Publicações

As informações apresentadas são de total responsabilidade dos autores.

Carregando...

Pasta Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

Documentos

pdf A MECANIZAÇÃO NA PRODUÇÃO DE CAFÉ NA MOGIANA PAULISTA E SEU IMPACTO NA MÃO DE OBRA E NOS CUSTOS

Autores: BELLINI, F. B., PATINO, M. T. O.

Ano da publicação: 2019

Nome do livro: Desafios e perspectivas da agricultura digital

ISBN: 978-85-64681-16-3

Corpo editorial: Prof. Dr. Cristiano Zerbato, Prof. Dr. Luiz Fabiano Palaretti, Prof. Dr. Alexandre Barcellos Dalri

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

Palavras-chave: Emprego, mecanização, produção cafeeira

Apesar de fornecer vantagens competitivas, a mecanização das operações agrícolas gera polemicas quanto à quantidade de empregos que elimina. Com o aumento da colheita mecanizada do café, esta pesquisa busca identificar e caracterizar a mecanização e quantificar a geração de emprego da produção cafeeira da Mogiana Paulista no período de 2003 a 2017, região diferenciada na produção dessa cultura comparada a outras regiões produtoras no país. Foi realizado um levantamento de dados e informações em sites de órgãos governamentais, revistas, periódicos, livros e artigos científicos, caracterizando uma pesquisa exploratória. Os dados para a análise foram obtidos do Sistema IBGE de recuperação automática (SIDRA), das bases de dados CAGED e RAIS do Ministério do Trabalho e do Emprego e dos Censos Agropecuários de 2006 e de 2017 do IBGE. Com esses dados, realizaram-se Regressões Lineares Múltiplas (RLM), buscando-se identificar tendências de mudança de perfil dos trabalhadores de café. Os resultados indicam um aumento na mecanização da lavoura cafeeira da Mogiana Paulista, assim como mudanças no perfil e na quantidade de mão de obra utilizada relacionados ao processo de mecanização na produção de café nessa região, com aumento da faixa salarial e diminuição de faixa etária dos empregados.

pdf AUMENTO DO ESTRESSE TÉRMICO NAS ATIVIDADES DE PULVERIZAÇÃO EM CASAS DE VEGETAÇÃO

Autores: PEREIRA, P. S., FERNANDES, H. C., CECON, P. R., TEIXEIRA, C. C., RANGEL, J. P.

Ano da publicação: 2019

Nome do livro: Desafios e perspectivas da agricultura digital

ISBN: 978-85-64681-16-3

Corpo editorial: Prof. Dr. Cristiano Zerbato, Prof. Dr. Luiz Fabiano Palaretti, Prof. Dr. Alexandre Barcellos Dalri

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

Palavras-chave: Calor, estufa, aplicação de defensivos

Temperaturas elevadas associadas a altas umidades relativas do ar constituem-se em condições propícias ao desenvolvimento de pragas e doenças nas culturas. Por outro lado, são igualmente fatores de risco importantes sob a ótica da saúde ocupacional para os trabalhadores do campo, podendo gerar o estresse térmico. Nesse sentido, objetivou-se com a presente pesquisa avaliar o aumento do estresse térmico em trabalhadores que desenvolviam atividades de pulverização em casas de vegetação. Para tal, foram selecionados três dias ao acaso para esta avaliação dentro e fora de uma casa de vegetação durante o período do verão de 2019. A partir da utilização do Medidor de Estresse Térmico, foi avaliado o IBUTG (Índice de Bulbo Úmido Termômetro de Globo) dentro da casa de vegetação (IBUTGinterno) e fora da casa de vegetação (IBUTGexterno). Constatou-se uma variação média de 8,6°C entre o IBUTGinterno e o IBUTGexterno, sendo a maior variação encontrada de 13,1°C e a menor de 1,2°C. Portanto, pode-se concluir que trabalhos de pulverização realizados dentro da casa de vegetação, sob a incidência solar, oferecem maior estresse térmico aos trabalhadores quando comparados a trabalhos semelhantes realizados à céu aberto.

pdf DESEMPENHO DO GERENCIAMENTO AUTOMÁTICO DE PRODUTIVIDADE EM TRATOR AGRÍCOLA TRACIONANDO DIFERENTES CARGAS

Autores: STRAPASSON NETO, L., KMIECIK, L. L., SILVA, T. X., OIOLE, Y. A., SANTOS, R. F., JASPER, S. P.

Ano da publicação: 2019

Nome do livro: Desafios e perspectivas da agricultura digital

ISBN: 978-85-64681-16-3

Corpo editorial: Prof. Dr. Cristiano Zerbato, Prof. Dr. Luiz Fabiano Palaretti, Prof. Dr. Alexandre Barcellos Dalri

Área: Máquinas e Mecanização Agrícola (MMA)

Palavras-chave: Eficiência trativa, máquinas agrícolas, ensaio de tratores

A pungente modernização da agricultura, faz surgir novos conceitos visando aprimorar o rendimento energético e operacional dos conjuntos mecanizados, cabe a ciência transformar esses conceitos em informações práticas aos agricultores e técnicos de áreas afins. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho foi avaliar a eficiência energética e operacional do conceito APM (gerenciamento automático de produtividade). O experimento foi conduzido no delineamento em faixas do tipo fatorial duplo (2x3), sendo o primeiro fator a utilização do recurso APM versus não utilização deste recurso, e o segundo fator, sendo três diferentes cargas aplicadas na barra de tração (comboio), com quatro repetições. O trator agrícola de 250 kW foi instrumentado e conduzido, em pista de concreto, a 8,0 km h-1, tracionando cargas de 40, 75 e 100 kN. Os parâmetros analisados foram: patinagem, rotação e eficiência térmica do motor, velocidade operacional, força, potência e rendimento na barra de tração, consumo horário e específico de combustível. Os dados foram submetidos ao teste de normalidade, posteriormente análise de variância e teste de média. O emprego do recurso APM gerou melhor rendimento energético e maior eficiência operacional.

logo-sbea-alta-qualidade-verde.png
© Copyright 2022 - Bruno Bragheto - Todos os direitos reservados

Pesquisar