Publicações

As informações apresentadas são de total responsabilidade dos autores.

Carregando...

Pasta Engenharia de Água e Solo (EAS)

Documentos

pdf CONTROLE DE PONTO DE OPERAÇÃO DE CONJUNTO MOTOBOMBA A PARTIR DE MICROCONTROLADORES

Autores: AZEVEDO, A. T., PINTO, M. F., OLIVEIRA, M. V. M.

Ano da publicação: 2019

ISSN: 2358-582X

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

Palavras-chave: Instrumentação, irrigação, sistema de controle.

Atualmente sistemas de irrigação são implantados em diversas glebas dentro de uma mesma área agricultável, porém a heterogeneidade do ambiente exige dos sistemas de irrigação diferentes pontos de operação. Visando este controle se construiu um equipamento capaz de variar a potência média de alimentação de conjuntos motobombas, regulando assim seu ponto de operação, tendo como princípio de funcionamento a variação do ângulo de disparo de um TRIAC (Triode for Alternating Courrent). O equipamento desenvolvido tem como centro de processamento um Arduino Nano, programado para realizar cortes de até 90% da senoidal de alimentação, recebendo comandos remotos de um smartphone ou um computador através do protocolo bluetooth, anteriormente habilitados. Para avaliação do desempenho do equipamento, realizou-se ensaios de um conjunto motobomba de 1 cv, variando-se a potência hidráulica de 10 a 350 W, obtendo assim um faixa de operação que variou de 5 a 28 mca de altura manométrica e potência ativa variando de 180 a 780 W, para a vazão fixa de 3 m3 h-1. Deste modo os resultados obtidos confirmam a eficácia do equipamento desenvolvido, demonstrando sua capacidade em variar o ponto de operação do conjunto motobomba utilizado.

pdf DESENVOLVIMENTO DA PIMENTA BIQUINHO SOB DOSES DE NITROGÊNIO EM AMBIENTE PROTEGIDO NO SUL DE MATO GROSSO

Autores: FONSECA, F. S. S.BELTRÃO, J. S., KOETZ, M., BONFIM-SILVA, E. M., SILVA, J. A. S.

Ano da publicação: 2019

Nome do livro: Desafios e perspectivas da agricultura digital

ISBN: 978-85-64681-16-3

Corpo editorial: Prof. Dr. Cristiano Zerbato, Prof. Dr. Luiz Fabiano Palaretti, Prof. Dr. Alexandre Barcellos Dalri

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

Palavras-chave: BRS Moema, Capsicum chinense, fertilidade do solo.

O nitrogênio é um dos principais atuantes na potencialização de pimentas. Objetivou-se então avaliar o desenvolvimento da pimenta biquinho submetida a doses de nitrogênio e cultivadas em ambiente protegido da Universidade Federal de Mato Grosso, Campus de Rondonópolis. Utilizou-se vasos de 5 dm-3 preenchidos com Latossolo Vermelho distrófico e os tratamentos consistiram em cinco doses de nitrogênio (0, 60, 120, 180 e 240 mg dm-3 ) com cinco repetições, perfazendo 25 unidades experimentais. Submeteu-se os dados a análise de variância pelo teste F, a 5% de probabilidade, e quando constatada diferença significativa, realizou-se a análise de regressão polinomial, com o software SISVAR. Avaliou-se as variáveis altura de plantas, número de folhas e diâmetro de caule. Aos 90 dias após o transplantio, observou-se com a dose de 215,5 mg dm-3 de nitrogênio a maior altura de plantas. Para a altura de plantas de 75,1 cm, foi obtido o maior número de folhas, com a dose de 240 mg dm-3 , apresentando valor médio de 139,2 folhas, e o maior diâmetro de caule ocorreu nas plantas submetidas a dose de 180 mg dm-3 de nitrogênio, com o valor médio de 73 mm de diâmetro. O nitrogênio influencia o desenvolvimento das plantas de pimenta biquinho.

