Publicações

As informações apresentadas são de total responsabilidade dos autores.

Carregando...

Pasta Saneamento e Gestão Ambiental (SGA)

Documentos

pdf PRODUÇÃO DE BACTERIOCINA DE Leuconostoc mesenteroides A PARTIR DA ÁGUA RESIDUÁRIA DE FECULARIA

Autores: TOMOTO, A. L. S., FERREIRA, L. F. G., ASSIS, T. M., MORE, T., VILVERT, R. M., GOMES, S. D.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Bactérias do ácido láctico, resíduos agroindustriais, DCCR

Área: Saneamento e Gestão Ambiental (SGA)

Com o aumento da demanda do mercado mundial por alimentos naturais e saudáveis, ampliou-se as buscas por novas tecnologias e produtos que conservem os alimentos. A Leuconostoc mesenteroides é um microrganismo com potencial para a produção de bacteriocinas que podem ser utilizada como conservante natural de alimentos, e apresenta atividade antimicrobiana. A água residuária de fecularia pode ser utilizada como um substrato para a produção das bacteriocinas. Nesse sentindo, o objetivo desse trabalho consiste na produção da Leuconostoc mesenteroides utilizando resíduos provenientes da agroindústria processadora de mandioca. Inicialmente, para otimizar a produção das bacteriocinas foi utilizado um planejamento experimental denominado de “Delineamento Experimental Composto Central Rotacional” (DCCR) com 17 ensaios e dois tempos de fermentação (15 h), agitação em 100 rpm e 30ºC. Nesse experimento, foi verificado que todas as variáveis estudadas exerciam influência na produção de bacteriocinas.

pdf PRODUÇÃO DE BACTERIOCINAS DE Leuconostoc mesenteroides a partir da água residuária da fécula de mandioca

Autores: TOMOTO, A. L. S., TREVISAN, A. P., ASSIS, T. M., LIED, E. B., SCHÜTZ, F. C. A., GOMES, S. D.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Bactérias do ácido lático; Otimização; Reuso de água residuária

Área: Saneamento e Gestão Ambiental (SGA)

O Leuconostoc mesenteroides é um microrganismo com potencial para a produção de bacteriocinas, sendo estas produzidas a partir das bactérias do ácido láctico podendo ser utilizada como um conservante natural de alimentos. A água residuária de fecularia pode ser utilizada como um substrato para a produção das bacteriocinas. Nesse sentido, o objetivo desse trabalho foi a produção de bacteriocinas por Leuconostoc mesenteroides utilizando resíduos provenientes da agroindústria processadora de mandioca. Inicialmente, para otimizar a produção das bacteriocinas foi utilizado um planejamento experimental denominado de “Delineamento Experimental Composto Central Rotacional” (DCCR). Após, foi realizado uma série de análises para determinar a atividade das bacteriocinas e gerar uma superfície de resposta com a melhor condição. Os resultados obtidos indicaram que todas as variáveis independentes são significativas.

pdf QUALIDADE DA ÁGUA DE PISCICULTURA APÓS A APLICAÇÃO DE TRATAMENTO ELETROQUÍMICO

Autores: SANTOS, A., VISCONCIN, K. C. L., SILVA, A. J., BARBOSA, F. S., KAMEYAMA, O.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Eletrólise; Legislação; Limpeza da água

Área: Saneamento e Gestão Ambiental (SGA)

Sabe-se da grande importância da piscicultura para inúmeros países do mundo, por isso há a necessidade de solucionar os principais desafios com o seu manejo, tais como, a contaminação e poluição das águas dos tanques, causada principalmente pela carga organica e por fosfatos. Um método alternativo de tratamento de efluentes é a tecnologia de eletrocoagulação. Sendo assim, o objetivo do presente trabalho foi avaliar a qualidade da água de piscicultura em relação aos parâmetros e padrões do CONAMA nº 357/05 e nº 430/11 após a aplicação do tratamento eletroquímico. Conclui-se que após o tratamento eletroquímico a amostra de efluente de piscicultura apresentou-se dentro do padrão máximo permitido pela legislação do CONAMA nº 357/05 e nº 430/11, exceto para o parâmetro nitrogênio amoniacal.

pdf RECOMENDAÇÃO DE LÂMINAS DE FERTIRRIGAÇÃO COM ÁGUA RESIDUÁRIA DA BOVINOCULTURA

Autores: CARVALHO, C. M., GOMES, J. C., LIMA, E. S. A., ZONTA, E., MENDONÇA H. V.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: economia circular, reuso, compostos nitrogenados

Área: Saneamento e Gestão Ambiental (SGA)

Neste trabalho foram calculadas doses de fertirrigação, com água residuária da bovinocultura (ARB) anaerobiamente digerida, para 12 culturas agrícolas quando cultivadas em dois diferentes solos: Argissolo e Planossolo. Como resultado tem-se os valores de recomendação de lâminas de fertirrigação com ARB, equivalentes à aplicação de fontes convencionais de nitrogênio, como a ureia. Concluiu-se, que a água residuária de bovinocultura possui potencial para a complementação ou substituição da adubação nitrogenada convencional, sendo uma alternativa econômica, circular e sustentável.

pdf REMOÇÃO DE FÓSFORO EM SOLUÇÃO AQUOSA UTILIZANDO BIOCARVÃO DERIVADO DE LODO DE ESGOTO

Autores: FARIAS, M. S., FIA, R., MATOS, M. P., CRUZ, T. C., PAULA JUNIOR, G. de, RIBEIRO, I. C. A.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: biossorvente, recuperação de nutrientes, tratamento terciário

