Autores: SANTOS, E. J., VALE, W. G., COSTA, D. R., VALE, P A. C. B., MENESES, M. D., SANTOS, A. S.
Ano da publicação: 2022
ISSN: 2358-582X
Palavras-chave: ITU; ITGU; Zootecnia de Precisão
Área: Geomática, Instrumentação e Agricultura de Precisão (GIAP)
Índices de conforto térmico são métodos que possibilitam quantificar as condições térmicas do ambiente. A fim de extrair uma ótima produtividade dos animais, se faz necessário lhes proporcionar as condições que favoreçam o seu potencial genético. Este trabalho tem como objetivo, validar um globo negro alternativo impresso em impressora 3D utilizando plástico biodegradável e desenvolver um sistema embarcado capaz de realizar leituras automáticas das variáveis meteorológicas determinando em tempo real os índices de conforto térmico. Foram utilizados os sensores DS18B20 e HTU21D para mensurar temperatura e umidade do ar. O globo negro plástico mostrou-se preciso para uso em análises de ambiência. Os sensores de baixo custo implementados apresentaram excelente correlação e precisão nas análises. Foi desenvolvido um equipamento de baixo custo, capaz de monitorar variáveis climatológicas em tempo real, e disponibilizá-los em tempo real em plataformas de IOT.
Autores: BARRETO, B. B., BORDUCHI, L. C. L., MILORI, D. M. B. P., VLILLAS-BOAS, P. R.
Palavras-chave: LIBS, análise foliar, soja.
Área: Geomática, Instrumentação e Agricultura de Precisão (GIAP)
A análise foliar é essencial para detectar deficiência nutricional ou para diagnosticar o ataque de pragas ou patógenos, minimizando assim a perda de produtividade. Entretanto, a análise em larga escala é inviável devido ao custo elevado por análise e a geração de resíduos químicos, como ocorre com a espectroscopia de absorção atômica (AAS). Assim, o objetivo deste trabalho foi avaliar o uso da espectroscopia de emissão de plasma induzido por laser (LIBS) como uma alternativa rápida e sem gerar resíduos para análise elementar. Para minimizar os efeitos de matriz na análise com a LIBS, foi utilizado o modelo calibration-free LIBS (CF-LIBS) com correções do método one-point calibration (OPC). O primeiro se baseia na equação de Boltzmann para as emissões e no equilíbrio químico das espécies emissoras, atômicas e da primeira ionização, enquanto o segundo corrige as intensidades das emissões atômicas e iônicas. Neste trabalho, foram usadas 30 amostras de folhas de sojas coletadas em campo e preparadas no laboratório. O modelo desenvolvido permitiu a quantificação de macro (K, P, Ca, Mg) e micro (Zn e Mn) nutrientes com acurácia superior a 90% e coeficiente de determinação maior do que 0.82 em relação à AAS. Os resultados mostraram-se promissores, com análise rápida e menor custo quando comparadas às técnicas tradicionais.
Autores: STANGARLIN, M. P., JÚNIOR, M. A. S., AMARAL, L. P., KURTZ, S. M. J. M., CAMARGO, B.
Palavras-chave: Classificação digital; Sensoriamento remoto; SAR imagens.
O gênero Eucalyptus é uma das principais culturas utilizadas pelas indústrias do setor florestal e representa significativa importância para a economia nacional. Por isso buscase aprimorar a utilização das imagens obtidas por satélite no seu monitoramento. Nesse contexto, o presente trabalho tem o objetivo de classificar a cobertura de floresta plantada do gênero Eucalyptus em um horto florestal pertencente à empresa CMPC, utilizando imagens de radar de abertura sintética (SAR) e óptico, com os satélites Sentinel 1 e Sentinel 2, para os anos de 2015 e 2019. As imagens foram obtidas no site Sentinels Scientific Data Hub, posteriormente foi realizado o processamento das imagens SAR e consequentemente realizado a classificação digital das imagens SAR e óptico. Os resultados foram obtidos no software SNAP, utilizando o classificador Random Forest. Os valores da quantificação de floresta para as imagens SAR e óptica de 2015 e 2019, ficaram muito próximos da real área de floresta plantada, não variando mais que 4% ±. Conclui-se que os resultados foram precisos para essa classificação, porém são necessários mais estudos para determinar quais os melhores parâmetros do classificador Random Forest e para dominar a potencialidade do software SNAP.
Autores: SOARES, A. L., FERREIRA, R., POLON, A., HALBERSTADT, T., AMADO, T. J. C., AMARAL, L. P.
