Autores: SOUSA, A. L. V., MATOS, G. X., BRITO, A. A. F., SILVA, S. M., BATISTA, R. O.
Ano da publicação: 2024
ISSN: 2358-582X
Palavras-chave: metais pesados, percolado, resíduos sólidos urbanos.
Área: Saneamento e Meio Ambiente (SMA)
A expansão urbana acelerada resulta em uma produção massiva de resíduos sólidos urbanos levando a sua disposição em aterros sanitários, a decomposição desses resíduos, juntamente com a infiltração de água pluvial, resulta na formação de lixiviados. Buscou-se realizar caracterização físico-química de lixiviado de aterro sanitário do semiárido do Brasil, verificando a influência de duas qualidades de percolado (jovem e estabilizado) quanto a presença de metais e metais pesados. Os percolados jovem e estabilizado foram retirados do aterro sanitário de Mossoró-RN, as amostras para análise foram coletadas em frascos plásticos de 1L, sendo preservadas com refrigeração à 4ºC e adição de ácido nítrico (pH = 2), foram determinados pH, CE, Cu, Fe, Zn, Mn Pb, Ni, Cr e Cd. Os metais presentes nos percolados foram um total de 104,86 para o percolado jovem e de 81,16 mg/L para o percolado estabilizado, o ferro apresentou a maior concentração e a menor concentração foi para o cádmio e crômio. Quanto aos valores máximos exigidos pela Resolução CONAMA n° 375/2005 o manganês e chumbo foram superiores a esses limites, assim como o zinco para o percolado estabilizado.
Autores: FRANCO, J. R., OLIVEIRA, V. C., PAI, E. D., PAI, A. D., RODRIGUES, S. A, SARNIGHAUSEN, C. R.
Palavras-chave: agricultura familiar, criação de peixes, cultivo de hortaliças.
A aquaponia é um sistema integrado de produção de organismos aquáticos e vegetais, como legumes e verduras, sem a necessidade do solo. Essa abordagem sustentável pode ser especialmente benéfica para pequenos produtores, como os da agricultura familiar. No sistema, os peixes são criados em caixas, cujo dejetos e restos de alimentos são transformados em nutrientes por meio de bactérias e um filtro biológico. Esses nutrientes, são então utilizados para promover o crescimento e a nutrição das plantas, resultando em uma produção agrícola eficiente e e ambientalmente amigável. Dessa forma, o objetivo do e estudo foi realizar o desenvolvimento e a implantação de um sistema aquaponia para pequeno produtor. O sistema de aquaponia demostrou ser uma alternativa sustentável para produção de alimento com baixo investimento, cerva de R$ 1.500,00.
Autores: AGRA FILHO, J. B., SANTOS, B. S., MORAES, A. S., GOUVEIA, R. J.
Palavras-chave: efluentes sanitário; saneamento; bioindicadores.
O descarte de efluentes domésticos sem tratamentos em corpos hídricos e no solo ainda é uma infame realidade na maioria dos municípios brasileiros causando danos significativos ao meio ambiente. Atividades como esta, comprometem a qualidade dá água para atividades como pesca, irrigação, recreação e consumo humano além da manutenção do ecossistema aquático. O município de Parnamirim, localizado no sertão central de Pernambuco, descarta parte significante do efluente produzido no solo e em determinados trechos do Rio Brígida, apesar de possuir rede de tratamento de esgoto composto por lagoas de estabilização (sistema australiano). Isso decorre de falha no processo de instalação do sistema de saneamento onde uma antiga rede de esgoto ainda está em funcionamento e por sua vez direciona os efluentes em solos circunvizinhos a cidade e ao rio. Através de visitas técnicas, objetivou-se identificar pontos de lançamento de efluentes e diagnosticar indicativos de poluição do solo e da água através de espécies bioindicadoras de poluição, além de propor a adoção de técnicas como fitorremediação e tratamento adequado de efluentes como medidas de mitigação dos impactos adversos.
Autores: MACHADO, D. C., SELEGUINI, A., ARANTES, V. M., LUCENA, W. B., ALVES, D. O., LIMA, N. C.
Palavras-chave: composto orgânico, Eisenia andrei, minhocultura.
Toda atividade humana, simples ou complexa, gera algum tipo de resíduo. O conteúdo de resíduo ruminal, proveniente de frigoríficos, é gerado em grandes volumes, e se, descartados de forma inadequada, podem provocar danos ambientais. A utilização do processo de vermicompostagem é uma alternativa de baixo custo para destinação adequada desses resíduos. Portanto, este estudo teve como objetivo verificar a eficácia da vermicompostagem para tratar os resíduos ruminais e assim reinserí-los na cadeia produtiva. Neste experimento, empregou-se o delineamento em blocos casualizado (DBC), em esquema fatorial 3x2, utilizando composto ruminal obtido em três diferentes tempos de armazenamento na fazenda escola (3 tratamentos): T1 (maduro), T2 (intermediário) e T3 (novo), com ou sem adição de microrganismos eficazes (M.E.), com 4 repetições. Foram avaliados os parâmetros físico químicos do resíduo ruminal antes e depois de submetido à vermicompostagem, com e sem adição de M.E., a taxa de mortalidade/fuga das minhocas no substrato e a produção de vermicomposto. Neste estudo, observou-se que o resíduo ruminal maduro proporcionou o maior volume de vermicomposto comercializável, pois ele estava previamente estabilizado
Autores: TEIXEIRA, D. L., ROCHA, H. S., LEITE JUNIOR, M. C. R., TEIXEIRA, D. V.
