Publicações

As informações apresentadas são de total responsabilidade dos autores.

Carregando...

Pasta Engenharia de Água e Solo (EAS)

Documentos

pdf PRODUTIVIDADE DA BANANEIRA “PACOVAN KEN” SOB DIFERENTES DOSES DE NITROGÊNIO E POTÁSSIO VIA FERTIRRIGAÇÃO

Autores: FERNANDES, J. L., EFFEGEM, C., BONOMO, R., SOUZA, J. M., CAMPANHARO, A., BLANK, D. B.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: irrigação, Musa spp., produção

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

Objetivou-se com o presente trabalho, avaliar a produtividade da bananeira “Pacovan Ken” sob diferentes doses de nitrogênio e potássio aplicados via fertirrigação. O experimento foi desenvolvido na Fazenda Experimental da Universidade Federal do Espírito Santo - CEUNES/UFES, localizada no município de São Mateus, região norte do Espírito Santo. O delineamento experimental foi em blocos casualizados (DBC), com quatro repetições, em esquema fatorial 4x4, cujos tratamentos foram quatro doses de nitrogênio (200; 400; 600 e 800 kg ha-1 de N) e quatro doses de potássio (300; 600; 900 e 1200 kg ha-1 de K2O). A produtividade foi avaliada quando os frutos encontraram-se em pleno desenvolvimento fisiológico. Observou-se que, com o aumento das doses de nitrogênio a produtividade apresentou comportamento linear decrescente enquanto o aumento das doses de potássio apresentou comportamento quadrático, obtendo máxima produtividade com a dose de 835 kg ha-1 de K2O, no segundo ciclo de produção.

pdf PRODUTIVIDADE DO CAFEEIRO CONILON SUBMETIDO A LÂMINAS DE IRRIGAÇÃO SOB GOTEJAMENTO SUBSUPERFICIAL

Autores: OLIVEIRA, A. C. L. F., BORGES JUNIOR, L. M., BONOMO. R., CAMPANHARO, A., SOUZA, J. M., SANTOS, M. F.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Coffea Canephora, Consumo hídrico, Café Irrigado

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

O uso da irrigação tornou-se necessária para reposição da água em diversas culturas, dentre elas o cafeeiro Conilon. Entretanto com tendência de aumento do consumo em razão da necessidade de aumento da produção agrícola, concomitante com cenários de mudanças climáticas, faz-se necessário o aumento da eficiência dos sistemas de irrigação e da eficiência do uso da água pelas culturas. O emprego de estratégias de instalação dos gotejadores, como na opção enterrada, apresenta-se como alternativas. Diante disso, objetivou-se avaliar a produtividade do cafeeiro Conilon submetido a lâminas de irrigação por gotejamento subsuperficial. O experimento foi conduzido na fazenda experimental do CEUNES/UFES, com um delineamento em blocos casualizados, com quatro repetições, no esquema de parcelas subdivididas, sendo as parcelas as diferentes profundidades de linhas de gotejamento (0,10 e 0,20 m) e as subparcelas as diferentes lâminas de água aplicada (100, 73 e 45%). Foi avaliado a produtividade, o rendimento e a classificação dos grãos em peneira. Concluiu-se que a melhor produtividade se deu no tratamento irrigado a 0,10 m de profundidade e lâmina de 100% de aplicação de água e para as demais variáveis avaliadas, rendimento e a classificação do grão em peneira, não houveram diferenças significativas.

pdf PRODUTIVIDADE E EFICIÊNCIA NO USO DA ÁGUA NA CULTURA DO AMENDOINZEIRO SOB ESTRESSE HÍDRICO NA FASE REPRODUTIVA

Autores: BERTINO, A. M. P., FARIA, R. T., ALVES, T. L., BARBOSA, J. de A., CAZUZA NETO, A., BOM JESUS, E. da S.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Arachis hypogaea, regime hídrico, estádio fenológico