pdf DESENVOLVIMENTO INICIAL DA PIMENTA BIQUINHO SOB LÂMINAS DE IRRIGAÇÃO E DOSES DE NITROGÊNIO

Autores: FELIPE SAMUEL DA SILVA FONSECA, JULIANE SOUZA BELTRÃO, MÁRCIO KOETZ, EDNA MARIA BONFIM-SILVA, TONNY JOSÉ ARAÚJO DA SILVA

Ano da publicação: 2019

Nome do livro: Desafios e perspectivas da agricultura digital

ISBN: 978-85-64681-16-3

Corpo editorial: Prof. Dr. Cristiano Zerbato, Prof. Dr. Luiz Fabiano Palaretti, Prof. Dr. Alexandre Barcellos Dalri

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

Palavras-chave: BRS Moema, fertilidade do solo, irrigação localizada.

A pimenta biquinho vêm apresentando destaque devido à ausência de pungência e formato único dos seus frutos. Entretanto, informações sobre as técnicas adequadas para a irrigação e adubação nitrogenada são escassas para essa cultura. Desse modo, objetivou-se avaliar o desenvolvimento inicial da pimenta biquinho submetida a lâminas de irrigação e doses de nitrogênio em Latossolo Vermelho. Realizou-se o experimento a campo com delineamento em blocos casualizados, em esquema de parcelas subdivididas, estudando 5 lâminas de irrigação [40, 60, 80, 100 e 120% da evapotranspiração da cultura (ETc)], e 5 doses de nitrogênio (0, 60, 120, 180 e 240 kg ha-1 ) em arranjo fatorial 5x5 e 4 repetições, perfazendo 100 unidades experimentais. Avaliou-se a altura das plantas e o número de folhas aos 45 dias após o transplantio. Os dados foram submetidos a análise de variância e quando significativa, a análise de regressão, a 5% de probabilidade, e análise de superfície de resposta, utilizando o software R Statistical 3.4.2®. As lâminas de irrigação e doses de nitrogênio influenciam no desenvolvimento vegetativo da pimenta biquinho cultivada em Latossolo Vermelho.

pdf SICASSI - SISTEMA COMPUTACIONAL PARA AVALIAÇÃO E SIMULAÇÃO DE SOBREPOSIÇÃO DE SPRAYERS DE IRRIGAÇÃO

Autores: CASTRO, M. C.

Ano da publicação: 2019

Nome do livro: Desafios e perspectivas da agricultura digital

ISBN: 978-85-64681-16-3

Corpo editorial: Prof. Dr. Cristiano Zerbato, Prof. Dr. Luiz Fabiano Palaretti, Prof. Dr. Alexandre Barcellos Dalri

Área: Engenharia de Água e Solo (EAS)

Palavras-chave: Aplicativo agrícola, uniformidade de aplicação, recursos hídricos

Os sistemas computacionais podem fornecer subsídios para a conservação dos recursos hídricos em sistemas de irrigação, a partir da identificação da melhor uniformidade de distribuição de água observada em simulações entre os possíveis espaçamentos dos emissores. Assim, este trabalho objetivou desenvolver, no laboratório de irrigação do IFRJ campus Pinheiral, um sistema computacional em ambiente programação Lazarus, para avaliação e simulação de sobreposição de sprayers de irrigação, denominado SICASSI. O sistema computacional pode trabalhar com três tipos de sprayers (90º, 180º e 360º) determinando suas características de aplicação de água. Ele pode ainda determinar a uniformidade de aplicação de água a partir da simulação da sobreposição entre emissores de um mesmo tipo, em duas disposições (em malha retangular ou em linha lateral isolada) e em duas configurações (com ou sem contribuição de água de emissores adjacentes), totalizando 12 alternativas. A utilização do SICASSI proporciona ao seu usuário uma ferramenta que facilita a avaliação das características de distribuição de água de sprayers, bem como agiliza a tomada de decisão na definição da configuração que proporciona maior economia de água.

logo-sbea-alta-qualidade-verde.png
© Copyright 2022 - Bruno Bragheto - Todos os direitos reservados

Pesquisar