Publicações

As informações apresentadas são de total responsabilidade dos autores.

Carregando...

Pasta Engenharia de Água e Solo (EAS)

Documentos

pdf ÁCIDO SALICÍLICO ATENUA EFEITOS DO ESTRESSE SALINO NA MORFOLOGIA DO CAJUEIRO ANÃO PRECOCE

Autores: SILVA, A. A., R., ARRUDA, T. F. L., AZEVEDO, C. A. V., LIMA, G. S., COSTA, D. S., NUNES, K. G.

Ano da publicação: 2024

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Anacardium occidentale L., salinidade, elicitor.

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

O propósito deste estudo foi investigar como diferentes concentrações de ácido salicílico aplicadas nas folhas podem reduzir os impactos prejudiciais da salinidade da água de irrigação nos parâmetros morfológicos do cajueiro anão precoce. O experimento foi conduzido em casa de vegetação em Campina Grande - PB, utilizando-se o delineamento em blocos casualizados, em esquema fatorial 5 × 4, sendo cinco níveis de condutividade elétrica da água de irrigação - CEa (0,4; 1,2; 2,0; 2,8 e 3,6 dS m-1) e quatro concentrações de ácido salicílico (0; 1; 2 e 3 mM) com três repetições. A morfologia do cajueiro anão precoce foi afetada negativamente pelo aumento da condutividade elétrica da água de irrigação acima de 0,4 dS m-1. No entanto, a aplicação foliar de ácido salicílico em concentrações de 1,8 mM atenuou os efeitos da salinidade da água de irrigação até 3,6 dS m-1, proporcionando aumento nono crescimento dos cajueiros.

pdf ÁCIDO SALICÍLICO PROMOVE AUMENTO DE PIGMENTOS FOTOSSINTÉTICOS EM PLANTAS DE CAJUEIRO ANÃO PRECOCE SUBMETIDAS A ESTRESSE SALINO

Autores: SILVA, A. A. R., ARRUDA, T. F. L., AZEVEDO, C. A. V., LIMA, G. S., SOUZA, A. R., BORBOREMA, L. D. A.

Ano da publicação: 2024

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Anacardium occidentale L., estresse abiótico, fitormônio.

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

Objetivou-se com esta pesquisa, avaliar o efeito da aplicação foliar de concentrações de ácido salicílico na redução dos efeitos deletérios da salinidade da água de irrigação sobre as variáveis de pigmentos fotossintéticos do cajueiro anão precoce. O experimento foi conduzido em casa de vegetação em Campina Grande - PB, utilizando-se o delineamento em blocos casualizados, em esquema fatorial 5 × 4, sendo cinco níveis de condutividade elétrica da água de irrigação - CEa (0,4; 1,2; 2,0; 2,8 e 3,6 dS m-1) e quatro concentrações de ácido salicílico (0; 1; 2 e 3 mM) com três repetições. A síntese de pigmentos fotossintéticos do cajueiro anão precoce foi afetada negativamente pelo aumento da condutividade elétrica da água de irrigação acima de 0,4 dS m-1. No entanto, a aplicação foliar de ácido salicílico em concentrações de 0,8 a 1,3 mM reduziu os efeitos deletérios da salinidade da água de irrigação até 3,6 dS m-1, proporcionando aumento nos pigmentos fotossintéticos dos cajueiros.

pdf ACÚMULO DE FITOMASSA DA BERINJELA SUBMETIDO A ESTRESSE SALINO E QUITOSANA

Autores: ARRUDA, T. F. L., LIMA, G. S., NUNES, K. G., BORBOREMA, L. D. A., SANTOS, L. F. S., COSTA, D. S.

Ano da publicação: 2024

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: estresse abiótico, salinidade, Solanum melongena L.

