Publicações

As informações apresentadas são de total responsabilidade dos autores.

Carregando...

Pasta Construções Rurais e Ambiência (CRA)

Documentos

pdf LIMIARIZAÇÃO DE IMAGENS TÉRMICAS PARA DETECÇÃO AUTOMÁTICA DE MASTITE BOVINA

Autores: SILVA, R. A. B., LIMA, J. P. S. M., PANDORFI, H., ALMEIDA, G. L. P., SILVA, M. V., GOMES, N. F.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: análise de imagem, bovinocultura de leite, imagens térmicas

Área: Construções Rurais e Ambiência (CRA)

Tecnologias disruptivas possuem grande importância para o avanço da ciência animal. Objetivou-se com este estudo desenvolver algoritmo para segmentação por limiarização de imagens térmicas e classificação automática de quadros clínicos de mastite bovina, bem como a sua validação. A pesquisa foi realizada em duas unidades de produção de leite, localizada no município de Capoeiras e Pesqueira, PE. O total de amostras foram de 120 animais (40 animais saudáveis, 40 com mastite subclínica e 40 com mastite clínica). As imagens térmicas do úbere dos animais foram obtidas a partir de uma câmera termográfica por infravermelho nos enquadramentos anterolateral esquerdo, anterolateral direito, posterior e inferior. Para a segmentação automática das imagens foi desenvolvido um algoritmo em linguagem C++ utilizando a biblioteca OpenCV, para identificação da temperatura referente a cada pixel da imagem por interpolação pela técnica de limiarização e quantificação de pixels do intervalo analisado. Os animais saudáveis apresentaram 11.034 a 21.521 pixels. Animais com mastite subclínica apresentaram de 12.582 a 40.032. Animais com mastite clínica, variou de 45.223 a 49.451. O algoritmo para segmentação automática permitiu diferenciar as imagens dos animais saudáveis e com mastite subclínica e clínica. A rotina implementada para determinar a temperatura t de cada pixel da imagem foi coerente quando se comparou os resultados obtidos pelo software Flir Tools, com acurácia de 86,57%, sensibilidade de 83,45% e especificidade de 64,40% na classificação das imagens quanto ao quadro clínico dos animais.

pdf MICROSCOPIA ELETRÔNICA DE VARREDURA EM PAINÉIS REFORÇADOS COM PARTÍCULAS DE RESÍDUOS AGROINDUSTRIAIS

Autores: SANTOS, L. M., FERRAZ, P. F. P., AVELINO, M. R. C., MENDES, R. F., SILVA, I. M. A. FERRAZ, G. A. S.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: fibra de coco; bagaço de cana de açúcar; análise microestrutural

Área: Construções Rurais e Ambiência (CRA)

O setor da construção, no geral, é responsável por gerar toneladas de resíduos ao ano, portanto, para reduzir essa perda de recursos, pesquisas vêm sendo desenvolvidas com o desafio de promover novas tecnologias que sejam ambientalmente e financeiramente corretas, além de possuírem qualidade suficiente para que possam ser utilizadas na construção civil e construções rurais. O objetivo deste trabalho é a análise microestrutural de painéis cimenticos produzidos com fibras do bagaço de cana-de-açucar, fibras de coco, por meio do MEV – Microscopia Eletrônica de Varredura. Os painéis foram confeccionados com base na densidade nominal de 1,2 g/cm³, com relação água:cimento de 1:2,5; relação cana:cimento de 1:2,75 e dimensões de 48 x 48 x 1,5 cm. A análise dos resultados obtidos permite afirmar que em ambos os materiais lignocelulósicos, avaliados na superfícies de fratura dos compósitos, apresentaram grandes trincas e fissuras entre o material lignocelulósico e a matriz de cimento. Porém, quando compara-se, os painéis de fibra de coco com bagaço de cana de açúcar, foi possível observar, que a superfície do compósito de cana-de-açúcar é mais lisa e apresentou maior adesão à matriz.

pdf PROJETO DE ACOMPANHAMENTO DE INGRESSANTES NA ENGENHARIA AGRÍCOLA

Autores: SILVA, H. P., RICKES M. G., SANTOS, T. S., KLUG, C. S., KLITSKE, K. R. P., QUADRO, M. S.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: evasão; ingressantes; acompanhamento

Área: Construções Rurais e Ambiência (CRA)

O ingresso em uma universidade é um momento importante, pois para muitas pessoas é a oportunidade de uma vida melhor, entretanto este ciclo muitas vezes é interrompido prematuramente pela evasão. Em vista disto, este trabalho teve como objetivo avaliar o perfil dos ingressantes do curso de Engenharia Agrícola, identificando suas dificuldades ao decorrer dos semestres iniciais e acompanhá-los neste período. A análise se deu através de duas etapas, sendo a primeira a aplicação de questionários e a segunda a tabulação dos dados coletados. Foi possível observar, após a análise dos dados obtidos na primeira etapa do estudo, que a maior parte dos ingressantes estão na faixa etária de 19 à 23 anos de idade, estudaram o ensino médio em escolas estaduais, entre outros dados possibilitando a formação de um perfil. Além disso, foi possível observar que a maior dificuldade encontrada nos semestres iniciais foi nas disciplinas da área de exatas com destaque para cálculo A. Com isso, foi possível concluir que é necessário o acompanhamento dos ingressantes na intenção de reduzir a evasão no período inicial do curso.