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

O amendoinzeiro é uma das mais importantes leguminosas no mundo, sendo no Brasil uma cultura de elevada importância, principalmente no estado de São Paulo, região mais produtora. O trabalho teve como objetivo avaliar estratégias de manejo de irrigação deficitária para maximizar produtividade e eficiência no uso da água no cultivo de amendoim na fase reprodutiva. O experimento foi conduzido Jaboticabal, SP, onde foram avaliados os efeitos de cinco níveis de irrigação deficitária (10%, 29%, 56%, 81% e 100% da evapotranspiração da cultura) na fase reprodutiva da cultura. O amendoinzeiro mantém a produtividade (3800 kg ha-1), acima da média nacional (3670 kg ha-1), com níveis de irrigação entre 300 a 350 mm durante o ciclo. A lâmina de 190 mm resulta em maior EUA, sem reduzir de forma significativa a produtividade, com redução de 54% da lâmina aplicada durante o ciclo, quando comparado com a de 100%.

pdf PRODUTIVIDADE E SANIDADE DE CAPIM FERTIRRIGADO COM ÁGUA RESIDUÁRIA DE LATICÍNIOS

Autores: RIBEIRO, W. A. S., SOUZA, J. A. R., OLIVEIRA, W. M., BARBOSA, T. S., MOREIRA, D. A., SILVA, E. L.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: águas residuárias, laticínios, forrageira

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

A indústria de laticínios representa uma atividade de grande importância na economia brasileira e mundial. Os efluentes líquidos (águas residuárias) apresentam elevados teores de matéria orgânica, gorduras, sais, sólidos suspensos e nutrientes, e são considerados a principal fonte de poluição dessas indústrias. O aproveitamento de águas residuárias na agricultura tem surgido como uma alternativa para controle da poluição das águas superficiais e subterrâneas, além da disponibilização de água e fertilizantes para as culturas, ciclagem de nutrientes e aumento na produção agrícola, reduzindo os custos de produção e melhorando as características físicas, químicas e microbiológicas do solo. Com este trabalho, objetivou-se, avaliar a disponibilidade de nutrientes, produtividade e possíveis alterações na composição químico-bromatológica do capim-mombaça, quando submetido a diferentes doses de água residuárias de laticínios. Tendo como resultados em que a maior dose, 600 kg de Na ha-1, teve um acréscimo de 118,5% na matéria fresca e de 96,5% na matéria seca mostrando que estes resultados se mostram eficiente em promover acréscimos na produção, que, provavelmente, esteja relacionado aos nutrientes presentes no efluente que foram disponibilizados no solo.

pdf QUAL O IMPACTO DO USO DE CROTALÁRIA E CULTIVO MÍNIMO NAS EMISSÕES CO2 DE UM SOLO ARENOSO CULTIVADO COM CANA-DE-AÇÚCAR?

Autores: FARHATE, C. V. V., SOUZA, Z. M., LA SCALA JR, N., CARNEIRO, M. P., MOITINHO, M. R., CARVALHO, J. L. N.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Manejo conservacionista, respiração do solo, atributos físicos, preparo convencional

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

O uso de plantas de cobertura e do preparo do solo podem alterar a dinâmica das emissões de CO2 do solo para atmosfera. Nesse contexto, com o presente estudo propõe-se avaliar o impacto do uso Crotalária juncea, preparo convencional e cultivo mínimo nas emissões de CO2 de um solo cultivado com cana-de-açúcar. O estudo foi realizado no município de Nova Europa, São Paulo, Brasil, variando-se o uso de plantas de cobertura (C. juncea e pousio) e preparos de solo (preparo convencional e cultivo mínimo). O delineamento experimental foi o de blocos ao acaso com esquema de parcelas subdivididas com quatro repetições. Foram realizadas avaliações das emissões de CO2, temperatura e umidade do solo. Além de análise de atributos físicos e biológicos do solo. Os tratamentos que utilizaram C. juncea tiveram como característica maior emissão de CO2, respiração basal, carbono da biomassa microbiana, umidade do solo e macroporosidade, associado a uma menor densidade do solo, resistência do solo à penetração e temperatura do solo quando comparado aos tratamentos que ficaram em pousio durante a renovação do canavial. Logo, conclui-se que em solo arenoso, independentemente do sistema de preparo, o uso C. juncea como planta de cobertura aumenta as emissões de CO2 uma vez que proporciona condições que estimulam a atividade microbiana do solo. Todavia, seu uso não deve ser desencorajado, devido os benefícios que essa planta agrega à qualidade do solo.