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

No nordeste brasileiro, frequentemente recorre-se ao uso de água com elevados teores de sais na irrigação. Objetivou-se com essa pesquisa avaliar os benefícios da aplicação foliar de quitosana na mitigação dos efeitos deletérios ocasionados pela salinidade da água de irrigação no acúmulo de fitomassa das plantas de berinjela cultivar Preta Comprida. O experimento foi conduzido em casa de vegetação na cidade de Campina Grande - PB, utilizando-se o delineamento de blocos casualizados, em esquema fatorial 5 × 2, sendo cinco níveis de condutividade elétrica da água de irrigação - CEa (0,4; 1,4; 2,4; 3,4 e 4,4 dS m-1) e duas concentrações de quitosana (0 e 0,50 g L-1). O uso da quitosana proporcionou redução da fitomassa seca da parte aérea, da raiz e fitomassa seca total das plantas de berinjela, independentemente dos níveis de condutividade elétrica da água de irrigação. No entanto, para a relação raiz parte aérea, ocorreu um aumento de 27,43 e 27,61% à medida que se aumentou os níveis de condutividade elétrica da água de irrigação.

pdf ACÚMULO DE FITOMASSA DO FEIJÃO-CAUPI SUBMETIDO A ESTRESSE SALINO E QUITOSANA

Autores: BORBOREMA, L. D. A., GHEYI, H. R., SILVA, A. A. R., SOUSA, V. D., COSTA, D. S., ARRUDA, T. F. L.

Ano da publicação: 2024

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave:  BRS Tapaihum, estresse abiótico, salinidade.

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

 Objetivou-se com essa pesquisa avaliar os benefícios da aplicação foliar de quitosana na mitigação dos efeitos deletérios da salinidade da água de irrigação no acúmulo de fitomassa das plantas de feijão-caupi. O experimento foi conduzido em casa de vegetação na cidade de Campina Grande - PB, utilizando-se o delineamento inteiramente casualizados, em esquema fatorial 2 × 5, sendo dois níveis de condutividade elétrica da água de irrigação - CEa (0,6 e 4,0 dS m-1) e cinco concentrações de quitosana (0; 0,25; 0,50; 0,75 e 1,0 g L-1) com quatro repetições e três plantas por parcela. A pulverização foliar de quitosana até a concentração de 0,28 g L-1 e irrigadas com CEa de 0,6 dS m-1 resultou no maior valor de FSF, já para FSC, FSPA, FSR e R/PA houve redução por incremento unitário. Para a CEa de 4,0 dS m-1, o aumento das concentrações de quitosana proporcionaram a redução da FSF, FSC e FSPA. A quitosana afetou negativamente o acúmulo de fitomassa das plantas de feijão-caupi sob irrigação com CEa de 0,6 dS m-1. Entretanto, as aplicações foliares de quitosana nas concentrações de 0,60 a 0,63 g L-1 sob CEa de 4,0 dS m-1 amenizaram os efeitos deletérios da salinidade na fitomassa seca da raiz e relação raiz parte aérea.

pdf ACÚMULO DE MASSA SECA EM PIMENTÃO FERTIRRIGADO COM SOLUÇÕES NUTRITIVAS SALINIZADAS

Autores: CARUCA, F. V. S., SANTOS, S. T., DANTAS, R. A., DIAS, V. L., SILVA, I. C., OLIVEIRA, F. A.

Ano da publicação: 2024

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Capsicum annuum L., estresse salino, hidroponia.

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

O crescimento das plantas pode ser afetado por vários fatores abióticos, com destaque para o estresse salino. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o efeito do estresse salino sobre produção de massa seca na cultura do pimentão cultivado em areia. O delineamento utilizado foi inteiramente casualizado, com quatro tratamentos e quatro repetições. Os tratamentos foram compostos por diferentes níveis de condutividade elétrica da solução nutritiva (S1- 2,2 dS m-1; S2- 3,5 dS m-1; S3- 4,5 dS m-1; S4- 5,5 dS m-1), obtidos pela adição de NaCl na solução nutritiva. O material vegetal utilizado foi o pimentão, híbrido Gladiador. Ao longo do experimento foram reaizadas seis colheitas de frutos. Foram avaliadas as seguintes variáveis: massa seca de folhas, massa seca de caule, massa seca de frutos e massa seca total. Os resultados obtidos mostram que todas as variáveis foram afetadas pela salinidade. Elevadas condutividades elétricas das soluções nutritivas reduz o acúmulo de massa seca no pimentão cultivado em areia. Os frutos do pimentão são os órgãos mais sensíveis ao estresse salino.

pdf AGREGAÇÃO DE UM ARGISSOLO CULTIVADO MILHO CONSORCIADO COM Urochola ruziziensi E Crotalaria spectabilis

Autores: SILVA, M. B., NASCIMENTO, V., ALEXANDRE, L. S., ALVARES, D. V., LUNARDELLI, G. A. S., BONINI, C. S. B.

