Publicações

As informações apresentadas são de total responsabilidade dos autores.

Carregando...

Pasta Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

Documentos

pdf DETERMINAÇÃO DE ATRIBUTOS MECÂNICOS DO SOLO USANDO ANÁLISE POR ELEMENTOS FINITOS: UMA PRIMEIRA APROXIMAÇÃO

Autores: SOUZA, C. M. A., ARCOVERDE, S. N. S., RAFULL, L. Z. L., ARAÚJO, A. L. F., SILVA, R. T.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: modelagem, compactação, manejo

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

Objetivou-se determinar atributos mecânicos do solo utilizando análise por elementos finitos (EF), usando para isso a relação tensão-deformação. O modelo matemático foi escrito utilizando elementos quadriláteros bidimensionais tipo “Visco Solid”, para grandes deformações. Na construção do modelo, uma carga era aplicada no solo causando uma deformação, essa deformação foi comparada com uma deformação real. Fez-se o mesmo para todas as cargas, somando os erros ocasionados em cada comparação. Foi construído um modelo computacional usando a linguagem script APDL/Ansys. Foi usada a técnica de otimização de Aproximação por Subproblema e de Primeira Ordem. A comparação entre os dados obtidos do modelo de EF e aqueles obtidos da literatura mostrou que apesar dos erros encontrados, a análise por EF é uma importante ferramenta para obtenção de atributos mecânicos do solo, uma vez que o modelo simula com exatidão os seus valores.

pdf DETERMINAÇÃO DE PERDAS NA COLHEITA MECANIZADA DE ALGODÃO NA REGIÃO SUDOESTE DO ESTADO DE SÃO PAULO

Autores: VOLTARELLI, M. A., SANTOS, F. G., PAIXÃO, C. S. S., ANGELO, E. P.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Algodão (Gossypium hirsutum L.), Monitoramento de perdas de colheita, Velocidade de deslocamento

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

As perdas na cultura do algodão podem ocorrer em função de diversos problemas e, dentre eles se destacam a, velocidade de deslocamento da colhedora. Geralmente tais perdas ficam entre 6 a 8% em relação à produtividade. Assim, objetivou-se neste trabalho, determinar as perdas na colheita mecanizada de algodão em função de três velocidades de deslocamento. O experimento foi realizado em área agrícola no município de ParanapanemaSP, utilizando o delineamento estatístico em faixas, na qual foram coletadas cinco amostras por tratamento, sendo os tratamentos definidos nas velocidades de trabalho da colhedora de algodão: 3,0 km/h -1 , 5,0 km/h -1 e 7,0 km/h -1 . Os dados foram avaliados pela estatística descritiva e análise de variância. A velocidade de colheita de 5,0 km/h -1 apresentou os menores valores de coeficiente de variação e de amplitude. As perdas totais não ultrapassaram os percentuais que a unidade produtora exigiu.

pdf DETERMINAÇÃO DO CENTRO DE MASSA DAS SEMENTES DE UMA VARIEDADE DE AMENDOIM

Autores: ANGELO, E. P., PAIXÃO, C. S. S., VOLTARELLI, M. A.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Arachis hypogaea L., Centro de massa, Discos alveolares

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

Os estudos do formato tridimensional das sementes podem favorecer o entendimento do fenômeno de alojamento das sementes nos alvéolos dos discos dosadores, bem como o diâmetro mínimo que os alvéolos devem conter para acomodá-las. Esse fenômeno ocorre por meio do deslocamento do centro de massa da semente em contato com o disco dosador em movimento circular. Diante disso, objetivou-se neste trabalho calcular o centro de massas e o diâmetro mínimo dos alvéolos para acomodar as sementes de uma variedade de amendoim. O trabalho foi conduzido no laboratório de Física da Universidade Federal de São Carlos, Campus Lagoa do Sino – Buri/SP. Foram aferidas 1000 sementes da variedade a fim de obter os parâmetros de comprimento, largura e espessura, para a utilização no cálculo do centro de massa. O centro de massa distribuído no primeiro terço do comprimento com o valor de 6,72 milímetros. O diâmetro mínimo para a elaboração de projetos de máquinas agrícolas para a cultura do amendoim é de 19,64 milímetros.