pdf QUALIDADE DO SOLO CULTIVADO COM ALGODOEIRO IRRIGADO COM EFLUENTE DE ESGOTO DOMÉSTICO

Autores: FIGUERÊDO, D. K. C., FRANÇA, C. L., SILVA, E. P. F. S., SILVA, E. F. F., VICENTE, T. F. S., PEDROSA, E. M. R. P.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Nematoides, águas residuárias, fertirrigação

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

Esse trabalho teve como objetivo avaliar em cultivo de algodoeiro BRS RUBI a influência da adição de efluente de esgoto doméstico tratado na comunidade de nematoides como indicativo de qualidade de solo. O experimento foi conduzido no Município de Ibimirim – PE, em delineamento inteiramente casualizado com quatro tratamentos (decanto-digestor + filtro anaeróbio, Filtro anaeróbio, reator anaeróbio de fluxo ascendente – UASB, água de abastecimento) e seis repetições. O maior número de espécimes de nematoides ocorreu no tratamento utilizando o sistema decanto-digestor + filtro anaeróbio e o menor no tratamento que recebeu água de abastecimento. Os bacteriófagos predominaram em todos os tratamentos enquanto os parasitos de planta e os micófagos em todos os tratamentos que receberam efluente de esgoto doméstico. O sistema UASB demonstrou melhor condição de qualidade de solo por apresentar maior abundância e dominância de onívoros e predadores.

pdf QUALIDADES FÍSICAS DO SOLO SOB SISTEMAS DE MANEJO CONSERVACIONISTAS EM CANA-DE-AÇÚCAR

Autores: OSPINA, E. S. M., SOUZA, Z. M., ESTEBAN, D. A. A., OLIVEIRA, I. N., CARNEIRO, M. P., FARHATE, C. V. V.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Preparo do solo, plantas de cobertura, qualidade física do solo

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

A conservação e melhora das propriedades físicas do solo contribuem para o desenvolvimento da cana-de-açúcar no Brasil. O objetivo da pesquisa foi avaliar o impacto combinado de sistemas de preparo do solo e de plantas de cobertura sob a condutividade hidráulica do solo no quarto ciclo de produção de cana-de-açúcar O estudo foi desenvolvido em um Argissolo Vermelho distrófico, em experimento com delineamento em faixas com três repetições, três sistemas de preparo do solo (cultivo mínimo, cultivo mínimo com subsolagem profunda e plantio direto) e quatro plantas de cobertura (crotalária, milheto, amendoim e sorgo). A condutividade hidráulica do solo e os atributos de densidade do solo e porosidade foram avaliadas nos primeiros 0,30 m de profundidade do solo. Os sistemas de preparo do solo e as plantas de cobertura promoveram alterações na macroporosidade e na condutividade hidráulica, mas não alteram a porosidade total, microporosidade e a densidade do solo. Os manejos de cultivo mínimo com subsolagem profunda com uso de milheto, e cultivo mínimo com subsolagem profunda e plantio direto com amendoim resultaram na maior condutividade hidráulica saturada na linha de plantio e na entre linha, respectivamente.

pdf RAZÃO DE COBERTURA INFLUENCIANDO NA PRODUTIVIDADE DA BATATEIRA

Autores: VIANA, J. S., PALARETTI, L. F., DELGADO, Y. V., FARIA, R. T., DALRI, A. B., NUNES, L. R. T.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Solanum tuberosum, Cobertura vegetal, Irrigação por gotejamento

