Publicações

As informações apresentadas são de total responsabilidade dos autores.

Carregando...

Pasta Saneamento e Gestão (SG)

Documentos

pdf AVALIAÇÃO DO PROJETO ACOMPANHAMENTO DE INGRESSANTES DO CURSO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA DURANTE A PANDEMIA

Autores: RICKES, M. G., KLUG, C. S., DUARTE, R. T., RAMOS, G. H., REICHOW, S., QUADRO, M. S.

Ano da publicação: 2022

ISBN: 978-65-87729-05-3

Palavras-chave: Evasão; alunos; auxílio.

Área: Saneamento e Gestão (SG)

A entrada em um curso superior é sempre um momento importante, pois para muitas pessoas é a oportunidade de uma vida melhor, entretanto, este ciclo muitas vezes é interrompido prematuramente pela evasão. Assim sendo, este trabalho teve como objetivo avaliar o perfil dos ingressantes do curso de Engenharia Agrícola, identificando suas dificuldades no decorrer do primeiro semestre e acompanhá-los neste mesmo período. A análise se deu através de duas etapas, sendo a primeira a aplicação de questionários e a segunda a tabulação dos dados coletados. Foi possível elaborar um perfil do aluno ingressante e também observar que a maior dificuldade encontrada nos semestres iniciais foi nas disciplinas da área de exatas com destaque para Álgebra linear. Dessa forma, foi possível concluir que é necessário o acompanhamento dos ingressantes na intenção de reduzir a evasão no período inicial do curso.

pdf CARCAÇAS DESIDRATADAS: POTENCIAL BIOQUIMICO DE METANO

Autores: MAROSTICA, R., HINTERHOLZ, B., PEREIRA, E. S., BULIGON, E. L., LIMA, J. C., COSTA, M. S. S. M.

Ano da publicação: 2022

ISBN: 978-65-87729-05-3

Palavras-chave: digestão anaeróbia, água residuária da suinocultura, biogás, BMP, destinação de carcaças.

Área: Saneamento e Gestão (SG)

A geração de resíduos e carcaças provenientes da cadeia produtiva da suinocultura é um problema que necessita ser amenizado ou resolvido de forma sustentável e planejada. O objetivo deste estudo foi avaliar o potencial bioquímico de metano, segundo norma alemã (VDI 4630), de águas residuárias em mono (MonoDA) e codigestão anaeróbia (CoDA) com suas respectivas carcaças desidratadas nos três segmentos (Unidades produtoras de leitões - UPL, unidades de crechário - UC e unidades de terminação -UT). O experimento foi realizado em delineamento experimental inteiramente casualizado com seis tratamentos e três repetições. Os resultados do ensaio mostraram que a monodigestão da água residuária de UPL (1413 L biogás kgSV-1) e a sua codigestão com as carcaças desidratadas (1159 L biogás kgSV-1) apresentaram as maiores produções de biogás e metano (p≤0.05). Não houve diferença estatística significativa entre a Mono e a CoDA em cada segmento estudado. Conclui-se que a inclusão de carcaças desidratadas em biodigestores não afeta o processo de DA sendo uma alternativa ambientalmente segura para sua destinação.  

pdf EXTRATO DE SEMENTES DE FRUTA-DO-CONDE: EFEITOS INSETICIDA E TOXICOLÓGICOS ASSOCIADOS

Autores: RODRIGUES, F. S., BOFF, J. S., REIS, A. C., LORO, V. L., TRES, M. V., ZABOT, G. L.

Ano da publicação: 2022

ISBN: 978-65-87729-05-3

Palavras-chave: extrato vegetal, Annona squamosa, lagarta falsa-medideira.

Área: Saneamento e Gestão (SG)

A fruta-do-conde (Annona squamosa L.) é uma planta promissora para uso inseticida. Portanto, neste trabalho, o objetivo foi a obtenção de um extrato vegetal de semente de fruta-do-conde obtido por meio de extração assistida por ultrassom e a avaliação do seu efeito inseticida sobre a lagarta falsa-medideira (Chrysodeixis includens), analisando efeitos toxicológicos em organismo aquático não-alvo. Bioensaios de ingestão foram realizados para verificar a ação inseticida do extrato sobre a lagarta falsa-medideira. A avaliação de efeitos toxicológicos em organismo não-alvo foi realizada utilizando-se o peixe-zebra (Danio rerio). Os resultados indicam a ação inseticida do extrato de sementes de fruta-do-conde contra a lagarta falsa-medideira. Através de biomarcadores de exposição a contaminantes evidenciouse a baixa ocorrência de efeitos toxicológicos e danos oxidativos aos peixes.

pdf MAPEAMENTO AÉREO COM VANT PARA O MONITORAMENTO DO TRECHO DE ACESSO AO PONTAL DA BARRA/PELOTAS – RIO GRANDE DO SUL - BRASIL

Autores: MENDES, M. F., DIAS, M. C., PORCIÚNCULA, G. S., VIANNA, H. D., SOLER, A. C. P.