Ano da publicação: 2024

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: estrutura do solo, matéria orgânica, consórcio.

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

 O sistema de manejo adotado e a cultura podem causar mudanças na agregação do solo, sendo que a mesma é também responsável pelo armazenamento de MO no solo. Estudar a agregação do solo permite compreender sua influência nos atributos do solo que são aspectos cruciais para a saúde do solo e a produtividade das culturas, bem como para a preservação do meio ambiente. Neste contexto, este trabalho objetivou estudar a agregação de um Argissolo Vermelho Amarelo distrófico sob sistemas de consorciação com gramínea e leguminosa. O trabalho foi realizado na região de Dracena – SP, com o delineamento experimental em blocos ao acaso, constituído por milho solteiro e consorciado com culturas de cobertura (Crotalaria spectabilis, Urochloa ruziziensis e C. spectabilis + U. ruziziensis), com 4 repetições. Foi avaliada o diâmetro médio ponderado dos agregados, macro e microagregados do solo, nas camadas de 0-0,10 m e 0,10-0,20 m. E realizado a Anova para verificar se houve estatística entre os tratamentos e teste de Tukey a 5% para comparação das medias. Os tratamentos estudados mostraram que os consórcios Milho + C. spectabilis e Milho + C. spectabilis + U. ruziziensis foram eficientes em profundidade. Na camada superficial, o milho solteiro obteve maior DMP em relação aos consórcios estudados. Conclui-se que os consórcios com U. ruziziensis obtiveram maior macroagregados do solo na camada superficial.

pdf AJUSTE DA EQUAÇÃO DE HARGREAVES SAMANI PARA ESTIMATIVA DA EVAPOTRANSPIRAÇÃO DE REFERÊNCIA NO MUNICÍPIO DE JANUÁRIA, MG

Autores: MOTA, M. A. O., REIS, M. M., SILVA, M. M., LOPES, E. M. G.

Ano da publicação: 2024

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: agrometeorologia, irrigação, regressão.

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

 O método de estimativa da ET0 recomendado pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) é a equação de Penman-Monteith (FAO 56 – PM), que exige diversas variáveis meteorológicas. Outro método de estimativa da ET0 é a equação de Hargreaves Samani (HS), que exige apenas os dados de temperatura do ar, porém para utilizar de maneira adequada é fundamental um ajuste regional. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar a equação de HS ajustada para o município de Januária-MG. As variáveis meteorológicas diárias necessárias para o cálculo de ET0 foram obtidas da estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) durante 1993 a 2023. A equação de HS foi ajustada por regressão tendo como parâmetro comparativo a equação de referência FAO 56 – PM. Em seguida, os dados estatísticos: RRMSE, r, R2, NS e RMSE foram utilizados para avaliar o desempenho de HS ajustado e HS original. O modelo HS ajustado apresentou maior precisão global, quando comparado com HS original. Além disso, HS ajustado superestimou a ET0 em 4,3%, enquanto HS original superestimou a ET0 em 13,7%. Este trabalho concluiu que o modelo de HS ajustado pode ser utilizado como alternativa para estimar o valor de ET0.

pdf ANÁLISE DE TROCAS GASOSAS EM MINI MELANCIA HIDROPÔNICA SOB ESTRESSE SALINO E NUTRIÇÃO POTÁSSICA

Autores: BRILHANTE, V. B., ALVES, A. S., SOUSA, M. M. S., SILVA, I. K., LIMA, L. M. A., OLIVEIRA, F. A.