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

A produtividade da batateira é diretamente influenciada pela razão de cobertura vegetal, influenciando diretamente no ciclo da cultura. O objetivo no presente trabalho foi avaliar o efeito da razão de cobertura sob a produtividade da batata em solo argiloso. O experimento foi desenvolvido na FCAV – Jaboticabal em delineamento de blocos ao acaso com doze tratamentos em esquema fatorial 3x2x2, sendo três formas de fertilizações, dois pesos de tubérculos sementes e dois regimes hídricos. Foram avaliados: razão de cobertura e produtividade de tubérculos. Plantas submetidas a regime hídrico 100% ETc e 50% ETc tiveram duração de ciclo de 89 e 75 dias, respectivamente. Não ocorreu interação entre os fatores para a variável produtividade. Maiores produtividades foram obtidas para fertilização de acordo com a curva de absorção da cultura (37,86 t ha-1), pesos de tubérculos sementes maiores que 50 gramas (39,08 t ha-1) e regime hídrico 100% ETc (44,10 t ha-1). O regime hídrico foi determinante para o prolongamento do ciclo da cultura (duração do ciclo de 89 dias sob 100%ETc) com maior razão de cobertura influenciando diretamente na produtividade (44,10 t ha-1) da batata cv. Orchestra.

pdf REDISTRIBUIÇÃO DA ÁGUA NO PERFIL DO SOLO COM CULTIVO DE PASTAGEM

Autores: PEREIRA, J. V., RIBEIRO, M. D., SANTOS, E. L., MONTEIRO, E. S., SANCHES, P. E. R.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: aspersão, irrigação, uniformidade

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

Sistemas de irrigação convencional, são geralmente avaliados em relação a sua uniformidade, e podem apresentar valores não satisfatórios, porém há uma redistribuição de água no solo quando há diferenças de umidade, podendo então, aumentar a uniformidade de distribuição de água no perfil do mesmo. Nesse sentido, o presente trabalho teve como objetivo analisar a redistribuição de água no perfil do solo, em uma área de pastagem com a determinação de umidade CUC e CUD, utilizando o método de aspersão convencional. Foi realizado a irrigação durante duas horas, onde foi utilizado um sensor de umidade de solo para a coleta de dados, obtendo valores de umidades antes de irrigar, logo após irrigar e uma hora após o término da irrigação. Em cada tempo foram coletadas 32 amostras de umidade que foram divididos em 4 raios, com espaçamento a partir do centro do aspersor de três metros cada.

pdf REDISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA NO SOLO DE PASTAGEM COM IRRIGAÇÃO POR ASPERSÃO CONVENCIONAL

Autores: PEREIRA, J. V., RIBEIRO, M. D., MONTEIRO, E. S., SANTOS, E. L., SANCHES, P. E. R.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: CUC, CUD, uniformidade

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

Após uma irrigação por aspersão, a água no solo tende a se redistribuir de forma a equilibrar seus potenciais. No entanto, as medidas de uniformidade são realizadas com base na lâmina de água precipitado sobre o solo. O objetivo desse trabalho foi determinar o CUD e o CUC da umidade de um solo de pastagem antes da irrigação, 0 horas e 1 hora após a irrigação. A coleta das amostras foi realizada em uma malha dividida em quatro raios espaçados por três metros a partir do centro do aspersor, totalizando 32 pontos. As amostras de solo foram coletadas com o auxílio de um trado na profundidade de 0 a 20 cm, foram pesadas e levadas à estufa por 48 horas a 105 °C, determinando a umidade. Com os dados de umidade em cada tempo foram calculados os CUD e o CUC. Os valores CUD passaram de 78,0% para 79,5%, os valores de CUC passaram de 86,6% para 87,7% após uma hora do término da irrigação. A umidade média passou de 0,48 g/g antes da irrigação para 0,50 g/g depois da irrigação. Verificou-se que praticamente não houve diferenças tanto nos coeficientes de uniformidade quanto na umidade do solo, isso pode ter ocorrido devido ao efeito da compactação por se tratar de um solo com pastagem, e a elevada umidade em que o mesmo se encontrava.

