Publicações

As informações apresentadas são de total responsabilidade dos autores.

Carregando...

Pasta Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

Documentos

pdf COMPORTAMENTO FÍSICO DO SOLO EM FUNÇÃO DE SISTEMAS PREPARO E ESPAÇAMENTOS TIFTON -85

Autores: CARDOSO, J. H. F., ANDRADE, L. T., CORRÊA, G. G., LIMA, J. A. N. S., SILVA, P. A., CHIODEROLI, C. A.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Compactação; Cynodon spp; raízes

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

Os atributos de macro e microporosidade no solo podem influenciar no desenvolvimento de raízes da forrageira devido possível compactação em nível superficial e/ou profundidade. O trabalho objetivou-se avaliar as características físicas do solo na profundidade de 0-20 cm em diferentes tipos de preparo do solo e espaçamentos entre mudas de tifton 85 (Cynodon spp.). O experimento foi realizado em área experimental do Sindicato dos Produtores Rurais situado no município de Iturama – MG. O solo da área é classificado como Latossolo Vermelho distrófico com textura arenosa. O delineamento experimental foi em blocos casualizados em esquema fatorial 3x3, com quatro repetições, totalizando 36 parcelas experimentais com 20m². As avaliações analisadas foram macroporosidade e microporosidade na profundidade de 0-20 cm, através do método de mesa de tensão. Observou-se que a macroporosidade apresentou diferença significativa entre o tratamento P1 (Grade) e P2 (Arado) e a microporosidade não apresentou diferenciação para a variável preparo de solo. O espaçamento não apresentou diferença em nenhuma das variáveis analisadas.

pdf CONSUMO DE COMBUSTÍVEL E OPACIDADE DA FUMAÇA DE TRATOR AGRÍCOLA EM FUNÇÃO DO DIESEL E FORÇA DE TRAÇÃO

Autores: PINTO, A. A., CAMARA, F. T., LOPES, A., LIMA, L. P., PINTO, L. A.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: consumo volumétrico, consumo ponderal, consumo específico

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

Objetivou-se avaliar o consumo de combustível e a opacidade da fumaça de um trator agrícola em função do uso de dois tipos de diesel e da força exigida na barra de tração. O trabalho foi conduzido em área do Laboratório de Biocombustíveis e Ensaios de Máquinas Agrícolas. O presente trabalho foi realizado em dois ensaios: ensaio I - consistiu no teste dinâmico de consumo de combustível e o ensaio II - estático testando a opacidade da fumaça do cano de escape do trator agrícola em função do combustível utilizado. Para o ensaio I, utilizou-se dois tratores, sendo um para tração e o outro para frenagem, para a obtenção de carga controlada de 17 e 22 kN na barra de tração do trator de tração. Os consumos foram menores com o uso de diesel metropolitano. A força de 22 kN aumentou o consumo volumétrico e ponderal, porém resultou em menor consumo específico. A opacidade da fumaça foi reduzida em 17% com o uso do diesel metropolitano.

pdf CONTROLE DE QUALIDADE NA OPERAÇÃO DE RECOLHIMENTO MECANIZADO DE AMENDOIM

Autores: ORMOND, A. T. S., SANTOS, A. F., VOLTARELLI, M. A., CHAVES, L. H., SILVA, N. L., FURLANI, C. E. A.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Arachis hypogaea L., Controle estatístico de processo, Rip Strip

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

A maior parte da produção de amendoim é encontrada com o preparo convencional do solo, porém, a transição do preparo convencional para o preparo conservacionista pode acarretar em perdas no processo de colheita que é constituído de duas etapas arranquio e recolhimento. Sendo assim existe uma carência em estudos relacionados ao cultivo de amendoim em preparos conservacionistas de solo. Objetivou-se avaliar a qualidade da operação de recolhimento do amendoim, através do controle estatístico de processos em dois preparos de solos no processo de perdas. Realizou-se a semeadura do amendoim em dois preparos de solo: preparo convencional e preparo conservacionista com o auxílio do implemento Rip Strip. Foram avaliadas a distância entre as leiras, as dimensões da leira (altura e largura) e as perdas totais após a passagem da recolhedora, utilizando-se as cartas de controle de valores individuais, que possuem linhas centrais (média geral), bem como os limites superior e inferior de controle estatístico, O preparo conservacionista do solo, proporcionou um processo de melhor qualidade, com uma menor variabilidade e menores índices de perdas.

