Publicações

As informações apresentadas são de total responsabilidade dos autores.

Carregando...

Pasta Geomática, Instrumentação e Agricultura de Precisão (GIAP)

Documentos

pdf ESTIMAÇÃO DA PRODUTIVIDADE DE AMENDOIM POR REDES NEURAIS ARTIFICIAIS

Autores: PINTO, A. A., PINTO, L. A., CAMARA, F. T., TAVARES, M. S., SOUZA, T. D., ZERBATO, C.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Arachis hypogaea L., Aprendizado de máquina, Modelagem Agrícola

Área: Geomática, Instrumentação e Agricultura de Precisão (GIAP)

O presente trabalho objetivou estimar a produtividade do amendoim a partir de variáveis agronômicas utilizando redes neurais artificiais. O trabalho foi desenvolvido na área experimental do Centro de Ciências Agrárias e da Biodiversidade, da Universidade Federal do Cariri. A semeadura foi realizada manualmente, depositando-se 10 sementes por metro. A colheita foi realizada manualmente, mantendo-se as plantas viradas no campo por cinco dias para secagem. As variáveis analisadas após a colheita foram à altura das plantas, massa das plantas, número de vagem e massa de vagens. O modelo da rede neural para estimação de produtividade apresentou coeficiente de determinação de 0,85, raíz do erro quadrático médio de 212 kg ha-1, erro absoluto médio de 139,87 kg ha-1 e erro porcentual absoluto médio de 10,16% da produtividade média. A Rede Neural Artificial ajustada foi capaz de estimar a produtividade do amendoim com precisão entorno de 85% e acurácia de 139,87 kg ha-1. A rede neural mostrou-se robusta, uma vez que atingiu resultados acurados usando apenas variáveis agronômicas da cultura do amendoim para estimar a produtividade.

pdf GEOTECNOLOGIAS APLICADO NA ANÁLISE MORFOMÉTRICA DA MICROBACIA RIBEIRÃO DO CERVO, ASSIS/SP

Autores: SILVA, J. A. S., CAMPOS, S.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Geoprocessamento, gestão hídrica, índices morfométricos

Área: Geomática, Instrumentação e Agricultura de Precisão (GIAP)

As características morfométricas e hidrológicas de uma bacia hidrográfica compõem elementos fundamentais para o planejamento contribuindo nas tomadas de decisões quanto à conservação, uso e ocupação do solo. Este estudo teve como objetivo caracterizar o perfil morfométrico, da microbacia Ribeirão do Cervo, responsável pelo abastecimento do município de Assis/SP, além de abranger uma importante Estação Ecológica da região, foi realizado através de técnicas de geoprocessamento, fornecendo parâmetros quantitativos para sua análise. O fator de forma e o coeficiente de compacidade demonstram que a microbacia possui um formato ovalada e comprida, indicando média tendência a enchentes e com tendência a conservação. A densidade baixa da drenagem está associada a regiões de rochas permeáveis, com maior infiltração.

pdf IDENTIFICAÇÃO DE ÁREAS NO ESTADO DE SÃO PAULO VULNERÁVEIS À CONTAMINAÇÃO DE ÁGUA SUBTERRÂNEA

Autores: SPADOTTO, C. A., MINGOTI, R., BERALDO, G. N.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: solos, vulnerabilidade; SIG

Área: Geomática, Instrumentação e Agricultura de Precisão (GIAP)

Os solos atuam como um filtro natural e influem na vulnerabilidade de corpos de água subterrânea à contaminação por agrotóxicos e outras substâncias químicas orgânicas. Com o objetivo de caracterizar a vulnerabilidade da água subterrânea à contaminação no estado de São Paulo, em base territorial e escala exploratória, esse trabalho foi elaborado utilizando o índice TR, propriedades médias dos solos e dados de recarga hídrica líquida anual. Foi possível identificar áreas nas diferentes categorias de vulnerabilidade com base no índice TR, destacando-se áreas vulneráveis na região centro-nordeste do estado, onde ocorrem importantes atividades agrícolas. Também foi possível a identificação das classes de solos predominantes nas áreas com maior vulnerabilidade das águas subterrâneas à contaminação.

pdf IMAGEM TERMOGRÁFICA OBTIDA POR AERONAVE REMOTAMENTE PILOTADA PARA ANÁLISE DE CAFEEIROS SUBMETIDOS A DIFERENTES TRATAMENTOS