pdf RESISTÊNCIA MECÂNICA DO SOLO À PENETRAÇÃO CULTIVADO COM MORANGO ORGÂNICO SOB SISTEMAS DE MANEJO

Autores: HAUBERT, D. F. S., GUEDES FILHO, O., CAGNA, C. P., RADULSKI, J., SOUZA JUNIOR, R. A.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: agricultura orgânica; manejo conservacionista; propriedades estruturais do solo

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

A produção agrícola em sistema orgânico tem como objetivo prezar pela sustentabilidade econômica e ecológica dos agroecossistemas. O sistema plantio direto (SPD) traz diversos benefícios ao solo, como o aumento na quantidade de biomassa e melhoria da sua qualidade física. O objetivo do trabalho foi avaliar a resistência do solo à penetração cultivado com morango orgânico em SPD e sistema preparo convencional (SPC). A área foi dividida em três partes, uma com SPC, outra com SPD 1 ano e outra com SPD 2 anos. As áreas são cultivadas com um sistema de rotação trianual. Para determinação da resistência do solo à penetração foi utilizado um penetrômetro de campo, onde foram amostrados 20 pontos em cada área na profundidade de 0-0,30 m. Nos mesmos pontos foram coletadas com um trado helicoidal, amostras deformadas para determinação da umidade no solo. A RP no SPC apresentou valores muito baixos o que demonstra um solo pouco estruturado. Já no SPD, a RP apresentou valores satisfatórios onde não se identificou características de compactação. A RP do SPD de 2 anos foi menor que o SPD de 1 ano.

pdf RESISTÊNCIA TÊNSIL E FRIABILIDADE DOS AGREGADOS DO SOLO CULTIVADO COM MORANGO ORGÂNICO SOB SISTEMAS DE MANEJO

Autores: HAUBERT, D. F. S., GUEDES FILHO, O., CAGNA, C. P., SALATTA, N. S., SOUZA JUNIOR, R. A.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: sistema plantio direto; agricultura conservacionista; qualidade estrutural do solo

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

O sistema plantio direto é considerado um sistema conservacionista de manejo do solo. A agricultura orgânica tem se desenvolvido como uma alternativa para diminuir o uso excessivo dos fertilizantes químicos na produção de alimentos. A qualidade estrutural do solo pode ser avaliada através das propriedades físicas dentre eles a resistência tênsil e friabilidade dos agregados. Objetivou-se avaliar a resistência tênsil e friabilidade dos agregados do solo cultivado com morango orgânico sob sistema plantio direto e preparo convencional. A área experimental vem sendo cultivada há 18 anos com produção orgânica de morango no sistema de preparo convencional do solo. Para análise a área foi dividida em três partes: uma área com dois anos de plantio direto, outra com um ano de plantio direto e outra com preparo convencional. Em cada área foram coletadas amostras indeformadas de solo na camada 0,0-0,10 e 0,10-0,20 m. Para determinação da resistência tênsil e friabilidade dos agregados foi utilizado um penetrômetro de bancada com adaptação da agulha de penetração. A resistência tênsil para os tratamentos de plantio direto 1 ano e 2 anos foram significativamente maiores quando comparado com o PC. A friabilidade não mostrou diferença significativa entre o PC e o PD2 anos.

pdf RESISTÊNCIA TÊNSIL E FRIABILIDADE DOS AGREGADOS DO SOLO EM CONSÓRCIOS DE MILHO E GRAMÍNEAS FORRAGEIRAS SOB SISTEMA PLANTIO DIRETO

Autores: PASCHOAL, M. C. G., CAGNA, C. P., GUEDES FILHO, O., GUEDES, R. B. M.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: qualidade estrutural do solo; manejo do solo; Urochloa spp.