pdf CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSO APLICADO ÀS PERDAS NA COLHEITA MECANIZADA DE CANA-DE-AÇÚCAR EM FUNÇÃO DO EXTRATOR PRIMÁRIO

Autores: ALVES, R. S., ESCARELA, V. A. C., PICHIONI, F. J., BARBOSA, T. O. C., SANTOS, P. R. A., CHIODEROLI, C. A.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: colheita, controle de qualidade, altura de corte

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

Em decorrência da importância de produção da cana-de-açúcar, é preconizada a busca por ferramentas que auxiliam na solução dos problemas encontrados em campo, sendo um destes as perdas, as quais podem ser visíveis ou invisíveis. O objetivo deste trabalho foi a determinação das perdas das variáveis, cana-ponta e toco, em três rotações do extrator primário. O trabalho foi realizado em área agrícola localizada no município de União de Minas – MG, no mês de outubro de 2019, em solo de textura argilosa, cultivar CTC 4, em canavial de primeiro corte. Para determinar as perdas quantitativas em função da altura do corte de base e cortador de ponteiros ou despontador, foram quantificadas por meio das variáveis cana-ponta e toco. Os dados foram analisados através do Controle Estatístico de Processo (CEP), por meio de cartas de controle. Logo, é visível por meio das cartas de controle e amplitude a variabilidade dos dados nas maiores rotações, confirmando que, a altura e qualidade do corte de base tem maior influência às perdas em relação ao acionamento desnecessário do despontador.

pdf DENSIDADE E POROSIDADE TOTAL EM DIFERENTES TIPOS DE PREPARO DO SOLO E MÉTODOS DE PROPAGAÇÃO DO TIFTON 85

Autores: ANDRADE, L. T., LIMA, J. A. N. S., CONCEIÇÃO, A. P., GALATI, V. C., CHIODEROLI, C. A., SILVA, P. A.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Cynodon spp; compactação; atributos físicos

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

A redução na produtividade e aumento dos impactos ambientais é devido a compactação e redução da qualidade dos atributos físicos do solo. Objetivou-se avaliar a relação dos atributos físicos do solo em função dos mecanismos de preparo do solo e métodos de propagação do Tifton 85. O experimento foi conduzido no Sindicato dos Produtores Rurais situado no município de Iturama – MG. O solo da área experimental é classificado com classe textural franco arenoso, com aproximadamente 71,7% de areia, 18,50% de argila e 9,80% de silte. O delineamento experimental foi em blocos casualizados em esquema fatorial 3x3, sendo três métodos de preparo do solo (grade, arado e subsolador), três métodos de propagação do Tifton 85 (estolão, parte aérea e mudas pré-brotadas) com quatro repetições. As médias foram comparadas pelo Teste de Tukey a 5% de probabilidade, utilizando o software estatístico SISVAR. Notou-se que os métodos de propagação não influenciaram as variáveis analisadas. Já para os métodos de preparo do solo, o método de subsolagem apresentou maior resultado para densidade enquanto para porosidade não houve influência dos tratamentos.

pdf DEPÓSITOS DA PULVERIZAÇÃO NA PARTE INTERNA DO DOSSEL DO CAFEEIRO EM FUNÇÃO DE TAXAS DE APLICAÇÃO E VOLUMES DE COPA

Autores: ALVES, T. C., CUNHA, J. P. A R., SILVA, S. M., ALVES, G. S., ZANDONADI, C. H. S., OLIVEIRA, M. A. V. G.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Plantio direto, cobertura do solo, mecanismos sulcadores

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

O objetivo do trabalho foi avaliar a deposição de calda pulverizada no dossel do cafeeiro, com distintos volumes de copa, proporcionada pela aplicação com diferentes taxas de aplicação. Os ensaios foram realizados em talhões de café arábica, empregando um pulverizador hidropneumático. Foram avaliadas cinco taxas de aplicação (200, 300, 400, 600 e 800 L ha-1) e três volumes de copa do cafeeiro (10.230, 12.453 e 16.200 m3 ha-1), obtidos a partir do cálculo do TRV. Inicialmente analisou-se cada experimento (TRV) isoladamente, adotando-se um delineamento de blocos ao acaso, com cinco repetições, e posteriormente, realizou-se uma análise conjunta em esquema fatorial 3 x 5, sendo três TRVs e cinco taxas de aplicação. Adicionou-se à calda um marcador azul brilhante na dose de 300 g ha-1 para ser detectado por espectrofotometria. Após as aplicações, 10 folhas correspondentes ao 1º par de folhas a partir do ramo ortotrópico no interior no dossel de cada terço da planta por parcela foram coletadas aleatoriamente. Os resultados mostraram que o TRV influenciou o depósito de gotas nos distintos terços do dossel do cafeeiro. Concluiu-se que é possível reduzir as taxas de aplicação de produtos fitossanitários, inclusive com incremento de deposição em algumas condições operacionais na cultura do café.

