbono das plantas de gliricídia foi comprometido pela salinidade da água, porém à medida que a planta vai se desenvolvendo o uso de matéria orgânica mitiga o efeito nocivo da salinidade.

pdf VARIABILIDADE DO ÍNDICE DE ARIDEZ NO ESTADO DO CEARÁ SOB ESTRESSE CLIMÁTICO

Autores: LIMA, P. F. S., OLIVEIRA, J. B., SILVA, M. L., SILVA, I. O., VIEIRA, M. F. S.

Ano da publicação: 2024

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: evapotranspiração, pluviometria, seca.

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

As alterações climáticas vêm se agravando com o passar dos anos, e o Brasil, especialmente o nordeste brasileiro já vivencia essas alterações, com uma escassez de chuvas e um aumento significativo de temperatura. O objetivo desse trabalho foi estimar a alteração da aridez no estado do Ceará quando submetido a alterações de temperatura e de chuvas. Os dados foram retirados do INMET, FUNCEME e SUDENE. Foram determinados o índice de aridez, a partir de cenários gerados pelo Painel Brasileiro de Mudanças Climáticas (PMBC). Como resultado, chegou-se a conclusão que em caso venha a ocorrer as alterações, o estado do Ceará corre o risco de se torna quase que inteiramente árido, o que seria prejudicial as produções agrícolas do estado.

logo-sbea-alta-qualidade-verde.png
© Copyright 2022 - Bruno Bragheto - Todos os direitos reservados

Pesquisar