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

O objetivo do trabalho foi avaliar a influência do consórcio de milho safrinha com gramíneas forrageiras sob sistema plantio direto na resistência tênsil e friabilidade dos agregados do solo na região Norte do Paraná. O experimento foi constituído por cinco tratamentos: milho + Urochloa brizantha cv. Marandu (T1), milho + Urochloa brizantha cv. Piatã (T2), milho + Urochloa brizantha cv. Xaraés (T3), milho + Urochloa ruziziensis (T4), e milho sem consórcio (T5). Para determinação da resistência tênsil e friabilidade dos agregados foram coletadas duas amostras indeformadas nas camadas 0-0,10 e 0,10-0,20 m em cada tratamento. A resistência tênsil em T2 na camada 0 – 0,10 m apresentou o maior valor, sendo estatisticamente igual ao T5. O T3 apresentou o menor valor de RT sendo estatisticamente igual a T1. Já a resistência tênsil obtida para a camada de 0,10 – 0,20 m novamente o T3 apresentou o menor valor de RT, não apresentando diferença significativa de T4. Em geral, os consórcios de milho com gramíneas forrageiras propiciaram redução da resistência tênsil dos agregados nas duas camadas avaliadas. A friabilidade do solo não se mostrou um parâmetro sensível para detectar a influência dos consórcios de milho com forrageiras.

pdf RESPOSTA DA BANANEIRA, CV. GRAND NAINE, COM E SEM USO DE ANTITRANSPIRANTE FOLIAR

Autores: BARROS, D. L., COELHO, E. F., QUEIROZ, L. A., ANDRADE, T. P., LIMA, L. W. F., OLIVEIRA, R. L.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: caulim, condutância estomática, DPV do ar

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

A cultura da bananeira é muito importante para a fruticultura mundial. No entanto, para expressar todo o potencial genético, seu cultivo demanda por condições ambientais adequadas sendo a cultura muito sensível a variações destas. O caulim é um material refletor que tem sido utilizado na chamada tecnologia de filme de partículas para favorecer a resposta da planta diante das alterações de radiação e temperatura ambiental. Este estudo objetivou avaliar a condutância estomática e a temperatura foliar da bananeira, com e sem uso de caulim, ao longo do dia. O estudo foi realizado no campo experimental da Embrapa Mandioca e Fruticultura, com a cultura da banana, cv. Grand Naine, espaçada de 2,0 m x 2,5 m. O delineamento experimental foi em blocos casualizados com quatro repetições. Em esquema fatorial 2 x 7: duas condições de pulverização de caulim (com e sem caulim) e sete valores de Déficit de Pressão de Vapor (DPV) do ar (0,27; 0,73; 1,01; 2,47; 2,72; 3,18; 3,23 kPa). As variáveis analisadas foram a condutância estomática e a temperatura foliar com porômetro e a temperatura foliar com termômetro infravermelho. A análise de variância mostrou que o DPV do ar ao longo do dia influenciou a condutância estomática e a temperatura foliar da bananeira, independente do uso de caulim.

pdf RESPUESTA A LA FERTILIZACIÓN DEL MAÍZ CON NITRÓGENO EN DOS SUELOS DEL CENTRO DE ARGENTINA

Autores: RISCOSA, D. A., BARBOSA, O. A., PEREZ, M. B., CERDA, R. A., GASTÓN R. CANLE1, RAWSON, D. N. B.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Fertilización nitrogenada, maíz, San Luis

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

El objetivo fue estudiar la influencia sobre diferentes parámetros de diferentes dosis y fuentes nitrogenadas aplicada a un cultivo de maíz. Se realizó un diseño experimental de parcelas en bloques al azar, con 7 tratamientos (T; U20-Urea, 20 kg N2 ha-1; U50; U100; S20-Sulfammo MeTA, 20 kg N2 ha-1; S50 y S100) y 3 repeticiones en un Ustortente típico y en un Haplustol éntico. En cosecha se determinó el rendimiento (kg ha-1), el peso hectolítrico (PH en kg hL-1) y el peso de 1000 semillas (P1000, en g). Los rendimientos muestran que en el primer suelo el S50 presentó el de mayor seguido del S100, U50, S20, U100, U20 y el T; mientras en el segundo el mayor valor fue obtenido por S100, seguido de U100, S50, U50, S20, U20 y T. En este último las precipitaciones fueron en el momento oportuno por lo que no solo fueron más altos los rendimientos, sino que fueron ordenados de acuerdo con el contenido de nitrógeno aportado. Por otro lado, el PH y P1000 se comportan de igual manera, no existiendo diferencias estadísticas para el Ustortente típico y diferencias significativas para el Haplustol éntico, donde el S50 presento el mayor valor y el S100 el menor. Se concluye que: a) en los dos suelos se obtuvo mayores rendimientos con el Sulfammo, b) en condiciones desfavorables de precipitaciones el fertilizante de liberación lenta es una herramienta adecuada para utilizar.

