Publicações

As informações apresentadas são de total responsabilidade dos autores.

Carregando...

Pasta Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

Documentos

pdf PROPOSTA DE DISPOSITIVO PARA MEDIÇÃO DE VIBRAÇÕES DE MÃO-BRAÇO UTILIZANDO SISTEMAS DE BAIXO CUSTO

Autores: PINHEIRO, G. F., VILLIBOR, G. P., RITTI, L. F. S., KHOURY JUNIOR, J. K., MINETTE, L. J.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Vibrações mecânicas; Ergonomia; Computador de placa única

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

Vibrações de mão-braço (VMB) são aquelas transmitidas ao trabalhador pelo contato das mãos e braços com máquinas e equipamentos. A incidência excessiva de vibrações mecânicas pode acarretar sérios danos à saúde. Computadores de placa única e sensores de baixo custo são alternativas aos sistemas comerciais de medição. Dessa forma, objetivou-se com o presente trabalho definir os principais requisitos para a medição das VMB de forma confiável, bem como definir o leiaute completo do dispositivo utilizando componentes de baixo custo. A partir de requisitos de projetos, definiu-se os principais componentes do sistema, bem como o leiaute do aparato de transmissão das vibrações entre os equipamentos e o operador, com base em perfis antropométricos. Foi possível definir um sistema simples, de baixo custo e que pode ser utilizado tanto em condições laboratoriais e em medições em campo. Além disso, o uso de técnicas de impressão 3D permitiu definir um aparato para o sensor simples, leve e que contemple os requisitos de projeto.

pdf PROPRIEDADES FÍSICAS DO SOLO EM DIFERENTES TIPOS DE PREPARO DE SOLO E ESPAÇAMENTOS ENTRE MUDAS DE TIFTON 85 (Cynodon spp.)

Autores: CORRÊA, G. G., ANDRADE, L. T., LIMA. J. A. N. S., CARDOSO, J. H. F., SILVA, P. A., CHIODEROLI, C. A.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: compactação; densidade; porosidade total

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

A compactação do solo é uma das principais causas de degradação das pastagens, pois o acréscimo na densidade e a redução da porosidade total limita o desenvolvimento radicular das plantas. Objetivou-se avaliar os atributos físicos do solo em um latossolo vermelho distrófico, em diferentes preparos de solos e espaçamentos entre mudas de Tifton 85. O trabalho foi realizado no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Iturama-MG em parceria com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro-UFTM. O delineamento experimental foi em blocos inteiramente casualizados em esquema fatorial 3x3, correspondendo a três espaçamentos de mudas da espécie Tifton 85 (Cynodon spp.) e três métodos de preparo de solo. Cada tratamento foi composto por 4 repetições, totalizando 36 parcelas de 20 m². Foram analisadas as variáveis de porosidade total e densidade na profundidade de 0,0-0,20 m. Observou-se que o preparo de solo apresentou (p<0,05) para porosidade total, constatando que houve maior porosidade com o arado e menor porosidade total com a grade. Para densidade do solo, verificou-se que o arado se sobressaiu do subsolador e grade, obtendo uma menor densidade do solo.

pdf QUAIS OS PRINCIPAIS REQUISITOS DE UM QUANTIFICADOR DE PERDAS DA COLHEITA MECANIZADA DO AMENDOIM?

Autores: GODINHO JUNIOR, J. D., BRITO FILHO, A. L., COSTA, J. B., FRANCETTO, T. R., SILVA, R. P., BARBOSA JÚNIOR, M. R.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Arachis hypogaea L., Mecanização Agrícola, Controle de Qualidade