Autores: SANTOS, L. M. D., FERRAZ, G. A. E. S., XAVIER, L. A. G., NETTO, P. M., VILELA, M. S., CARVALHO, M. A. D. F.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Coffea arabica L., sensoriamento remoto, drone

Área: Geomática, Instrumentação e Agricultura de Precisão (GIAP)

Câmeras termais tem uma grande aplicabilidade na agricultura. O objetivo deste estudo foi avaliar o uso de sensor termal acoplado a uma Aeronave Remotamente Pilotada (RPA-Remotely Piloted Aircraft) para o monitoramento da temperatura de cafeeiros. O estudo foi realizado em uma lavoura experimental situada na Universidade Federal de Lavras- UFLA, em Lavras-MG. Utilizou-se o delineamento experimental em blocos ao acaso. Nas parcelas, foram casualizados três manejos do solo, dois tipos de fertilizantes e cinco condicionadores de solo. Utilizou-se uma câmera termal FLIR DUO acoplada a uma RPA. A temperatura máxima encontrada foi maior nas plantas testemunhas independente do tipo de cobertura do solo e tipo de fertilizante. O mesmo resultado foi encontrado nos tratamentos na qual utilizou-se o Fertilizante Convencional (FC) e nos cafeeiro sob manejo convencional. Os condicionadores casca de café e composto orgânico apresentaram os menores valores de temperatura, assim como os Fertilizante de Liberação Controlada (FLC) e cafeeiros sob o manejo com mulching, seguido do manejo com braquiária. Foi possível utilizar câmera termal acoplada a uma RPA e obter dados consistes com a literatura, constatando que este tipo de câmera apresenta elevado potencial para o monitoramento de cafeeiros submetido a diferentes tratamentos.

pdf IMPLEMENTAÇÃO DE TECNOLOGIAS E PROTOCOLOS DE COMUNICAÇÃO PARA REDES DE SENSORES SEM FIO APLICADOS À CENÁRIOS AGRÍCOLAS

Autores: LANGER, M. P., SILVA, F. V. S., BAZZI, C. L., SCHENATTO, K.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Internet das Coisas; LoRa; ZigBee

Área: Geomática, Instrumentação e Agricultura de Precisão (GIAP)

A agricultura mundial está cada vez mais se alinhando ao uso de tecnologias já desenvolvidas às práticas agrícolas intensivas, permitindo com isso o melhor uso dos recursos naturais e consequentemente o aumento da produtividade e lucratividade das culturas. Como parte dessas tecnologias destaca-se o uso de dispositivos IoT, como uma rede capaz de coletar, processar e permitir que sejam realizadas análises de dados gerados por sensores presentes em diversas coisas, que se integram por meio de redes de comunicação. O presente trabalho objetivou apresentar a implementação de duas soluções de comunicação sem fio, correspondentes a LoRa/LoRaWAN e ZigBee, utilizadas em soluções IoT, para construção de cenários de uso no contexto agrícola. Os resultados mostraram que ambas as soluções podem ser usadas com êxito em cenários agrícolas, cada qual com particularidades que devem ser avaliadas antes da implementação.

pdf ÍNDICE DE VEGETAÇÃO DA DIFERENÇA NORMALIZADA EM DIFERENTES ETAPAS FENOLÓGICAS DO CAFEEIRO ARÁBICA

Autores: ALMEIDA, S. L. H., PEREIRA, R. J., NASCIMENTO, A. L., SOUSA, E. D. T. S., SOUZA, J. B. C., QUEIROZ, D. M.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: NDVI, sensoriamento remoto, Lansdat-8

Área: Geomática, Instrumentação e Agricultura de Precisão (GIAP)

Diante da necessidade de estudar o comportamento da cultura ao longo do espaço e do tempo, o sensoriamento remoto tem ganhado grande aplicabilidade. O vigor da planta e a produtividade, entre diversos aspectos da cultura, são possíveis de serem analisados a partir do sensoriamento remoto. Por ser relacionado a esses aspectos da cultura, o índice de vegetação da diferença normalizada (NDVI) é um índice muito usual. Neste sentido, este trabalho teve como objetivo analisar o NDVI da cultura do cafeeiro arábica em diferentes etapas fenológicas, de modo a verificar se existe variação no índice durante os estágios da cultura. Para isso, foram utilizadas imagens Landsat 8, de oito datas distintas espaçadas em aproximadamente 2 meses, de período de março de 2015 à abril de 2016. O maior valor de NDVI ocorreu no período de março a maio de 2015 enquanto o menor NDVI ocorreu em novembro de 2015. O estágio de desenvolvimento que apresentou maior NDVI correspondeu à granação dos frutos. Houve diferença significativa, ao nível de 5% de significância, entre os valores médios do NDVI nas datas analisadas.