Ano da publicação: 2024

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Capsicum annuum L., estresse salino, hidroponia

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

O presente estudo foi desenvolvido com o objetivo de analisar as trocas gasosas em mini melancia hidropônica sob estresse salino e nutrição potássica. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos casualizados, com 4 tratamentos e 4 repetições, sendo a unidade experimental composta de 4 vasos com uma planta cada. Os tratamentos consistiram em quatro soluções nutritivas, sendo uma (S1) preparada utilizando água são salina (0,5 dS m1 ) e três soluções nutritivas (S2, S3 e S4) utilizando água salinizada com NaCl (5,0 dS m-1). As soluções S1 e S2 continham a mesma concentração de potássio. As soluções S3 e S4 continham doses extras de K em 50 e 100%, respectivamente. As trocas gasosas foram analisadas aos 58 DAS, no período de 7 às 9 horas da manhã. Utilizando um analisador de gás carbônico a infravermelho portátil (IRGA). Foram analisadas as seguintes variáveis: taxa transpiratória, condutância estomática, concentração interna de CO2, fotossíntese líquida, eficiência instantânea no uso da água e eficiência de carboxilação. Todas as vaiáveis analisada foram afetadas pelas soluções nutritivas utilizadas. O estresse salino provocada pela adição de NaCl ou pelo doses extras de K reduziram as variáveis taxa transpiratória, condutância estomática, concentração interna de CO2, mas aumentaram fotossíntese líquida, eficiência instantânea no uso da água e eficiência de carboxilação.

pdf ANÁLISE DO DESEMPENHO DE MÉTODOS DE DETERMINAÇÃO DA TEMPERATURA MÉDIA MENSAL DO AR PARA O MUNICÍPIO DE SOBRAL/CEARÁ

Autores: OLIVEIRA, B. A., MIRANDA, E. P., FRANCILINO, A. H., SILVA, J. L. B., VIEIRA, M F. S.

Ano da publicação: 2024

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: índice de concordância, modelagem climática, temperature média.

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

A temperatura média do ar é um dos elementos climáticos que mais influencia as atividades fisiológicas das plantas, estando envolvida no seu desenvolvimento, determinação dos estádios fisiológicos e consumo hídrico, através da evapotranspiração. Este trabalho teve como objetivo analisar mensalmente o desempenho de quatro equações de determinação da temperatura média do ar para o município de Sobral/Ceará. Os indicadores de desempenho foram o Erro Padrão de Estimativa (EPE), o Erro Absoluto Médio (EAM) e o Índice de Concordância de Camargo e Sentelha (c). Os resultados mostraram que das quatro equações, a equação 4 apresentou os maiores erros, tanto EPE quanto EAM nos 12 meses do ano e com relação ao Índice de Concordância de Camargo e Sentelha (c), esta equação, apresentou os piores resultados em 10 dos 12 meses do ano. De modo geral, as equações 2, 3 e 5, apresentaram erros muito próximos ao longo dos 12 meses.  As equações 2 e 5 se alternaram em apresentar os melhores índices de concordância ao longo do ano, enquanto a equação 3 apresentou os piores resultados desse parâmetro em 6 meses do ano.

pdf ANÁLISE E PERSPECTIVA AMBIENTAL SOBRE OS RIOS E AÇUDES DA MACRORREGIÃO DE SOBRAL-IBIAPABA

Autores: SANTOS, G. E., FERREIRA, F. M. N., SOUSA, D. A., ARAUJO, I. S. J., LIBERATO, I. E.

Ano da publicação: 2024

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: percepção, qualidade, ceará.

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

 O objetivo desse trabalho foi realizar uma análise sobre a percepção dos moradores sobre os rios e açudes das cidades que compõe a macrorregião Sobral-Ibiapaba composto pelos municípios Alcântaras, Cariré, Carnaubaul, Coreaú, Croatá, Forquilha, Frecheirinha, Graça, Groaíras, Guaraciaba do Norte, Hidrolândia, Ibiapina, Ipu, Irauçuba, Massapê, Meruoca, Moraújo, Mucambo, Pacujá, Pires Ferreira, Reriutaba, Santana do Acaraú, São Benedito, Senador Sá, Sobral, Tianguá, Ubajara, Varjota, Viçosa do Ceará. Foi desenvolvido um formulário com perguntas referentes às condições dos entrevistados, com questões relacionadas à temática ambiental e possíveis problemas ligados à ação antrópica. A escolha desse método de coleta de dados, dá-se pelo fato de a região apresentar muitos açudes e rios no entorno das cidades. De acordo com as respostas dos entrevistados, conclui-se que os rios estão em maior quantidade do que açudes, e esses apresentam índices de degradação e poluição, como: despejos de lixos e esgotos no entorno e o derramamento de agrotóxicos tornando-os impróprios para consumo humano.

pdf ATRIBUTOS DO SOLO E CRESCIMENTO INICIAL DO EUCALIPTO COM APLICAÇÃO DE CALCÁRIO E RESÍDUOS CELULÓSICOS

Autores: LIMA, E. S., SOUZA, Z. M., LOVERA, L. H., CABRAL, L. G. A., RIBEIRO, N. P., OLIVEIRA R. M. R.