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

A mensuração das perdas durante a colheita do amendoim é fundamental para o controle da qualidade desta operação, entretanto, é um processo muito trabalhoso, sendo muitas vezes negligenciado. A partir disto, objetivou-se através deste trabalho identificar os principais requisitos de um quantificador de perdas da colheita mecanizada do amendoim. Primeiramente foi realizada uma pesquisa bibliográfica para especificar as principais características pertinentes ao desenvolvimento do projeto de um quantificador de perdas, em seguida foi elaborado e aplicado um questionário para levantar informações que esclarecessem a forma que o entrevistado é ligado a cultura do amendoim. Qual a importância que ele atribui as perdas durante a colheita mecanizada, seu interesse em uma máquina que facilitasse a estimativa destas perdas e quais seriam as suas necessidades como cliente. Os principais requisitos de um quantificador de perdas da colheita mecanizada de amendoim são: ter custo de aquisição baixo, pouca e simples manutenção, possuir maior vida útil, fácil instalação, regulagem e utilização, ter baixo consumo, ser capaz de separar as perdas invisíveis das visíveis e contar com assistência técnica capacitada.

pdf QUALIDADE DA DISTRIBUIÇÃO DE SEMENTES DE MILHO COM O ACIONAMENTO ELÉTRICO DOS MOTORES FERTISYSTEM®

Autores: OLIVEIRA, I. V., CONTE, P. H., DE NARDI, A. D., HUPPES, F. M., OLIVEIRA, L. H., ROSA, D. P.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: tecnologia, semeadura, agricultura de precisão

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

A adequada distribuição de plantas é uma das práticas culturais mais importantes para determinar a produtividade na cultura do milho, sendo esse altamente sensível às variações da população de plantas, ao espaçamento entre linhas, à uniformidade de emergência e à uniformidade de distribuição de plantas na linha. O objetivo deste trabalho é avaliar a eficiência da transmissão elétrica na distribuição de sementes em relação a transmissão mecânica na cultura do milho. O experimento foi em uma área de produção de grãos em 2019, sendo realizado via técnicas de agricultura de precisão em um talhão de 4,19 ha onde no mesmo foi realizado os seguintes tratamentos: semeadora com acionamento por transmissão mecânica (MEC) e semeadora com acionamento por transmissão elétrica (ELE). Para qualificação dos efeitos foram mensuradas algumas propriedades da semeadura, sendo: coeficiente de variação do espaçamento entre as sementes, índices de plantabilidade como falho, duplo e aceitável. O sistema ELE não teve diferença significativa sobre o MEC.

pdf QUALIDADE DA OPERAÇÃO DE PREPARO DO SOLO EM TRÊS VELOCIDADES DE DESLOCAMENTO

Autores: PINTO, A. A., CAMARA, F. T., PINTO, L. A., LOPES, A.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: carta de controle, desempenho operacional, eficiência de campo

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

Objetivou-se avaliar a qualidade da operação de preparo do solo com grade leve em três velocidades de deslocamento utilizando o Controle Estatístico de Processos (CEP). As velocidades utilizadas foram 3, 4 e 5 km h-1. O trator utilizado foi da marca New Holland, modelo 7630, com potência de 80 kW (108 cv) no motor, com uma grade leve acoplada. Foram avaliadas a capacidade de campo operacional (CcO) e o rendimento de campo efetivo (RcE) como indicadores de qualidade da operação de preparo do solo. A CcO obteve processo estável em todas as velocidades. Já o RcE obteve instabilidade de processo quando trabalhado com 3 km h-1. A aplicação do Controle Estatístico de Processo na operação preparo do solo permitiu identificação de pontos instáveis no rendimento de campo efetivo para a velocidade de 3 km h-1. A existência de variabilidade no rendimento de campo efetivo não compromete a estabilidade da operação de preparo do solo com grade de dupla ação offset nas três velocidades.

pdf QUALIDADE NO PROCESSO DO RECOLHIMENTO MECANIZADO DO AMENDOIM

Autores: BRITO FILHO, A. L., BARBOSA JÚNIOR, M. R., CARREIRA, V. S., SOUZA, J. B. C., OLIVEIRA, R. P., SILVA, R. P.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Arachis hypogaea L., Cartas de controle, Perdas quantitativas

