Publicações

As informações apresentadas são de total responsabilidade dos autores.

Carregando...

Pasta Educação e Gestão (EGE)

Documentos

pdf A IMPORTÂNCIA DA AGRICULTURA DE PRECISÃO PARA A GESTÃO DOS CUSTOS DE PRODUÇÃO VOLTADOS À AGRICULTORES FAMILIARES

Autores: SANCHES, J. L. S., MARTINS, J. P., CONCEIÇÃO, A. F.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: agricultura familiar, agricultura de precisão, gestão de custos

Área: Educação e Gestão (EGE)

O presente estudo tem como objetivo analisar a percepção sobre agricultura de precisão como instrumento de otimização da gestão de custos em pequenas propriedades de agricultores familiares no município de Paulo de Faria - SP. Observa-se que o meio rural vem passando por diversas transformações que afetam aspectos sociais, econômicos e culturais, sendo assim, a utilização das tecnologias tende a otimizar a produção com novas formas de gerenciamento. A partir dessa premissa, a agricultura de precisão, que se consolida no início dos anos noventa, pode auxiliar na gestão das atividades agrícolas, reduzindo custos de produção direcionando esforço para as áreas que necessitam mais cuidado. Entretanto, devido ao elevado custo da implantação e aquisição, ocorre uma certa restrição quanto a sua adoção, principalmente na agricultura familiar, que produzem em menor volume, apresentam dificuldade de crédito e a inexistência de assistência técnica dificulta a inserção do pequeno produtor perante essas novas tecnologias. Apesar disso, é possível perceber o interesse do agricultor em melhorar a gestão dos custos e a agricultura de precisão poderia ser uma forma de ajuda nesse processo.

pdf ANÁLISE DAS PERSPECTIVAS SOBRE O USO DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NA GESTÃO DE PROPRIEDADES DE AGRICULTORES FAMILIARES NA REGIÃO DE ITURAMA-MG

Autores: MARTINS, J. P., SANCHES, J. L. S., CONCEIÇÃO, A. F.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: tecnologia de informação e comunicação, agricultura familiar, gestão de pequenas propriedades

Área: Educação e Gestão (EGE)

O meio rural vem passando por uma série de transformações, principalmente quando se analisa as transformações tecnológicas quem vem ocorrendo sendo para efeitos desse estudo, as mudanças ocorridas pelo advento das tecnologias de informação e comunicação, principalmente o acesso a internet. A dinâmica social atual de acesso à internet tem fomentado a transformação dos meios em que vivemos e dos modos como vivemos, impactando de forma direta a sociedade, sendo que o meio rural não ocorre diferente. Sendo assim, o objetivo do presente estudo é analisar a utilização das tecnologias de informação e comunicação (TIC) por agricultores e agricultoras familiares do município de Iturama-MG. Dito isso, este estudo buscou refletir sobre como os agricultores familiares do município de Iturama-MG tem se desdobrado para atender sua demanda de gestão e comunicação por meio das TIC. Cabe ressaltar que com a difusão de novas tecnologias, observa-se uma dubiedade de cenários no meio rural uma vez que a utilização e acesso a internet amplia a capacidade de acesso à informação de forma eficiente e possibilita angariar resultados benéficos para a propriedade, produção e ganhos, porém, aquele que não se enquadra ao ritmo frenético de evolução tecnológica acaba por ter sequelas devido as adversidades encontradas no uso das tecnologias, podendo reforçar ainda mais desigualdade no meio rural.

pdf CARACTERÍSTICAS GERACIONAIS DOS SUCESSORES DE PEQUENAS PROPRIEDADES RURAIS DO MUNICÍPIO DE TUPÃ - SP

Autores: GABRIEL FILHO, L. R. A., PINTO, G. L., BAPTISTA, R. D.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: agricultura familiar; gerações; sucessão geracional

Área: Educação e Gestão (EGE)

Os pequenos produtores rurais na contemporaneidade estão lidando com as recorrentes modificações no mundo da agricultura, e as novas gerações estão se adaptando cada vez mais no agronegócio. Neste ínterim, o choque de gerações nas propriedades está relacionado com a transição da sociedade rural para a urbana e ainda pautado perante a “nova era digital”. Além disso, é visto que os conflitos de ideias entre os conservadores e as gerações contemporâneas estão promovendo uma elevação do êxodo rural nos últimos anos, no que compromete a sucessão geracional da agricultura familiar. Considerando o desafio para os agricultores, o objetivo da pesquisa foi explorar as características geracionais dos proprietários e sucessores naturais moradores do campo. Para atingir tal objetivo, foi utilizado como método de pesquisa um estudo de caso exploratório na zona rural do município de Tupã - SP, que diante da região da Alta Paulista obtém o maior número de pequenos produtores. Diante disso, foram realizadas 98 entrevistas e então verificou-se a disparidade de comportamento entre as gerações, bem como as expectativas futuras das gerações contemporâneas relacionadas à vida no campo.