pdf DESEMPENHO AGRONÔMICO DA SEMEADURA DE SOJA EM DIFERENTES ARRANJOS ESPACIAIS

Autores: PEREIRA, G. G., CORREIA, T. P. S., LOPES, A. G. C., TAVEIRA, W. M. C. F., SOUZA, I. D., DAMOS, M. J.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: produtividade, espaçamento, plasticidade.

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

A soja é um dos principais produtos do mercado brasileiro, sendo o cereal mais cultivado no Brasil e uma das maiores commodities do mundo. Na cultura da soja, a plasticidade é bastante relevante e o espaçamento entre linhas pode estar relacionado a isso. O trabalho teve por objetivo avaliar o desempenho agronômico dessa cultura em diferentes arranjos espaciais. O ensaio foi realizado na Fazenda Água Limpa pela equipe do Laboratório de Mecanização Agrícola da Universidade de Brasília, com três tratamentos diferentes, sendo o tratamento 1(T1), convencional, com o espaçamento entre linhas de 50cm, o tratamento  2(T2), linha dupla, com o espaçamento entre linhas de 25cm x 50cm e o tratamento 3(T3), adensada, com 60cm de espaçamento entre linhas. Nos diferentes arranjos espaciais, foram analisadas características como, população de plantas, altura de inserção da primeira vagem, altura de planta e produtividade. Utilizando diferentes arranjos espaciais, notou-se que os tratamentos: espaçamento em linha dupla e espaçamento adensado apresentaram os maiores valores de produtividade comparados ao espaçamento convencional.

pdf DESEMPENHO AGRONÔMICO DA SOJA EM ARRANJOS ESPACIAIS DE SEMEADURA AGRUPADO E EQUIDISTANTE

Autores: TAVEIRA, W. M. C. F., CORREIA, T. P. S., LOPES, A. G. C., SOUZA, A. A. R., PEREIRA, G. G., SIMÃO, K. S.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: semeadura agrupada, vagens, produtividade

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

A vasta importância que a sojicultura recebeu nas últimas décadas, fomentou a busca de práticas de manejo que visassem o aumento da produtividade da cultura. Estudos relacionados ao arranjo de plantas têm o intuito de proporcionar o melhor ambiente de desenvolvimento para a cultura, o arranjo de plantas agrupadas na linha de semeadura surge como mais uma alternativa para a produção de soja. Este estudo objetivou avaliar o desempenho agronômico da soja em semeadura agrupada e convencional. O experimento foi conduzido na fazenda Água Limpa, campo experimental da Universidade de Brasília, localizada no Distrito Federal. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado (DIC) constituído de dois arranjos espaciais de semeadura (agrupado e convencional) com 4 repetições cada. As variáveis analisadas foram número de vagens por planta e produtividade, comparada entre os dois arranjos de semeadura. Os dados obtidos foram submetidos a análise de variância e as médias comparadas pelo teste Tukey (p ≤ 5%). Constatou-se que o sistema de semeadura agrupada proporciona maior produtividade média de grãos que o arranjo convencional.

pdf DESEMPENHO DE DISTRIBUIÇÃO DE SEMENTES DE SOJA EM FUNÇÃO DOSES DE GRAFITE, VELOCIDADE E DISCO

Autores: DE NARDI, A. D., ROSA, D. P., CONTE, P. H., DALBERTO, J., DE NARDI, A. D.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: coeficiente de variação, falha, múltiplos