pdf PROPRIEDADES FÍSICO MECÂNICAS DE CORPOS DE PROVA COM DIFERENTES PERCENTAGENS DE ISOPOR E ARGILA EXPANDIDA

Autores: FURTADO, D. A., REIS, F. L. A. M., REIS, I. T., FREIRE, J. L. O., MASCARENHAS, N. M. H., FURTADO, F. L.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Brita, resistência a compressão, índices de vazios

Área: Construções Rurais e Ambiência (CRA)

A pesquisa teve como objetivo analisar as propriedades físicas e mecânicas de corpos de prova de concretos com diferentes percentagens de isopor e argila expandida, conduzida em delineamento inteiramente casualizado, com cinco tratamentos: T1 - placas de concreto leve, T2 - placas de concreto leve com 50% de isopor, T3 placas com 100% de isopor, T4 - placas de concreto leve com 50% de argila expandida, T5 - placas com 100% de argila expandida e dez repetições, onde foi analisada resistência à compressão simples, capacidade de absorção de água, índices de vazios, massa específica da amostra seca, saturada e massa específica real dos corpos de prova. A substituição da brita no concreto por isopor e argila expandida reduz a resistência à compressão axial e aumenta a capacidade de absorção de água e índices de vazio dos corpos de prova.

pdf R0369 2

Autores: SILVA, C. F. S., CUNHA, D. N. F. V., RESENDE FILHO, I. D. P., OLIVEIRA, V. C., DAMASCENO, F. A., OLIVEIRA, C. E. A.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: pecuária, confinamento, leite

Área: Construções Rurais e Ambiência (CRA)

O tipo de instalação usada para criação de vacas tem forte influência nos resultados de produtividade, sanidade do rebanho e qualidade do leite. Um recente sistema de confinamento vem ganhando adeptos no Brasil, o Compost Barn (CB), que surgiu como alternativa aos produtores para elevar a produtividade, possibilitar maior conforto e higiene do rebanho, diminuir a contagem de células somáticas (CCS) e aumentar produção de leite. Com esse trabalho, objetivou-se avaliar os impactos na qualidade do leite proporcionados pela mudança de um sistema à pasto para um sistema de confinamento tipo CB. A pesquisa consistiu em um estudo de caso, realizado na Fazenda Campo Alegre, localizada no município de Ritápolis - MG. Os atributos do leite avaliados foram o teor de gordura e contagem de células somática (CCS). As médias dos dados coletados antes e após a instalação do CB foram comparadas por meio do teste T, para dados pareados, a 5% de significância. Os resultados obtidos evidenciaram que o sistema CB causou melhoria na qualidade do leite, fato principalmente observado pela redução da CCS.

pdf RESISTÊNCIA DE CONCRETO DOSADO COM RESÍDUOS DE PNEUS INSERVÍVEIS PARA MANUFATURA DE PLACAS DE FECHAMENTO DE OBRAS CIVIS

Autores: PASCHOALIN FILHO, J. A., CAMELO, D. G., VERSOLATTO, B. A. M.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Resíduo de borracha, pneus inservíveis, construção civil

Área: Construções Rurais e Ambiência (CRA)

A construção civil consiste em um setor econômico de grande importância para o país, pois responde por grande parte dos empregos diretos e indiretos. No entanto, também figura como a indústria que mais impacta negativamente o meio ambiente. Diante disso, a utilização de técnicas construtivas mais eficientes é um tema bastante discutido no meio técnico. Neste contexto, este trabalho demonstra a avaliação da resistência de um concreto dosado com diferentes quantidades de resíduos de pneus inservíveis para a fabricação de painéis de fechamento pré-fabricados. Para tal, foram estudados traços experimentais e conduzidos ensaios de compressão em corpos de prova submetidos a cura de 28 dias em câmara úmida. Os resultados indicaram que a inserção do resíduo no concreto reduziu sua resistência à compressão, porém, mesmo assim, pode-se utilizar o concreto obtido para a manufatura de painéis não estruturais. Também se destaca a quantidade de pneus retirados da natureza.

pdf SEGMENTAÇÃO AUTOMÁTICA DE IMAGENS TÉRMICAS UTILIZANDO MÉTODOS GLOBAIS

Autores: SILVA, R. A. B., LIMA, J. P. S. M., PANDORFI, H., ALMEIDA, G. L. P.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: imagens térmicas, limiarização, mastite, visão computacional

Área: Construções Rurais e Ambiência (CRA)