pdf EFEITO DA ASSISTÊNCIA A AR NA BARRA SOBRE A DISTRIBUIÇÃO VOLUMÉTRICA DE UMA PONTA DE PULVERIZAÇÃO

Autores: KULLMANN, S. E., DIAS, V. O., CORNÉLIO, J. P. L.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: coeficiente de variação, deposição uniforme, tecnologia de aplicação

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

O sucesso da aplicação de defensivos agrícolas requer uma cobertura uniforme do alvo, buscando minimizar as perdas por deriva. O uso da assistência a ar na barra de pulverização apresenta-se como alternativa, pois auxilia na penetração das gotas no dossel. Assim, objetivou-se avaliar o efeito de diferentes velocidades de vento ambiente e da assistência a ar no perfil de distribuição volumétrico da ponta de pulverização modelo API 11003. Utilizou-se um pulverizador hidráulico com sistema de assistência a ar na barra de pulverização e uma pressão de 206,84 kPa. A análise da distribuição volumétrica foi realizada por meio do emprego de mesa de distribuição. Para formar os tratamentos, foram utilizadas três velocidades da assistência a ar: 0, 4,16 e 7,77 m s-1, combinada com vento ambiente simulado em três velocidades: 0, 2,22 e 3,33 m s-1. Simulou-se as sobreposições a partir do padrão de distribuição individual da ponta, sendo que a homogeneidade da distribuição do líquido foi avaliada com base no coeficiente de variação (CV%). Verificou-se que a uniformidade da distribuição volumétrica da ponta foi influenciada pelos ventos ambiente e assistente, sendo que a presença da assistência a ar promoveu menores valores de CV%.

pdf EFEITO DA ASSISTÊNCIA DE AR NA BARRA NO ESPECTRO DE GOTAS DE PULVERIZAÇÃO NO TERÇO INFERIOR DA CULTURA DA SOJA

Autores: LOPES, A. G. C., CORREIA, T. P. S., MOURA, P. S. R., TAVEIRA, W. M. C. F., ANDRE, M. L. R., PEREIRA, G. G.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Cobertura do alvo, Glycine max L., Pulverizador

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

A cultura da soja pode enfrentar algumas adversidades durante seu ciclo, principalmente relacionados a problemas fitossanitários em decorrência da ação de pragas e doenças, e para a manutenção da sanidade da cultura é necessário o devido controle, que na maioria das situações, é realizado por meio da pulverização de defensivos agrícolas. Uma das opções para aumentar a eficiência da pulverização dos defensivos é com o uso de adjuvantes na calda e pulverizadores com assistência de ar na barra. O ensaio foi realizado no campo experimental do Laboratório de Mecanização Agrícola da Universidade de Brasília. O delineamento experimental foi o inteiramente casualizado, com os seguintes tratamentos: calda com e sem adjuvante, e aplicação com e sem assistência de ar na barra de pulverização, perfazendo um fatorial 2x2. Os resultados indicaram que a aplicação com adjuvante e sem assistência de ar na barra possibilitam um menor número de gotas com diâmetro inferior a 100 μm. Maior cobertura do alvo é obtida pela interação entre calda com adjuvante e aplicação com assistência de ar na barra.

pdf EFEITO DA DECLIVIDADE NA DEPOSIÇÃO DE FERTILIZANTE GRANULADO EM DOSADOR ACANALADO

Autores: ZIMMERMANN, G. G., KMIECIK, L. L., SAVI, D., SILVA, T. X., JASPER, S. P., STRAPASSON NETO, L.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Sistema de aquisição de dados, capacidade de processo, dosagem

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

A operação de aplicação dos fertilizantes granulados na linha de semeadura depende da uniformidade e desempenho dos mecanismos dosadores, podendo sofrer interferência de fatores externos, como a da declividade do mecanismo durante a deposição. O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito da declividade na deposição de fertilizante granulado em dosador acanalado. Para realização do experimento foi utilizado uma bancada experimental desenvolvida e validada em laboratório, empregando o dosador acanalado, nas velocidades de 4,0; 7,0 e 10,0 km h-1, sob as inclinações longitudinais e transversais de +15, +7,5, 0, -7,5, -15º, para duas formulações de fertilizantes granulados, sendo elas 04-14-08 e 04-30-10. O sistema de aquisição de dados (SAD) coletou 420 segundos de dados de deposição de fertilizante granulado, submetidos ao controle estatístico de qualidade para determinar o índice de capacidade de processo (Cp). A velocidade de 4,0 km h-1 apresentou melhores dosagens em condições de aclive, diferindo dos resultados de 7,0 km h-1 em declive, porém a 10 km h-1 ocorreu maior distribuição dos valores de Cp em torno do centro.