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

Objetivo desse trabalhou foi classificar e qualificar a distribuição longitudinal de sementes de soja de uma semeadora-adubadora trabalhando em diferentes velocidades, doses de grafite em dois diferentes discos dosadores. O experimento foi conduzido em delineamento de blocos ao acaso, em esquema trifatorial (2 x 3 x 3), sendo 2 tipos de discos dosadores (diferença no espaçamento dos alveolos), três velocidades de semeadura (4, 6 e 7,2 km h-1) e 3 doses de grafite 0, 100 e 150% da dose de 5 g kg de semente-1, com 3 repetições. Foram quantificados os espaçamentos aceitáveis, falhas, múltiplos, o coeficiente de variação do espaço entre sementes. Não houve interação entre os fatores, tão pouco significancia dos fatores isolados, concluindo que nas condições de ensaio, e, bem como, nesses parâmetros o uso de discos com diferentes distâncias entre alvéolos, em diferentes doses de grafite e velocidade na semeadura não influenciaram no espaçamento de deposição de sementes.

pdf DESEMPENHO DE PNEU AGRÍCOLA EM ENSAIO DE SUPERFÍCIE RÍGIDA EM FUNÇÃO DE DIFERENTES CARGAS E PRESSÕES DE INLFAÇÃO

Autores: MARQUES FILHO, A. C., GRUETNER, G. H., MOURA, M. S., LANÇAS, K. P.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: mecanização agrícola, compactação do solo, tráfego controlado

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

Ensaios com pneus agrícolas são fundamentais para a tomada de decisão na agricultura moderna. Cada modelo construtivo de pneu possui uma área de contato específica com o solo. A determinação da área de contato com o solo é importante durante as operações agrícolas, já que direciona a capacidade total de tração da máquina, bem como o grau de compactação causado no solo. Tendo em vista a problemática acima listada, o presente trabalho objetivou avaliar a influência da pressão de inflação e de diferentes cargas de trabalho aplicadas em um pneu agrícola de construção radial. Para realização dos ensaios foi utilizada metodologia proposta por Lanças, et al. (1996). O delineamento experimental foi inteiramente casualizado sendo que os tratamentos consistiram em cinco pressões de inflação e duas cargas controladas em pneu agrícola modelo 75R26. Os resultados demonstraram que a aplicação de 3000kgf proporcionou aumento de 28% na área de contato total e 20% na área de garras do pneu com a superfície. A pressão de inflação impacta diretamente a área de contato do pneu com a superfície, sendo que são necessários 131kPa para obtenção de um aumento de 10% de aumento na área de contato com a superfície rígida.

pdf DESEMPENHO DE TRATOR NA SEMEADURA EM FUNÇÃO DAS MARCHAS E ÁREAS CULTIVADAS

Autores: BERTOLLO, G. M., RAMOS, A. M., CAMPANARO, L., OLIVEIRA, F. C., PEREIRA, V. A. S., BERTINATTO, R.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Patinamento, capacidade de tração, soja

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

A utilização intensiva das áreas ao longo dos anos seja para o cultivo de forrageiras, para silagem e pastagem animal, e também para a produção de grãos, traz como consequência níveis significativos de compactação de solos pelos animais e máquinas, principalmente nos períodos de umidade excessiva do solo. Este estudo teve por objetivo avaliar o desempenho de trator na semeadura da soja em diferentes condições de cultivos. Foi utilizada área após pastejo animal de inverno, área de cultivo de trigo e área de confecção de feno, a partir de duas variáveis: a velocidade de semeadura e o controle do patinamento em semeadura da cultura da soja. O estudo foi realizado no município de Ajuricaba, RS. O delineamento experimental foi de blocas casualizados em esquema trifatorial 3 x 2 x 2, sendo três tipos de área (Tifton, pisoteio e trigo), duas marchas (terceira marcha e quarta marcha), e tração dianteira auxiliar (acionada e desligada), com três repetições. O Trator utilizado foi da marca Valtra BM125i 4x2, com tração dianteira auxiliar, potencia de 97 kW e semeadora da marca PlantiCenter modelo PC-9/8. Os resultados demonstram que a área sob restos culturas da cultura do trigo promovem maior patinamento das rodas motrizes do trator em relação ás áreas de pisoteio de animais e pastagem.

pdf DESEMPENHO DE TRATORES AGRÍCOLAS DE 250 KW EQUIPADOS COM PNEUS DUPLOS VERSUS MEIA ESTEIRA TRIANGULAR TRASEIRA

Autores: STRAPASSON NETO, L., KMIECIK, L. L., CAMPOS, G. S., PARIZE, G. L., ZIMMERMANN, G. G., JASPER, S. P.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: máquinas agrícolas, velocidade operacional, consumo horário de combustível