Ano da publicação: 2024

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: resíduos celulósicos, volume de madeira, Eucalyptus urograndis

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

 Devido à presença de nutrientes para as plantas e por atuarem como condicionadores do solo, alterando o pH e adicionando matéria orgânica, os resíduos de origens industrial, animal ou humano podem ser úteis como fertilizantes e condicionadores de solos florestais. A opção pela aplicação em solos florestais para fins madeireiros é interessante uma vez que os produtos obtidos não são utilizados para fins alimentares, além de outras vantagens para o ser humano e para o ambiente. Portanto, o objetivo deste trabalho foi avaliar os atributos de planta e solo no desenvolvimento inicial do Eucalyptus urograndis em Neossolo Quartzarênico. Devido à natureza de ordem prática dos tratamentos, o experimento foi constituído de 3 malhas experimentais contendo 50 pontos amostrais cada, totalizando aproximadamente 2,0 ha para cada malha experimental em região de Cerrado. Malha 1 foi a testemunha (sem correção do solo), malha 2, a do calcário e a malha 3 do composto com lama de cal + oxyfertil. Foram analisados os atributos de planta (altura e diâmetro à altura do peito das plantas) e os atributos resistência do solo à penetração e umidade gravimétrica coletados na profundidade de 0,00-0,20 m. O desenvolvimento do eucalipto (ALT e DAP) em solo arenoso foi satisfatório e pode ser comparado com aqueles cultivados em solos argilosos. O solo da área em estudo, apresentou valores de resistência do solo à penetração abaixo de 2,0 MPa para camada superficial de 0,00-0,20 m.

pdf ATRIBUTOS FÍSICOS DO SOLO AO LONGO DE SUCESSIVAS COLHEITAS MECANIZADA E SEMIMECANIZADA DE CANA-DE-AÇÚCAR

Autores: CAVALCANTI, R. Q., ROLIM, M. M., LIMA, R. P., SANTOS JÚNIOR, M. F.

Ano da publicação: 2024

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: compactação, densidade, porosidade do solo, Saccharum

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

 O objetivo desse estudo foi avaliar o impacto do tráfego de veículos agrícolas através dos atributos físicos do solo nas colheitas mecanizadas e semimecanizadas de cana-de-açúcar ao longo do cultivo. O estudo foi realizado na Usina São José, situada no Município de Igarassu, localizada na Região da Zona da Mata Norte do Estado de Pernambuco. Foram delimitadas duas áreas de estudo de dimensões 100 × 100 m, na primeira, realizadas colheitas mecanizadas (A), e, na segunda, colheitas semimecanizadas (B). Em cada uma das áreas foi realizado um estudo sobre os dois sistemas de colheita (A e B) e em diferentes fases da cultura: após o plantio (PL), após a primeira (C1) e segunda (C2) colheita. Foram coletadas amostras de solo, nas as duas áreas e em todas as diferentes fases para as análises de densidade, macroporosidade e porosidade total do solo. As colheitas de cana-de-açúcar afetaram negativamente os atributos físicos do solo avaliados, macroporosidade, porosidade total e densidade do solo. Essas alterações foram observadas mais acentuadamente após a primeira colheita. Os sistemas de colheita: mecanizado e semimecanizado, não apresentaram diferenças consideráveis entre si.

pdf AVALIAÇÃO DA NORMAL CLIMATOLÓGICA DO MUNICÍPIO DE PETROLINA- PE COM BASE NO PROGRAMA BHCN&CCTK

Autores: OLIVEIRA, W. N., SOUSA, J. S. C., SOUZA, V. F., MORAIS, V. A. M., GUEDES, A. L. V., ROCHA, M. G.