pdf RETENÇÃO DE ÁGUA NO SOLO E ÍNDICE S EM ÁREA DE CANA-DE-AÇÚCAR COM DIFERENTES ESPAÇAMENTOS E USO DE CONTROLE DE TRÁFEGO

Autores: ESTEBAN, D. A. A., MACHADO, T. P., SOUZA, Z. M., OLIVEIRA, I. N., LOVERA, L. H., LIMA, E. Z.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Qualidade física do solo, compactação do solo, piloto automático

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

A constante mecanização da cultura de cana-de-açúcar em busca do aumento da produtividade, tem como consequência principal a compactação do solo, ocasionada pelo tráfego das máquinas e intensificado durante a colheita. O estudo teve como objetivo avaliar as alterações na capacidade de retenção de água do solo em área de cana-de-açúcar com diferentes espaçamentos de plantio e uso de controle de tráfego na colheita mecanizada. Os tratamentos avaliados foram: cana-de-açúcar em espaçamento de 1,50 m e colheita mecanizada sem controle de tráfego (STA), em espaçamento de 1,50 m e colheita mecanizada com controle de tráfego (SCT) e em espaçamento duplo combinado de 1,50 x 0,90 m, e colheita com controle de tráfego (DCT). Na linha do rodado foram obtidos os menores valores de capacidade de água disponível, indicando maior degradação física do solo. Maior capacidade de campo na linha de plantio no tratamento DCT indicam menor compactação do solo nesse local. Os tratamentos com tráfego controlado, SCT e DCT, apresentaram uma maior qualidade física do solo verificada pelo índice S, indicando a capacidade do controle de tráfego em diminuir os efeitos da colheita mecanizada na compactação do solo.

pdf SISTEMA DE IRRIGAÇÃO AUTOMATIZADO POR SETORES COM USO de IoT

Autores: REZENDE NETO, R. A., SANTOS, C. R. B., CAMARGOS, A. F. P.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: irrigação, automatização, IoT

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

Esta pesquisa tem como objetivo apresentar um sistema de irrigação automatizado de baixo custo para pequenos e médios produtores, com uso de Internet das Coisas (IoT). Para isto, um microcontrolador com conexão Wi-Fi é utilizado para permitir ao usuário a autonomia de programar a irrigação para diferentes setores, conforme a necessidade hídrica em cada um deles. Utiliza-se também um banco de dados em tempo real oferecido pelo Google Firebase para armazenar os dados programados pelo usuário, bem como um website hospedado nos servidores da Google para acompanhar e gerenciar todo o sistema de irrigação. Como resultado, foi possível realizar irrigações em diversos setores através da parametrização do sistema WEB, o qual foi utilizado para controle e visualização das informações do sistema em tempo real pelo usuário.

pdf SISTEMAS DE PRODUÇÃO NO ACÚMULO DE FÓSFORO SOB PLANTIO DIRETO NO CERRADO

Autores: PIZANI, H. M., PACHECO, L. R., SÃO MIGUEL, A. S. D. C., CARVALHO, N. G., BARBOSA, P. M. F., SILVA, I. D. F.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Pennisetum glaucum, Urochloa ruziziensis, Crotalaria spectabilis