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

As perdas são uma parte inevitável da operação da colheita mecanizada de amendoim, desta maneira objetivou-se monitorar a qualidade operacional da colheita mecanizada do amendoim por meio do Controle Estatístico de Qualidade (CEQ), e quantificar as perdas totais com a utilização da armação circular. O experimento foi realizado, em área comercial, na safra 2019/2020, no município de Ribeirão Preto, estado de São Paulo, em que o delineamento experimental seguiu as premissas do CEQ, monitorando, ao longo do tempo, 20 pontos amostrais que foram distanciados entre si com 80 m de comprimento utilizando-se de armações circulares para a quantificação das perdas totais. Por meio das cartas de controle de valores individuais não foram observados valores fora de controle pelos limites estabelecidos pelo processo. Concluindo que por meio da aplicação das ferramentas de qualidade é possível o monitoramento da operação, em que não houve presença de causas especiais.

pdf QUANTIFICAÇÃO DE PERDAS INERENTES A COLHEITA MECANIZADA DE CANA-DE-AÇÚCAR EM FUNÇÃO DA ROTAÇÃO DO EXTRATOR PRIMÁRIO

Autores: ALVES, R. S., ESCARELA, V. A. C., NASCIMENTO, G. P., SILVA, M. G., SANTOS, P. R. A., CHIODEROLI, C. A.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: colhedora, Saccharum spp, qualidade da colheita

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

A cultura da cana-de-açúcar apresenta enorme importância no cenário socioeconômico brasileiro, visto que, é matéria-prima para a confecção de uma diversidade de produtos. Com isso, se faz necessário estudos que aperfeiçoem a logística dos processos relacionados ao cultivo de cana-de-açúcar. Diante disso, o objetivo do trabalho foi quantificar as perdas no processo de colheita mecanizada em diferentes configurações de rotação do extrator primário de uma colhedora de cana-de-açúcar (900 rpm, 1.000 rpm e 1.100 rpm). O trabalho foi desenvolvido em área agrícola localizada no município de União de Minas – MG, no mês de outubro de 2019, em solo de textura argilosa, cultivar CTC 4, em canavial de primeiro corte. A fim de quantificar as perdas, foram utilizados os parâmetros, estilhaço, rebolo repicado e lasca. Diferentes indicadores para quantificação de perdas foram demonstrados pelo controle estatístico de processo (CEP). É notável que a variável lasca teve maior responsabilidade sobre as perdas comparada entre as demais, e com menores valores entre as perdas se encontra a variável estilhaço, demonstrando na carta valor zero de média e limites de controle, na rotação de 1.100 rpm, além de valores baixos entre as demais rotações.

pdf RELAÇÕES ENTRE ATRIBUTOS FÍSICOS DO SOLO E PRODUTIVIDADE DA SOJA EM PLANTIO DIRETO

Autores: ARCOVERDE, S. N. S., SOUZA, C. M. A., SILVA, L. T. CRESTANI, A. F., ALE, L. P.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: densidade do solo, Glicine max, semeadura direta

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

O intenso tráfego de máquinas em áreas sob plantio direto pode ocasionar estados de compactação do solo prejudiciais à qualidade física e, consequentemente, à produção agrícola. Objetivou-se avaliar as relações entre atributos físicos do solo e produtividade da soja em plantio direto. O estudo foi realizado em um Latossolo Vermelho Distroférrico argiloso, utilizando-se o delineamento em blocos ao acaso, sendo os tratamentos: plantio direto há 10 anos (0 passada de trator) e cinco intensidades de tráfego do mesmo trator (2, 4, 6, 8 e 12 passadas) com cinco repetições. Foram coletadas amostras do solo com estrutura preservada, nas camadas de 0,00-0,10 e 0,10-0,20 m, para determinação da densidade, resistência do solo à penetração e macroporosidade. Houve relação direta entre a densidade e a resistência do solo à penetração, e relação inversa entre a densidade e a macroporosidade, com o aumento do estado de compactação. Quando os valores de macroporosidade foram de até 10%, os de densidade entre 1,51 e 1,56 Mg m-3 e resistência do solo à penetração entre 1,5 e 2,0 MPa, na camada de 0,00-0,10 m, foram obtidas produtividade de grãos superiores a 3000 kg ha-1.