pdf ÍNDICE NDVI EM LAVOURA DE BATATA-DOCE OBTIDO POR MAPEAMENTO COM DRONE

Autores: SOUZA, E. D., CRUZ, J. F., SANTOS, L. G.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: agricultura de precisão, DJI Phantom 4, monitoramento agrícola

Área: Geomática, Instrumentação e Agricultura de Precisão (GIAP)

O uso de aeronaves remotamente pilotadas (RPA) vem ganhando cada vez mais espaço em missões com finalidades civis pacíficas, dentre elas o sensoriamento agrícola e ambiental. Este trabalho foi realizado no Perímetro Irrigado de Ceraíma, localizado região sudoeste do Estado da Bahia, cidade de Guanambi. O experimento constou da avaliação do índice vegetativo NDVI de uma lavoura de batata-doce a cada 30 dias perfazendo um total de cinco avaliações. As imagens foram capturadas por uma câmera multispectral, processadas no software Agisoft Metashape para obtenção do ortofotomosaico e no software QGIS para obtenção do índice NDVI. A avaliação do índice vegetativo do plantio até o momento da colheita, demonstrou apresentar variações e gerou informações importantes para compor um banco de dados sobre a cultura, o que é escasso na literatura para esse tipo de tecnologia de monitoramento utilizado. Os dados demonstraram que o menor (0,47) e maior (0,94) índice NDVI foi obtido aos 30 e 60 dias após plantio, respectivamente.

pdf ÍNDICES DE CONFORTO EM UM COMPOST BARN SYSTEM (CBS) EM REGIÃO SEMIÁRIDA DE PERNAMBUCO, BRASIL

Autores: SILVA, N. V., ALMEIDA, I. M. S., ALMEIDA, G. L. P., SILVA, R. A. B., SILVA, M. V.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: conforto animal, compost barn, estresse térmico

Área: Geomática, Instrumentação e Agricultura de Precisão (GIAP)

O objetivo foi caracterizar os índices de conforto em um Compost Barn System (CBS) no semiárido brasileiro. Os dados foram obtidos em uma unidade de produção de leite, localizada no município de Lajedo, Pernambuco, Brasil, sendo utilizada a estatística clássica. Determinou-se a eficiência térmica da instalação estudada através da avaliação do Índice de Temperatura e Umidade (ITU), Carga Térmica Radiante (CTR, W m-2) e Temperatura de Ponto de Orvalho (TPO). O CV de todas as variáveis ambientais estudadas (ITU, TPO e CTR) foi baixo (CV <12%). Observou-se que o ITU indicou conforto térmico para os animais apenas no período da manhã (9 h). Desse modo, observaram-se aumentos no período da tarde nos resultados de ITU, TPO e CTR em consequência do aumento da temperatura e da orientação NW-SE. Constatou-se que através da estatística clássica foi possível analisar as variáveis climáticas e índices de conforto no interior de galpões.

pdf IOT APLICADA À PECUÁRIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores: COLTRO, Y. C., GAVIOLI, A., PAULA FILHO, P. L.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: pecuária de precisão; monitoramento bovino; bem-estar animal

Área: Geomática, Instrumentação e Agricultura de Precisão (GIAP)

Projetam-se grandes aumentos no consumo de carne e leite nas próximas décadas e isso traz novos desafios aos produtores rurais. A fim de ser ferramenta de suporte frente a esses novos desafios, vem-se desenvolvendo nos últimos anos o conceito de pecuária de precisão, no qual o monitoramento animal é um dos pontos centrais do conceito. Advindo para solucionar problemas de bem-estar e de monitoramento de comportamento, valendo-se de sensores, redes sem fio e internet das coisas (IoT), a pecuária de precisão busca fornecer dados sobre a saúde, comportamento do rebanho em tempo real, mitigando o problema de monitoramento visual do animal. Esses dados podem ser muito úteis para o produtor rural se antecipar às perdas causadas por doenças, desconfortos, problemas de bem-estar que acometem o rebanho, pois tal mecanismo tem capacidade de monitorar o rebanho em período integral. Portanto, o objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão sistemática sobre como estão sendo aplicadas as tecnologias de sensores, comunicação sem fio e IoT no monitoramento do comportamento, de saúde e também do bem-estar bovino. Foram selecionados 12 artigos de três bases de dados distintas, apresentados em três subtemas: identificação e monitoramento do comportamento, geolocalização e bem-estar animal.