Palavras-chave: Tabaco Virgínia; Índices de Vegetação; Aeronave Remotamente Pilotada
O objetivo deste trabalho foi verificar a evolução do Índice de Reflectância Fotoquímico Modificado (MPRI) em Tabaco Virginia, classificá-lo digitalmente, para ser utilizado posteriormente como máscara (delimitação de plantas). Foi utilizado cultivo comercial, em Agudo/RS, com boas práticas de manejo e princípios de agricultura de precisão em contraponto ao cultivo tradicional/agricultura familiar, com variação de doses de nitrogênio (60, 100, 170, 200 e 250 kg/ha). No manejo com boas práticas e princípios de agricultura de precisão houve correção da acidez do solo e adubação localizada/incorporada, no manejo tradicional/agricultura familiar não houve correção do solo, a adubação de plantio foi aplicada em filete sobre o camalhão, as adubações de cobertura foram localizadas e sem incorporação. Foram realizados voos para obtenção do MPRI em diversos estádios fenológicos, com o sensor RedEdge-Mx embarcado em aeronave Phantom 4 DJI e os mosaicos gerados no programa Pix4D. Em sistema de informação geográfica, foram utilizadas técnicas de geoprocessamento (classificação de imagens, estatística zonal, conversão raster/ vetor) para obter os valores do MPRI e a delimitação de plantas. Conclui-se que foi possível demonstrar a evolução do MPRI, classificá-lo e delimitar as plantas de tabaco com este índice.
Autores: NUNES, E. J., SILVA, J. B. L., LIMA, E. O., LACERDA, H. F., FARIAS, E. S. SILVA, G. M. F.
Palavras-chave: Sensoriamento remoto; SIG; manejo de bacias hidrográficas.
A bacia do rio Caraíva está localizada na região sul baiana, nascendo no município de Itabela-BA e percorrendo cerca de 61 km até a sua foz, que se localiza no povoado de Caraíva, no município de Porto Seguro, com uma área aproximada de 1.278 km². Desta forma, objetivou-se neste trabalho avaliar as mudanças no uso e ocupação do solo na bacia do rio Caraíva entre os anos de 1990 e 2018. Para a determinação das áreas, fez-se uso do software QGIS 3.16, com os dados do Monitoramento Independente da Cobertura Vegetal do Sul da Bahia, do Fórum Florestal do Extremo Sul da Bahia. Os dados foram adquiridos em formato shapefile, oriundos da classificação de imagens de satélites Landsat 5 TM e Spot 7. A delimitação da bacia foi realizada através do MDE dos dados do sensor Alos Palsar. Com a presença da BR-101, solo e clima favorável para atividades como pecuária e silvicultura, a bacia passou a ser explorada intensivamente, acarretando uma diminuição drástica de áreas de pastagens, dando lugar a silvicultura do eucalipto e agriculturas perenes, alinhado também, a perda de vegetação nativa até meados de 2007, que após 11 anos, teve um aumento de cerca de 152 km², causando mudanças econômicas e demográficas na região.
Autores: RIBEIRO, T. S., FRANCO, M. A. G., PASSOS, M. M. S., SILVA, V. A., MEDEIROS, J. C., LISBOA, G. S.
Palavras-chave: Theobroma cacao, Geoprocessamento, Aptidão Agrícola.
O zoneamento agroclimático delimita as áreas aptas ao cultivo, considerando as características climáticas e pedológicas da região e as exigências da planta. Objetivou-se no trabalho delinear as áreas aptas à produção de cacau na mesorregião do Sul da Bahia por meio de variáveis climáticas e pedológicas, utilizando sistemas de informação geográfica. Para a confecção dos mapas utilizou-se o Software QGIS 3.16.3® e o bancos de dados do IBGE, EMBRAPA, INPE e MapBiomas e a série de dados climáticos de 2010/2020 proveniente do INMET. O mapa de zoneamento agroclimático foi gerado a partir dos dados de classificação do uso, cobertura e ocupação da terra, declividade, precipitação (P) e deficiência hídrica (DEF). Os resultados demonstraram que 6% da área total da região Sul da Bahia possui zonas aptas à cultura do cacau, localizadas na região ao Oeste e Sul da região de estado. Contudo, a maior zona observada, com 54%, encontra-se somente com a restrição de deficiência hídrica, permitindo a produção do cacau com irrigação complementar. Embora a maior parte da região tenha fatores limitantes à cultura, a adoção de tecnologias no sistema de cultivo minimiza os efeitos. Logo, torna-se viável a implantação da cultura do cacau na região Sul da Bahia de acordo com as variáveis de temperatura, precipitação, solo, declividade e déficit hídrico