pdf EFEITO DA DECLIVIDADE NA DEPOSIÇÃO DE FERTILIZANTE GRANULADO EM DOSADOR HELICOIDAL DUPLO

Autores: ZIMMERMANN, G. G., KMIECIK, L. L., SAVI, D., SILVA, T. X., JASPER, S. P., STRAPASSON NETO, L.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Sistema de aquisição de dados, capacidade de processo, dosagem

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

A operação de aplicação dos fertilizantes granulados na linha de semeadura depende da uniformidade e desempenho dos mecanismos dosadores, podendo sofrer interferência de fatores externos, como a da declividade do mecanismo durante a deposição. O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito da declividade na deposição de fertilizante granulado em dosador helicoidal duplo. Para realização do experimento foi utilizado uma bancada experimental desenvolvida e validada em laboratório, empregando o dosador helicoidal duplo, nas velocidades de 4,0; 7,0 e 10,0 km h-1, sob as inclinações longitudinais e transversais de +15, +7,5, 0, -7,5, -15º, para duas formulações de fertilizantes granulados, sendo elas 04-14-08 e 04-30-10. O sistema de aquisição de dados (SAD) coletou 420 segundos de dados de deposição de fertilizante granulado, submetidos ao controle estatístico de qualidade para determinar o índice de capacidade de processo (Cp). As velocidades de 4,0 e 7,0 km h-1 apresentaram melhores valores de Cp nas inclinações longitudinais entre -10 à +15º, porém a 10 km h-1os maiores valores foram concentrados em torno do plano de 0º longitudinal.

pdf EFEITO DA DECLIVIDADE NA DEPOSIÇÃO DE FERTILIZANTE GRANULADO EM DOSADOR HELICOIDAL DUPLO

Autores: ZIMMERMANN, G. G., KMIECIK, L. L., SAVI, D., SILVA, T. X., JASPER, S. P., STRAPASSON NETO, L.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Sistema de aquisição de dados, capacidade de processo, dosagem

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

A operação de aplicação dos fertilizantes granulados na linha de semeadura depende da uniformidade e desempenho dos mecanismos dosadores, podendo sofrer interferência de fatores externos, como a da declividade do mecanismo durante a deposição. O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito da declividade na deposição de fertilizante granulado em dosador helicoidal duplo. Para realização do experimento foi utilizado uma bancada experimental desenvolvida e validada em laboratório, empregando o dosador helicoidal duplo, nas velocidades de 4,0; 7,0 e 10,0 km h-1, sob as inclinações longitudinais e transversais de +15, +7,5, 0, -7,5, -15º, para duas formulações de fertilizantes granulados, sendo elas 04-14-08 e 04-30-10. O sistema de aquisição de dados (SAD) coletou 420 segundos de dados de deposição de fertilizante granulado, submetidos ao controle estatístico de qualidade para determinar o índice de capacidade de processo (Cp). As velocidades de 4,0 e 7,0 km h-1 apresentaram melhores valores de Cp nas inclinações longitudinais entre -10 à +15º, porém a 10 km h-1os maiores valores foram concentrados em torno do plano de 0º longitudinal.

pdf EFEITO DA DECLIVIDADE NA DEPOSIÇÃO DE FERTILIZANTE GRANULADO EM DOSADOR HELICOIDAL SIMPLES

Autores: ZIMMERMANN, G. G., KMIECIK, L. L., SAVI, D., SILVA, T. X., JASPER, S. P., STRAPASSON NETO, L.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Sistema de aquisição de dados, capacidade de processo, dosagem