pdf MONITORAMENTO DO USO E OCUPAÇÃO DA TERRA NO MUNICÍPIO DE GAÚCHA DO NORTE - MT: DINÂMICA DO DESMATAMENTO ENTRE 2001 E 2014

Autores: PESCARINI, H. B., KUROWSKI, L. C., GARRIDO, M. B., MIYAZAKI, M. R., OLIVEIRA, J. C., FIGUEIREDO, G. K. D. A.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Google Earth Engine, NDVI, Uso da terra

Área: Geomática, Instrumentação e Agricultura de Precisão (GIAP)

O monitoramento agrícola apresenta grande importância para compreender a dinâmica entre a produção agrícola no Brasil e as áreas de preservação ambiental, permitindo ter uma visão do presente para tomar decisões no futuro. Esse estudo objetiva monitorar o uso e ocupação da terra a partir da identificação de áreas com intensa produção agrícola, verificando mudanças e transformações sofridas, com foco para o desmatamento no município de Gaúcha do Norte-MT. A escolha do município foi devido ao expressivo incremento na produção de soja nos últimos anos. A plataforma Google Earth Engine (GEE) foi utilizada para aquisição e processamento das imagens de satélite da região selecionada, de 2001 (satélite Landsat 5), 2014 (satélite Landsat 8). A etapa seguinte foi a classificação de uso da terra nos três momentos, utilizando o Satveg em conjunto com o GEE. Foram treinados 4 modelos diferentes para classificar os usos da terra nos anos de estudo, utilizando-se as técnicas SVM (Support Vector Machine), Random Forest, Naive Bayes e Árvore de decisão. Os resultados se expressaram em mapas identificando as áreas da região escolhida que se mantiveram como floresta, obtendo-se acurácia de 88% para o ano de 2014. O SatVeg foi utilizado como ferramenta auxiliar no processo de identificação de mudança de uso da terra e verificar que houve avanço do desmatamento de áreas naturais no último ano de estudo.

pdf PROTOTIPAGEM E CALIBRAÇÃO DE CLOROFILÔMETRO DE BAIXO CUSTO COMPOSTO POR LDR’S PARA DETERMINAÇÃO DE NDVI

Autores: MENESES, M. D., VALE, W. G., PACHECO, E. P., ENES, A. M., VALE, P. A. C. B.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: milho, nitrogênio, NDVI

Área: Geomática, Instrumentação e Agricultura de Precisão (GIAP)

O presente projeto teve como objetivo desenvolver e calibrar um clorofilômetro de baixo custo e comparar os dados adquiridos com os dados encontrados com o sensor GreenSeeker® em superfícies pré-determinadas. O aparato foi desenvolvido usando materiais do mercado local e reciclados. As leituras foram feitas as 11:00 em superfícies de asfalto, vegetação saudável, vegetação seca, mistura de vegetação seca e saudável e brita, todas a uma distância de 60 cm. Os dados adquiridos foram analisados utilizando o programa Minitab® 19, a partir de análises estatísticas de correlação, regressão e análise de concordância, pelo teste de Bland e Altman e gerar uma equação para a calibração do aparato. O fator de correlação foi satisfatório, alcançando um R² maior que 0,90. Houve concordância satisfatória entre os valores registrados pelo GreenSeeker e o clorofilômetro para os diferentes tipos de superfície. O custo para construção do aparato foi abaixo dos valores do GreenSeeker®.

pdf SELEÇÃO DE MODELOS DE DEPENDÊNCIA ESPACIAL COM PADRÃO-OURO

Autores: OLIVEIRA, M. P., URIBE-OPAZO, M. A., DALPOSSO, G. H.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: concordância, geoestatistica, variabilidade espacial

Área: Geomática, Instrumentação e Agricultura de Precisão (GIAP)