pdf RELAÇÕES ENTRE RESISTÊNCIA À PENETRAÇÃO E DENSIDADE DO SOLO CULTIVADO COM CANA PLANTA EM PLANTIO DIRETO E PREPARO REDUZIDO

Autores: ARCOVERDE, S. N. S., SOUZA, C. M. A., SUÁREZ, A. H. T., MACIAK, P. A. G., SANTOS, W. R.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: atributos físicos, manejo do solo, qualidade física do solo

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

Objetivou-se avaliar as relações entre a resistência à penetração (RP) e a densidade (Ds) como indicadores de qualidade física de um Latossolo Vermelho Distroférrico sob plantio direto (SPD) e preparo reduzido (SPR) em cultivo de cana planta. O SPR consistiu de gradagem pesada, enquanto o SPD de controle mecanizado (trituração) das plantas daninhas seguida de abertura de sulcos para plantio. 45 dias após o plantio, no centro de cada unidade experimental, foram coletadas amostras de solo indeformadas nas camadas de 0,00-0,10 e 0,10-0,20 m. Ajustaram-se equações lineares à RP em função da Ds para cada preparo do solo e camada analisados, a fim de obter valores de Ds limitantes ao crescimento radicular da cana, considerando a faixa de valores de RP de 2,5 a 3,8 MPa como limitante para solos argilosos a muito argilosos. Na camada de 0,00-0,10 m, a Ds limitante variou entre 1,33 e 1,41 Mg m-3, no SPD, e entre 1,29 e 1,37 Mg m-3, no SPR. Na camada de 0,10-0,20 m, a Ds crítica variou entre 1,30 e 1,36 Mg m-3, no SPD, e entre 1,27 e 1,33 Mg m-3, no SPR. Portanto, na camada de 0,00-0,20 m, o SPD manteve maiores valores de Ds limitante ao crescimento radicular da cana planta em solo argiloso.

pdf RESISTÊNCIA À PENETRAÇÃO E TEOR DE ÁGUA DO SOLO APÓS A SUBSOLAGEM

Autores: MACHADO, T. A., MENDES, I. N. M., SIQUEIRA, A. C. S., LISBOA, C. F.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: plantio direto, compactação do solo, umidade do solo

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

O desempenho de subsoladores pode ser influenciado pelos resíduos culturais sobre o solo em áreas de pastagem ou em sequeiro com a utilização do plantio direto. Nestes sistemas, após a passagem do conjunto mecanizado, a operação de subsolagem pode influenciar diretamente na resistência à penetração ou ser influenciada pelo teor de água no solo. Portanto, o objetivo do trabalho foi avaliar, após a passagem do subsolador na área, os valores de resistência à penetração e teor de água do solo em diferentes profundidades. O trabalho foi conduzido no IF Goiano – Campus Morrinhos em áreas de sequeiro e pastagem. A operação de subsolagem foi realizada a uma velocidade de 4,5 km h-1, onde houve a atuação das hastes em três diferentes profundidades (00-15, 15-30 e 30-45 cm). Para mensurar a resistência à penetração do solo, foi utilizado um penetrômetro eletrônico (Eijkelkamp M10615SA Penetrologger) A porcentagem de teor de água no solo foi obtida pelo método gravimétrico em amostras deformadas. Para a realização da estatística, foi utilizado um DIC com quinze repetições em cada profundidade de subsolagem. Os valores foram analisados através de uma análise de variância e, posteriormente, as médias das variáveis nos diferentes tratamentos foram submetidas ao teste de Tukey 5%. No sequeiro, o teor de água se manteve semelhante em todas as profundidades e resistência à penetração foi menor quando houve um aprofundamento da ação da haste sulcadora. Na pastagem a camada de 15-30 cm obteve menores valores de compactação com umidade estando presente nas camadas mais profundas.