Ano da publicação: 2024

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: INMET, normal climática, evapotranspiração

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

 A compreensão a respeito do clima é de grande valia para a tomada de decisão no meio agrícola, se fazendo necessário cada vez mais obter e discernir conhecimento sobre a classificação climatológica das regiões, sendo a de Köppen e Thornthwaite as mais utilizadas. Por tanto o presente estudo teve por objetivo avaliar a normal climatológica do município de Petrolina/PE. Para isso, foi utilizado um banco de dados de informações fornecidos pelo INMET para normais climatológicas do recorte temporal 1961-1990; 1981-2010 e 1991-2020 do município estudado. Os dados coletados foram submetidos ao software BHCN&CCTK, o qual forneceu dados sobre a classificação climática, índice pluviométrico, térmico e evapotranspirométrico. Assim, foi identificado que a normal climatológica não sofreu alteração, porém, outros índices sofreram aumentos, sendo eles: indice de aridez, evapotranspiração e índice de umidade.

pdf AVALIAÇÃO DA VAZÃO DO RIO UNA, COMO INSTRUMENTO DA GESTÃO DE RECURSOS HÍDRICOS SEGUNDO POLÍTICA NACIONAL DE RECURSOS HÍDRICOS – 9433/97

Autores: RODRIGUES JUNIOR, L. A. R., CÂNDIDO, C. S., CALDAS, S. S., MENEZES, D. M., DINIZ, N. D. R., VIEIRA, I. C. O.

Ano da publicação: 2024

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave:  hidrometria, fluvial, hidrologia.

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

 A qualidade dos recursos hídricos mundiais está sobre crescente ameaça, devido a diversos fatores antrópicos, porém, em contrapartida a essa problemática, leis foram criadas para a preservação desses recursos hídricos, como é o exemplo da Lei 9.433/1997, que instituiu a Política Nacional de Recursos Hídricos. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo realizar a medição da vazão em uma seção do Rio Una em Morros - MA, e discutir o resultado tendo como suporte, a Lei 9.433/97. A medição de vazão foi realizada em uma seção preestabelecida com o aparelho flutuador e o ADV-FlowTracker este, como método mais preciso e comparativo. O valor da vazão total da seção foi obtido através da soma das áreas, divididas com auxílio de régua, pela velocidade medida por meio de cronometro. O valor de vazão encontrando utilizando o flutuador foi de 20,67 m3s-1. Em contraponto, a vazão encontrada com o FlowTracker para a seção de medição total foi igual a 13,43 m3s-1. Com a mensuração da vazão do rio Una e buscando contextualizar o debate do uso dá água, o trabalho conseguiu cumprir seus objetivos preestabelecidos. Ademais, houve, por meio deste, uma grande agregação para os estudos voltados ao assunto aqui abordado.

pdf AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DE UM SISTEMA DE IRRIGAÇÃO POR GOTEJAMENTO EM CULTIVO DE ALFACE

Autores: OLIVEIRA, R. M., PEREIRA, L. S., SAAD, J. C. C., LIMA, C. J. G. S., SILVA, E. M., FERREIRA, V. M.

Ano da publicação: 2024

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: irrigação localizada, coeficientes de uniformidade, eficiência de aplicação de água.

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

Os sistemas de irrigação por gotejamento são conhecidos por sua alta eficiência de aplicação de água. No entanto, é essencial realizar avaliações periódicas do desempenho desses sistemas de forma a assegurar o funcionamento adequado. O objetivo deste estudo foi avaliar o desempenho de um sistema de irrigação por gotejamento instalado em cultivo de alface. O sistema de irrigação era constituído por linhas laterais de tubos gotejadores de polietileno de 17 mm de diâmetro nominal, com emissores autocompensados integrados, anti-drenantes, espaçados a 0,20 m, vazão de 2,0 L h-1, operando em uma pressão de serviço de 1 bar. Foram determinados os coeficientes de uniformidade de Christiansen (CUC), uniformidade estático (CUE), uniformidade de distribuição (CUD), uniformidade de Hart (CUH), eficiência padrão da HSPA (UDH), coeficiente de uniformidade (CU) e a eficiência de aplicação de água (EF). O sistema de irrigação apresentou valores 92,54; 97,12; 96,59; 97,71; 96,35; 97,58 e 87,83% de CUC, CUE, CUD, CUH, UDH, CU e EF, respectivamente. Os índices avaliados indicaram que o sistema de irrigação está em boas condições de funcionamento.

pdf AVALIAÇÃO FÍSICO-HÍDRICO DE ÁREAS COM DIFERENTES ESTÁGIOS DE DEGRADAÇÃO NO RIO GRANDE DO NORTE

Autores: MATOS, G. X., PORTELA, J. C., GONDIM, J. E. F., SOUSA, A. L. V., GOMES, D. V. O.