A produtividade de culturas agrícolas, como o trigo, possui relevância em ciências agrárias é dependente de propriedades do solo e um monitoramento adequado da produtividade permite que ações de correção sejam realizadas a fim de incrementar a produtividade da cultura. O monitoramento de culturas agrícolas pode ser realizado por mapas temáticos obtidos por interpolação, como a krigagem. Para que a interpolação por krigagem possa ser realizada é necessário que um modelo de dependência espacial seja selecionado. O objetivo deste trabalho foi propor um método de seleção do modelo de dependência espacial com o uso de modelagem de concordância com o padrão-ouro e comparar a seleção com aquela realizada com a metodologia de validação cruzada geralmente utilizada. Os dados utilizados são de produtividade trigo de um talhão na mesorregião Oeste do Paraná no ano-safra de 2019-2020. Os resultados mostraram que o modelo selecionado com o padrão-ouro foi coincidente com aquele selecionado com a validação cruzada. A aplicação da modelagem de concordância com padrão-ouro, para seleção de modelos para interpolação por krigagem, indica uma alternativa ao método de validação cruzada.

pdf SELEÇÃO E AVALIAÇÃO DE SENSORES PARA HORTAS HIDROPÔNICAS

Autores: VIANA, R. C., COSTA, F. T. M.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Hidroponia, Monitoramento, Evapotranspiração

Área: Geomática, Instrumentação e Agricultura de Precisão (GIAP)

O monitoramento de sistemas hidropônicos permite o aumento da produção de alimentos e racionaliza o consumo de água e energia. Assim, propõe-se a análise e seleção dos principais sensores para monitorar a produção de um cultivo hidropônico. O método de Penman-Monteith foi aplicado para estabelecer as grandezas que influenciam na produção hidropônica. A seleção dos sensores considerou o modelo de evapotranspiração, o custo, a durabilidade, a disponibilidade no mercado, a facilidade de comunicação com um microcomputador e a possibilidade de instalação na horta. Foram obtidas as respostas dos sensores de pH, condutividade elétrica e fluxo por meio de processos de medição realizados diretamente em uma horta hidropônica desenvolvida para o cultivo de alface. Os resultados das medições foram apresentados em conjunto com as incertezas padrão. Os sensores selecionados atendem os requisitos estabelecidos e estão em conformidade com o método de Penman-Monteith, o que contribui para o desenvolvimento de um sistema de monitoramento de baixo custo que deve atender as necessidades de pequenos produtores agrícolas.

pdf SISTEMA DE AQUISIÇÃO DE DADOS PARA AVALIAÇÃO DE CARGAS VERTICAIS EM ELEMENTOS SULCADORES PARA SEMENTES – DESENVOLVIMENTO E TESTES INICIAIS

Autores: VERDADEIRO, W. O., ZANDONADI, R. S.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: controle de profundidade, carga vertical, elementos sulcadores

Área: Geomática, Instrumentação e Agricultura de Precisão (GIAP)

Uma boa distribuição vertical das sementes é uma das principais dificuldades na operação de semeadura. Entre as problemáticas causadas pela má distribuição vertical das sementes podem ser citadas a velocidade de germinação, profundidade efetiva da semente, posição e acomodação da semente. Entre os fatores que mais influenciam nesse quesito está a carga exercida sobre a linha de semeadura durante a operação. Sistemas de controle de carga são relativamente recentes no mercado brasileiro de semeadoras e poucos são os estudos com finalidade de avaliar os potenciais impactos de uso da tecnologia. Visando melhor entendimento das cargas atuantes na linha de semeadura, objetivou-se desenvolver um sistema de aquisição e registro de dados com o propósito de monitorar o comportamento de cargas exercidas na linha de semeadura ao longo da operação. O sistema foi construído utilizando sensores de carga, posição linear e posição angular (além de receptor GNSS) e testado em bancada de laboratório. Os sensores responderam como esperado e dados foram registrados conforme estabelecido em algoritmo.

pdf USO DE IMAGENS DE SENTINEL-1 E ALOS/PALSAR-1 PARA IDENTIFICAÇÃO DE ÁREA DE MANGUE DEGRADADA NA AMAZÔNIA LEGAL

Autores: BORGES, C. V. S., BAETA, E. S., OLIVEIRA, K. A., SOUSA, W. S.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Manguezal; Sentinel-1; Radar

Área: Geomática, Instrumentação e Agricultura de Precisão (GIAP)