pdf RESISTÊNCIA À PENETRAÇÃO EM SISTEMAS CONSERVACIONISTAS DE MANEJO DO SOLO PARA CANA-DE-AÇÚCAR UTILIZANDO-SE ANÁLISE FATORIAL

Autores: ARCOVERDE, S. N. S., SOUZA, C. M. A., MACIAK, P. A. G., SUAREZ, A. H. T., ARMANDO, E. J.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: compactação, plantio direto, preparo reduzido

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

Objetivou-se analisar a resistência à penetração de um Latossolo Vermelho Distroférrico cultivado com cana-planta em plantio direto e preparo reduzido, utilizando-se análise fatorial (AF). O trabalho foi realizado na UFGD, onde a área experimental foi dividida em dois sistemas de preparo do solo, em cada preparo foram plantadas oito cultivares de cana-de-açúcar em delineamento inteiramente casualizado, com quatro repetições, totalizando 32 unidades experimentais. Nas unidades experimentais, na linha do rodado do trator avaliou-se em cinco pontos a resistência do solo à penetração (RP) com penetrômetro na camada de 0,00-0,40 m. Os dados foram estratificados em camadas de 5 cm, e o valor médio destas foi determinado por integração numérica, usando a Regra 3/8 de Simpson. Os dados da RP foram analisados segundo a AF para identificação das camadas com RP semelhantes. A AF indica formação de camada compactada superficial na linha do rodado, seguida de estabilização da RP em profundidade. Verificam-se maiores valores de RP nas camadas superficiais do solo sob preparo reduzido, enquanto estes foram encontrados nas camadas subsuperficiais do solo sob plantio direto em cultivo de cana-planta.

pdf RUÍDO EMITIDO POR TRATORES AGRÍCOLA NA PRODUÇÃO CAFEEIRA

Autores: RINALDI, P. C. N., ZAMPIROLI, R., SOUZA, W. F. G. S., ALVARENGA, C. B.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: ergonomia, acidentes, operador

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

A exposição ao elevado nível de ruído proporciona maior fadiga, diminuição da atenção na operação, podendo com isso ocasionar acidentes. Objetivou-se quantificar o ruído de tratores agrícolas de pneus em uso na produção cafeeira na região do município de Monte Carmelo, MG, e confrontá-los com os estabelecidos por normas nacionais e internacionais. O experimento foi realizado nas propriedades da região. Os dados foram coletados nas propriedades produtoras de café que possuíam tratores que se enquadraram em quatro faixas de potência. Para a medição dos níveis de ruído foi utilizado um medidor de pressão sonora, decibelímetro portátil. As medições dos ruídos foram realizadas em diferentes posições em relação ao ouvido do operador e ao ponto de referência do assento - PRA, nas rotações de 1.000; 1.200; 1.400; 1600 e 2.000 rpm, sendo realizadas cinco repetições em cada rotação. Foi observado maior nível de ruído na lateral direita do operador, devido a saída dos gases do escapamento, não diferindo em relação à medição pelo PRA. Os tratores com maior potência efetiva, sem cabine, nas maiores rotações, acima de 1.400 rpm, apresentam níveis de ruído mais elevados. Porém, recomenda-se o uso de protetores auriculares em todas as condições analisadas.

pdf SEMEADURA DE MILHO VARIEDADE E HÍBRIDO: AMPLITUDE DE VARIAÇÃO DA DISTÂNCIA LONGITUDINAL ENTRE SEMENTES

Autores: CORREIA, T. P. S., LOPES, A. G. C., NEIVA, M. V. C, TAVEIRA, W. M. C. F., SOUZA, A. A. R., FAGGION, F.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: distribuição longitudinal, falhas, produtividade, Zea mays L.