Ano da publicação: 2024

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Áreas degradadas, manejo conservacionista, multivariada.

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

O conjunto de práticas de manejo do solo e da água são essenciais para manutenção das suas propriedades, garantindo condições para o crescimento e desenvolvimento das plantas. Buscou-se realizar uma análise comparativa entre três áreas com diferentes estágios de degradação, tendo como referência a mata nativa na Comunidade rural Piracicaba, UpanemaRN, por meio de análises quantitativas dos aspectos hidrofísicos e, os resultados foram interpretados pela técnica da estatística multivariada. Os resultados estatísticos formaram dois fatores, somando 86,89%, para explicabilidade dos resultados, sendo que a porosidade total discriminou o Ponto 1, a areia e macroporosidade foram determinantes para o Ponto 2 e o Ponto 3 foi pela argila de atividade coloidal alta, densidade, microporosidade e atributos hídricos. As análises quantitativas mostraram que a área de mata nativa apresentou os melhores resultados, mostrando a importância da manutenção da cobertura vegetal e diversidade de culturas.  

pdf BALANÇO HÍDRICO DO MILHO-VERDE EM SEQUEIRO SOB ESTRATÉGIAS POTENCIALIZADORAS DA RETENÇÃO DE ÁGUA NO SOLO

Autores: VIEIRA, M. F. S., SOARES, M. P. G., SOUSA, H. G., OLIVEIRA, B. A., SANTOS, T. B., SILVA, A. R. A.

Ano da publicação: 2024

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: cobertura morta, matéria orgânica, hidrogel.

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

O estudo teve como objetivo realizar o balanço hídrico do solo durante o cultivo de milho-verde e estimar a evapotranspiração da cultura em condições de sequeiro, utilizando técnicas de manejo reconhecidas por sua capacidade de aumentar a retenção e disponibilidade de água no solo, na região de Iguatu, CE. O experimento foi conduzido entre março e maio de 2023, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) - campus Iguatu, utilizando o híbrido PR27D28. O delineamento experimental foi de blocos ao acaso, com uma testemunha e três tratamentos: aplicação de matéria orgânica, hidrogel e cobertura morta. O esterco bovino curtido foi utilizado como matéria orgânica, o produto comercial FORTHGEL® como hidrogel e a maravalha como cobertura morta. O balanço hídrico foi calculado para os quatro tratamentos, considerando o perfil de solo de 0 a 40 cm, em cinco subperíodos de 14 dias. Os resultados indicaram que a evapotranspiração das plantas de milho-verde correlacionou-se estreitamente com a disponibilidade hídrica do solo devido à precipitação. Além disso, a aplicação dos condicionadores de solo não teve efeitos significativos na taxa de evapotranspiração ao longo do ciclo de cultivo do milho-verde.

pdf BIOINSUMOS COMO MITIGADOR DO DÉFICIT HÍDRICO EM MILHO: SPAD E PRODUTIVIDADE

Autores: SILVA, A. O., 1, ARRUDA, R. S., SOUSA, K. C., CRUZ, J. D. T., PUTTI, F. F., NOGUEIRA, D. B.