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

A inovação tecnológica da agricultura, busca aprimorar o rendimento dos conjuntos mecanizados, atualmente, as meias esteiras de borracha mostram-se solução valiosa para os tratores agrícolas, unindo desempenho de tração e menor compactação do solo. O objetivo do experimento foi avaliar o desempenho operacional e energético do trator agrícola equipado com pneus duplos versus meia esteira de borracha, na semeadura da soja. O experimento foi conduzido no delineamento em faixas com arranjo fatorial duplo (2x3), sendo o primeiro fator, o trator equipado com rodados de pneus duplos no eixo dianteiro e traseiro, versus trator equipado com rodados de pneus single na dianteira e meia esteira de borracha na traseira, e como segundo fator, três diferentes marchas, com cinco repetições, totalizando 30 unidades experimentais. Os dados coletados foram submetidos a análise de variância e quando significativa ao teste de Tukey. A operação de semeadura realizada com o trator equipado com meia esteira foi a mais eficiente na maioria dos parâmetros analisados, permitindo maior rendimento operacional e energético na semeadura da soja.

pdf DESEMPENHO DO CONJUNTO TRATOR-SEMEADORA EM DIFERENTES SISTEMAS DE PREPARO DO SOLO NA OPERAÇÃO DE SEMEADURA DO MILHO

Autores: REIS, M. A. M., CHIODEROLI, C. A., SILVA, A. O.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: operacional, cultivo mínimo, semeadura direta

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

Para que haja um bom desenvolvimento da cultura é necessário levar em consideração o ambiente do solo, pois as condições do solo podem modificar diretamente o desempenho da semeadora-adubadora, o que torna importante a avaliação do comportamento das máquinas sobre diferentes sistemas de preparo do solo. O objetivo do presente trabalho foi estudar o desempenho operacional do conjunto trator-semeadora em função de três sistemas de preparo do solo. O trabalho foi realizado na área ade experimentação agrícola, pertencente ao Departamento de Engenharia Agrícola da Universidade Federal do Ceará. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado, sendo três preparos de solo (convencional, cultivo mínimo e semeadura direta). Foram avaliadas as seguintes variáveis: velocidade real de deslocamento, patinamento dos rodados do trator, consumo em Lh-1 e em Lha-1 e capacidade de campo operacional. Os dados foram submetidos à análise de variância e quando significativos realizou-se a comparação das médias pelo teste de Tukey (p<0,05). É possível concluir que o melhor desempenho operacional do conjunto trator-semeadora ocorreu no preparo convencional (arado+grade).

pdf DESEMPENHO EM TRAÇÃO DE TRATOR AGRICOLA DE 81 KW EM OPERAÇÃO DE CAMPO SOB ADIÇÃO DE LASTRO

Autores: SANTIAGO, G. C., STRAPASSON NETO, L., KMIECIK, L. L., ZIMMERMANN, G. G., SAVI, D., JASPER, S. P.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: máquinas agrícolas, consumo horário de combustível, velocidade operacional

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

No decorrer das décadas, o trator tornou-se a principal máquina de trabalho no campo, essencial para a produção agrícola. Pode-se ampliar o desempenho ajustando parâmetros como, a adição de massa sob a forma de lastro, que proporciona maior força de tração e garante aos pneus maior área de contato com o solo. Objetivou-se nesse experimento determinar a configuração de lastros adicionados, na gradagem intermediária, que resulte em maior rendimento operacional e menor demanda energética do trator. O experimento foi conduzido no delineamento em faixas com três fatores, sendo eles a quantidade de lastro líquido adicionado (0%, 45% e 75%). Os parâmetros analisados foram a patinagem, o consumo horário de combustível e a velocidade operacional. Os dados coletados foram submetidos a análise de variância e, quando significativa, ao teste de Tukey. As configurações de 0% e 75% não diferiram entre si, evidenciando que em trator com pneus diagonais, a mesma não é necessária nessa operação e, em 40%, houve maior patinagem, consumo de combustível e menor velocidade operacional.

pdf DESEMPENHO ENERGÉTICO DE COLHEDORAS AXIAIS COM SISTEMA AXIAL E DUPLO ROTOR AXIAL NA COLHEITA DE SOJA SEMENTE

Autores: STRAPASSON NETO, L., SANTIAGO, G. C., PARIZE, G. L., KMIECIK, L. L., SAVI, D., JASPER, S. P.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: máquinas agrícolas, grãos, consumo de combustível