O Brasil ocupa uma posição de destaque no cenário mundial de produção de leite. Este setor atualmente enfrenta muitas perdas econômicas e um dos fatores que mais atua neste sentido é a mastite bovina. Objetivou-se com este estudo comparar dois métodos globais de limiarização de imagens para classificação de quadros clínicos de mastite bovina utilizando contornos. A pesquisa foi realizada em uma unidade de produção de leite, localizada no município de Capoeiras/PE. O total de amostras foram 120 animais classificados de acordo com o quadro clínico. As imagens foram obtidas por meio de câmera termográfica por infravermelho, registradas a 1,0 m de distância entre a câmera e o úbere do animal nos enquadramentos anterolateral esquerdo e direito. A etapa de análise das imagens seguiu o procedimento de correção, suavização com filtro gaussiano, segmentação pelos métodos propostos (global simples e Otsu) e decisão quanto ao melhor método pra análise. Para os procedimentos de análise foi utilizado o PYTHON-IDLE e os métodos utilizados (global simples e Otsu) na linguagem python 3.7. As áreas em pixels variaram de 55.675 a 67.500 e 63.450 a 68.995 para os quartos anterolaterais esquerdos e direitos dos animais saudáveis (29,2 a 36,9°C). De 77.675 a 80.500 e 81.324 a 82.345 para os animais com mastite subclínica (32,9 a 36,2 °C) e 86.500 a 88.664 e 87.565 a 89.300 para os animais com mastite clínica (34,8 a 38,1 °C). O método global proposto quando comparado ao método de Otsu apresentou maior precisão na classificação das imagens térmicas de mastite bovina auxiliando sua classificação por contornos.

pdf SIMULAÇÃO NUMÉRICA DE SILO CILÍNDRICO METÁLICO VARIANDO A MASSA ESPECÍFICA DO PRODUTO ARMAZENADO

Autores: GANDIA, R. M., PAULA, W. C., OLIVEIRA JUNIOR, E. A., SOUZA, L. F., GOMES, F. C., RODRIGUEZ, P. J. A.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: Elementos finitos, pressão normal, pressão vertical

Área: Construções Rurais e Ambiência (CRA)

O armazenamento de produtos agrícolas tem importância mundial, visto que há grande necessidade de estocagem, sejam devido à especulação do preço de mercado futuro, logística de transporte e beneficiamento. O estudo das ações em silos é essencial para cálculos, projetos e construções de unidades armazenadoras. O uso de elementos finitos para validação de modelos experimentais e análises aprofundadas das ações do produto/silo vem sendo utilizado cada vez mais nesta área por apresentar bons resultados e relativamente menor custo em relação as estações experimentais. Dentre os parâmetros dos produtos armazenados, a massa específica, além de variar muito de produto a produto apresenta grande influência nas pressões em silos. Farelos variam entre 6,5 até 7 kN . m-3, milho e soja variam entre 7 até 8 kN . m-3 e trigo varia entre 7,5 a 9 kN . m-3 (EN 1991-4, 2006). Portanto neste trabalho foi elaborado um modelo numérico simulando a etapa de carregamento para três massas específicas: 6; 7,5 e 9 kN.m-3 tomando como referência as dimensões do silo de uma estação experimental localizada na Universidade de León. Foi observado boa aproximação com diversos trabalhos. Verificou-se que a pequena mudança da massa específica do produto, as pressões transferidas ao silo oscilam demasiadamente.

pdf VARIÁVEIS FISIOLÓGICAS DE CODORNAS MANTIDAS EM DIFERENTES AMBIENTES E DENSIDADES DE CRIAÇÃO

Autores: FURTADO, D. A., ALMEIDA, B. G., MASCARENHAS, N. M. H., LEITE, P. G., MELO, D. F., SILVA, T. T. S.

Ano da publicação: 2020

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: ambiência, câmara climática, coturnicultura

Área: Construções Rurais e Ambiência (CRA)

Objetivou-se com este trabalho avaliar as variáveis fisiológicas de codornas europeias mantidas em dois ambientes: A1 - câmara climática sob temperatura média de 33°C e em A2 - galpão aberto, com três densidades, 10, 11 e 12 aves/m², dos 21 aos 42 dias de idade, durante três fases semanais. As aves foram distribuídas em delineamento inteiramente casualizado e esquema fatorial 2 x 3, com 10 repetições em cada parcela. Com base nos valores de índice de temperatura e umidade o ambiente da câmara climática no período diurno estava em condição de perigo e, no galpão, constatou-se sinal de alerta. As medias da frequência respiratória, temperatura cloacal e superficial foram mais elevadas nos animais mantidos na câmara climática sob estresse térmico diurno e, a densidade de lotação não afetou nenhuma das variáveis fisiológicas, independente do local de criação.

logo-sbea-alta-qualidade-verde.png
© Copyright 2022 - Bruno Bragheto - Todos os direitos reservados

Pesquisar