Os manguezais estão entre os ecossistemas mais suscetíveis a degradação, necessitando de estudos que auxiliem o seu monitoramento. Assim, o objetivo deste trabalho foi comparar o potencial de dados de abertura sintética (SAR) para identificar o mais adequado para monitoramento de desmatamento em manguezais. A área de estudo, localizada na região nordeste do Brasil no município de Carutapera, dadas coordenadas -1° 11' 42,00" S e -46° 01'12,00" O. Após o pré-processamento das imagens brutas dos sensores Sentinel-1 e Alos/Palsar-1, os produtos com valores σ0 foram analisados no software ESRI ArcGis 3.10.1 e posteriormente, produzidos os mapas. Observou-se que as polarizações cruzadas do Sentinel-1 atestaram maior potencialidade para o monitoramento dos manguezais. Atenta-se, para um estudo mais complexo, a necessidade de testar diferentes filtragens e algoritmos de processamento.

pdf USO DE SENSORIAMENTO REMOTO ORBITAL NA IDENTIFICAÇÃO DO ESTÁGIO DE MATURAÇÃO DO CAFEEIRO ARÁBICA

Autores: ALMEIDA, S. L. H., SOUZA, J. B. C., MARTINS, R. N., VIANA, L. A., PEREIRA, R. J., QUEIROZ, D. M.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Sentinel, sensor, Coffea arábica

Área: Geomática, Instrumentação e Agricultura de Precisão (GIAP)

Um dos aspectos que permite agregar valor ao café é a qualidade, aspecto esse influenciado por fatores como a maturação dos frutos no momento da colheita, geralmente desuniforme. Visando minimizar aspectos que podem depreciar o produto agrícola, técnicas de sensoriamento remoto têm sido utilizadas para monitorar e avaliar o desenvolvimento das culturas. Diante do exposto, objetivou-se com este trabalho identificar o estágio de maturação dos frutos do cafeiro arábica com base em dados de Índice de Vegetação da Diferença Normalizada (NDVI) obtidos a partir de imagens Sentinel-2. Para isso, foi realizada colheita amostral dos frutos do cafeeiro arábica em três datas, frutos estes posteriormente separados em três estágios de maturação e contados. Dados de NDVI das plantas amostradas foram obtidas a partir de imagens Sentinel-2 e posteriormente correlacionados com a porcentagem de frutos verdes. Os valores de NDVIs gerados a partir do Sentinel-2 não apresentaram correlação significativa com a porcentagem de frutos verdes.

pdf UTILIZAÇÃO DA DECOMPOSIÇÃO POLARIMÉTRICA NA IMAGEM SENTINEL-1A PARA VERIFICAR O COMPORTAMENTO DA VEGETAÇÃO

Autores: VERAS, A. E. S., OLIVEIRA, K. A., VERAS, A. S. S., VERAS, S. S.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: radar, sensoriamento remoto, polarímetria

Área: Geomática, Instrumentação e Agricultura de Precisão (GIAP)

A pesquisa teve como objetivo avaliar a capacidade dos dados polarimétricos do Sentinel-1A para discriminar área vegetada entre municípios de Brejo-MA, São Bernardo-Ma, Luzilândia-PI e Matias Olímpio-PI. Neste estudo, utilizou-se uma imagem SAR nas polarizações VV e VH no formato Single Look Complex, pelo sensor SENTINEL-1A. Com base nesta imagem foi gerada a matriz de Covariância e aplicado o teorema de decomposição de alvos H-Alpha, que permitiu obter os atributos Entropia e Ângulo alfa, para gerar o gráfico H-Apha plane plot, para então poder interpretar o comportamento dos pixels em relação as zonas da área estudada. Sendo possível observar a área com vegetação, mostrando a eficiência do sensor e o detalhamento da imagem processada pelo programa SNAP.

pdf UTILIZAÇÃO DOS ÍNDICES ESPECTRAIS NBR E NDVI NA CARACTERIZAÇÃO DE INCÊNDIOS FLORESTAIS EM MIRADOR - MA

Autores: SILVA, L. B., MONTELES, M. S., SILVA, M. W. A., VIEIRA E SILVA, A. L., RODRIGUES, L. R., OLIVEIRA, K. A.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Indices espectrais, Incêndios Florestais, NBR

Área: Geomática, Instrumentação e Agricultura de Precisão (GIAP)