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

A máquina para realizar a colheita de grãos deve proporcionar menor consumo de combustível com maior velocidade, aliados a limpeza dos grãos e menor taxa de desperdícios. O experimento teve por objetivo avaliar o desempenho energético de duas colhedoras, com sistema axial e duplo rotor axial, analisando o consumo horário de combustível e velocidade operacional. O experimento foi conduzido no delineamento em faixas do tipo fatorial duplo (2x6), sendo o primeiro fator qualitativo, duas colhedoras de 198 e 202 kW, com sistema axial e duplo rotor axial, e o segundo fator quantitativo, seis velocidades alvo, e cinco repetições (60 unidades experimentais). Os resultados foram submetidos análise de variância e quando significativa ao teste de Tukey ou análise de regressão. A colhedora com rotor axial apresentou 11,41% a menos no consumo de combustível, o qual foi menor em todas as velocidades alvo, com diferença abrupta nas menores velocidades. A velocidade operacional foi superior em 1,78% para a colhedora com duplo rotor axial. Portanto, operações agrícolas que demandem menor velocidade de colheita, como na da soja semente, a colhedora com rotor axial mostra-se uma alternativa mais eficiente do ponto de vista energético.

pdf DESEMPENHO OPERACIONAL DO CONJUNTO MECANIZADO TRATOR ESCARIFICADOR-SUBSOLADOR

Autores: OLIVEIRA, J. L. P., MONTEIRO, L. A., NASCIMENTO, E. M. S., FURLANI, C. E. A., CARREIRA, V. S., LIMA, I. O.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Preparo do solo. Compactação. Capacidade operacional

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

A escarificação é a operação realizada para romper camadas compactadas do solo, melhorando suas propriedades físicas. Assim, objetivou com este trabalho avaliar o desempenho operacional do conjunto mecanizado trator escarificador-subsolador na operação de preparo do solo. O experimento foi conduzido na Universidade Federal de Ceará, Campus do Pici, Fortaleza, Ceará. Para realização do experimento utilizou-se um conjunto mecanizado trator escarificador-subsolador. O delineamento experimental foi em blocos inteiramente casualizados, fatorial (2 x 2 x 3), constituídos de duas ponteiras (estreita e alada), duas velocidades (4 km h-1 e 6 km h-1) e três espaçamentos entre as ponteiras (30 cm, 40 cm e 50 cm) com quatro repetições. Avaliaram-se a velocidade real de deslocamento, capacidade de campo efetiva e eficiência de campo. Os resultados mostraram que o aumento do espaçamento implicou no aumento da capacidade de campo efetiva e na eficiência de campo; o tipo de ponteira não influenciou nos resultados obtidos para velocidade real de deslocamento, capacidade de campo efetiva e eficiência operacional; e o uso da maior velocidade não resultou em maior eficiência de campo.

pdf DESEMPENHO OPERACIONAL E CUSTOS DE DIFERENTES OPERAÇÕES MECANIZADAS NA PRODUÇÃO DO TIFTON 85

Autores: CUNHA, J. P. B., CARVALHO, J. A., SILVA, R. S. V., OLIVEIRA, M. V. M.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: custos operacionais, forragicultura, mecanização

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

O entendimento e conhecimento das características operacionais de conjuntos mecanizados se tornou uma preocupação cada vez mais frequente principalmente por conta dos custos de produção, já que são diretamente afetados pelo desempenho operacional das máquinas envolvidas. Diante do exposto, o presente estudo teve por objetivo avaliar o desempenho operacional e determinar os custos operacionais nos diferentes conjuntos mecanizados na produção de forragem do Tifton 85. O experimento foi conduzido na fazenda Feno Rio, localizada no campus de Seropédica da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, na Região Metropolitana do Estado do Rio de Janeiro, em uma área total de 60 ha cultivada por Tifton 85 (Cynodon spp.). Para tal foram determinados o desempenho operacional e os custos das diferentes operações mecanizadas realizadas durante a produção do Tifton 85. Com base nas condições estudadas, é possível afirmar que a operação de enfardamento apresenta o maior custo operacional, estando diretamente relacionado ao custo de aquisição da máquina para a ação em questão. Atrelado a isso, os custos com a etapa de colheita refletem 48% de todo o custo com mecanização no processo de produção do Tifton 85.

pdf DESENVOLVIMENTO DE APLICATIVO PARA PLANEJAMENTO E ESTIMATIVA DO CUSTO HORÁRIO NA COLHEITA MECANIZADA DE ARROZ IRRIGADO