Ano da publicação: 2024

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Zea mays L., irrigação deficitária, clorofila

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

Em regiões áridas e semiáridas a prática de irrigação é indispensável para a produção agrícola, diante disto, objetivo desse trabalho é investigar o efeito da aplicação de biounsumos como atenuador do estresse por déficit hídrico controlado na concentração de clorofila e produção do milho irrigado em condições de semiárido. O delineamento foi em blocos casualizados com parcelas subdivididas, no qual o fator primário foram as estratégias de irrigação: I - Irrigação plena (IP); II - irrigação com déficit regular com fornecimento de 50% (IDR50%) da ETc; III - irrigação com déficit controlado na fase de crescimento; IV - irrigação com déficit controlado na fase de florescimento e formação dos grãos (IDRF50%) e V - Irrigação com déficit controlado na fase de enchimento de grão (IDE50%). O fator secundário foram o uso de mitigadores: Bacillus aryabhattai, Bacillus aryabhattai + Azospirillum brasilense, controle negativo (sem inoculação), controle positivo (uso de ureia). As variáveis obtidas foram: índice SPAD (50, 64 e 79 dias após semeadura) e produtividade da cultura do milho. O índice SPAD não foram influenciados pelos fatores estudados. A produtividade foi influenciada (p<0,05) pelas estratégias de irrigação aplicadas. As estratégias de irrigação para mitigar os efeitos do déficit hídrico demonstraram-se promissoras.

pdf BIOMASSA E EFICIÊNCIA HÍDRICA DO MILHO EM CONDIÇÕES DE SEQUEIRO SOB TÉCNICAS DE OTIMIZAÇÃO DA ÁGUA NO SOLO

Autores: SOARES, M. P. G., PINHEIRO, F. P. L., BATISTA, M. T. M., VIEIRA, M. F. S., LIMA, M. C. O., SILVA, A. R. A.

Ano da publicação: 2024

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: matéria verde, fermentação, pecuária.

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

 A implementação de estratégias eficazes para aprimorar as práticas agrícolas de sequeiro é essencial para aumentar a produtividade e promover a sustentabilidade. Assim, objetivou-se avaliar o impacto de três técnicas de otimização da água no solo na produção de biomassa e na eficiência hídrica do milho, híbrido PR27D28, cultivado em condições de sequeiro, em Iguatu, CE. O experimento ocorreu no Instituto Federal do Ceará - campus Iguatu, de março a maio de 2023, sob delineamento experimental de blocos ao acaso, composto por uma testemunha e três tratamentos: aplicação de matéria orgânica, hidrogel e cobertura morta. Utilizou-se esterco bovino curtido como matéria orgânica, o hidrogel FORTHGEL® e maravalha para cobertura morta. Constatou-se que a adoção de matéria orgânica, hidrogel ou cobertura morta não demonstrou impacto significativo na produção de biomassa fresca e seca das plantas de milho, nem resultou em modificações na eficiência de uso da água pela cultura. No entanto, as técnicas de otimização da água no solo influenciam o teor de água das plantas, sendo que a aplicação de matéria orgânica ao solo demonstrou contribuir significativamente para um aumento no grau de hidratação das plantas de milho cultivadas em sequeiro.

pdf CARACTERIZAÇÃO CLIMÁTICA PARA A CIDADE DE FLORIANO-PI PELAS METODOLOGIAS DE KÖPPEN E THORNTHWAITE

Autores: MENESES, A. C., SOUZA, V. F., SÁ JÚNIOR, J. R., SOUSA, J. S. C., OLIVEIRA, W. N., MORAIS, V. A. M.

Ano da publicação: 2024

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: classificação do clima, normal climatológica, BHCN&CCTK

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

O clima afeta diretamente o zoneamento agrícola e na tomada de decisão no campo, sendo a classificação climática uma das metodologias que pode auxiliar nesses aspectos, no qual duas das mais utilizadas são Köppen e Thornthwaite, portanto o objetivo é realizar a classificação climática por essas metodologias para a cidade de Floriano-PI pelo software BHCN&CCTK para as normais de 1981-2010 e 1991-2020 assim como analisar as características climáticos fornecidos pelo programa. O resultado da classificação foi Aw para o método de Köppen e DdA’a’ paro o método de Thornthwaite para as duas normais, acontecendo alterações entre as normais, com aumento na precipitação anual média e aumento na evapotranspiração anual média na normal de 1991-2020, entretanto a temperatura média anual se manteve constante, assim como a quadra chuvosa permaneceu no intervalo de janeiro a abril, sendo que aconteceu uma mudança no mês mais chuvoso, saindo de março para janeiro.

logo-sbea-alta-qualidade-verde.png
© Copyright 2022 - Bruno Bragheto - Todos os direitos reservados

Pesquisar