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

Um dos fatores que afeta a produtividade de uma cultura é a presença de falhas na distribuição longitudinal das sementes. O objetivo do trabalho foi avaliar a produtividade de grãos na semeadura de milho variedade e híbrido com diferentes amplitudes de variação na distribuição longitudinal entre sementes. O trabalho foi realizado durante a safra 2018/2019 em campo experimental do Laboratório de Mecanização Agrícola da Faz. Experimental Água Limpa - LAMAGRI, pertencente a Universidade de Brasília. Os tratamentos utilizados foram: Testemunha com espaçamento referência de 33 cm entre sementes (ER); ER com amplitude 20% maior entre sementes (A20%≥ER); ER com amplitude 30% maior entre sementes (A30%≥ER); ER com amplitude 40% maior entre semente (A40%≥ER); ER com amplitude 50% maior entre sementes (A50%≥ER). O delineamento utilizado foi o inteiramente casualizado com quatro repetições por tratamento, para milho variedade e híbrido. Cada parcela utilizou quatro linhas de semeadura espaçadas em 0,5 m e 10 m de comprimento. Pelo teste de Tukey (P≤0,05), os resultados indicaram que híbrido e cultivar reduzem respectivamente 12,9 e 8,6% a produtividade de grãos na semeadura com A30%≥ER e A40%≥ER. 30 e 40% foram amplitudes máximas do espaçamento entre sementes sem prejuízos à produtividade de grãos.

pdf SIMULAÇÃO NUMÉRICA DE FALHA EM MOTOR 4 TEMPOS UTILIZADO EM CORTADOR DE GRAMA

Autores: PEREIRA, D. A, JORGE, N. L., ENES, A. M., VALE, W. G., SANTOS, J. C. J., SANTOS, P. F. T.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Elementos Finitos, Manutenção Industrial, Simulação Numérica

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

A manutenção industrial representa um importante ativo para a economia de qualquer empresa. No ambiente agrícola não é diferente, sendo assim sabe-se que falhas cometidas durante procedimentos corretivos podem acarretar sérios danos aos equipamentos. Logo, objetivou-se com este trabalho simular por meio do software Solidworks um caso real de falha ocorrido em um equipamento cortador de grama, ao qual teve alguns de seus componentes modelados sob condições de contorno que buscaram aproximar as condições reais de operação e do modo de falha. Foi possível constatar que uma falha no procedimento de manutenção foi a principal responsável pela fratura de um elemento importante deste equipamento.

pdf SISTEMA DE INTEGRAÇÃO LAVOURA-PECUÁRIA POR DIFERENTES MANEJOS DO SOLO NA REDUÇÃO DAS PERDAS DO FEIJOEIRO

Autores: MARQUES, F. L. C., YANO, E. H., TRINDADE, V. D. R., SHINKAI, A. L. F., CASAGRANDE, R., MOREIRA, A. A.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: cultivo mínimo, plantio direto, plataforma de corte

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

As características morfológicas do feijoeiro têm dificultado a colheita mecanizada. O objetivo foi quantificar e estimar as perdas de grãos do feijoeiro pelo Método indireto das características biométricas da cultura sobre palhada do consorcio do milho com Urocloa brizantha cv. Marandu semeado pela “Terceira Caixa”, em sistemas de manejo do solo continuo e alternado de 7 anos, por cultivo mínimo (CM), preparo reduzido (PR), plantio direto (SPD) com haste e disco contínuo, e cultivo mínimo alternado com plantio direto e vice-versa. O experimento foi instalado na FEPE, da FE- UNESP, em Selvíria-MS. O delineamento estatístico foi de blocos ao acaso com 6 tratamentos e 4 repetições. A diferença na capacidade de produção de palhada pelo consorcio do milho com Marandu permitiu significância entre os manejos do solo quanto ao n° de grãos/planta e porcentagem de plantas com inserção de vagens acima de 0,15m. O maior acumulo de MS pela consorciação no SPD sobre CM, contribui para o aumento do estabelecimento de plantas do feijoeiro com altura acima de 0,15m, como apoio de sustentação de plantas na emissão de vagens e distanciamento do contato com o solo e consequentemente nos menores índices de perdas de grãos. O método indireto da biometria pode auxiliar na estimativa de perda de grãos e planejamento de colheita.

