Autores: FERNANDES, C. H. V., FARIA, L. C., POHNDORF, R. S.
Ano da publicação: 2022
ISSN: 2358-582X
Palavras-chave: consumo de energia; eficiência de motor; rendimento de bomba
Área: Energia na Agricultura (EAG)
Para a produção do arroz irrigado é necessário a utilização de equipamentos que consomem energia elétrica e o dimensionamento inadequado destes sistemas elétricos acabam acarretando um aumento no custo da produção do arroz. O objetivo do trabalho foi analisar o consumo de energia elétrica e a eficiência energética em um sistema de bombeamento de água para a irrigação de arroz, localizado no município de Camaquã / RS. Com base no estudo verificou-se que a eficiência total do conjunto principal foi de 81,5% e a energia consumida na irrigação para produzir 1 kg de arroz em casca foi de 134 kWh/t.
Autores: MEIRA, J., MENDES, C. S., BRUM, R. S., FERNÁNDEZ, L. D. P.
Palavras-chave: TCSA, modelagem computacional, potencial térmico
Atualmente há um foco para busca de energias renováveis em consonância com a redução do gasto de energia elétrica. Neste sentido o emprego dos Trocadores de Calor SoloAr (TCSA) se destaca, devido ao seu baixo consumo de energia. Neste contexto os TCSA surgem como um sistema que permite reduzir o consumo de energia elétrica como equipamentos de condicionamento de ar, tradicionalmente usados para atingir o conforto térmico de edificações. Este sistema é capaz de aproveitar a energia térmica presente na camada superficial do solo (subsolo), isso ocorre pela inércia térmica do solo, de modo que no verão este é mais frio que o ar externo, ocorrendo o oposto no inverno. Neste trabalho são feitas avaliações numéricas sobre o potencial térmico do solo, através da análise da equação de difusão do calor no solo, no qual nos permite o estudo numérico da influência da profundidade do solo sobre seu potencial térmico, para aplicações em projetos de TCSA.
Autores: GUICHO, R., MEDEIROS, G., ZAMBÃO, J. D., PRIOR, M.
Palavras-chave: complementaridade, krigagem, sig
A crise hídrica fomenta estudos que buscam a descentralização da geração de energia elétrica no Brasil. Devido a dependência climática das fontes alternativas, conhecer seus comportamentos intermitentes é a melhor forma de assegurar o abastecimento. Este trabalho objetivou analisar e espacializar as disponibilidades de fontes de energia renovável no oeste do Paraná, por meio de séries históricas, análises estatísticas (mensal e sazonal) e SIG. Cascavel apresentou maiores valores para precipitação na primavera e velocidade do vento no inverno, já para a irradiação o município de Santa Helena foi o destaque no verão.