Ano da publicação: 2022

ISBN: 978-65-87729-05-3

Palavras-chave: Sistema de informação geográfica; Monitoramento ambiental, VANT

Área: Saneamento e Gestão (SG)

No planejamento urbano das cidades, é necessário monitorar as áreas protegidas, instrumentos da Política Nacional do Meio Ambiente, visando a partir desta ação, contribuir com um desenvolvimento local ecologicamente equilibrado, a fim de garantir a sadia qualidade de vida para a população. Nessa perspectiva, o estudo caracterizou-se na integração do ambiente SIG e o uso de VANT para fins de monitoramento ambiental de uso e conservação do acesso do Pontal da Barra, uma área úmida situada no município de Pelotas, onde ocorrem inundações em eventos climáticos extremos, gerando problemas sociais e ambientais. As avaliações territoriais foram realizadas com o auxílio de Sensoriamento Remoto através de fotos feitas por meio de VANT. Por fim, os resultados contribuem para a eficácia do monitoramento associadas a proximidade das imagens com a verdade terrestre, bem como a redução do tempo e custo de trabalho na proteção da área escolhida. 

pdf PERFIL PROFISSIONAL E ACADÊMICO DOS EGRESSOS DO CURSO DE ENGENHARIAAGRÍCOLA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS NO PERÍODO DE 1977 - 2022

Autores: RADTKE, D., TOCHTENHAGEN, T. N., HOLZ, C. P., SANTOS, W. S., REICHOW, S. W., QUADRO, M. S.

Ano da publicação: 2022

ISBN: 978-65-87729-05-3

Palavras-chave: Acompanhamento; educação; atuação.

Área: Saneamento e Gestão (SG)

O Projeto de Acompanhamento de Egressos tem como intuito identificar e criar o perfil dos egressos de Engenharia Agrícola da Universidade Federal de Pelotas. Desde a criação do curso, em 1972, já foram formados mais de 680 engenheiros agrícolas, espalhados pelas mais diversas áreas de atuação. Com isso, o objetivo deste trabalho é avaliar o perfil profissional dos egressos identificando as áreas de atuação com o maior interesse e as funções alcançadas por essas pessoas. Para isso, foram realizados levantamento de dados de todos os egressos formados na academia, e após isso foi encaminhado através das redes sociais um formulário aos ex-alunos. Deste modo, com as respostas se obteve que 81% dos egressos realizaram a pós-graduação, e atualmente somente 1% se encontram desempregados. E em relação à área de atuação dos engenheiros agrícolas formados na Universidade Federal de Pelotas, a grande maioria se encontra nas áreas de pós-colheita, mecanização agrícola e engenharia de água e solos.

pdf PRÉ-TRATAMENTO TÉRMICO NA DIGESTÃO ANAERÓBIA DOS RESÍDUOS DE FRUTAS E VERDURAS

Autores: BERNARDI, I. E. R., GOMES, M. C., BULIGON, E. L., COSTA, M. S. S. M.

Ano da publicação: 2022

ISBN: 978-65-87729-05-3

Palavras-chave: aproveitamento energético, hidrólise, reator anaeróbio.

Área: Saneamento e Gestão (SG)

A valorização dos resíduos de frutas e verduras (RFV) por meio da digestão anaeróbia (DA) tem sido estudada, uma vez que possibilita o aproveitamento energético dos RFV, a destinação ambientalmente favorável, diminuindo os impactos que estes resíduos causam ao meio ambiente, e ainda, gera biogás e o biofertilizante. Contudo, a DA dos RFV tem ponto crítico na fase de hidrólise, acarretando queda no pH e baixa produção de biogás. Desta forma, o objetivo deste trabalho foi avaliar o pré-tratamento térmico como alternativa para minimizar os efeitos da fase de hidrólise do processo de DA dos RFV, bem como o limite do sistema com relação a carga orgânica aplicada. Foi utilizado um reator anaeróbio tubular, com volume útil de 60L, em temperatura mesofílica e 30 dias de tempo de retenção hidráulica. A estabilidade do reator foi monitorada por meio das análises de alcalinidade, acidez volátil, ácidos graxos voláteis e pH. O pré-tratamento térmico favorece a produção de metano na DA de RFV, com produção máxima de 0,29 m³CH4 kgSVd-1 e baixo acúmulo de ácidos graxos voláteis

logo-sbea-alta-qualidade-verde.png
© Copyright 2022 - Bruno Bragheto - Todos os direitos reservados

Pesquisar