Publicações

As informações apresentadas são de total responsabilidade dos autores.

Carregando...

Pasta Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

Documentos

pdf SISTEMAS DE MANEJOS DO SOLO NA CULTURA DA SOJA

Autores: AGUERO, N. F., CORTEZ, J. W., FLORA, D. P. D., DONAIRE, L. O., RIBEIRO, A. O.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: mobilização do solo; subsolagem; mecanização agrícola

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

Objetivou-se avaliar os sistemas de manejo de solo na cultura da soja. A pesquisa foi realizada em blocos ao acaso, sendo seis sistemas de manejo de solo (sem preparo, uma operação de subsolagem, duas subsolagens e uma gradagem, uma aração e quatro gradagens, uma gradagem, e uma operação de subsolagem com uma gradagem). Determinaram-se dados de cobertura vegetal do solo e estabelecimento da soja, os quais foram submetidos à análise de variância e teste de médias. A mobilização do solo por meio da subsolagem mais a gradagem diminui a cobertura vegetal do solo. O sistema de manejo não influenciou na distribuição longitudinal da cultura.

pdf TRÁFEGO DE TRATOR, DENSIDADE DO SOLO E SUA RELAÇÃO COM A PRODUÇÃO DE AVEIA BRANCA

Autores: ARCOVERDE, S. N. S., ALEV, L. P., SOUZA, C. M. A., MACHADO, T. M., CRESTANI, A. F.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: compactação do solo, plantio direto, solos argilosos

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

O intenso tráfego de máquinas em áreas sob plantio direto pode ocasionar estados de compactação do solo prejudiciais à qualidade física e, consequentemente, à produção agrícola. O objetivo desse trabalho foi avaliar a influência da intensidade de tráfego de trator sobre a densidade do solo e sua relação com o crescimento e produtividade da aveia branca cultivada em plantio direto. O estudo foi realizado em um Latossolo Vermelho Distroférrico argiloso, utilizando-se o delineamento em blocos ao acaso, sendo os tratamentos: plantio direto há 10 anos (0 passada de trator) e quatro intensidades de tráfego do trator (2, 4, 6 e 8 passadas), com cinco repetições. Avaliou-se a densidade do solo, na camada de 0,00-0,10 m, e na planta, a altura, o diâmetro do caule, a massa de mil grãos (MMG) e a produtividade. Os dados foram submetidos à análise de variância e, quando observada significância estatística a pelo menos 5% de probabilidade, foi realizada análise de regressão polinomial, em função das intensidades de tráfego de trator. Tráfego de trator em intensidades intermediárias (4 e 6 passadas) proporciona maiores densidade do solo. Houve decréscimo linear de altura e MMG de aveia branca conforme aumentou a densidade do solo. A partir da Ds de 1,47 Mg m-3, ocorre diminuição de diâmetro e produtividade de aveia branca cultivada em plantio direto.

pdf UNIFORMIDADE DE DISTRIBUIÇÃO DE SEMENTES DE SOJA: VELOCIDADE DE SEMEADURA X DOSES DE GRAFITE

Autores: SCHNEIDER, C., VIEIRA, M. L., DENARDI, A. D., LANFREDI, L., FOLLMER, G. C., BIAZUS, D.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: plantabilidade, duplos, falhas

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

A produtividade está atrelada a uma série de fatores, dentre eles a semeadura da cultura, etapa que pode comprometer o desenvolvimento inicial. Dentre os fatores nessa etapa citamos a velocidade de semeadura e a presença de grafite como determinante neste processo. Nesse sentido, o objetivo desta pesquisa foi avaliar a influência da velocidade de semeadura e da presença de grafite na uniformidade de semeadura e rendimento de grãos de soja. O projeto foi instalado na área experimental do IFRS Campus Sertão no ano agrícola de 2020/21. O projeto utilizou um delineamento em blocos ao acaso avaliando três velocidades (4, 6 e 7,2 km h-1) e três doses de grafite (0, 100 e 150% da dose recomendada) com 3 repetições em arranjo fatorial. Como variáveis-resposta foram quantificados: emergência de plantas, percentual de duplos, falhas e aceitáveis e o rendimento de grãos de soja. Não foram observadas diferenças estatísticas significativas, para comprovar a eficácia de um tratamento superior ser a outros, destacamos que seria interessante repetir a pesquisa nos próximos anos, para reduzir a variação ambiental. Verifica-se que as velocidades de 4 a 6 km.h-1, para dosadores mecânicos são interessantes, mesmo não contendo diferença estatística na maioria dos parâmetros avaliados. Utilizando-se grafite na dose recomendada até a velocidade de 7,2 km.h-1 não reduz o rendimento de grãos.

pdf UTILIZAÇÃO DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL EM PULVERIZAÇÃO AGRÍCOLA

Autores: SANTOS, E. S., BERTOLLO, G. M., RAMOS, A. M., TESSARO, A. G., HAMADA, B. H.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Machine Learning, Eficiência, Deriva

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

A computação está cada vez mais inserida no contexto agrícola. Grande parte dos equipamentos disponíveis no mercado possuem componentes computadorizados e de alta tecnologia. Dessa forma, a inteligência artificial (I.A) pode revolucionar a forma com que utilizamos as tecnologias no campo, melhorando não só a tomada de decisão, quanto aprimorando a produtividade da agricultura, cujos procedimentos passíveis de erro humano, possam ser corrigidos computacionalmente, ou ainda, implantados quando necessários e futuramente seus dados serem analisados. Nesse contexto, analisar tal tecnologia, e utilizá-la para minimizar os impactos da aplicação de defensivos agrícolas, melhorando sua eficiência, gerando economia e minimizando danos ambientais, tornou-se objeto de estudo do presente trabalho. Para a realização do estudo, foram coletadas informações climáticas na operação de pulverização e as mesmas alimentaram o sistema para que as redes neurais pudessem auxiliar na tomada de decisão quando ao melhor momento de se realizar a pulverização. Até o presente momento, não foram coletados dados suficientes para concluir sobre a utilização da inteligência artificial como ferramenta de auxílio na pulverização agrícola.

logo-sbea-alta-qualidade-verde.png
© Copyright 2022 - Bruno Bragheto - Todos os direitos reservados

Pesquisar