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

A operação de aplicação dos fertilizantes granulados na linha de semeadura depende da uniformidade e desempenho dos mecanismos dosadores, podendo sofrer interferência de fatores externos, como a da declividade do mecanismo durante a deposição. O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito da declividade na deposição de fertilizante granulado em dosador helicoidal simples. Para realização do experimento foi utilizado uma bancada experimental desenvolvida e validada em laboratório, empregando o dosador helicoidal simples, nas velocidades de 4,0; 7,0 e 10,0 km h-1, sob as inclinações longitudinais e transversais de +15, +7,5, 0, -7,5, -15º, para duas formulações de fertilizantes granulados, sendo elas 04-14-08 e 04-30-10. O sistema de aquisição de dados (SAD) coletou 420 segundos de dados de deposição de fertilizante granulado, submetidos ao controle estatístico de qualidade para determinar o índice de capacidade de processo (Cp). Os ângulos de inclinação longitudinais +5 e +15° apresentaram os maiores valores de Cp, resultando em ótimas taxas de rejeição. As velocidades de 4,0 e 10,0 km h-1 proporcionaram menores erros de dosagem. Desta forma a condição de aclive resultou em melhores taxas de deposição.

pdf EFEITO DA GRANULOMETRIA NA DISTRIBUIÇÃO DE FERTILIZANTE GRANULADO

Autores: JASPER, S. P., ZIMMERMANN, G. G., OIOLE, Y. A., STRAPASSON NETO, L., KMIECIK, L. L., SILVA, T. X.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Sistema de aquisição de dados, célula de carga, malhas

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

A eficiência na operação de distribuição de fertilizantes granulados na linha de semeadura depende da uniformidade e do desempenho dos mecanismos dosadores, podendo sofrer interferência de fatores externos, como a da declividade do mecanismo durante a deposição e possivelmente da granulometria do fertilizante utilizado, entre outros. O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito da granulometria na distribuição de fertilizante granulado. Na realização do experimento foi utilizado uma bancada experimental desenvolvida e validada em laboratório, contendo duas diferentes formulações de fertilizantes granulados sendo elas 04-14-08 e 04-30-10. A granulometria foi determinada a partir de peneiras de 4,0; 2,0; 1,0 e 0,5 mm de acordo com a ABNT. Para mensurar a distribuição dos fertilizantes granulados, foi utilizado sistema de aquisição de dados (SAD) conectado a três balanças do tipo célula de carga (single point) registrando e coletando as informações em tempo real. Os resultados obtidos foram submetidos ao delineamento inteiramente casualizado, em fatorial duplo (2x5). As quantidades de fertilizantes granulados não diferiram, portanto, as diferentes granulometrias de fertilizantes analisadas não vão influenciar na quantidade depositada.

pdf EFEITO DA VELOCIDADE DE SEMEADURA NA REGULARIDADE DA DISTRIBUIÇAO DE PLANTAS NO ARROZ IRRIGADO

Autores: KULLMANN, S. E., DALLAPORTA, A. B., DIAS, V. O.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: mecanização agrícola, semeadora, Oriza sativa, L.

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

A semeadura é uma das etapas mais críticas da produção agrícola, pois a partir dela se determinam os demais fatores de produção ao longo do ciclo da cultura. A escolha adequada da velocidade afeta diretamente na distribuição uniforme das sementes, assim, este trabalho teve como objetivo avaliar o efeito da velocidade de semeadura na cultura do arroz irrigado por meio da regularidade de distribuição de plantas. O experimento foi conduzido na Agropecuária Caramujo, no município de Alegrete/RS, no ano agrícola de 2016/2017. Na semeadura foi utilizado um conjunto composto por um trator da marca Massey Ferguson, modelo 299 TDA e uma semeadora-adubadora da marca Semeato, modelo TDNG 320. Os tratamentos foram compostos da combinação de quatro diferentes velocidades de trabalho (3,77, 4,88, 7,16 e 9,67 km h-1) em parcelas que mediam 34 m2, em delineamento blocos ao acaso com três repetições. Foram observadas distribuições semelhantes entre os tratamentos, tendo a velocidade de 3,77 km h-1 valores relativamente melhores que as demais velocidades.

pdf EFEITO DA VELOCIDADE NA DISTRIBUIÇÃO DE FERTILIZANTE GRANULADO

Autores: JASPER, S. P., ZIMMERMANN, G. G., OIOLE, Y. A., STRAPASSON NETO, L., KMIECIK, L. L., SILVA, T. X.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Dosador, sistema de aquisição de dados, taxa mássica.