Autores: SOUZA, D. C., HALIM, C. V. L., RUSSINI, A., VARGAS, R. R., MARTINS, L. D. N.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: máquinas agrícolas, dispositivos móveis, Flutter

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

A colheita é uma das operações de suma importância na cultura do arroz irrigado devido ao seu alto custo e ao valor agregado, sendo que a execução inadequada pode comprometer o retorno dos investimentos realizados em todo o ciclo produtivo. Desta forma, o presente trabalho tem por objetivo apresentar um aplicativo destinado a área de mecanização agrícola, denominado ColheArroz. Este aplicativo tem por finalidade auxiliar no planejamento da operação de colheita mecanizada do arroz irrigado bem como realizar a estimativa do custo horário e determinação da área mínima que viabiliza a aquisição de uma colhedora autopropelida. O aplicativo foi criado a partir de equações e modelos matemáticos, sendo seu desenvolvimento realizado na plataforma framework Flutter, uma ferramenta open source para criação de aplicativos híbridos na qual utiliza a linguagem de programação Dart. Assim, o aplicativo mostra-se como uma importante ferramenta referente a tomada de decisão de colheita do arroz irrigado para os produtores.

pdf DESENVOLVIMENTO DE DISPOSITIVO DE BAIXO CUSTO PARA MEDIÇÃO DE VIBRAÇÕES EM CORPO HUMANO

Autores: RITTI, L. F. S., VILLIBOR, G. P., KHOURY JUNIOR, J. K., MINETTE, L. J., PINHEIRO, G. F.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: computador de placa única; acelerômetros MEMS; ergonomia

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

As vibrações mecânicas encontram-se presentes em quase todas as atividades, tais como em construção civil, indústrias extrativas, exploração florestal e agrícola. Objetivou-se com o presente trabalho desenvolver um sistema de baixo custo para medição de vibrações de corpo inteiro (VCI) e mão-braço (VMB). O trabalho foi realizado no Laboratório de Projeto de Máquinas (PMA) e no Laboratório de Mecanização Agrícola (LMA) da Universidade Federal de Viçosa. O sistema foi composto por um acelerômetro triaxial microeletromecânicos (MEMS), modelo ADXL345 e uma Beaglebone Green Wireless utilizando protocolo de comunicação I2C. Para obtenção de todos parâmetros vibracionais foi criado um programa computacional em linguagem Python e uma interface utilizando o software Qt Creator®. Os parâmetros vibracionais para caracterizar as VCI e VMB, além dos eixos de referência para medição, foram definidos conforme a norma ISO 2631. O sistema de medição proposto foi calibrado de forma estática e dinâmica. Foi possível medir as vibrações de corpo inteiro e de mão-braço utilizando computador de placa única e acelerômetro MEMS de forma satisfatória para equipamentos e máquinas que apresentam frequências vibracionais até 270 Hz. Além disso, a interface gráfica proposta permitiu ao usuário a execução das medições e análises das vibrações incidentes de forma rápida e simples.

pdf DESENVOLVIMENTO DO MILHO NAS CONDIÇÕES DE FALHA, DUPLO E ACEITÁVEL

Autores: ROSA, D. P., ZANCAN, A., VERARDI, J., CONTE, P. H.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: profundidade de semeadura, disco horizontal, produção

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito da uniformidade de semeadura no desenvolvimento da cultura do milho submetida a diferentes profundidades e condições de espaços entre semente. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso em esquema bifatorial (3x3), com 3 repetições, sendo fator 1 profundidade de semeadura 2,5; 5 e 8 cm, e fator 2 índice de espaçamento entre plantas, falha, duplo e aceitável. Foram mensuradas altura de planta e diâmetro de colmo em V5 e R4, número de fileiras por espiga, números de grãos por fileira e produtividade da planta nas condições de falha, duplo e aceitável. Na altura de planta e diâmetro de colmo, houve efeito siginificativo da combinação índice de espaçamento com profundidade no estádio V5, em que conforme aumenta-se a profundidade, há aumento da planta e do seu diâmetro, sendo a condição falha com maior desenvolvimento, o que gerou maior produção. O espaçamento e a profundidade entre as plantas afetou o desenvolvimento da cultura do milho.

logo-sbea-alta-qualidade-verde.png
© Copyright 2022 - Bruno Bragheto - Todos os direitos reservados

Pesquisar