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

O objetivo deste trabalho foi avaliar o acúmulo de fósforo (P), em culturas anuais e de cobertura sob plantio direto (PD) no Cerrado mato-grossense. O experimento foi realizado em delineamento de blocos casualizados na UFR, em Latossolo Vermelho distrófico, com quatro repetições e nove tratamentos, sendo estes: S1: Pousio plantio direto (PD); S2: Pousio Convencional (PC); S3: C. spectabilis; S4: Milho+C. spectabilis; S5: P. glaucum; S6: U. ruziziensis; S7: Girassol+U. ruziziensis; S8: C. cajan; S9: Milho+U. ruziziensis. Para determinação do acúmulo de fósforo foram feitas as avaliações de fitomassa contando o estande de plantas por metro-1, totalizando seis plantas por parcela. Em seguida foi feita a separação de folhas e caules, posteriormente a secagem em estufa para determinação de massa seca e do acúmulo de P. Os tratamentos solteiros que continham as culturas P. glaucum e U. ruziziensis foram os que apresentaram maior acúmulo de fósforo (P), e entre os tratamentos em consórcio os que apresentaram maior acúmulo de P, foram os contendo as culturas do Milho+U. ruziziensis e Girassol+U. ruziziensis, e seriam assim as principais culturas a serem indicadas para a safrinha no cerrado mato-grossense.

pdf TENDÊNCIAS NOS ÍNDICES DE PRECIPITAÇÃO DA REGIÃO DE GRÃO PARÁ, SC

Autores: BACK, A. J., BONFANTE, F. M., CADORIN, S. B.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Mudanças climáticas; agropecuária; Mann-Kendall

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

As mudanças climáticas são o principal desafio a ser enfrentado no século XXI. Um dos setores mais afetados será o agronegócio. Este trabalho teve como objetivo analisar a tendência das séries históricas de índices de precipitação para a região de Grão Pará, SC. Utilizou-se os dados diários de precipitação do período de 1946 a 2018 da estação pluviométrica da Agência Nacional de Águas (ANA), código 2849008. Foram usados os índices climáticos definidos pela Equipe de Especialista em Detecção, Monitoramento e Índices de Mudanças Climáticas (ETCCDMI) e avaliados os totais de precipitação pluviométrica por estação do ano. Para avaliar a tendência de mudanças climáticas foi usado o teste não paramétrico de Mann-Kendall. Para obter a estimativa do valor da tendência foi utilizado o teste não paramétrico de Theil-Sen. A região onde localiza-se a estação possui uma precipitação mediana de 1533,1 mm. Foi constatada tendência significativa de aumento da precipitação total, sendo a declividade mediana (β) de 6,72 mm/ano. Também foram constatadas tendências significativas de aumento nos índices PRCPTOT, SDII, R10, R25, R95p, R99p, CWD, PRCJFM e PRCOND.

pdf TENDÊNCIAS TEMPORAIS DAS VARIÁVEIS AGROMETEOROLÓGICAS EM BARREIRAS - BAHIA

Autores: OLIVEIRA, N. H. C., SILVA, N. D., NUNES, L. R. T., CAZUZA NETO, A., OLIVEIRA, A. S.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: evapotranspiração, umidade relativa do ar, temperatura do ar

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

O uso de técnicas estatísticas na modelagem e verificação de mudanças climáticas tem se mostrado como um método promissor em estudos hidrológicos. O objetivo desse trabalho foi explorar as tendências temporais das principais variáveis agrometeorológicas utilizadas no cálculo da ETo, em Barreiras, Bahia. Foram utilizados dados diários de temperatura máxima e mínima do ar, umidade relativa média do ar, déficit de pressão de vapor d’água e velocidade do vento para o período de 1961 a 2017. Observou-se aumento nas variáveis: temperatura do ar, déficit de pressão de vapor d’água e evapotranspiração de referência, enquanto a umidade do ar e a velocidade do vento sofreram redução.

logo-sbea-alta-qualidade-verde.png
© Copyright 2022 - Bruno Bragheto - Todos os direitos reservados

Pesquisar