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

A operação de aplicação dos fertilizantes granulados na linha de semeadura depende da uniformidade e desempenho dos mecanismos dosadores, que nas condições a qual foram projetados são influenciados por fatores externos. O objetivo do trabalho foi avaliar o efeito da velocidade na distribuição de fertilizante granulado. Na realização do experimento foi utilizado uma bancada experimental desenvolvida e validada em laboratório, empregando o mecanismo dosador helicoidal simples, nas velocidades de 4,0; 7,0 e 10,0 km h-1, com sete repetições, para cada formulação de fertilizante granulado, sendo elas 04-14-08 e 04-30-10. O sistema de aquisição de dados (SAD) coletou um total de 3.780 valores coletados de taxa mássica, por fertilizante granulado. Os resultados foram submetidos à análise descritiva, composta dos cálculos de medidas de tendência central, dispersão, assimetria e curtose. A precisão de distribuição é determinada pela velocidade de operação, e o mecanismo dosador helicoidal simples apresentou melhor distribuição nas velocidades de 4,0 e 7,0 km h-1.

pdf EFEITO DA VELOCIDADE NA DISTRIBUIÇÃO DE SOJA EM BANCADA ELETRÔNICA

Autores: SAVI, D., ZIMMERMANN, G. G., FERRAZ, R. S., KMIECIK, L. L., JASPER, S. P.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: semeadura, plantabilidade, produtividade

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

Durante a semeadura ocorrem processos decisivos para o sucesso da lavoura, e consequentemente para a obtenção de bons níveis produtivos. A distribuição da semente no sulco de semeadura se enquadra nestes processos, sendo que a desuniformidade em sua deposição longitudinal implica em ineficiência no aproveitamento dos recursos disponíveis para seu desenvolvimento. Objetivou-se avaliar a influência da variação de velocidade sobre a homogeneidade da deposição de soja, em bancada estática de simulação de semeadura. O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado, com arranjo fatorial simples, sendo o fator avaliado as velocidades de operação de 1,39; 1,67; 1,94 e 2,22 m s-1, as quais cada tratamento resultou em cinco repetições de 250 espaçamentos. Os parâmetros avaliados foram o espaçamento médio entre semente, os espaçamentos duplos, falhos e aceitáveis, coeficiente de variação e índice de precisão. Os dados foram submetidos análise de normalidade e homogeneidade do resíduo, posteriormente análise de variância, e quando significativo ao teste de médias de Tukey (p < 0,05). A deposição das sementes foi influenciada negativamente pelo acréscimo da velocidade.

pdf EFEITO DACURVATURA DO CONDUTOR NA DISTRIBUIÇÃO DE SOJA EM BANCADA ELETRÔNICA

Autores: SAVI, D., ZIMMERMANN, G. G., FERRAZ, R. S., KMIECIK, L. L., JASPER, S. P.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: semeadura, plantabilidade, produtividade

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

A boa distribuição longitudinal das sementes no sulco de semeadura apresenta elevada significância no estabelecimento da cultura, sendo que sua desuniformidade implica em ineficiência no aproveitamento dos recursos necessários para seu desenvolvimento. Objetivou-se avaliar a influência da utilização de diferentes condutores, reto e curvo, sobre a homogeneidade da deposição de sementes, em bancada estática de simulação de plantio. O experimento foi conduzido em delineamento inteiramente casualizado, com arranjo fatorial simples variando o tipo construtivo do condutor, sendo um deles com angulação de 18º e outro reto. Os parâmetros avaliados foram espaçamento médio, duplos, falhos e aceitáveis, coeficiente de variação e índice de precisão. Cada tratamento promoveu cinco repetições de 250 espaçamentos, que posteriormente suas medias foram submetidos análise de normalidade e homogeneidade do resíduo, posteriormente análise de variância, e quando significativo ao teste de médias de Tukey (p < 0,05). A utilização do condutor curvado promoveu maior uniformadade na deposição das sementes de soja, em relação ao condutor reto.

pdf EFEITO DE DIFERENTES MÉTODOS DE ADUBAÇÃO DE BASE NA CULTURA DA SOJA

Autores: LOPES, D. F., WOLFFENBÜTTEL, S., GOMES, J. I. T., CHEROBINI, F., OSÓRIO FILHO, B. D., KNIES, A. E.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: fertilidade do solo, fertilizante, Glycine Max