pdf CONCEITOS MATEMÁTICOS ELEMENTARES APLICADOS NO PROCESSO DE PRÉ-COLHEITA E PÓS-COLHEITA NO CULTIVO DO AMENDOIM

Autores: GABRIEL FILHO, L. R. A., DINIZ, M. S., BOSO, A. C. M. R., SILVA, M. M., CREMASCO, C. P.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: modelagem matemática, aplicação, cultura

Área: Educação e Gestão (EGE)

É comum a utilização de conceitos matemáticos em diversas áreas do conhecimento, de forma a confirmar e aperfeiçoar os resultados de pesquisas. Um exemplo é a utilização da matemática aplicada na área da agronomia em busca da produtividade da cultura. Nesse sentindo o presente trabalho tem por objetivo apresentar quais definições matemáticas são empregadas no processo do cultivo da cultura do amendoim. Os dados da pesquisa foram obtidos por meio de questionário aplicado à agrônomo especialista da área, responsável por uma cerealista localizada no município de Herculândia-SP, cidade que é grande exportadora de amendoim no Brasil. O foco do questionário foi localizar durante o plantio, colheita e beneficiamento do amendoim, quais conceitos matemáticos são abordados. Os resultados demostraram que durante o processo de plantio e colheita, utiliza-se a regra de três simples, conversão de unidade de medida e equação do 1º grau. Já no processo de beneficiamento, utiliza-se as definições de estatística e matemática financeira. Sendo assim o trabalho apresenta a importância da relação dos conceitos matemáticos com a área da agronomia.

pdf I CONECTAGRO

Autores: SANTOS, T. S., RUPPENTHAL, J. G., AREJANO, L. M., KROESSIN, F., SANTOS, W. S., QUADRO, M. S.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: agronegócio; engenharia; palestras

Área: Educação e Gestão (EGE)

O evento intitulado ConectAgro, organizado pelo Programa de Educação Tutorial do curso de Engenharia Agrícola (PET-EA) da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), foi realizado entre os dias 26 e 30 de outubro de 2020, em formato online, devido a pandemia ocasionada pela Covid-19. O objetivo do evento foi possibilitar a difusão de conhecimentos sobre o agronegócio brasileiro, ampliando a visão profissional dos acadêmicos e a relação destes estudantes com professores de diversas universidades do país e demais profissionais da área. Para a organização do evento, os membros do grupo PET-EA foram subdivididos em comissões de trabalho, onde cada equipe ficou responsável por uma determinada atividade. As palestras e painéis ministrados durante o evento foram realizados através da plataforma Google Meet e transmitidas para o Youtube. Durante os 5 dias, o evento obteve um total de 2025 reproduções, sendo 1305 referentes aos painéis e 720 as palestras, recebendo um alto índice de satisfação do público. Pode-se concluir que o evento cumpriu com seu propósito de possibilitar uma grande troca de conhecimentos entre os profissionais e futuros engenheiros agrícolas.

pdf IMPACTOS DO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL NA CARREIRA DOS EGRESSOS EX-BOLSISTAS DO CURSO DE ENGENHARIA AGRÍCOLA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS

Autores: SANTOS, T. S., RUPPENTHAL, J. G., KLITZKE, K. R. P., BARTZ, R. M., RAMOS, G. H., QUADRO, M. S.

Ano da publicação: 2021

ISSN: 2358-582X

Palavras-chave: acompanhamento; educação; egressos

Área: Educação e Gestão (EGE)

O Projeto de Acompanhamento de Egressos possui o intuito de identificar o perfil do profissional de engenharia agrícola formado na Universidade Federal de Pelotas. Desde 1972, já foram formados 600 alunos no curso, sendo 90 bolsistas do Programa de Educação Tutorial de Engenharia Agrícola (PET-EA), que é fundamental na ampliação da formação acadêmica dos alunos, seja na pesquisa, ensino ou extensão. Dessa forma, pretende-se verificar o impacto do programa na carreira dos egressos que participaram ativamente das ações do PET-EA. Para isso, realizou-se um levantamento de todos os egressos do curso que participaram das atividades do PET-EA. Então, confeccionou-se um questionário sobre a trajetória acadêmica, carreira profissional e importância do programa, para que os ex-alunos pudessem responder. Com isso, pode-se perceber que os ex-petianos possuem uma média de 5,6 anos de permanência no curso, enquanto que a média geral do curso é de 6,7 anos. Cerca de 80% dos entrevistados afirmaram que o PET-EA possui a capacidade de incentivar a formação de profissionais competentes em suas áreas. Dessa forma, pode-se verificar a influência positiva que o programa proporcionou aos seus participantes.

logo-sbea-alta-qualidade-verde.png
© Copyright 2022 - Bruno Bragheto - Todos os direitos reservados

Pesquisar