Autores: SILVEIRA, D. V. M., CARNEIRO, L. O., OLIVEIRA, Z. B.
Ano da publicação: 2022
ISSN: 2358-582X
Palavras-chave: conforto térmico, bovinos de leite, mudança climática.
Área: Construções Rurais e Ambiência (CRA)
O estresse térmico causado por temperaturas elevadas corresponde a um dos principais gargalos da produção de leite no Rio Grande do Sul, tendo em vista a sensibilidade das raças leiteiras. Assim, o presente trabalho tem como objetivo avaliar os impactos do incremento de temperatura (+1,5 e +3ºC) no conforto térmico de raças de vacas leiteiras para diferentes locais do estado do Rio Grande do Sul e para as quatro estações do ano. Para isso, utilizou-se dados médios de temperatura mínima e máxima disponibilizados pelo INMET (1991-2020) para treze diferentes municípios. Para análise, os dados foram submetidos aos cenários de incremento de temperatura e organizados em estações do ano. Para o cenário atual, observou-se que durante o verão e a primavera as temperaturas máximas já ultrapassam a zona de conforto para as principais raças produtoras de leite no RS. Além disso, para os cenários +1,5 e +3 ºC aplicados às temperaturas máximas e mínimas, foi observado a intensificação das condições de desconforto térmico para as raças de bovinos de leite, incluindo as zebuínas. Por fim, conclui-se que o incremento de temperatura representado pelos cenários impacta negativamente a produção de leite no Rio Grande do Sul.
Autores: SILVA, M. C. G. S., SANTOS, T. S., VIANNA, H. D.
Palavras-chave: agroindustria, conforto ambiental, simulação.
Neste trabalho apresenta-se a comparação entre um galpão agroindustrial com isolantes térmicos e um galpão convencional, prezando pelo conforto ambiental. Realizou-se um modelo de galpão universal no software SketchUp. Logo, todas essas informações foram transferidas para o programa computacional Energy Plus, a fim de realizar análises da temperatura externa e interna nos galpões nos dias típicos de verão e de inverno. Dessa forma, objetivou-se com este trabalho, analisar a eficiência dos isolantes térmicos em um galpão agroindustrial, através da comparação de dois modos construtivos do galpão: com isolantes na cobertura e nas fachadas, e outro sem isolantes em sua construção. Utilizou-se como isolantes, o poliuretano para a cobertura e a lã de rocha para as paredes. Assim, a utilização de isolantes térmicos em galpões agroindustriais mostrou-se eficaz por proporcionarem uma manutenção da temperatura interna tanto no inverno, quanto no verão, influenciando em uma melhor adequação climática do interior da edificação, principalmente nos seus horários de funcionamento, visto que o galpão com isolantes em sua construção apresentou temperaturas mais baixas nos dias mais quentes, e temperaturas mais altas nos dias mais frios.
Autores: GARCEZ, N. N., NUNES, V. R. C., SILVA, M. M. P., BISCAINO, M. L. A., TAPAHUASCO, W. F. C.
Palavras-chave: Capim Annoni, fibras naturais, edificações rurais.
As fibras naturais apresentam grande potencial de aplicação em diversos setores industriais, destacando como principal vantagem à incorporação e aumento das propriedades mecânicas dos materiais de construção. Este trabalho tem como objetivo estudar quatro tratamentos de impermeabilização de fibras do capim Annoni, isso com intuito de diminuir a absorção de água e retardar o processo de degradação das mesmas, visando assim, a sua aplicabilidade como material de reforço em edificações rurais. Para isso, foram utilizados como tratamentos a sílica da casca de arroz, cal hidratada, cimento portland e goma xantana. Os resultados mostraram que a sílica da casca de arroz se comparada com os outros tratamentos, apresentou menor índice de absorção de água, concluindo-se assim, como uma alternativa viável.
Autores: PESCARINI, H. B., CESAR, T. Q. Z.
Palavras-chave: microverdes, ambiência, bases de periódicos
Este artigo busca identificar a produção científica sobre microverdes nas primeiras décadas do século XXI e a produção do conhecimento no caso específico dos estudos sobre iluminação artificial em microverdes. A partir da informação sobre o ano de publicação do texto foi possível, posteriormente, aprofundar a caracterização da bibliografia com foco na iluminação artificial em microverdes no período 2000-2021. A estratégia de busca bibliográfica envolveu utilizar como palavra-chave o termo microgreens nas plataformas Scopus, Web of Science e Scielo, com o objetivo de acompanhar os estudos realizados no decorrer deste século XXI. Os resultados da identificação bibliográfica sobre microverdes e a caracterização da produção científica específica sobre iluminação artificial em microverdes apontam a ampliação no número de estudos, em especial na última década, porém com concentração da produção em determinados grupos de pesquisas. As principais culturas utilizadas sobre iluminação artificial em microverdes passaram de três culturas, entre 2011-2012, para trinta e seis culturas até 2021. Desse modo, o cenário da produção do conhecimento científico sobre o tema sugere sua continuidade para as próximas décadas.
Palavras-chave: Tijolo, fibra, ecológico.
Este trabalho traz como objetivo avaliar a viabilidade do uso de fibras do capim Annoni (Eragrostis plena Nees) na confecção de tijolos ecológicos de solo-cimento-sílica de casca de arroz. Para isso, foram utilizadas fibras esmagadas e escovadas, além de ser trabalhadas sob diferentes tamanhos, de 1,5 cm, 2,2 cm e 3 cm. Após a confecção dos tijolos, os mesmos foram submetidos a processo de cura superior a 28 dias e, posteriormente, realização de testes de resistência à compressão simples. A análise dos resultados mostrou que a resistência à compressão simples, apresentou valores médios acima do valor mínimo exigido por norma técnica. A pesquisa permitiu concluir que o tratamento da fibra de tamanho 1,5 cm, em termos de acabamento na moldagem e de resistência, apresentou resultados mais satisfatórios.