Palavras-chave: salinidade, evapotranspiração, eficiência do uso da água.
O reuso agrícola dos efluentes de sistemas alagados construídos de escoamento horizontal subsuperficial (SACs-EHSS) constitui uma prática promissora em regiões que sofrem com escassez hídrica. Deste modo, este trabalho teve-se por objetivo avaliar a influência do cultivo dos capins Vetiver e Tifton 85 na salinidade da solução saturante do meio poroso dos SACs-EHSS. Os capins foram cultivados em protótipos de SACs-EHSS e submetidos a diferentes níveis de salinidade afluente, por um período de 6 meses, efetuando se cortes mensais da parte aérea das plantas. Foram avaliados a evapotranspiração da cultura, a produtividade de biomassa vegetal aérea, a variação da condutividade elétrica na solução em tratamento, e a eficiência do uso da água dos referidos capins. O cultivo dos capins vetiver e tifton 85 nos SACs-EHSS proporcionou aumento na CE efluente, principalmente para os menores níveis de salinidade afluente. A evapotranspiração da cultura e a produtividade de biomassa vegetal aérea constituem os principais fatores responsáveis pela variação da salinidade na solução em tratamento, de modo que o cultivo de plantas com alta eficiência do uso da água é indicado para SACs-EHSS com reuso agrícola do efluente.
Autores: VIRGINIO, L. K. A., GOMES, M. A., SILVA, R. C., BARBOSA, M. F. N., FONTGALLAND, I. L.
Palavras-chave: desenvolvimento sustentável, gestão ambiental, setor sucroalcooleiro.
Tratando-se de ações ambientais, o modelo de Economia Circular (EC) tornou-se aliado ao movimento de sustentabilidade global, através de uma gestão mais eficiente dos recursos naturais, buscando investir no seu ciclo e mantê-lo com o maior tempo possível no processo produtivo, sem comprometer a qualidade. Neste sentido, considerando a crescente participação do segmento sucroalcooleiro, a relevância do tema em busca de promover a gestão vinculada a redução do impacto das atividades produtivas no estado da Paraíba, este trabalho tem por objetivo analisar, no contexto atual, como estão configurados os sistemas de gestão da qualidade e ambiental nas empresas do setor sucroalcooleiro na Paraíba alinhados aos princípios da economia circular. Por meio de uma pesquisa exploratória e descritiva, foi realizado um estudo de caso, utilizando-se de dados qualitativos, coletados a partir de eventos reais. Os resultados apontam responsáveis comprometidos, avanços nas políticas de gestão, o setor atento as necessidades do meio ambiente, mas com maior interesse na lucratividade.
Autores: LIMA, P. F. S., CALOU, V. B. C., SILVA, I. O., VIEIRA, M. F. S.
Palavras-chave: meio ambiente, sensoriamento remoto, sustentabilidade.
A gestão e disposição inadequada de resíduos sólidos tem causado impactos socioambientais, como alagamentos em meios urbanos, degradação do solo, e também, comprometimento de corpos hídricos. Portanto, o objetivo dessa pesquisa é elaborar um estudo de aptidão para implantação de um aterro sanitário no Município de Cedro, pertencente a região Centro-sul do estado do Ceará. Utilizou-se análise hierárquica, considerando os fatores: declividade, hidrografia, uso e ocupação do solo, vegetação e malha viária. Após a elaboração dos mapas ocorreu por meio do software Qgis, onde pode-se constatar que, o município de Cedro-CE tem áreas aptas para implementação de um aterro sanitário.
Autores: DUTRA, T. O., ALMEIDA, R. A., SANTOS, D. A., MENDES, A. C. S. T., GIOVANELLI, L. B., DALMO, F. C.
Palavras-chave: aquíferos, poços tubulares, outorga.
Minas Gerais é o estado que mais utiliza água subterrânea na zona rural. Logo, esse trabalho visa analisar o contexto das águas subterrâneas em duas unidades que atuam na análise dos processos de outorga de Minas Gerais - as Superintendências Regionais de Meio Ambiente (Supram) Jequitinhonha (JQ) e a Supram Leste Mineiro (LM). Essa análise foi realizada cruzando informações da disponibilidade natural de água subterrânea com os dados de níveis de exigência dos solos para aplicação de fertilizantes e corretivos, por meio de dados de mais de 1400 poços outorgados, de ambas as Supram. Os resultados indicam um contexto com baixa disponibilidade de água subterrânea, onde 66% dos poços inseridos em regiões com alto nível de exigência dos solos para aplicação de fertilizantes e corretivos apresentam níveis estáticos inferiores a 9 m, deixando evidente a necessidade de monitoramento contínuo das regiões.