pdf SISTEMA ELETROMECÂNICO PARA APLICAÇÃO DE FERTILIZANTES EM SEMEADORA ADUBADORA À TAXA VARIÁVEL

Autores: NORATO, S. E., MION, R. L., BARROS, N. K. S., SANTOS, A. L.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: agricultura de precisão, mecanização agrícola, variabilidade do solo

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

Com a chegada da agricultura de precisão tornou-se necessário a aplicação de fertilizantes em quantidades exatas e no momento certo, levando-se em consideração a variabilidade espacial do solo. Com isso objetivou-se desenvolver um sistema eletromecânico para a aplicação de fertilizantes sólidos em linha à taxa variável para ser utilizada na agricultura familiar. O sistema em questão foi construído em três partes principais que incluem o sistema de controle, o sistema de acionamento e o mecanismo dosador acionado por um motor elétrico CC e um microcontrolador arduino nano, um módulo PWM de 12V e um módulo relé. Os testes foram feitos em campo comparando-se o sistema proposto e o sistema convencional com relação de transmissão. Para o sistema eletromecânico proposto obteve-se melhores resultados e melhor eficiência comparado ao sistema convencional.

pdf SISTEMAS DE PREPARO DO SOLO E ESPAÇAMENTOS ENTRE MUDAS DE TIFTON 85 (Cynodon spp.): COMPORTAMENTO DOS ATRIBUTOS FÍSICOS DO SOLO

Autores: CORRÊA, G. G., ANDRADE, L. T., LIMA. J. A. N. S., CARDOSO, J. H. F., SILVA, P. A., CHIODEROLI, C. A.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: compactação, porosidade total, densidade

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

A compactação pode alterar o desenvolvimento da cultura, pois qualquer alteração nos atributos físicos do solo, afeta o crescimento radicular das plantas. Objetivou-se avaliar os atributos físicos do solo em função de diferentes preparos de solo e espaçamento entre mudas. O trabalho foi desenvolvido no Sindicato dos trabalhadores rurais de Iturama- MG em parceria com a Universidade Federal do Triângulo Mineiro-UFTM. O solo da área experimental é classificado como latossolo vermelho distrófico, com classe textural franco arenoso. O delineamento foi em blocos inteiramente casualizados em esquema fatorial 3x3, correspondendo a três espaçamentos de mudas da espécie Tifton 85 (Cynodon spp.) e três métodos de preparo de solo. Cada tratamento foi composto por 4 repetições, totalizando 36 parcelas de 20 m². Foram analisadas as variáveis de porosidade total e densidade na profundidade de 0,20-0,40 m. Observou-se que não apresentou diferenças significativas (p<0,05) para porosidade total e densidade nos fatores preparo de solo e espaçamentos entre mudas.

pdf TECNOLOGIA DE APLICAÇÃO NA REGIÃO OESTE DO PARANÁ

Autores: RAMOS, A. M., BERTOLLO, G. M., FACCIN, B., OLIVEIRA, F. C., PEREIRA, V. A. S., GIOVANELLA, T. H.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Tecnologia de aplicação, pulverizador, inspeção