Os incêndios são uma das mais importantes fontes de danos aos ecossistemas florestais nas regiões em desenvolvimento. A rapidez e a eficiência na detecção e monitoramento dos incêndios florestais é fundamental para a viabilização do controle do fogo, redução dos custos nas operações de combate e atenuação dos danos. Deste modo objetivou-se comparar a eficácia dos índices NDVI e NBR na caracterização de queimadas na área de preservação da cidade de Mirador – MA, utilizando uma imagem do satélite Landsat-8, sensor OLI (Operational Land Imager), e realizando o processo para a análise de eficácia dos índices na plataforma ENVI 5.1. A partir dos processamentos das imagens foi possível observar que apesar do índice NDVI ter conseguido diferenciar vegetação saudável de não saudável, observa-se uma maior eficiência de diagnóstico do índice NBR ao comparar os dois métodos, tendo em vista que este mostrou com maior clareza e com maior destaque as áreas queimadas, dando uma maior percepção do que é área queimada e o que não é.

pdf VARIABILIDADE INTERANUAL DA SIF NOS BIOMAS BRASILEIROS

Autores: COSTA, L. M., SANTOS, G. A. A., PANOSSO, A. R., MENDONÇA, G. C., LA SCALA JR., N.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: ecossistemas; fotossíntese; índice de vegetação

Área: Geomática, Instrumentação e Agricultura de Precisão (GIAP)

A detecção da fluorescência induzida pelo sol (SIF) por satélites tem possibilitado uma nova perspectiva para o entendimento do ciclo do carbono terrestre. Sua diferença para outros índices de vegetação é que a SIF é capaz de expressar a fotossíntese da planta, externando sinais como relacionados ao estresse hídrico, por exemplo. O objetivo do trabalho foi analisar a variabilidade espaço-temporal da SIF sobre o território brasileiro entre 2015 a 2018. Para isso utilizamos uma base de dados de alta resolução (0,05° graus) com cobertura global, modelada a partir de dados do OCO-2 e do MODIS, todo o processo de obtenção de dados e filtragem para área de interesse foi realizada em R. A Amazonia tem valores médios (0,3 W m-2 sr-1 m-1) mais altos de SIF para todos os anos analisados em contraste com a Caatinga (0,1 W m-2 sr-1 m-1), para o Cerrado, Pampa, Mata atlântica e Pantanal, os valores médios foram intermediários (0,2 W m-2 sr-1 m-1), onde a distribuição de chuvas nesses biomas segue o mesmo padrão. Diante do exposto podemos concluir que existe diferença entre o comportamento interanual quando se contrasta os biomas brasileiros do ponto de vista fotossintético, e que a SIF pode ser uma ferramenta sintética que auxilia no entendimento dos biomas brasileiros.

pdf VELOCIDADE OPERACIONAL E TEMPO DE RESPOSTA PARA APLICAÇÃO EM TEMPO REAL DE NITROGÊNIO BASEADA EM SENSOR DE DOSSEL

Autores: IAMADA, L. Y., PUSCH, M., OLDONI, H., AMARAL, L. R.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: agricultura de precisão, manejo localizado, N-sensor

Área: Geomática, Instrumentação e Agricultura de Precisão (GIAP)

A aplicação do fertilizante nitrogenado em taxa variável feita em tempo real com base em sensor de dossel apresenta-se como uma tecnologia potencial para a agricultura de precisão. No entanto, ainda existem dúvidas quanto à capacidade desta tecnologia seguir a recomendação detalhada fornecida diante da variação do tempo de resposta (TR) de aplicadores, da velocidade de deslocamento operacional (VO) e da variabilidade espacial de diferentes culturas. Desse modo, o objetivo foi avaliar o impacto de TR, VO e da variabilidade do desenvolvimento das culturas na qualidade da aplicação em tempo real de fertilizantes nitrogenados em taxa variável. 25 cenários simulados de aplicação de fertilizante nitrogenado foram estabelecidos com diferentes valores de TR e VO, a partir de dados reais coletados em seis áreas comercias, duas para cada cultura (algodão, cana-de-açúcar e trigo). Os resultados foram confrontados com as doses reais que seriam recomendadas por meio do índice de concordância de Willmott. Quanto maiores os valores de TR e VO, menor é a eficiência da aplicação em tempo real, principalmente em culturas com variação de vigor de planta a curtas distâncias, como é o caso da cana-de-açúcar.

logo-sbea-alta-qualidade-verde.png
© Copyright 2022 - Bruno Bragheto - Todos os direitos reservados

Pesquisar