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

A crescente produção de soja está diretamente relacionada com a utilização de fertilizantes, que suprem as exigências nutricionais da cultura. Para isso, não basta somente aplicar os fertilizantes, é necessário que o adubo seja fornecido em doses equilibradas para a planta, combinado com a época e método de aplicação que favoreça a planta absorver os nutrientes. O objetivo deste trabalho foi verificar a influência de dois métodos de adubação utilizados para a aplicação inicial de fertilizantes formulados NPK no desempenho produtivo da cultura da soja. O experimento foi realizado a campo no ano agrícola 2018/19 na Estação Agronômica da Uergs em Cachoeira do Sul – RS. Os tratamentos foram: 1) adubação total no sulco; 2) adubação total a lanço antecipado; 3) metade da adubação no sulco e metade a lanço antes da semeadura; 4) metade da adubação no sulco e metade a lanço após a semeadura, e 5) adubação total a lanço após a semeadura. Os resultados demostraram que nas condições avaliadas, a maior produtividade da cultura foi quando a adubação foi realizada totalmente no sulco, e nos tratamentos onde a adubação foi metade no sulco e metade a lanço, esses apresentaram maior crescimento de planta.

pdf EFEITO DE DIFERENTES VELOCIDADES DE SEMEADURA CONVENCIONAL E AGRUPADA NA PRODUTIVIDADE DA CULTURA DA SOJA

Autores: RICHA, G. C., GOMES, J. I. T., OLIVEIRA, Z. B., KNIES, A. E.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Distribuição de sementes. Glycine max (L.) Merrill. Rendimento de grãos

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

A distribuição das sementes na linha de semeadura influencia a produção de uma lavoura de soja, pois afeta a busca por nutrientes, água e a interceptação de radiação solar. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de diferentes velocidades de semeadura e métodos de distribuição das sementes na produtividade da cultura da soja. O experimento foi desenvolvido à campo na Estação Agronômica da Uergs, em Cachoeira do Sul, nos anos agrícolas 2017/18 e 2018/19. O delineamento experimental utilizado foi o inteiramente casualizado com parcelas subdivididas e quatro repetições, em esquema bifatorial (3x2), constituídos pela combinação de três velocidades de semeadura (4,3; 5,4 e 8,2 km h-1) e dois métodos de distribuição das sementes (convencional e agrupado). Foram avaliados o rendimento de grãos e seus componentes (número de legumes planta-1, número de grãos legume-1 e peso de mil grãos). Observou-se que a velocidade de 5,4 km-1 e o método de semeadura convencional resultaram em melhores resultados tanto em produtividade quanto para componentes de rendimento, em relação à semeadura agrupada.

pdf EFEITO DO USO DE DESCOMPACTADORES NA QUANTIDADE DE PALHA E EMISSÃO DE CO2

Autores: OLIVEIRA, I. V., CONTE, P. H., VERARDI, J., ZANCAN, A., CONCEIÇÃO, K. S. S., ROSA, D. P.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: gás carbônico, palha incorporada, agricultura de precisão

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

A produtividade agrícola está cada vez mais limitada por problemas físicos do solo manifestos pela compactação, sendo que a mobilização do solo por escarificadores possuem efeitos pouco duradores, além de, reduzir atividade microbiana do solo. Objetivo deste estudo é avaliar o efeito de técnicas de redução da compactação na semeadura de culturas verão em solo sob sistema plantio direto (SPD), visando a manutenção do sistema de manejo e, verificar a influência destas técnicas nas propriedades biológicas do solo. O experimento foi instalado em uma área de produção de grãos em 2017, sendo realizado em 3 talhões de 0,5 ha cada, com os seguintes tratamentos: sistema plantio direto (SPD) (testemunha), cultivo mínimo com sub-solador convencional de configuração simples (CMc) e cultivo mínimo com subsolador, com disco de corte e rolo destorroador (CMd). O estudo está sendo realizado via técnicas de agri-cultura de precisão, estudando assim a variabilidade local e temporal dos parâmetros. Onde foi mensurado a quantidade de palha incorporada e a emissão de CO2. Como resultado o CMc apresentou maior quantidade de palha incorporada e maior emissão de CO2 entre os tratamen-tos.