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

A forma de aplicação de produtos químicos pelos produtores rurais bem como o estado de conservação e manutenção dos pulverizadores pode interferir no sucesso ou complicações das pulverizações agrícolas. Além disso, o nível de conhecimento básico sobre alguns aspectos importantes no momento da aplicação, são fatores importantes para conhecer a situação real dos aplicadores de produtos fitossanitários. O objetivo deste trabalho foi verificar os principais conhecimentos e procedimentos realizados pelos produtores rurais da Região Oeste do Estado do Paraná na aplicação de produtos fitossanitários. Para aquisição dos dados foram avaliados diversos pulverizadores na região de abrangência da Emater Toledo. Após a avaliação foi aplicado um questionário para cada aplicador com questões referentes a forma de aplicação, manuseio, cuidados e conhecimentos gerais. Conclui-se que grande parte dos produtores rurais que realizam aplicação de produtos fitossanitários nunca regulagem o pulverizador. Mais de 70% dos produtores rurais não utilizam o manômetro para realizar a regulagem e calibração dos pulverizadores.

pdf UNIFORMIDADE DE SEMEADURA DE MILHO EM DIFERENTES VELOCIDADES E PROFUNDIDADES DE SEMENTES

Autores: ROSA, D. P., ZANCA, A., VERARDI, J., CONTE, P. H.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: aceitável, coeficiente de variação, disco horizontal

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

O objetivo deste trabalho foi avaliar a uniformidade da distribuição de sementes de milho em diferentes velocidades, profundidade de semeadura e seus impactos na produtividade da cultura. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso em esquema bifatorial (4x3), sendo fator 1 a velocidade de semeadura (V), 2,1; 3,7; 5,9 e 7,8 km h-1, e fator 2 a profundidade de sementes (P) 2,5, 5 e 8 cm. Foram mensurados o índice de aceitável, falha e duplo, coeficiente de variação (CV), e, também foi avaliado a produtividade. Não houve interação entre a P com V, a diferença foi na interação contrária, em que o aumento da V aumentou CV. A maior variação ocorreu na P de 2,5 cm, 52,37% contra 13,46% e 21,24% da P de 8 e 5 cm respectivamente. Em relação aos espaçamentos de sementes, o índice de falhos não diferiu para nenhum dos fatores ou interação, já aceitáveis e duplos houve efeito do fator V, demonstrando maior intensidade nas velocidades 2,1 e 3,7 km h-1 e maior índice de duplos nas velocidades de 5,9 e 7,8 km h-1. A velocidade e a profundidade afetou o desenvolvimento da cultura do milho, sendo quanto menor a profundidade e maior a velocidade afetaram negativamente a uniformidade e produtividade.

pdf USO DE NABO FORRAGEIRO COMO TÉCNICA DE MELHORIA FÍSICA EM SOLO COMPACTADO

Autores: CASAGRANDE, R., ROSA, D. P., CONTE, P. H., ZANCAN, A., FOLLMER, G. C., CONCEIÇÃO, K. S. S.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Plantio direto, escarificação biológica, tráfego

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

O objetivo deste trabalho é qualificar o efeito da melhoria física do solo compactado através do uso de nabo forrageiro (Raphanus sativus L.). O experimento foi conduzido em Nitossolo Vermelho sob delineamento experimental de blocos ao acaso em esquema bifatorial, sendo o fator 1 intensidade de tráfego (0, 2 e 4 passadas) e fator 2 uso de plantas descompactadoras (0, 10, 15 e 30 kg ha-1), cultivadas nas safras agrícolas de 2017/2018, 2018/2019 e 2019/2020. Para quantificação e qualificação dos efeitos foram coletada a resistência mecânica do solo à penetração nas camadas de 0 a 5, 6 a 10, 11 a 15 e 16 a 30 centímetros, verificando a área de atuação das plantas descompactadoras. De acordo com análises estatísticas, os valores variaram de 53,25 kPa a 1609,75 kPa em diferentes profundidades, diferindo estatisticamente entre si, demonstrando que o nabo forrageiro tem influência significativa na descompactação do solo.

logo-sbea-alta-qualidade-verde.png
© Copyright 2022 - Bruno Bragheto - Todos os direitos reservados

Pesquisar