Área: Saneamento e Gestão Ambiental (SGA)

Objetivou-se neste trabalho avaliar a capacidade de biocarvão (BC) derivado de lodo de Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) na remoção de fósforo. O BC foi preparado em forno tipo mufla, à temperatura de 550°C, por 2 h, sob atmosfera isenta de oxigênio, e a uma taxa de aquecimento média de 4°C min-1. Foi conduzido um experimento laboratorial de adsorção com o material produzido, com soluções de fosfato com concentração de 100 mg L- 1 de P. Foi obtido rendimento gravimétrico final médio de 68% e a remoção média de P foi de 7,07 mg g-1. Os resultados indicam que é possível aprimorar a remoção de Fósforo dos esgotos com a utilização de subprodutos do saneamento, como os lodos de ETE.

pdf REÚSO DOS EFLUENTES DA PISCICULTURA TRATADOS EM SISTEMAS ALAGADOS CONSTRUÍDOS DE ESCOAMENTO HORIZONTAL SUBSUPERFICIAL

Autores: TEIXEIRA, D. L., FINKLER, G. E., LEITE JÚNIOR, M. R. C., MOURA, G. S., SILVA, L., SILVA, R. M. O.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: tratamento de águas residuárias, tilápia, Thypha latifolia

Área: Saneamento e Gestão Ambiental (SGA)

Este trabalho teve por objetivo avaliar o potencial reúso dos efluentes da piscicultura, após serem tratados em sistemas alagados construídos de escoamento horizontal subsuperficial (SACs-EHSS), cultivados com grama-estrela (Cynodon nlemfuensis) e taboa (Thypha latifolia). Foram construídos três SACs-EHSS com dimensões de 1,0 m de largura, 3,0 m de comprimento e 0,25 m de profundidade, sendo preenchidos com brita número 0. Em um dos SACs-EHSS foi plantado a grama-estrela, em outro a Taboa, e o terceiro empregado como controle. O efluente era proveniente de três tanques de cultivo de tilápia do Nilo, que após passar pelos SACs-EHSS, recirculava todo o sistema. Duas vezes por semana, determinava-se, na entrada e na saída dos SACs-EHSS, as seguintes variáveis: temperatura, pH, condutividade elétrica, potencial redox, oxigênio dissolvido, turbidez, amônio e nitrato. O tratamento nos SACs-EHSS possibilita o reúso dos efluentes da piscicultura, no entanto, quando cultivados, apresentam menor eficiência de tratamento. Apesar disso, a qualidade da água para a criação de tilápia, manteve-se dentro dos níveis aceitáveis para a atividade, durante todo o período experimental.

pdf TENDÊNCIAS CLIMÁTICAS NOS DADOS DE CHUVA DE ITATI, RS

Autores: AMARAL, L. K., OLIVEIRA, A. J. M. de, CORSEUIL, C. W., BACK, A. J.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Mudanças Climáticas, Precipitação, Teste de Mann-Kendall

Área: Saneamento e Gestão Ambiental (SGA)

As mudanças climáticas podem causar sérios impactos para as atividades econômicas e em especial para a agricultura. Objetivo deste trabalho foi analisar as tendências na série histórica de precipitação do município de Itati (RS). Foram aplicados os testes de Mann-Kendall e Theil-Sen, visando identificar as possíveis tendências em relação às mudanças climáticas. Com base na série histórica de precipitação diária do período de 1960 a 2012 da estação pluviométrica da Serra do Pinto (Código 02950034), foram calculados os índices definidos pela Equipe de Especialista em Detecção, Monitoramento e Índices de Mudanças Climáticas e também a precipitação total por trimestre. Dos onze índices analisados somente observou-se tendência significativa nos índices R99p e PRCAMJ.

pdf TRATAMENTO DE RESÍDUOS DE GALINHAS POEDEIRAS POR BIODIGESTÃO ANAERÓBIA

Autores: DOURADO, A. C. C., PINHEIRO, T. S., GOMES, M. C., SILVA, J. F.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Biomassa. Biofertilizante. Biodigestor

Área: Saneamento e Gestão Ambiental (SGA)

A biodigestão anaeróbia tem sido utilizada como método de tratamento de resíduos provenientes da indústria avícola, apresentando como principal vantagem, a produção de biogás e biofertilizante. O objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência da biodigestão no tratamento de resíduos de galinhas poedeiras. O bioprocesso foi conduzido em biodigestor de polietileno, com capacidade de 120 litros, em que foi preenchido com 30L de água e 30L com os resíduos das galinhas poedeiras, monitorado durante 60 dias pela determinação da temperatura e pH e pela quantificação dos sólidos totais (ST), sólidos fixos (SF), sólidos voláteis (SV) e fósforo total. Os resultados obtidos demonstraram a redução de ST, SV e SF em 68,5, 59,2 e 73,8%, respectivamente, indicando que o biodigestor utilizado possui potencial para a degradação do material orgânico presente nos resíduos de galinhas poedeiras. O desenvolvimento deste trabalho abre as possibilidades para estudos futuros, em continuidade aos resultados iniciais obtidos.

logo-sbea-alta-qualidade-verde.png
© Copyright 2022 - Bruno Bragheto - Todos os direitos reservados

Pesquisar