pdf EFICIÊNCIA DA AQUISIÇÃO DE INFORMAÇÃO EMBARCADA EM TRATOR AGRÍCOLA DE 172 KW DURANTE A OPERAÇÃO DE GRADAGEM

Autores: SANTIAGO, G. C., STRAPASSON NETO, L., SAVI, D., KMIECIK, L. L., MARCOLINO, F. C., JASPER, S. P.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: tecnologia, antecipação, consumo de combustível

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

O progresso da agricultura está relacionado a diferentes tecnologias no meio agrário com intuito de aprimorar o desempenho das máquinas. Para isso, é necessário a análise científica da funcionalidade destas inovações tecnológicas do mercado, diante disto, o estudo teve por objetivo analisar a confiabilidade e eficiência dos sensores embarcados em trator agrícola de 172 kW, comparados a sensores externos, devidamente aferidos. Foram realizados ensaios para determinar a precisão e acurácia da tecnologia embarcada durante a operação de gradagem, determinando a velocidade operacional e o consumo horário de combustível. O experimento foi conduzido no delineamento inteiramente casualizado do tipo fatorial duplo (4x2), sendo o primeiro fator os dados provenientes do monitor versus os dados adquiridos através da instrumentação externa, e o segundo fator, sendo a três diferentes antecipações, com quatro repetições. O sistema embarcado de aquisição de dados foi eficiente para a velocidade operacional. O consumo horário de combustível apresentou diferença de 30,27 % entre ambos os sistemas, demonstrando que a aquisição de dados feita pelo trator agrícola não é confiável, superestimando o mesmo.

pdf EFICIÊNCIA OPERACIONAL DA COLHEITA DE SOJA COM E SEM O USO DE TRANSBORDO GRANELEIRO

Autores: SANTIAGO, G. C., KMIECIK, L. L., STRAPASSON NETO, L., PARIZE, G. L., SILVA, T. X., JASPER, S. P.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: descarga, custo operacional, consumo de combustível

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

Atualmente o Brasil está entre os maiores exportadores mundiais em virtude do agronegócio, este, impulsionado pelas commodities de interesse agrícola. Diante disso, a necessidade da eficiência e qualidade da colheita tornou-se indispensável, visto que, é durante essa operação que ocorrem as perdas qualitativas e quantitativas que representam significativa baixa na produção. O objetivo do experimento foi avaliar a eficiência operacional de dois tipos de descarga de graneleiro, sendo eles, com a colhedora deslocando-se para descarregar em caminhão na beira do talhão (descarga estática) ou descarregando diretamente em trator com carreta graneleira, sem interromper a colheita para tal (descarga dinâmica). Os parâmetros analisados foram o tempo e rendimento operacional, consumo horário de combustível e número de hectares por tanque de combustível. Utilizou-se abordagem estatística quantitativa, e, através do estudo de caso, os resultados foram obtidos de forma descritiva. A colhedora com descarga dinâmica, foi mais eficiente, pois apresentou 30,5% a menos no tempo operacional, proporcionando rendimento operacional superior em 43,9%, e as custas de 4,6% a menos no consumo operacional, em relação a colheita estática.

pdf EQUIPAMENTO DE BAIXO CUSTO PARA MEDIÇÃO DE DISTÂNCIA PERCORRIDA EM OPERAÇÕES AGRÍCOLAS

Autores: NASCIMENTO, E. M. S., MAIA, R. N., OLIVEIRA, J. L. P., CHIODEROLI, C. A., SILVEIRA, W. S., MAIA, A. M.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Inovação. Tecnologia. Mecanização

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

Com o intuito de contribuir para o desenvolvimento de tecnologia para o pequeno produtor no semiárido nordestino foi desenvolvido um equipamento de baixo custo conhecido como roda odométrica para medição de distância em operações agrícolas. O desenvolvimento foi realizado pelo Núcleo de Integração em Mecanização e Projetos de Máquinas (NIMPA) da Universidade Federal do Ceará. Os testes foram realizados em campo, a roda odométrica foi acoplada a um conjunto mecanizado trator semeadora-adubadora, rotação de 2.000 rpm utilizando 6 marchas, com 5 repetições para cada marcha, num percurso de 20 m. Os testes realizados em campo foram satisfatórios, observou-se, durante os ensaios, facilidade de operação do sistema, permitindo rapidez na aquisição de dados.

logo-sbea-alta-qualidade-verde.png
© Copyright 2022 - Bruno Bragheto - Todos os direitos reservados

Pesquisar